Bookkey – Feira Literária de Elvas de regresso na sexta-feira

A segunda edição da Bookkey – Feira Literária de Elvas, tem início esta sexta-feira, dia 9 de maio, e conta com um programa diversificado e que inclui apresentação de livros, sarau poético-musical, caminhada noturna à Rota Literária de Camilo Castelo Branco, oficina de escrita criativa e leitura encenada.

A abertura do certame, que se realiza na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, está marcada para as 21 horas, de sexta-feira, e de seguida será feita uma exortação à leitura e decorre a caminhada noturna, com o guia intérprete Miguel Antunes do VisitElvas.

A iniciativa, que decorre até domingo, dia 11, está integrada nas comemorações do bicentenário de Camilo Castelo Branco, centenário de António Sardinha e centenário de Carlos Paredes.

Conheça a programação completa:

Delta Cafés lança gama de cafés certificados para o canal Horeca

Desde a sua origem que a Delta Cafés trabalha para cultivar um mundo melhor. Reforçando este compromisso, a Delta Cafés lança a gama de cafés com certificação Rainforest Alliance exclusiva para o canal Horeca – Hotéis, Restaurantes e Cafés. A Certificação Rainforest Alliance é um ícone mundialmente reconhecido de sustentabilidade ambiental e social. Representa o respeito e a salvaguarda por um conjunto de normas de proteção do ambiente e das comunidades agrícolas. Estas normas promovem a protecção da natureza, dos agricultores e comunidades envolvidas na produção do café. The Harvest Collectioné composta por três lotes únicos, que resultam das colheitas dos melhores grãos de café que a natureza proporciona e cumpre a promessa “Da Natureza para a chávena”.

O blend Rainforest é um lote de intensidade 12 (numa escala de 0 a 15), é intenso e encorpado, apresenta notas aromáticas e cítricas, em que persistem as notas de mel e frutos maduros, e foi criado a partir de café cultivado de acordo com as melhores práticas ambientais e éticas.

Já o Bio + Rainforest tem uma intensidade 11 e é um blend intenso e vibrante, com notas de cítrinos, cacau, damasco e frutos secos, composto pela seleção das melhores arábicas da América Central e robustas de África, produzidas exclusivamente em modo de produção biológica e com certificação Rainforest Aliance. A versão Bio + Rainforest Decaf, de intensidade 9, resulta num blend suave e aromático, com notas cítricas e de cacau, criado a partir das melhores arábicas sul americanos e robustas africanos, produzido igualmente em modo de produção biológica.

A gama The Harvest Collection já se encontra disponível para os clientes do canal Horeca e reafirma o compromisso da marca com a sustentabilidade e com a melhoria das condições dos pequenos produtores de café ao longo da cadeia de valor.

Coliseu de Elvas acolheu milhares de jovens na celebração do 33º Encontro de Educação Moral

A manhã desta terça-feira, dia 6 de maio, em Elvas, foi marcada pela celebração da 33ª edição do Encontro de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC) da Arquidiocese de Évora, com o Coliseu a acolher cerca de 3.500 jovens.

Sob o lema do Papa Francisco, “Moral Hope: Jovens, foco de luz e esperança”, o encontro deste ano contou com a organização dos professores de EMRC do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas e do Colégio Luso-Britânico. Para o professor Jorge Borrego, organizador deste encontro, o principal objetivo “é que os jovens, quando terminem este encontro, sejam também foco de luz e esperança na sua família, na escola e para com os amigos”. “Que consigam fazer a diferença neste mundo atual com a sua centelha de luz que nós tanto esperamos deles”, acrescenta.

Já para a diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, Fátima Pinto, a presença de cerca de 400 alunos neste evento é “um orgulho”. “Os jovens passaram a semana toda a preparar as mais diversas atividades para este dia e deixa-me muito feliz ver a preocupação dos mesmos em proporcionarem momentos de partilha, de cooperação e de repensarem os dias de hoje, trabalhando mais para o outro, falando mais em nós e não no individual. Estes momentos são de extrema importância para o crescimento e valorização pessoal destes jovens”, assegura a professora.

Quanto ao Colégio Luso-Britânico, representado pela diretora pedagógica, Carla Saldanha, os cerca de cem jovens do quinto ao nono ano representaram os valores desta instituição que é considerada católica e que tem EMRC como uma disciplina que abrange todos os alunos. “Este encontro é mais uma oportunidade de desafiar os alunos a serem cristãos na vida, porque a igreja não se fecha em quatro paredes e o próprio Papa Francisco convidou-nos, ao longo dos últimos anos, para sermos essa igreja em saída, portanto esse é o convite que fazemos diariamente aos nossos alunos, mas hoje é altura de ainda reforçar mais essa mensagem de amor e de vida”, garante.

Reforçando a mensagem de paz, amor e união entre todos, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, adianta que estes encontros “são uma continuidade daquilo que acontece há 33 anos, com duas características bastante distintas: a esperança que os jovens procuram na fé e no mundo e por outro lado, o incentivo à própria disciplina”.

No que diz respeito da organização do evento, Jorge Borrego afirma que este encontro “está a correr muito bem”, salientando que o comportamento de todos os alunos que participaram é “exemplar”, concluindo que “valeu muito a pena todo o esforço feito para termos esta enchente de jovens e de esperança”.

Durante a manhã, no Coliseu de Elvas, o Encontro de EMRC contou com diversas atividades, como representações mímicas, cânticos e oração. Durante a tarde, os jovens estarão reunidos no Jardim Municipal da cidade, onde, entre outras iniciativas, haverá animação musical com djs.

Avis viaja até ao tempo medieval com tradicional feira ibérica este fim de semana

A Feira Medieval Ibérica e a Feira Franca são dois dos principais eventos realizados, anualmente, em Avis, pela Câmara Municipal.

A Feira Medieval, que decorre este fim de semana, de 9 a 11 de maio, segundo o presidente da Câmara, Nuno Silva, é um evento que, integrando a lista “das melhores a nível nacional”, atrai sempre “um número bastante significativo” de pessoas até ao concelho. “Orgulha-nos muito ter este evento, que, mais que uma feira medieval, é quase que uma viagem no tempo ao tempo de D. João I, o Mestre de Avis, Avis que foi sede de uma das ordens portuguesas mais importantes”, assegura.

Quanto à Feira Franca, a decorrer entre 25 e 27 de julho, foram já anunciados dois cabeças de cartaz: Slow J, no sábado, e Xutos e Pontapés, no domingo. “O cabeça de cartaz de sexta-feira irá sair em breve e, uma vez mais, iremos ter os melhores artistas a nível nacional, para continuar a marcar este que é um dos eventos, não só do concelho, mas de toda a região”, remata Nuno Silva.

A Feira Medieval Ibérica de Avis, a realizar-se no Centro Histórico da vila, a partir de sexta-feira, vai ter como tema as Rainhas de Avis, apresentando episódios que retratam as vivências de Filipa de Lencastre, Leonor de Aragão e Isabel de Avis ou de Lencastre.

IALBAX promove I Corrida das Muralhas no domingo em Elvas

A IALBAX promove, na manhã do próximo domingo, dia 11 de maio, em Elvas, a I Corrida das Muralhas.

Destinada a todos os escalões, a prova, explica o presidente da associação desportiva, Marco Santos, surge para substituir uma outra que a IALBAX organizava anteriormente: “esta prova surgiu com a ideia de minimizar, vamos dizer assim, o perigo que poderia ser o Cross Country, que efetuávamos no período noturno, e então decidimos mudar para o período diurno”.

Esta é uma prova que o responsável considera mais “familiar”, onde todos podem participar. “Vamos ter todos os tipos de escalões, desde os seis anos até ao infinito”, assegura.

A prova, com um total de sete quilómetros para os escalões mais velhos (desde juniores a veteranos), começa e termina no Museu Militar de Elvas. As inscrições ainda se encontram abertas e podem ser feitas aqui.

A entrevista completa a Marco Santos sobre esta primeira Corrida das Muralhas, com início marcado para as 10 horas de domingo, para ouvir depois do noticiário do meio-dia ou no podcast abaixo:   

Município de Campo Maior está a preparar mais uma “grande edição” do Festival Raya

Durante dois fins de semana de julho, Campo Maior volta a ser o centro das atenções, sobretudo dos jovens, com a realização de mais uma edição do Festival Raya.

Assegurando que este modelo do evento, dividido em dois fins de semana, com a realização das mais variadas atividades no espaço temporal que os divide, “veio para ficar”, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, garante que a autarquia está a preparar mais “uma grande edição” do festival, pelo que o público poderá esperar “uma grande dinâmica”.

“O nosso público pode esperar, com certeza, uma grande dinâmica durante quatro dias, como têm sido as dinâmicas dos últimos anos, com espetáculos musicais para todos os gostos e faixas etárias”, começa por dizer o autarca.

“Estamos a trabalhar nesse festival, a ultimar aqui também detalhes e contratações, naquilo que serão mais quatro dias de amizade e de comunhão entre todos, naquele espaço fantástico, junto às Piscinas Descobertas de Campo Maior, com grandes grupos musicais com certeza, numa evolução que tem sido continuada, mas sustentada”, diz ainda Rosinha.

As datas do evento e os artistas que irão subir a palco serão anunciados a seu tempo pela Câmara Municipal de Campo Maior. De recordar que, no ano passado, passaram pelo festival Van Zee, Diogo Piçarra, Maninho, Kura e Ivandro.