“O Elvas” perde 3-1 em Fátima e complica as contas da subida

“O Elvas” perde 3-1 em Fátima, diante da equipa local, na segunda jornada da Fase de subida à Liga 3 e complica as contas, pois deixa de ter margem a partir de agora.

O Fátima entrou melhor e marcou, mas os azul e ouro responderam com um golo logo a seguir por Djalo. Os locais voltaram a marcar e em cima do intervalo, com os alentejanos já reduzidos a 10 jogadores por expulsão de Russel fizeram o 3-1, por Marcelo que marcou duas vezes.

Na segunda parte, os ribatejanos baixaram linhas e jogaram com o cronometro, conquistando os primeiros três pontos.

No outro jogo o Lusitano venceu em Évora o Amora por 3-1 e posicionou-se muito bem para nos quatro jogos que faltam conquistar a subida e o primeiro lugar da liguilha.

Domingo, às cinco da tarde “ O Elvas” e Lusitano medem forças no Patalino.

Município de Arronches já aderiu à BiblioLED

O Município de Arronches, através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo, já aderiu à BiblioLED, uma biblioteca pública para Leitura e o Empréstimo Digital que presta um serviço de empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros disponibilizado através das bibliotecas municipais aderentes que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Para utilizar este serviço, o interessado deverá estar inscrito na Biblioteca Municipal de Arronches ou numa outra biblioteca aderente pertencente à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, ter um endereço de e-mail ativo, ter um equipamento de leitura compatível, tais como computador, tablet, telemóvel e/ou leitor de livros digitais (e-reader) e acesso à internet.

Com este novo serviço pretende-se fomentar os hábitos de leitura, promover serviços de qualidade nas bibliotecas municipais da RNBP, incentivar a literacia digital e facilitar o acesso gratuito, acessível e fácil a livros digitais e audiolivros, em complemento ao serviço presencial oferecido pelas 445 bibliotecas que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

O catálogo de títulos da BiblioLED é constituído por uma coleção nacional disponibilizada a todas as bibliotecas aderentes da RNBP e por 25 coleções regionais apenas acessíveis em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana.

Para mais informações consulte a página do serviço em https://aa.biblioled.gov.pt/ ou contacte a Biblioteca Municipal de Arronches presencialmente ou através do contacto 245 580 080.

Cineclube de Elvas apresenta sessão especial com curtas premiadas

O Cineclube de Elvas apresenta sessão especial, marcada para o dia 24 de maio, pelas 18h, no Auditório São Mateus, em parceria com os Prémios Curtas e a Agência da Curta Metragem.

Esta sessão trará ao público quatro curtas-metragens premiadas, selecionadas entre o melhor do cinema português contemporâneo. Destaque para “Percebes”, filme vencedor do prémio de Melhor Curta-Metragem atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, que se distingue pela sua originalidade e impacto.

As restantes curtas, igualmente de grande qualidade, são assinadas por realizadores e realizadoras de renome, como Cláudia Varejão, entre outros. Merece ainda menção especial a curta “Era Uma Vez no Apocalipse”, onde o ator Sérgio Godinho dá vida a uma personagem que lhe valeu distinções em festivais anteriores.

“Esta será uma estreia absoluta em Elvas”, adianta a Ronca.  

Presente na Ovibeja, ERT do Alentejo promove-se ao mesmo tempo nos Estados Unidos, Irlanda e Inglaterra

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo tem estado representada na Ovibeja, ao mesmo tempo que está presente, em simultâneo, nos Estados Unidos, na Irlanda e em Inglaterra.

“Estamos aqui na Ovibeja, com o nosso stand, mas estamos em mais três latitudes. Estamos num roadshow, nos Estados Unidos, com ações que estão a correr muito bem em San Diego, Los Angeles e Boston, para 75 buyers, com uma excelente resposta àquilo que o Alentejo está a apresentar”, começa por referir o presidente da ERT, José Manuel Santos.

Por outro lado, a ERT está a participar num outro roadshow em Dublin, na Irlanda. “O mercado irlandês é um mercado que, não tendo muito peso no Alentejo, está a crescer”, assegura o responsável, dando ainda conta que, em Inglaterra, a ERT faz-se representar no Atlas Decination, um evento para profissionais, onde fez já uma apresentação “muito direcionada para o turismo de natureza”.

“É uma boa semana de promoção do Alentejo, internacionalmente, mas também aqui no mercado interno, com a promoção na Ovibeja”, remata José Manuel Santos.  

CROA de Elvas foi alvo de obra de ampliação e requalificação

A Câmara Municipal de Elvas concluiu, recentemente, a obra de ampliação e requalificação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROA).

Com boxes maiores, para dar outras condições aos animais aos cuidados do centro, a intervenção incluiu também a criação de novas salas para a prestação de cuidados, bem como de espaços para proteção sanitária.

De acordo com o presidente da Câmara, Rondão Almeida, em causa está um investimento de cerca de 200 mil euros. “Tal como eu prometi, e não é por acaso que a própria associação Amigos do Animais está satisfeita, deduzo eu, a Câmara Municipal fez este investimento para criar melhores condições para os animais”, assegura o autarca.

“Neste momento, as boxes já são muito mais largas, para que os animais possam ter mais espaço. Foi também criado um espaço laboratorial, onde existem todas as condições para que o corpo clínico – e estou-me a referir tanto ao veterinário da Câmara Municipal de Elvas e aos professores veterinárias da Escola Superior de Biociências – possa servir-se dessas instalações para que possa prestar todos os cuidados clínicos aos nossos cãezinhos”, acrescenta Rondão Almeida.

O autarca garante ainda que o município tem ido sempre ao “encontro das preocupações de quem gosta dos animais”. “Trabalhando, depois de ouvir as pessoas, é ir ao encontro das suas necessidades”, remata.

Tim e “Para Sempre Marco” na Feira Nacional da Olivicultura em Campo Maior

O regresso da Feira Nacional de Olivicultura a Campo Maior promete marcar o mês de maio na vila. A animação musical do evento, no dia 23 de maio, vai estar a cargo de Tim & Emsemble Ibérico, num espetáculo que contará com a participação do Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior, e no dia 24 de “Para Sempre Marco”. Para dia 25 está marcado o Encontro Nacional de Folclore.

Não tendo dúvidas de que o certame, a decorrer entre os dias 22 e 25 de maio, será muito importante para Campo Maior, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, revela que a autarquia, juntamente com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAL), a entidade organizadora do evento, está, por esta altura, a ultimar preparativos.

“Eu acho que vai ser muito interessante para a nossa vila, porque vai ser, nesse fim de semana, o centro nacional daquilo que é a olivicultura do nosso país. Vamos ter aqui muita gente importante, do ponto de vista agrícola, que também estará presente nos painéis”, revela o autarca.

“Teremos também o Congresso Nacional do Azeite, que valorizará aquilo que é a produção nacional por todo o país, brilhantes espetáculos musicais. Vamos ter um fim de semana cheio de cor”, diz ainda Luís Rosinha.

Para além da sua componente de exposição, a Feira Nacional de Olivicultura é também um importante espaço de debate e reflexão acerca do setor, algo que se irá refletir na realização da edição deste ano do Congresso Nacional do Azeite. O evento decorre em espaços como o Jardim Municipal, a Praça Multimodal e o Centro Cultural de Campo Maior.