A nossa reportagem acompanha a edição de 2025, que corresponde à 41ª e mostra-lhe aqui o grande certame do Baixo Alentejo:
Ovibeja 2025 em fotos (1 de maio)
CIMAA: vídeos da iniciativa “10 Anos, 10 Projetos” já disponíveis

Já estão disponíveis no canal de Youtube e na página de Facebook da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), os vídeos dos 15 municípios do Alto Alentejo e da CIMAA, realizados no âmbito da iniciativa “10 Anos, 10 Projetos”.
“Volvidos 10 anos do início do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, esta iniciativa tem como objetivo evidenciar os principais projetos desenvolvidos em cada um dos 15 municípios e a forma como a utilização estratégica dos fundos comunitários transformou o nosso território, a qualidade de vida das nossas populações, quer através da execução de obra física, quer de projetos imateriais de preservação da natureza, promoção do turismo ou do sucesso escolar, bem como perpetuar na nossa memória coletiva o quanto o nosso Alto Alentejo mudou para melhor nos últimos 10 anos”, revela a CIMAA em comunicado.
“Reforçamos que a CIMAA liderou a execução do quadro comunitário Alentejo2020 com uma taxa de 121%, tendo acompanhado 170 candidaturas, do público ao privado: 3 milhões de euros executados para o combate ao insucesso escolar; 22,6 milhões de euros executados em equipamentos escolares; 1,4 milhões de euros executados para a eficiência energética; 2,8 milhões de euros executados no sistema de incentivo ao empreendedorismo e emprego; 1,5 milhões de euros executados em modernização administrativa; 9,5 milhões de euros executados em património natural e cultural; e 4,9 milhões de euros executados em equipamentos sociais”, lê-se ainda no referido comunicado.
“Sabores do Toiro Bravo” de regresso a Coruche já esta quinta-feira

As tasquinhas dos “Sabores do Toiro Bravo” estão de regresso à Praça de Touros de Coruche já esta quinta-feira, 1 de maio, num evento que decorre até domingo, dia 4.
Sendo esta já a 21ª edição da iniciativa, o principal objetivo da Câmara Municipal é promover “a carne do toiro bravo, sobretudo carne que é criada em pleno montado e em plena lezíria”, começa por explicar a vereadora Susana Cruz.
“É uma carne criada nas melhores condições e com uma alimentação de excelência, que não indo para aquilo que é a sua finalidade, é depois confecionada. Esta é uma carne única, que tem um sabor próprio e que tem múltiplas interpretações, não só por parte dos restaurantes, mas também dos chefs, que pegam nesta carne, em qualquer parte do toiro bravo, e confecionam excelentes pratos gastronómicos”, adianta a autarca.
No decorrer do evento, não vai faltar animação. “Vamos ter o desfile de trajes ribatejanos, atividades taurinas com o grupo de forcados amadores de Coruche, animação itinerante pelas tasquinhas e pelos vários espaços de restauração, que vamos ter em redor da Praça de Touros. É um conjunto de atividades muito ligada àquilo que é o nosso mundo rural e aquilo que também é realizado no concelho de Coruche, em torno de toda esta fileira associada à tauromaquia e às ganadarias”, remata Susana Cruz.
Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos de regresso com campanha “Safe2Eat”

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos está de regresso com a campanha “Safe2Eat”. Esta campanha disponibiliza aos consumidores informações e dicas cientificamente comprovadas sobre segurança alimentar para ajudá-los a fazer as escolhas certas. O seu objetivo final é garantir que os consumidores tomem decisões informadas sobre os alimentos que compram, comem e apreciam diariamente.
Ao ajudar as pessoas a compreender os benefícios da segurança alimentar, estas podem tomar decisões informadas que melhoram as suas vidas e o seu bem-estar.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
Luís Montenegro em Portalegre para jantar-comício esta sexta-feira

A cidade de Portalegre recebe amanhã sexta-feira, dia 2 de maio, às 19:30, o jantar-comício distrital da AD – Coligação PSD/CDS.
A iniciativa, a ter lugar no Pavilhão Municipal de Portalegre, contará com as intervenções de Luís Montenegro, presidente do PSD, Nuno Melo, presidente do CDS, e Castro Almeida, cabeça de lista da coligação pelo círculo de Portalegre. O jantar-comício servirá para reforçar os compromissos da coligação com a região.
A iniciativa marca o arranque da campanha eleitoral, que começa oficialmente a 4 de maio, com o País a ir a votos no dia 18.
Estimativa de mais de duas mil viaturas espanholas por hora a entrar pelo Caia devido a fim de semana prolongado

A circulação na fronteira do Caia regista esta quinta-feira, feriado de 1 de maio, um trânsito superior ao normal, devido ao facto de estarmos já em pleno fim de semana prolongado, registando a passagem estimada de mais de duas mil viaturas espanholas em direção a Portugal.
Esta quinta-feira é feriado em Espanha e amanhã assinala-se o dia da Comunidade Autónoma de Madrid, onde residem 6.871.903 habitantes, sendo por isso feriado, permitindo o gozo de quatro dias de descanso.
Normalmente nos feriados, muitas pessoas aproveitam para se deslocar à nossa região, para almoçar ou simplesmente passar o dia, mas neste fim de semana prolongado são também esperados muitos turistas que irão permanecer até quatro dias em Portugal.
As autoridades espanholas desenvolveram um dispositivo para esta ponte de maio (puente de mayo) que começou ontem, quarta-feria, às 14 horas portuguesas, e a DGT (Direção Geral de Trânsito) espanhola estima que haja 7.5 milhões de deslocações por estrada em todo o País vizinho, até à meia-noite de domingo, dia 4 de maio. Os destinos preferenciais são as zonas costeiras, de montanha e os destinos habituais de segunda habitação. As saídas e entradas na Comunidade de Madrid são as que registam mais engarrafamentos devido aos dois feriados antes referidos.
Segunda edição do Festival “Elvas Dança” é dedicada aos lares de idosos do concelho

Em Dia Mundial da Dança, celebrado na passada terça-feira, 29 de abril, a Câmara Municipal de Elvas apresentou a segunda edição do festival dedicado a este tipo de arte, a decorrer entre o feriado desta quinta-feira, 1 de maio, e o próximo dia 10.
“Elvas Dança”, assim se chama o festival, depois de no ano passado ter tido como pano de fundo os principais monumentos da cidade, chega, desta vez, a todos os lares de idosos do concelho. No evento, adianta o vereador Cláudio Monteiro, participam dez grupos de dança de Elvas.
“É um público completamente diferente e queremos proporcionar uma experiência diferente, não só aos bailarinos, mas também aos utentes dos lares. Estamos a falar de cerca de 300 bailarinos, que irão ao encontro de cerca de 500 ou 600 pessoas, que estão nos lares”, explica o autarca. Com atuações a serem apresentadas durante todos os dias do evento, os diferentes grupos do concelho irão chegar aos 14 lares do concelho.
Ao contrário do que aconteceu no ano passado, o festival tem agora “algumas restrições”, no que diz respeito ao acesso do público. “Queremos proteger os utentes e foi isso que foi articulado (com as direções das ERPI). Mas é um público que merece e os grupos de dança também estão animados com essa situação”, remata.
Nininho Vaz Maia atua na noite desta quinta-feira na FIAPE

Neste segundo dia da 37ª edição da FIAPE as portas do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz abrem às 10 horas.
Na abertura de portas tem lugar Concurso de ovinos “Merino Branco e Merino Preto”, no Pavilhão D.
Hoje, quinta-feira, 1 de maio, atua Nininho Vaz Maia, pelas 23 horas, no Palco FIAPE, mas antes há espetáculo com o grupo “Sons do Minho”, às 21 horas (Palco Alentejo).
Pela 00h30 sobe ao palco FIAPE Throwback To The 90’S & 2000.
A programação completa da FIAPE desta quinta-feira:
10:00 – Concurso de ovinos Merino Branco e Merino Preto | Pavilhão D
10:30 – XXXII Concurso Nacional de Jovens Reprodutores da Raça Limousine | Pavilhão C
11:00 – Abertura do certame
14:00 – Sessão de esclarecimentos sobre “Adoção Responsável”, pelo Canil Municipal | Pavilhão C
14:30 – Arruada pela Banda União – Sociedade Filarmónica Artística Estremocense | Recinto
15:00 – ENCONTRO DE FOLCLORE DA FUNDAÇÃO INATEL| Palco Alentejo
– Rancho Folclórico “As Azeitoneiras” de São Bento do Cortiço (Estremoz)
– Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca(Redondo)
– Rancho Cravos e Rosas do Alentejo da Casa da Cultura de Orada(Borba)
17:00 – I Concurso Nacional de Jovens Reprodutores da Raça Angus | Pavilhão C
17:00 – Ensino e Obstáculos a Cavalo | Picadeiro
18:00– Atuação da ORQUESTRA JUVENIL DE ESTREMOZ | Stand CME
18:00 – Demonstração de Tosquia comentada | Pavilhão D
21:00 – Espetáculo com SONS DO MINHO | Palco Alentejo
23:00 – Espetáculo com NININHO VAZ MAIA| Palco FIAPE
00:30– Espetáculo THROWBACK TO THE 90’S & 2000 | Palco FIAPE
“Pés no Chão”: Festival Internacional de Dança de Campo Maior arranca desta vez em Badajoz

O Festival Internacional de Dança de Campo Maior, “Pés no Chão”, está de regresso este fim de semana, para três dias de vários espetáculos.
Desta vez, o evento organizado em parceria pelo Município e a associaão Axpress-Arte, contempla diversos espetáculos, não só na vila, mas também em Badajoz, como revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha: “este ano temos a particularidade em que, num dos dias, os espetáculos ocorrerão em Badajoz, para mantermos a componente internacional do festival, sendo que a grande parte dos dançarinos é internacional”.
“Será um momento importante, do ponto de vista cultural e artístico, para o concelho. Vamos ter um mês de maio de muita cor e alegria, com muitos eventos para que os campomaiorenses possam desfrutar “, remata o autarca, fazendo alusão à organização de outros eventos na vila, como é o caso da Feira Nacional de Olivicultura, no final do mês.
O “Pés no Chão”, arranca esta sexta-feira, 2 de maio, às 20h30, no Teatro López de Ayala, em Badajoz, com o espetáculo “Con Los Pies En El Suelo”.
No sábado, a partir do meio-dia, na Praça Multimodal de Campo Maior, são apresentados os espetáculos “Lo contemporáneo del Flamenco”, “This Is A Contact Sport”, “Deluati” e “Taygete”. Ainda no sábado, mas no Centro Cultural, a partir das 18h15, sobem a palco os espetáculos “The Other Other Versions” e “Com os Pés no Chão”.
Por fim, no domingo, dia 4, o Lagar-Museu Palácio Visconde d’Olivã, a partir do meio-dia, será palco dos espetáculos “Acariciando el AZUL” e “Flamenco Futuro [Código Abierto]”.
Destaque ainda para a realização de um workshop de dança com o bailarino, coreógrafo e professor de dança contemporânea Miguel Punzano, no sábado, a partir das 10 horas, no Centro Cultural da vila.