XXIII Romaria a cavalo chegou este sábado a Viana do Alentejo (c/fotos)

Chegou ao final na tarde deste sábado, dia 26 de abril, a Viana do Alentejo a XXIII Romaria a Cavalo.

Momentos antes da chegada dos mais de 400 romeiros, Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, referiu à RNA, que “estamos com muito mais pessoas do que no ano passado. No primeiro dia, na Moita, estávamos com aproximadamente mais de 100 inscrições em relação ao ano passado. Felizmente não houve incidentes até o momento, espero que não haja, estamos aqui a cortar a meta praticamente, portanto, até agora o balanço é super positivo”.

“Temos aqui uma moldura humana muito bonita, estive a acompanhar desde a parte do castelo até aqui abaixo, temos pessoas espalhadas por as ruas todas, portanto, temos uma moldura humana muito boa e temos uma coisa também que eu acho, e é para isso que nós lutamos, que é o nosso comércio mexeu, os nossos restaurantes mexeram, certamente as dormidas também encheram. É para isto que nós fazemos estas iniciativas, não só para as pessoas ficarem envolvidas aqui, mas também para o comércio local”, rematou o autarca.

Quem também esteve presente no evento, foi José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que enalteceu a iniciativa salientando que “este evento é um evento muito diferenciador não temos muitos eventos em Portugal como este. É um evento que consegue ter aqui uma mescla entre a religiosidade e o sentido da aventura. Muitos romeiros que vêm de todas as partes de Portugal, olham também para esta romaria como um desafio, outros como uma espécie de retiro de espiritualidade, passar uma semana pelos antigos itinerários das peregrinações, e isto tem muito a ver com o turismo moderno de hoje. São muitas motivações que as pessoas procuram e o evento, para além do interesse de quem participa nele, nesta relação muito especial com o cavalo, é também um evento muito simbólico para as pessoas que gostam de ver o fim da romaria, a partida na Moita, mas muito aqui a chegada a Viana, depois com a missa no Santuário e a precisão no dia de domingo”.

“É um evento que cada vez tem mais turistas estrangeiros, especialmente amanhã, que encontram aqui um pouco a ideia que Portugal é um país onde as tradições ainda são também um produto turístico. E este ano há mais 100 participantes, há muitos participantes que são informais, que não se conseguem contabilizar e provavelmente, teremos muitos mais visitantes. Viana está a mexer, Viana vai ter este ano um novo hotel, vai ter um enoturismo. E o turismo faz-se disto, e estes eventos têm importância porque dão a conhecer aos visitantes o património, os recursos, o património natural e eu acredito que muitas das pessoas de fora que estão aqui hoje voltarão”, rematou.

Ana Sofia Cardoso, jornalista da TVI, foi a madrinha da 23ª edição da Romaria a Cavalo, à RNA adiantou que “foi com muito orgulho que recebi este convite, porque para já não estava à espera de um dia poder ser madrinha desta tradição tão grande e tão bonita, religiosa, espiritual, muito centrada muitas vezes na forma como lidamos connosco próprios, mas também como lidamos com os outros, este tempo de Romaria que serve também para ponderação da nossa vida. E então recebi com muito carinho, com muito orgulho e fiquei muito feliz por poder aceitar. Fiz a saída da Moita, mas apenas a saída da moita e espero participar agora na reta final para poder chegar depois também até ao Santuário”.

Romaria do “Passar Aguas” junta Santa Eulália nas margens da Barragem do Caia

Já há muitos anos que a Romaria do “Passar Aguas” leva os residentes e os nascidos em Santa Eulália, com amigos e familiares, até às margens da Barragem do Caia, onde durante o fim de semana que se segue à Pascoa, famílias inteiras se reúnem para confraternizar à mesa, para comer beber e “pôr a conversa em dia”.

Artémia Rosa disse-nos que que estão desde quinta-feria no local “tivemos sorte que o tempo ajudou, é uma maneira de conviver, são as pessoas da freguesia, temos irmãos e amigos”. Esta forma de confraternizar diz à nossa reportagem “é uma tradição”.

Vasco Santa desde pequeno que ia com os pais, “era só um dia e vínhamos com a comida nos carrinhos de mão”. Este ano foi para a Barragem com um casal amigo e no total “arredondamos para umas 15 pessoas”. Mas, continuam a dar prioridade para o trabalho “primeiro vamos trabalhar de manhã, vimos ai às 11 horas, tenho as vacas para tratar, primeiro isso. Depois vimos para o campo fazemos o lume, temos muito tempo, começámos a almoçar às três da tarde e por ai fora é sempre a conviver”.

Há quem vá ao “Passar Águas”, mas não seja de Santa Eulália, como é o caso de Nuno Calapez que veio de Alverca. “Eu não sou de cá, mas fui adotado por eles, pois a minha mulher é de cá. Desde sempre que abracei a tradição da zona e quando há festividades estou cá sempre. Isto é um convívio, preparamos as comidas e as bebidas. Durante estes três ou quatro dias estamos aqui vamos de tenda em tenda e o mais importante é não se perder a tradição”.

“Alentejo Masters 2025” disputado nos courts da zona desportiva de Arronches

O concelho de Arronches recebeu durante este mês de abril a prova ‘Alentejo Masters 2025’, cuja organização pertence à Academia de Ténis de Portalegre, em parceira com a autarquia local e que contou com a presença de cerca de uma quinzena de atletas oriundos de toda a região, entre eles o arronchense Pedro Cobra.

Pelas condições climatéricas que se fizeram sentir ao longo das últimas semanas, a competição, cuja final estava inicialmente agendada para o passado dia 13 do corrente mês, apenas terminou na manhã da passada terça-feira, dia 22 de abril e à final chegaram os tenistas Carlos Fontainhas e Gonçalo Afonso, com a vitória a sorrir ao primeiro com o marcador a apresentar os parciais de 6-2 e 7-6.

Na entrega dos troféus aos primeiros classificados, o presidente da Academia de Ténis de Portalegre, Filipe Serrote, elogiou o bonito espaço desportivo de que Arronches dispõe e agradeceu ao Município por manter esta parceira que permite a realização destes torneios naquele local, terminando com uma felicitação aos dois supracitados atletas.

Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Furtado afirmou que autarquia se mantém disponível para continuar a colaborar com a Academia de Ténis de Portalegre, sendo um gosto receber este tipo de provas num espaço que o Município tem objetivo de melhorar a breve prazo.

41ª Ovibeja começa já amanhã dia 30 de abril

A 41ª Ovibeja começa amanhã e prolonga-se até 4 de Maio. O primeiro dia vai contar com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, na abertura oficial, às 10 horas.

Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também visita a Ovibeja amanhã, mas a partir do meio-dia.

Com o tema + Agricultura + Futuro, esta edição da feira apresenta vários espaços temáticos novos, tais como um Campo de Demonstrações de equipamentos agrícolas com uso de tecnologia de ponta, uma Quinta Pedagógica, um Pavilhão dedicado à Caça, Cozinhas do Mundo com a presença de chefs em sessões de showcooking, que se juntam aos habituais já existentes.

Nesta edição da Ovibeja, os Açores são a região convidada com presença no Pavilhão Institucional.

O primeiro dia da feira, 30 de abril, conta com o apoio do Município de Beja, com entradas gratuitas até às 20 horas.

A 41ª Ovibeja irá ter mais de mil expositores e são esperadas mais de 100 mil visitantes. A organização é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Delta Q lança café mais intenso de sempre

Chegou o café mais intenso da marca – Delta Q UNIQ, um expresso de intensidade 16, que define o novo patamar de intensidade na categoria de cafés em cápsula.

O lançamento reforça a aposta da Delta Q em inovação e no seu posicionamento como marca especialista em café expresso, ou Expressialista, com um café mais intenso e marcante, com a qualidade de sempre, bem ao gosto e sabor português.

Este é, aliás, o mote da campanha multimeios: “Intenso. Como os portugueses gostam”.

Delta Q UNIQ resulta da combinação dos melhores cafés de robustas africanos e arábicas centro americanas, que dão origem a um expresso encorpado e muito intenso, com notas achocolatadas e de noz torrada. Perfeito para coffee lovers que apreciam os cafés mais intensos e para os que procuram novas experiências sensoriais.

A mais recente novidade da marca amplia a gama Intensidades da Delta Q, que passa a ter nove blends, numa escala de intensidade 5 a 16. Disponível em dois formatos: tubo de 10 unidades e pack de 40 unidades em Portugal, nos pontos de venda habituais, a um PVPR de €4,99 e €15,99, respetivamente.

130 participantes no Concurso de Saltos da Escola Superior de Biociências de Elvas no Museu Militar

O Museu Militar de Elvas acolhe durante este sábado o CSN-C Concurso de Saltos, numa organização da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Instituto Politécnico de Portalegre, com provas de saltos de obstáculos, em diversas categorias desde 30 centímetros até à prova de um metro e 30 centímetros.

António Pereira Gonçalves, Juiz do Concurso Nacional C, em representação da Federação Equestre Portuguesa, na prova de saltos disse aos nossos microfones que “a prova conta com um numero significativo de participantes, num total de 130 conjuntos que excede a dotação prevista de 120 conjuntos, incluindo uma equipa espanhola. As provas estão a correr muito bem, os percursos estão bem montados, a organização está de parabéns e está tudo a correr dentro do previsto, com toda a normalidade”.

Também Rute Santos, diretora da ESBE, entidade organizadora da prova falou à Rádio ELVAS “é importante esta iniciativa que começamos no ano anterior, porque é uma forma de dinamizarmos o espaço onde se realizam as aulas no dia a dia”.

Para a diretora da ESBE este evento “é uma forma de enquadramos os nossos alunos com uma atividade que fará parte do seu futuro profissional, eles é que organizam em conjunto com os seus professores, estão aqui todos a trabalhar, alguns também a participar nas provas e pensamos que isto é uma experiência imersiva que é importante para o futuro deles”.

“Os alunos estudam connosco nesta área, para serem profissionais neste setor” acrescenta Rute Santos que conclui afirmando que “os alunos estão na Escola não é só para montar, uma vez que há um conjunto de atividades ligadas a esta área, e a organização de eventos é uma parte importante da atividade futura. Por tudo isto, este Concurso de Saltos é uma evento muito interessante, além de divulgarmos a nossa oferta formativa”.

Durante este fim de semana, o Museu Militar de Elvas recebe o CSN-C Concurso de Saltos, numa organização da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Instituto Politécnico de Portalegre.

Elvas: Moura Encantada em concerto este sábado à noite no Auditório São Mateus

Os Moura Encantada apresentam-se em concerto, este sábado, 26 de abril, no Auditório São Mateus, em Elvas, a partir das 21h30.

O concerto, integrado no programa de comemorações dos 51 anos do 25 de Abril, tem entrada livre.

Ao palco, o grupo vai levar os mais diversos temas, desde dos mais tradicionais aos mais recentes, numa noite que promete ser de boa música e animação.

Jorge Goes prestou tributo a Julio Iglesias com concerto em Campo Maior

O elvense Jorge Goes apresentou, na noite de ontem, feriado de 25 de abril, na Praça da República de Campo Maior, o espetáculo “Me Va Me Va”, um tributo a Julio Iglesias, integrado nas comemorações da Revolução dos Cravos.

Com um repertório composto pelos maiores êxitos do artista espanhol, Jorge Goes e a sua banda encantaram os muitos campomaiorenses, elvenses e pacenses que marcaram presença nesta noite de festa.

D.A.M.A, Bandidos do Cante e Insert Coin este sábado na Feira de São Marcos

Neste penúltimo dia da Feira de São Marcos. em Alter do Chão, destaque para a atuação de D.A.M.A e Bandidos do Cante, na tenda de espetáculos, marcada para as 23 horas.

Este sábado, 27 de abril, no decorrer do evento, promovido pela Câmara Municipal, há ainda várias atividades, desde workshop de forja, leilão do Marino Alemão e animação de rua, bem como provas de vinhos, poule de obstáculos e demonstrações.

Após o concerto dos D.A.M.A com os Bandidos do Cante, a animação musical prossegue noite fora com “Insert Coin”. A partir das 2h30 a festa faz-se ao som do Dj Sam.

A programação completa deste dia para conhecer no cartaz abaixo:

António Sala promete “noite especial” em Campo Maior com o espetáculo “O Comunicador”

A celebrar 60 anos de carreira, António Sala está a percorrer o país com “O Comunicador”: um espetáculo de teatro musical onde o humor e a emoção se entrelaçam e que chega, na noite deste sábado, 26 de abril, a Campo Maior. Com um talentoso grupo de atores, músicos e bailarinos, o espetáculo transporta o público numa viagem que evoca e celebra grandes momentos, proporcionando uma experiência única e memorável.

Ainda integrado nas comemorações do 25 de abril de 1974, em Campo Maior, este espetáculo, diz António Sala, tem uma parte precisamente dedicada a esse momento fulcral da história de Portugal. “O espetáculo é uma viagem através do tempo, ou seja, nós vamos percorrer várias décadas, a partir dos anos 40 e, em cada década, isso é ilustrado com audiovisuais, com sons e imagens da época e com as canções dessas alturas”, explica o locutor, compositor e cantor.

Em palco, António Sala assume o papel de pivot, “contando a história do país e do mundo”, bem como a sua própria história, em termos profissionais. “Cheio de amor, humor e de afetos”, este espetáculo, “muito vibrante”, acaba por se traduzir em momentos de recordação para os mais velhos e de descoberta para os mais novos.

Nesta “noite especial”, em Campo Maior, António Sala vai ter como convidada a jovem campomaiorense cantora e atriz Leonor Alegria, que conheceu no programa da RTP1 “Estrelas ao Sábado”, onde é jurado. Agradecendo à Câmara Municipal de Campo Maior pelo convite para apresentar “O Comunicador” na vila, António Sala faz também um agradecimento especial ao Grupo Nabeiro, por ser o prinicipal patrocinador do espetáculo.

O início do espetáculo, esta noite, no Centro Cultural de Campo Maior, está marcado para as 21h30. Os bilhetes, com um custo de três euros, encontram-se à venda na Ticketline e no Centro Cultural.