Saberes e Sabores do Porco Alentejano em Arronches veja as fotos deste sábado

A primeira edição do Festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano” abriu ontem portas, no Espaço Multiusos do Rossio,  em Arronches, sendo que ainda antes da inauguração oficial do evento, promovido pela Câmara Municipal, houve espaço para debater vários temas em torno deste produto endógeno do concelho.

A programação do evento contempla as mais diversas atividades, como uma demonstração de corte de presunto e uma sessão de Showcooking com o Chef Vítor Chantre, com o maior destaque a ir para um espetáculo dos Sangre Ibérico, a partir das 22h30.

A Rádio ELVAS tem estado a acompanhar o festival e mostra-lhe agora fotos deste sábado.

“O Elvas” venceu o Fátima por 1-0

“O Elvas” recebeu e venceu o Fátima por 1-0, com novo golo de João Bandeira, em partida da 24ª jornada do Campeonato de Portugal, no Campo Patalino, em Elvas.

O golo foi aos 34 minutos e antes tinha sido expulso Martins do Fátima aos 26 minutos. Até final não houve mais golo e a equipa de Pedro Hipólito soma agora 59 pontos, mais 13 que o Fátima e 14 que o Arronches e Benfica que venceu 2-1 em casa o Pêro Pinheiro.

Na próxima jornada Fátima e Arronches podem decidir o segundo lugar e assim se ficar a saber quem acompanha “O Elvas” que na Serie D tem agora o Lusitano com 55 pontos, Amora com 51, melhor colocados que Sintrense com 49 e Louletano com 47, para duas vagas.

O colombiano David Peña dá vitória histórica ao Tavira e Noah Hobbs mantém a amarela na Volta ao Alentejo

O colombiano David Jesus Peña, a útima contratação da equipa do AP Hotels & Resort/ Tavira /Farense, ganhou com grande autoridade a “Etapa Rainha” da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, que ligou Monforte a Castelo de Vide, na distância de 147,7 kms, que teve seis contagens do prémio da montanha, com início da subida do Cabeço do Mouro.

A vitória de Peña, um jovem colombiano de 24 anos, é histórica porque repete o triunfo de Rinaldo Nocentini (Sportin/ Tavira em 2017, precisamente em Castelo de Vide. O corredor natural de Zipaquirá, ascendeu ao 3º lugar da geral individual a escassos sete segundos do britânico Noah Hobbs (EF Education/ Aevolo) e pode aspirar à vitória na prova face às bonificações das metas volantes e na chegada.

A noticia do dia é o facto de Noah Hobbs (EF Education/ Aevolo), um miúdo inglês de 20 anos, continuar de amarelo e agora ter a vitória na prova à distancia de uma etapa, podendo sonhar com a chegada amanhã à Praça do Giraldo, em Évora. Noah tem não só a amarela, mas também a camisola azul por pontos e a branca da juventude e pode mesmo ser um nome a reter para o futuro.

A etapa teve diversas fases, devido aos constantes ataques, que começaram com um grupo de 22 corredors logo na parte inicial da tirada, mas que viria a ser anulada pela Efapel Cycling, que trabalhava para manter a liderança de Pedro Pinto na montanha. O corredor de Marco de Canavezes venceu três contagens, Cabeço do Mouro, São Mamede Marvão, e tem a vitória como “Rei da Montanha” assegurada, basta chegar amanhã a Évora.

Estremoz: tradicional Baile da Pinha este sábado na Glória

A freguesia de Glória, no concelho de Estremoz, continua a cumprir a tradição através do Baile da Pinha que acontece este sábado, dia 29 de março, pelas 22h, no Salão da Junta de Freguesia de Glória.

A animação está a cargo de Tiago Miguel, numa noite que vai reavivar os costumes junto da população, criando momentos de alegria entre as várias gerações.

Esta iniciativa é uma organização da Associação Glória Jovem.

Feira Medieval Ibérica de Avis é este ano dedicada às Rainhas de Avis

A edição de 2025 da Feira Medieval Ibérica de Avis, que se realiza nos dias 9, 10 e 11 de maio, no Centro Histórico da vila, vai ter como tema as Rainhas de Avis, apresentando episódios que retratam as vivências de Filipa de Lencastre, Leonor de Aragão e Isabel de Avis ou de Lencastre.

No primeiro dia da feira, a figura em destaque é Filipa de Lencastre, recriando-se alguns dos momentos em que esteve ao lado do seu marido, D. João I, bem como o seu papel na educação daquela que ficou conhecida como Ínclita Geração, num período marcado pelas pestes e pela guerra, retratando alguns dos aspetos da intimidade e da sociabilidade femininas daquela época.

O segundo dia da feira é dedicado a Leonor de Aragão, que assumiu a regência após a morte de seu marido, D. Duarte, até que o filho D. Afonso V atingisse a maioridade, num intervalo pautado pela contestação de seu cunhado D. Pedro.

O último dia da feira destaca Isabel de Avis ou de Lencastre, rainha dividida entre a causa política que opunha seu pai, D. Pedro, Duque de Bragança, e seu esposo, o rei D. Afonso V e que culminou com a morte do primeiro.

Este ano, a Feira Medieval Ibérica de Avis apresenta-se, assim, como uma verdadeira viagem ao passado para conhecer três mulheres da Dinastia de Avis que assumiram um papel determinante ao lado dos seus reis, demonstrando que as rainhas medievais desenhavam, em privado, o destino das nações, ajudando a tecer as malhas do intricado jogo político, onde a sedução, a traição, o amor à família e o sentido de Estado determinaram o legado da dinastia que fez a transição do período medieval para o período moderno, levando a paragens longínquas o nome de Avis e de Portugal.

“A Música Encanta o Património” com concerto “singular” este sábado na antiga Sé de Elvas

Um concerto “Coral-Sinfónico” é a proposta para o final da tarde deste sábado, 29 de março, na antiga Sé de Elvas, do ciclo de espetáculos “A Música Encanta o Património”, promovido pela Câmara Municipal e a Academia de Música de Elvas.

Trata-se, segundo o diretor da Academia de Música, Luís Zagalo, de um concerto “bastante singular” e de “grande qualidade”, dedicado, sobretudo, à obra “Requiem”, do francês Gabriel Fauré, com a participação de cerca de 120 músicos. “Requiem” foi uma peça escrita por Fauré, entre 1887 e 1888, e que “vai buscar às rubricas da missa original, em latim, algumas das suas referências basilares”.

O concerto conta com as participações do Coro da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa e Orquestra Sinfónica Juvenil. Aos intérpretes do coro e da orquestra junta-se ainda “um grupo de solistas, nomeadamente o Francisco Bacalhau e o Tomás Rodrigues”, adianta Luís Zagalo.

Este é mais um concerto que une o património cultural à música, permitindo ao espectador conhecer o monumento e, ao mesmo tempo, assistir a um concerto de alta qualidade. O início do espetáculo está marcado para as 18 horas. A entrada é gratuita.

José António Chocolate apresenta o livro “À Descoberta de um Verso” este sábado na Biblioteca Municipal de Elvas

José António Chocolate vai apresentar este sábado, dia 29 de março, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, o seu livro “À Descoberta de um Verso”, a partir das 16h.

O escritor, natural de Santa Eulália vai apresentar esta obra onde “poesia, crónica (por vezes, analítica) e ilustração entrelaçam-se, na proporção de um poema para um desenho e para um texto em prosa, funcionando este como descodificador de símbolos, a orientar o caminho, eivado de memórias, de reflexões, de chamadas de atenção, afinal, no cumprimento de uma intenção: sensibilizar para a poesia, “procurar conquistar o leitor para o gosto e uma leitura de poesia, através da desmistificação da palavra e dos versos, tantas vezes associados a alguém fora da realidade e pairando num ambiente lunático”, por um lado, e abrir a fonte do “entendimento da palavra poética”, por outro.

“Com expectativa positiva” relativamente à apresentação do livro, o autor, explica que faz “sempre questão de apresentar os seus livros primeiro lugar em Santa Eulalia ou em Elvas”.  

José António Chocolate adianta ainda que “os interessados podem adquirir o livro nas plataformas online, como Wook”.

A entrevista a José António Chocolate para ouvir na íntegra no podcast abaixo:

Arronches: sábado de muita animação no Festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano”

O Festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano” abre este sábado, 29 de março, ao público, pelas 10h30, sendo que, meia hora mais tarde, haverá sessão de jogos tradicionais no Pavilhão Infantil.

No Pavilhão “Saberes e Património”, pelas 11h15, realiza-se uma Oficina de Culinária Infantil (“Mini Chefs de Arronches”), seguindo-se, ao meio-dia, uma degustação comentada de porco alentejano e uma harmonização com vinhos regionais. No mesmo espaço, às 15 horas, a Academia Sénior de Arronches recria a tradicional matança do porco. Às 16h30 há demonstração de corte de presunto e, às 17h30, uma sessão de showcooking com o chef Vítor Chantre.

Já no Pavilhão “Sabores e Melodia”, a zona de restauração abre, para almoço, às 12h30, e para jantar, às 19 horas. Pelas 20 horas, há atuação do Grupo Coral “Vozes à Janela” com Grupo de Acordéons de Valencia de Alcântara, às 22H30, espetáculo Musical com “Sangre Ibérico”. A partir da meia-noite, a animação musical ficará a cargo de DJ Matcho.