Associação Hípica do Monte de São Brás integra utente da APPACDM de Elvas

A APPACDM de Elvas assinou, na manhã desta quarta-feira, 12 de março, um protocolo com a Associação Hípica do Monte de São Brás, com vista à integração de um dos seus utentes, no âmbito das atividades de inclusão pré-profissional do Centro de Apoio e Capacitação para a Inclusão (CACI). Desta forma, Pedro Galguinho, de 60 anos, começar a desempenhar funções no Centro Hípico de São Brás.

Este tipo de protocolos, que têm por base a inclusão social dos utentes na sociedade, foi firmado no Centro Hípico de São Brás, sendo que o presidente da direção da APPACDM, Luís Mendes, sublinhou “esta portaria frisa a importância da integração dos utentes na vida social, valorizando o papel do utente”, no que diz respeito ao campo laboral. “A APPADCM faz o seu trabalho, mas a comunidade também tem de fazer a sua parte, isto é, nós preparamos as pessoas, mas também tem de haver uma abertura por parte da sociedade e a Associação Hípica de São Brás abriu-nos essa porta”, acrescenta.

Tendo como objetivo principal a integração social de todo o tipo de pessoas, a presidente da Associação Hípica de São Brás, Diana Silva, afirma que “este foi um dos primeiros passos para a implementação de protocolos como este. Trabalhamos com crianças e instituições diariamente, mas este protocolo foi um passo importante para a integração deste utente no mundo do trabalho, dando-lhe uma nova oportunidade”.

No que diz respeito às funções a desempenhar, Diana Silva explica que Pedro Galguinho vai desempenhar funções nos campo das terapias equestres, que neste momento estão a ser aplicadas as crianças de Campo Maior, tal como limpeza e aparelhamento de cavalos para as diversas sessões e na manutenção do espaço, através da limpeza camas e dos diversos pátios.

Sendo esta uma atividade de inclusão pré-profissional, Diana Silva detalha a forma como vai ser feita esta ponte entre as duas entidades: “o utente vai ser acompanhado de forma permanente pela Associação Hípica, que reportará todo o tipo de informações à APPADCM, que mensalmente fará uma visita”. Também será feito um balanço semanal, através de “uma reunião entre estas duas entidade de forma a analisarem os dias da semana do utente”.

Hospital de Santa Luzia de Elvas celebra 31º aniversário no sábado

O Hospital de Santa Luzia de Elvas celebra, no sábado, 15 de março, o seu 31º aniversário.

A data será assinalada com bolo de aniversário, a ser partido pelos elementos do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, às 11h30.

Será ainda celebrada uma Eucaristia de Ações de Graças, na Capela do hospital, às 15 horas.

Porco alentejano é “rei” em festival de “Saberes e Sabores” em Arronches

É já de 28 a 30 de março que o espaço Multiusos do Rossio, em Arronches, acolhe a primeira edição do festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejano”, promovido pela Câmara Municipal, com o apoio de diversos parceiros.

Com este evento, diz o presidente da Câmara, João Crespo, e porque Arronches é conhecida como a “Terra dos Porcos”, a autarquia procura dar o merecido destaque ao porco alentejano. “Quisemos dar uma dinâmica diferente e colocar os holofotes no porco alentejano. Sabemos que no Alentejo se fazem outros eventos deste género, mas no Alto Alentejo não se faz nada e aqui também há porco alentejano”, começa por dizer.

Nesta sua primeira edição, o festival vai contar com a participação de diversos produtores de porco alentejano e de diferentes restaurantes, havendo espaço, no decorrer do evento, para degustações, shoowcookings, conferências, concertos e muita animação. “Nós temos produtores e transformadores de porco alentejano no concelho e também queremos puxar por essas empresas e trazê-las para os holofones, para que possam promover os seus produtos”, adianta o autarca.

O festival, que conta com uma zona dedicada aos mais novos, vai contar com dois pavilhões: o “Pavilhão Saberes e Património”, onde terão lugar as conferências, debates e shoowcookings; e o “Pavilhão Sabores e Melodia”, com zona de restauração e palco para diversos espetáculos musicais.

No primeiro dia do evento, a animação estará a cargo da Tuna da Academia Sénior de Arronches, do Grupo de Sevilhanas “Flamencura”, de “Gromicho” e do DJ Brat. Já no sábado, dia 29, atuam o Grupo Coral “Vozes à Janela” com Grupo de Acordéons de Valencia de Alcântara, os Sangre Ibérico e DJ Matcho. A atuação do Grupo Verde Maio (Escola de Música de Arronches) e um espetáculo de Tributo a Gipsy King’s, com Chaíto e Palosanto são as propostas para o último dia do festival.

Todas as informações sobre o evento para consultar aqui.

Arronches já se mostra na BTL

Já são 35 as edições da BTL, antigamente denominada Bolsa de Turismo de Lisboa, que agora dá pelo nome de ‘Better Tourism Lisbon Travel Market’ e, tal como tem vindo a ser hábito ao longo dos últimos anos, em 2025, o Município de Arronches volta a marcar presença no maior e mais importante certame da área realizado em Portugal.

O stand da Câmara Municipal de Arronches encontra-se no pavilhão número 1 da Feira Internacional de Lisboa no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e é lá que os técnicos André Martins, Corina Almeida e Luís Figueira irão estar até ao próximo domingo, dia 16 de março, para fazer, aos milhares de visitantes do evento, uma introdução acerca do que de melhor se pode encontrar no concelho, convidando inclusive os mesmos a participar num passatempo que os habilita a receber uma oferta, cortesia dos parceiros da autarquia nesta importante divulgação e a quem o Município aproveita para agradecer publicamente pela colaboração.

De realçar que, ao longo desta quarta-feira, 12 de março, dia em que se inaugurou a feira, os técnicos do município tiveram a companhia do executivo autárquico, representado pelo presidente João Crespo e pela vereadora Maria João Fernandes, que, além de receber no stand do município, autarcas de todo o país e representantes de diversas instituições, aproveitou para estabelecer importantes contactos tendo em vista o desenvolvimento do concelho.

A Câmara Municipal de Arronches irá mesmo estar em destaque no próximo domingo, dia 16 de março, pelas 13 horas, horário em que, no auditório do espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com a apresentação do concelho sob o lema ‘Um Território a Descobrir’ e do festival ‘Saberes e Sabores do Porco Alentejano’.

Programa “Jovens Políticos Eleitos” com candidaturas abertas até 1 de maio

O programa “Jovens Políticos Eleitos” tem candidaturas abertas até dia 1 de maio. A este programa podem candidatar-se jovens políticos a nível local ou regional da União Europeia, nascidos após 1 de janeiro de 1990, que tenham um bom nível de inglês e que não tenham um mandato como membro ou suplente do Comité Europeu das Regiões.

Esta é uma oportunidade para os jovens políticos eleitos locais fazerem networking, trocar práticas, reunir informações sobre a legislação e oportunidades de financiamento da União Europeia, envolver-se no trabalho do Comité Europeu das Regiões, assim como reunir e debater com os membros do comité.

Os candidatos serão selecionados com base na qualidade do formulário de inscrição. Somente as inscrições em inglês serão consideradas.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

CIMAA está a marcar presença na BTL com a divulgação do turismo na região

Em 2025, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo é o “Destino Nacional Convidado” na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e promete uma das participações mais dinâmicas de sempre. Lado-a-lado com os municípios, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) volta a marcar presença neste espaço, divulgando do turismo da região.

A BTL conta com mais de 1 500 expositores nacionais e internacionais, num palco de networking, inovação e conhecimento, com uma programação diversificada que inclui conferências, workshops, apresentações culturais e experiências interativas.

No momento da inauguração, os autarcas dos Municípios do Alto Alentejo marcaram presença na BTL e visitaram o stand da CIMAA, situado no Pavilhão Um (Stand 1C01) da FIL.

Para além da divulgação de projetos implementados em articulação com os Municípios e entidades, o foco da CIMAA está no estabelecimento de contactos com investidores, entidades nacionais/internacionais e operadores de turismo, tendo em vista a promoção turística da nossa região como um todo.

Adega Mayor lança edição de rótulos para personalizar o Dia do Pai

O Dia do Pai merece um brinde especial, à altura de quem sempre esteve presente, com amor e dedicação. Foi a pensar nos momentos especiais que unem pais e filhos que a Adega Mayor lança uma edição de rótulos personalizados.

Esta edição especial foi cuidadosamente pensada para oferecer uma experiência verdadeiramente inesquecível. Com duas opções de customização do Reserva Tinto – em português e inglês -, a Adega Mayor convida a brindar ao melhor Pai de sempre com um vinho de assinatura. Cada garrafa pode ser personalizada com o nome do Pai, tornando o presente único e cheio de significado.  

Chegou o momento apreciar o que realmente importa com um vinho tipicamente alentejano, de aroma complexo, profundo e equilibrado.

A nova edição de rótulos personalizáveis já se encontra disponível na loja online, com P.V.P. de 15.00€.

Manuel Condenado é candidato pela CDU à Câmara Municipal de Vila Viçosa

Manuel Condenado é o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Vila Viçosa, nas eleições autárquicas deste ano.

Com “uma profunda ligação ao concelho”, diz a CDU de Vila Viçosa em comunicado, Manuel Condenado desempenhou, ao longo dos últimos anos, vários mandatos autárquicos, tendo sido presidente e vereador da Câmara Municipal, para além de membro da Assembleia Municipal.

A candidatura da CDU e de Manuel João Fontainhas Condenado a presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa “dá corpo a um projeto que assume como eixo central a luta e a intervenção por melhores condições e qualidade de vida da população. Esta candidatura traduz o compromisso que a CDU tem com o concelho, onde ainda é visível o valioso património de intervenção”, lê-se no referido comunicado.

A candidatura da CDU “assume-se como um amplo espaço de convergência de todos os que estão empenhados em manter e reforçar uma gestão democrática, participada, inovadora e de proximidade, que prossiga no caminho da concretização de elevação do desenvolvimento do concelho e do bem-estar das populações”.

Manuel João Fontainhas Condenado nasceu a 5 de novembro de 1954, em Vila Viçosa, onde reside. É professor (reformado) e membro da Comissão Concelhia de Vila Viçosa do PCP. Para além dos vários mandatos autárquicos que desempenhou ao longo dos últimos anos, teve responsabilidades noutros órgãos, de âmbito distrital e nacional: foi membro suplente do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios, presidente da Assembleia Distrital de Évora e membro do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Distrito de Évora.

Conselho de Administração da ULSAALE reuniu no Centro de Saúde de Campo Maior

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) realizou esta quarta-feira, dia 12 de março, uma reunião de trabalho no Centro de Saúde de Campo Maior, numa ótica de descentralização que irá promover estas reuniões nos quinze concelhos do distrito.

O presidente do Município, Luís Rosinha, a primeira secretária da Assembleia Municipal, Anabela Carrilho, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Degolados e S. João Baptista, João Cirilo e Miguel Tavares, respetivamente, também foram convidados a participar neste momento.

Durante a reunião foram abordadas questões relacionadas com o funcionamento do Centro de Saúde e com as relações entre os profissionais de saúde e a comunidade.

Elvas acolhe partida de etapa da Vuelta Ciclista a Extremadura esta sexta-feira

A cidade de Elvas acolhe, esta sexta-feira, 14 de março, a partida da primeira etapa da Vuelta Ciclista a Extremadura 2025.

A partida será dada, ao meio-dia (hora portuguesa), junto ao Aqueduto da Amoreira, sendo que esta primeira etapa ligará Elvas a Badajoz, terminando na Avenida Entrepuentes, por volta das 15h30.  

Esta será a primeira vez que Elvas acolhe uma partida da Volta à Extremadura, com a presença de centenas de atletas. O público poderá à prova assistir nos locais estabelecidos para o efeito.