Jordi Meeus vence terceira etapa da Volta ao Algarve

Jordi Meeus (RedBull-BORA) venceu esta sexta-feira, 21 de fevereiro, a terceira etapa da 51ª Volta ao Algarve, após bater no sprint Alberto Gainese (Tudor ProCycling) e Biniam Girmay (Intermaché-Wanty).

Esta terceira etapa, que ligou Vila Real de Santo António a Tavira, ao longo de 183,5 quilómetros, ficou marcada por uma queda aparatosa de Iúri Leitão nos últimos metros.

Terminada esta terceira etapa, Jan Christen (UAE Team Emirates) mantém a camisola amarela, com o companheiro de equipa João Almeida a ocupar a segunda posição e Laurens De Plus a terceira.

Amanhã, a quarta e penúltima etapa da prova, irá unir Albufeira a Faro numa distância de 175,2 quilómetros.

Torneio da Malha “João Brioso” disputa-se este sábado na Terrugem

O 29º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” vai decorrer, ao longo de dez jornadas, entre 15 de fevereiro e 25 de abril, numa organização da Câmara Municipal de Elvas, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho e Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

As jornadas vão ter lugar nas freguesias rurais do concelho, este sábado, dia 22 de fevereiro, às 14h30, vai ter lugar na Terrugem, no recinto das escolas primárias.

As dez jornadas de confraternização e convívio terminam a 25 de abril, feriado, na Praça da República de Elvas.

Tribunal de Évora absolve todos os arguidos no caso da derrocada da estrada entre Borba e Vila Viçosa

Os seis arguidos do caso da derrocada da Estrada Municipal 255, entre Borba e Vila Viçosa, para o interior de pedreiras, que provocou cinco vítimas mortais, em 2018, foram hoje, 21 de fevereiro, absolvidos pelo Tribunal de Évora de todos os crimes de que eram acusados.

Entre os arguidos encontravam-se o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, e o vice-presidente, Joaquim Espanhol. Também Bernardino Piteira e José Pereira, funcionários da Direção-Geral de Energia e Geologia, a empresa exploradora da pedreira e o responsável técnico Paulo Alves eram arguidos no processo.

De recordar que foi na tarde de 19 de novembro de 2018 que se deu o fatídico acidente, no qual morreram dois trabalhadores de uma empresa de extração de mármore numa pedreira em atividade e outros três homens, que seguiam em duas viaturas, no troço de estrada colapsada. Estes três homens morreram depois de caírem para o plano de água de uma pedreira inativa.

Moto Clube de Elvas reúne motards de todo o país e estrangeiro para celebrar o seu 33º aniversário

O Moto Clube Alentejano de Elvas festeja, este sábado, 22 de fevereiro, o seu 33º aniversário, que se assinalou nesta terça-feira, dia 18.

A festa, à semelhança do que tem vindo a acontecer, é fechada ao público, dada a participação de muitos motards, não só da região e do país, mas também do estrangeiro, e que começam a chegar a Elvas já esta sexta-feira, revela o relações públicas do Moto Clube, Luís Rosário. “Vamos continuar a receber clubes de norte a sul do país e da Europa e gostaríamos de ter o clube aberto ao público em geral, mas é uma festa que já envolve muita gente e temos de o reservar para estes moto clubes”, esclarece.

Música ao vivo, tanto durante a tarde, com José Mateus, assim com os Soversion, a partir das 23 horas, após o habitual jantar convívio, são os principais ingredientes desta festa de aniversário. Haverá ainda espaço para a entrega de lembranças e uma after party, até altas horas da madrugada, a cargo do DJ Pekas.

Luís Rosário diz ainda que, nesta altura de festa, é tempo de recordar aquilo que de bom se viveu no Moto Clube, ao longo destes 33 anos. “Lembramos sempre aqueles que nos foram deixando, ao longo deste percurso, que, infelizmente, já foram alguns, mas que continuam sempre connosco”, acrescenta.

“Aquela casa tem sido uma casa de muitas iniciativas, de muitas deslocações, de muitas representações da nossa cidade, não só no país, mas também por essa Europa fora, e depois não podemos esquecer a parte social e solidária que temos vindo a desenvolver, que acredito que tenha vindo a fazer a diferença”, diz ainda o responsável. A esperança é que estes 33 anos de Moto Clube, que continua a ser o espaço de eleição, em Elvas, para a animação noturna, aos fins de semana, se “possam multiplicar”.

Apresentação do grupo BNI EuroCity Campo Maior decorreu esta quinta-feira

O lançamento do grupo BNI EuroCity Campo Maior teve lugar esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, no Restaurante Aperta. A marcar presença na apresentação esteve o presidente do Município, Luís Rosinha, esteve presente.

Este grupo, que irá reunir semanalmente, junta doze empresários da região de diferentes setores de atividade, e alguns em lista de espera, cujos principais objetivos são a troca de contactos e referências, bem como a criação de relações comerciais.  

O autarca deixou uma mensagem positiva a todos os presentes, destacando a importância deste grupo para o concelho, apresentando uma capacidade acrescida de resposta aos desafios que forem surgindo. 

O diretor executivo do BNI, António Afonso, proferiu uma menção honrosa ao presidente do Município, Luís Rosinha, por este ter sido o impulsionador deste projeto no concelho. 

O Business Network Internacional é uma organização profissional de negócios em que o princípio básico assenta na construção de relações de confiança, promovendo a criação de negócios entre todos os membros.

Transferências bancárias imediatas têm novos custos em 2025

Desde 9 de janeiro de 2025 que os bancos deixaram de poder cobrar mais pelas transferências imediatas do que pelas normais. Em termos práticos, isto significa que ficou mais barato enviar dinheiro em menos de dez segundos.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, as transferências imediatas representam pouco mais de 5% do total de transferências realizadas anualmente, um valor bastante abaixo da média de 15,5% registada na União Europeia.

Um dos principais obstáculos à fraca utilização destas transferências estava relacionado com os custos significativamente superiores aos das transferências normais.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Noite volta a ser de fado na sede da Arkus esta sexta-feira em Elvas

A noite desta sexta-feira, 21 de fevereiro, na sede da associação juvenil Arkus, na Avenida 14 de Janeiro, em Elvas, volta a ser de fado.

Os fadistas Joana Capelas, Mariana Guerra e o Coronel Varandas serão acompanhados por Paulo Cachinho, na guitarra portuguesa, e Joaquim Ferreira, na viola de fado. José Martins terá também oportunidade, durante o serão, de declamar vários poemas.

O início do evento, que está marcado para as 20 horas, inclui jantar.

Tradicional Matança do Porco de regresso a Degolados este sábado

A XV Matança do Porco Tradicional em Degolados, no concelho de Campo Maior, vai ter lugar este sábado, dia 22 de fevereiro, no Centro Polivalente da freguesia.

Embora esta seja uma matança improvisada, o almoço será de acordo como manda a tradição, que segundo João Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados, vai permanecer “com a sopa de cachola e as presas no alguidar, acompanhado de animação musical” e momentos de convívio. 

Este ano a matança do porco “já conta com alguns inscritos, embora continuem a ser poucos, porque de acordo com o registo dos anos anteriores, a adesão por parte da população a esta iniciativa é mais significativa na última semana em que as inscrições estão abertas”, indica João Cirilo.

Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Degolados vai contar com animação musical a cargo de Bruno Pires.