O jantar de comemoração do 97.º aniversário do clube União Futebol de Degolados decorreu este sábado, dia 15 de fevereiro. O clube celebrou os seus 97 anos no passado dia 5 de fevereiro. No jantar estiveram presentes sócios e o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha.
Durante o evento o presidente da UFD, Florival Cirilo, e os restantes membros da direção procederam à entrega de pins aos sócios com 25 anos de ligação ao clube e também homenagearam a primeira equipa da UFD a disputar o campeonato distrital de futebol sénior em 1998/99.
Nelson Caldeira subiu ao palco e animou esta noite junto de todo o público onde se cantou os parabéns por mais um ano de desporto em Degolados.
Os vereadores Paulo Pinheiro e Fátima Vitorino, o executivo da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, Olga Madeira e Bruno Marques, e o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo, marcaram presença no evento.
”O Elvas” venceu esta tarde na Marinha Grande, a equipa local por 2-0, com golos de Lucão, aos 17 minutos e Rúben Cardoso aos 64.
Com esta excelente vitória, os azul e ouro somaram 46 pontos, mantendo a liderança e a distância para o Arronches e Benfica que venceu em Peniche por 2-1 e o Fátima que venceu pelo mesmo resultado em Coimbra.
O Município de Vila Viçosa procedeu, na passada terça-feira, 11 de fevereiro, à entrega de apoio pecuniário a quatro famílias do concelho de Vila Viçosa, no âmbito do programa de apoio à natalidade.
Este programa tem como objetivo contribuir para a fixação e atração de jovens ao concelho de Vila Viçosa, bem como o aumento da taxa de natalidade.
Este apoio é atribuído de acordo com o regulamento em vigor, que prevê 750 euros para o primeiro filho, mil euros para o segundo e 1.250 euros para o terceiro.
O Salão dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior recebeu o Festival das Sopas, um evento cujas receitas reverteram a favor da viagem a Roma para os jovens campomaiorenses que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
Para além de alguns restaurantes do concelho terem aderido a esta iniciativa, o início da noite foi animado por João Caçoilas e pelo Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano”.
O deputado da Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, e a vereadora São Silveirinha marcaram presença neste evento solidário.
O Centro Ciência Viva de Estremoz recebe, de 8 a 10 de maio, o XVIII Congresso Nacional “Cientistas em Ação”.
Acompanhados pelo professor, podem participar na iniciativa alunos de todas as instituições de ensino, públicas e privadas, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, individualmente ou em grupo (até quatro elementos). O professor deverá proceder à inscrição dos alunos em www.ccvestremoz.com até 4 de abril.
Organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, pretende-se com o XVIII Congresso Nacional Cientistas em Ação “fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação dessas ideias à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica”.
Com âmbito nacional, “pretende-se assim promover o espírito científico dos jovens, através da realização de pequenos projetos científicos nos quais o ensino experimental se revela uma prioridade. Terá ainda lugar, a atribuição de apoios vários aos três melhores trabalhos por níveis de ensino (1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Ensino Secundário). Privilegia-se a comunicação científica, a qual é reflexo do trabalho realizado com o professor em sala de aula”. Em contexto de Congresso, esta comunicação é apresentada e defendida perante os colegas, investigadores, cientistas e elementos do júri, em painéis e por nível de escolaridade, à semelhança de um verdadeiro Congresso Científico.
Os trabalhos a elaborar devem estar sempre relacionados com a temática geral do funcionamento do nosso Planeta. No entanto, “ao ter-se optado pela Terra como tema central, de modo nenhum se limitam os projetos às disciplinas de Ciências Naturais, Biologia/Geologia. Com efeito, o funcionamento do nosso planeta só pode ser compreendido pela conjugação de várias ciências como a Física, a Química, a Informática ou a Biologia”.
Os trabalhos devem ser acompanhados com um resumo, máximo de duas páginas, contendo os objetivos, materiais, métodos, resultados e discussões e, deverá ser enviado em formato digital até dia 11 de abril de forma a constar no Livro de Resumos 2025.
No Congresso, os trabalhos são apresentados pelos jovens cientistas, sob a forma de atividade experimental e/ou maqueta, acompanhados de uma comunicação oral.
A 33ª Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas correu-se na manhã deste domingo, dia 16 de fevereiro, com partida da Avenida de Huelva, na cidade espanhola, e com chegada Estádio Municipal de Atletismo. Esta edição contou com a presença de 350 atletas.
Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Elvas, em coorganização com a Fundação Municipal de Desportos do Município de Badajoz e o Clube Elvense de Natação, e contando com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.
Hermenegildo Rodrigues, vereador da Câmara Municipal, pensa que nesta 33ª edição “foi finalmente encontrado um caminho”. “Estamos em franca recuperação”, acrescenta.
“Foi preciso um grande apoio do Município de Badajoz, na pessoa de Juan Parejo, do Clube Elvense da Natação, que deixo um profundo reconhecimento por tudo aquilo que fez, e claro, a todos os clubes de Badajoz e Portugal” realça o autarca.
O objetivo, aquando da apresentação da prova, no final do mês passado, era chegar aos 500 participantes. No entanto, este ano, a meia maratona, contou com 350 atletas a correr. “Obviamente quando nós partimos para os objetivos, os mesmos têm que ser altos, senão não vale a pena, e esse sim foi um objetivo alto (o de chegar aos 500 atletas nesta edição). Eu diria que nas últimas edições tivemos menos que um terço dos participantes que tivemos nesta edição. Partiram nesta edição 350 atletas”, conclui Hermenegildo Rodrigues.
Já Juan Parejo, da Fundação Municipal de Desportos do Município de Badajoz, mostrou-se “muito feliz por a prova que une as duas cidades fronteiriças voltar acontecer passado três anos sem se realizar”.
Após a prova parecer “estar condenada a desaparecer”, no tempo em que não foi realizada, José Caldes, presidente do Clube Elvense de Natação, ao ver a Meia Maratona a voltar a Badajoz e Elvas, diz ser “uma sensação muito boa e de missão cumprida”.
Numa extensão de 21 quilómetros, Carlos Gazapo foi o primeiro atleta atravessar a meta. Depois de “muitos anos” sem participar na prova, Carlos Gazapo, descreve o sentimento de ganhar “como muito bom”.
Já Raquel Cabaço, foi a primeira atleta, da prova feminina, a chegar à meta. Apesar “do percurso ser muito duro, principalmente, nos últimos quilómetros que são só a subir”, a atleta, refere que a sensação de vencer, por sua vez, “é muito boa, é uma sensação de superação”.
O Carnaval regressa a Vila Viçosa, mais concretamente à Praça da República e à Avenida Bento de Jesus Caraça, dia 2 de março, pelas 15h.
A iniciativa conta com a organização da Associação Calipofoliões de Vila Viçosa, com o apoio do Município de Vila Viçosa e da Junta de Freguesia das Nossa Senhora da Conceição e de São Bartolomeu.
Para Miguela Ventura, membro da Calipofoliões, a diversão “é sempre o nível mais alto” que a associação pretende atingir neste Corso Carnavalesco de Vila Viçosa. Com as inscrições ainda a decorrer, Miguel Ventura adianta que “estão inscritos, de momento, 750 participantes” sendo este “talvez um dos maiores carnavais do distrito de Évora este ano”.
O Corso Carnavalesco de 2025 de Vila Viçosa “vai ter algumas novidades” segundo Miguel Ventura, nomeadamente, a presença da cantora “Ana Malhoa, como rainha do Carnaval, e as participações especiais do Grupo Carnavalesco das Marchas do Alto do Pina e da Academia de Dança Internacional Vanessa Silva”.
Neste momento de folia na tarde de dia 2 de março na vila Calipolense, vão estar representadas as Juntas de Freguesia de Vila Viçosa, a Junta de Freguesia de Borba e “outros grupos de concelhos vizinhos que quiserem aliar-se ao Corso Carnavalesco”, realça Miguel Ventura.
Relativamente aos grupos, sendo que “cada um tem o seu tema”, Miguel Ventura desafia “os grupos fora do concelho de Vila Viçosa a participar no Corso Carnavalesco, que tem inscrições abertas até dia 20 de fevereiro”, através do página do Facebook da Associação Calipofoliões, ou do e-mail calipofolioes.acvv@hotmail.com, ou ainda um dos seguintes contactos: 964319852 ou 961977186.
No decorrer da reunião da Assembleia Municipal de Elvas desta quinta-feira, 13 de fevereiro, os deputados aprovaram, por unanimidade, uma moção de censura relativa às portagens que continuam a ser cobradass na A6, entre Elvas e a Marateca, e que chegará ao Parlamento.
Para o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, esta moção “só peca por tardia”. “Não faz sentido nenhum que hoje já não se pague grande parte das scuts – vamos para a Via do Infante, para o Algarve, e também já não pagamos – e o compadre alentejano do interior do país tem de continuar a pagar por andar na A6”, acrescenta o autarca.
Considerando que foi “muitíssimo bem” aprovada por unanimidade, Rondão Almeida explica que agora a moção chegará “à Assembleia da República, aos grupos parlamentares de todos os partidos e ao Presidente da República”. “Que faça alguma coisa nesta parte final do seu mandato”, diz ainda, referindo-se a Marcelo Rebelo de Sousa.
Campo Maior está representado na 26ª Feira dos Mayores que decorre nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, até este domingo, dia 16 de fevereiro. No stand da vila, as flores de papel estão em destaque, como forma de caracterizar as festas do povo.
Mariana Ginga, da Oficina da Flor de Campo Maior, está a ensinar no evento como se faz as emblemáticas flores de papel “pelo segundo ano consecutivo”. “As flores de Campo Maior é para dar um incentivo às festas do povo, nós (campomaiorenses) queremos que sim, mas o povo é que decide”.
A representar a Oficina da Flor, em Campo Maior, no Museu Aberto, Mariana Ginga adianta que na Feira dos Mayores “o povo vem ver as flores de papel e experimenta fazer a sua própria flor de papel”.
A programação (todas as atividades no fuso horário de Espanhol) da 26ª edição da Feira dos Mayores para este sábado, dia 15 de fevereiro, conta: 11h, a Pista de Baile vai receber a Clase de Acondicionamiento Físico; às 12h30, também no mesmo local, vai ter palco o Baile dos Enamorados com Suso Sánchez-Royal Band; às 16h, no auditório da IFEBA, CM Campomayor e San Andrés de Badajoz com Recital de Canciones Populare; às 17h, também no auditório da IFEBA, atuação do coro “Joaquín Ferández Picón” da Universidad de Mayores de Extremadura; também às 17h, vai ter lugar Guateque com “Los Presbicious”; às 18h, no auditório da IFEBA, vai subir a palco o teatro CM Campomayor de Badajoz e o Grupo Retama com “Alubias com Chorizo”, e, por fim, também às 18h, na Pista de Baile, o Suso Sánchez-Royal Band.