Município de Campo Maior assinala Dia de São Valentim pelos restaurantes e snack-bars da vila

De forma a assinalar o Dia de São Valentim, o Município de Campo Maior distribuiu pelos restaurantes e snack-bars aderentes uma lembrança alusiva a esta data. 

Deste modo, aqueles que na noite de 14 de fevereiro forem comemorar com a sua cara metade ficarão ligados com este gesto de amor. 

Restaurantes aderentes: “Azeitona Tapas Bar”; Cafetaria “J”; “Casa do Benfica N.º1” em Campo Maior; Cozinha do Mercado – “Herdade dos Adaens”; “Encontros Improváveis”; Gelataria “O Grazina”; “Lotus Temakeria”; Pastelaria “Ibérica”; “Perinuga”; Restaurante “O Faisão”; Restaurante “O Tarro”; Restaurante “Primavera”; Restaurante “Raízes do Alentejo”; Restaurante “Trindade”; “São Pedro” Restaurante; Só Petiscos; Taberna “O Ministro”; “Tallentus”; “Tasca da Nicole”; “Vila Bar”. 

Filme “Conversas com o Diabo” apresentado em Campo Maior este sábado à noite

O filme “Conversas com o Diabo”, para maiores de 14 anos, vai estar em exibição, na noite deste sábado, 15 de fevereiro, no Centro Cultural de Campo Maior.

A sessão tem início às 21h30, sendo que os bilhetes, com um custo de 3,50 euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou no Centro Culltural.

Sinopse do filme: “31 de outubro de 1977. Jack Delroy, apresenta o talk show ‘Noctívagos’, que há muito faz companhia aos sofredores de insónias de todo o país. Um ano após a trágica morte da mulher de Jack, as audiências estão a cair a pique. Desesperado para mudar a sua sorte, Jack planeia um programa especial de Halloween como nunca se viu, sem saber que está prestes a libertar o mal nas salas de estar dos Estados Unidos”.

Coronel Saragoça Ribeiro é o novo comandante do Centro de Formação da GNR de Portalegre

Teve lugar esta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse do novo comandante da Centro de Formação de Portalegre da Escola da Guarda, Coronel Pedro Filipe Saragoça Ribeiro, presidida pelo Comandante da Escola da Guarda Nacional Republicana, Major-General Nuno Miguel Parreira da Silva. O evento teve lugar nas instalações do Quartel de São Bernardo, em Portalegre.

O Coronel Pedro Filipe Saragoça Ribeiro tem 45 anos e é natural do concelho de Gavião, distrito de Portalegre. É Licenciado em Ciências Militares, na especialidade de Segurança, pela Academia Militar, e é detentor de um mestrado em Direito e Segurança que lhe confere, o título de Auditor de Segurança Interna, pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa. Possui, entre outras habilitações académicas, uma Licenciatura em Direito e uma Pós-graduação em Ciências Criminais pela Universidade Moderna e uma Pós-graduação em Ciências Militares e Policiais pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 2002, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, de entre as quais se destacam: Comandante de Destacamento Territorial, Comandante do Pelotão de Intervenção Rápida para o Campeonato Europeu de Futebol – UEFA EURO 2004, Oficial de Tiro, Oficial de Segurança, Oficial de Justiça, Comandante de Companhia, Formador na Escola da Guarda, Formador de Direito na Guiné-Bissau no âmbito de uma Missão Internacional de Cooperação Técnico-Profissional, Chefe da Secção de Formação/Planeamento e Avaliação, Comandante de Batalhão Escolar, Chefe da Secção de Recursos Logísticos e Financeiros, Chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal, Chefe da Divisão de Procedimentos Não Sancionatórios da Direção de Justiça e Disciplina e 2.º Comandante do Centro de Formação de Portalegre. Em acumulação, exerceu funções como professor na Academia Militar e no Instituto Universitário Militar e atualmente exerce também o cargo de Assessor Militar da GNR no Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto. Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.

No Centro de Formação de Portalegre, criado em 1985 com a designação de Centro de Instrução de Praças, foram ministrados até à presente data, 54 Cursos de Formação de Guardas, tendo formado aproximadamente 22.000 novos militares da Guarda Nacional Republicana, equivalente a mais de 88% do efetivo global da Instituição.

Delta Cafés é o café oficial da gala do Guia Michelin Portugal 2025

Depois de se ter estreado na primeira gala do Guia Michelin Portugal, a Delta Cafés volta a ser o café oficial do evento de referência do sector da gastronomia, e promete elevar, uma vez mais, a experiência gastronómica, proporcionando momentos inspiradores aos 500 convidados esperados no próximo dia 25 de fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Esta cerimónia promete ser um tributo à excelência culinária da região do Porto e Norte de Portugal, destacando a excelência e a alta cozinha que caracterizam o país e contribuindo para reafirmar a riqueza da gastronomia portuguesa.

A Delta Cafés irá proporcionar a todos os visitantes a oportunidade de experimentarem e saborearem o lote de café Harvest, uma mistura intensa e encorpada, com notas aromáticas e cítricas, onde persistem toques de mel e fruta madura, criada a partir de café cultivado com as melhores práticas ambientais e éticas, garantidas pela certificação Rainforest Alliance. Para além disso, a marca oferece também um serviço especializado de barista, com diversas experiências à base de café, para que não faltem momentos verdadeiramente inspiradores.

Já, Alardo, marca de água do Grupo Nabeiro, é também presença confirmada na gala, celebrando a gastronomia portuguesa e elevando os momentos à mesa. Proveniente da Serra da Gardunha, desde 1916, Alardo destaca-se pelo seu baixo teor de sódio, mineralização muito reduzida e um pH quase neutro.

A apresentação do evento está a cargo de Marta Leite Castro que este ano vai anunciar as Estrelas, juntamente com a chef pasteleira e jurada do Masterchef Portugal Juliana Penteado, a quem caberá receber os convidados na passadeira vermelha. O jantar será marcado pela tradição e inovação culinária e coordenado pelos chefs galardoados com duas estrelas Michelin a norte, Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova, Ricardo Costa, o The Yeatman, e Vítor Matos, do Antiqvvm.

A presença e apoio da Delta Cafés a esta iniciativa reforça o compromisso da marca com a alta cozinha portuguesa e o seu contributo para a projeção de Portugal enquanto destino turístico de excelência e de experiências gastronómicas inigualáveis.

Marco Nanita, Diretor de patrocínios do Grupo Nabeiro-Delta Cafés reforça “É com muita satisfação que renovámos o apoio à Gala Michelin e voltamos a marcar presença pelo segundo ano consecutivo neste evento gastronómico de prestígio, que premeia os profissionais e a qualidade da restauração. Mais do que uma parceria, é também um privilégio acompanhar a evolução da gastronomia portuguesa, que continua a dar cartas além-fronteiras, colocando Portugal na rota dos grandes destinos gastronómicos”.

O Guia Michelin é uma referência global na área da gastronomia, presente em quatro continentes e em mais de 40 países.

Direitos que os consumidores têm na compra de bens recondicionados na rubrica da DECO

Já existem muitos produtos usados, especialmente consolas, telemóveis e computadores à venda. Embora não sejam a estrear, estes bens são formatados e apresentam-se a funcionar na sua plenitude. Os preços, por norma, são bem mais apelativos  do que o dos novos, fazendo com que muitos consumidores optem por este tipo de negócio.

 Mas surge sempre a dúvida “e se der problemas? Posso reclamar? Tenho direitos?”.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Unidade de Hospitalização Domiciliária de Reabilitação do Hospital de Elvas já em funcionamento

A nova Unidade de Hospitalização Domiciliária de Reabilitação do Hospital de Santa Luzia de Elvas, entrou esta sexta-feira, 14 de fevereiro, em funcionamento. Com uma lotação de dez camas, esta nova unidade irá servir os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte.

Também a nova Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, inicia hoje atividade com dez camas, para dar resposta aos utentes dos concelhos de Portalegre, Alter do Chão, Crato, Marvão, Monforte e Nisa. De momento, já três doentes beneficiam deste serviço, faz saber a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo.

Com esta nova fase, a ULS Alto Alentejo aposta “na construção de uma comunidade saudável e com respostas de proximidade e domiciliação de cuidados, totalizando a partir de hoje 30 camas de Hospitalização Domiciliária”. Às novas 20 camas, juntam-se as dez que Elvas já tinha ao dispor da população.

De acordo com Miguel Lopes, presidente do Conselho de Administração da ULS Alto Alentejo, “com esta nova oferta, a ULS Alto Alentejo consolida a aposta em respostas de proximidade e adequadas às necessidades da nossa comunidade”.

Ao todo, os serviços de Hospitalização Domiciliária contam com o empenho de cerca de 30 profissionais da ULS Alto Alentejo, entre corpo clínico, enfermagem, técnicos e administrativos.

Elvas: 29º Torneio da Malha “João Brioso” arranca este sábado em Santa Eulália

A 29ª edição Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” arranca este sábado, 15 de fevereiro, com a primeira jornada a ser disputada no Campo Picão Caldeira, em Santa Eulália, a partir das 14h30.

Promovido pela Câmara Municipal de Elvas, o torneio, explica o presidente Rondão Almeida, conta agora com a organização da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa. “Nós deixamos isto nas mãos do nosso presidente da junta de freguesia, que vai fazer ele a organização e depois acabaremos por fazer também, evidentemente, o encerramento em São Vicente”, começa por dizer o autarca.

“Quisemos revitalizar, trazer para os dias de hoje, um desporto tradicional, porque, quando cheguei a Elvas, jogava-se à malha só em dois ou três sítios. Ao pé da Raposeira – lembro-me bem –, foi aí que fui assistir ao primeiro jogo e que me ocorreu a ideia de fazer um torneio para envolver todas as freguesias neste desporto”, recorda Rondão Almeida.

Atualmente, são cerca de “150 atletas que percorrem, durante o torneio, todas as freguesias”, culminando com um almoço de confraternização. “É isto que é interessante: trazer para o presente a obra dos nossos antepassados, para podermos dar-lhe corpo e reparti-la com os nossos descendentes, para que a história na acabe”, diz ainda.

O torneio, que se estende ao longo de dez jornadas, termina, como habitualmente, na Praça da República de Elvas, na manhã do feriado de 25 de abril. Até lá, e passando por todas as freguesias do concelho, o torneio inicia-se sempre às 14h30. A Câmara Municipal, na organização do torneio, conta com o apoio das juntas de freguesia do concelho e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Associação de Beneficiários do Caia alerta agricultores para realização de possíveis descargas

Devido ao volume de água armazenado na Barragem do Caia, a Associação de Beneficiários está a alertar os agricultores, dos concelhos de Campo Maior e Elvas, proprietários de prédios rústicos junto ao Rio Caia, para a possibilidade de, em breve, haver necessidade de se realizarem descargas.

Ainda que sem datas previstas para a realização dessas mesmas descargas, o gestor da Associação de Beneficiários do Caia, Luís Rodrigues, explica que “convém alertar as pessoas de antemão”, numa altura em que a barragem tem “um volume considerável” de água armazenada.

“Temos de ir acompanhado, dia a dia, e ver qual é a evolução da barragem, para depois, quando chegar por volta dos 185 milhões (metros cúbicos de água) se fazer a descarga”, adianta. Desde que começou a chover, a barragem registou já “um encaixe de cerca de 19 milhões” de metros cúbicos de água.

Luís Rodrigues diz ainda ser importante alertar, com antecedência quem tem, sobretudo, animais, nas zonas das margens do Rio Caia, para que tomem as devidas precauções. “Há muitas bombagens junto ao rio, podem haver animais junto ao rio, podem haver haveres de proprietários e, nesse sentido, convém alertar de antemão para que depois não hajam constrangimentos”, remata o responsável.

O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é, atualmente, de mais de 168 milhões de metros cúbicos, tendo já atingido quase 89% da sua capacidade máxima de armazenamento, que é de 190 milhões de metros cúbicos.

Dia mais romântico do ano celebra-se esta sexta-feira

O Dia de São Valentim ou o Dia dos Namorados, considerado o dia mais romântico do calendário, é celebrado esta sexta-feira.

Em Portugal, a data assinala-se a 14 de fevereiro, dia da morte do Bispo Valentim que, no século III depois de Cristo, desrespeitou a ordem do Imperador Romano Cláudio, de proibir o casamento, ao realizar estas cerimónias.

Para saber o que os ouvintes pensam sobre este dia, o jornalista Francisco Mascarenhas saiu à rua.

Como manda a tradição, para marcar este dia, existe um diverso leque de opções para os mais românticos, desde jantares com um menu especial, como casais que saem para uma ida ao cinema. São muitas as opções para comemorar esta data e aproveitar o dia com a cara metade.