McDonald’s equipa traquinas e petizes de “Os Elvenses”

As equipas de Traquinas e Petizes do Clube de Futebol “Os Elvenses” têm novos equipamentos, oferecidos pelo McDonald’s de Elvas. A entrega foi feita no final desta tarde aos jovens futebolistas, no restaurante.

Ricardo Sá Nuno, empresário responsável pelo franchising na cidade, indica que este protocolo com o Clube de Futebol “Os Elvenses” faz parte do leque de protocolos que o McDonald´s de Elvas tem com outros clubes da cidade. “Nós desde que iniciamos a atividade em Elvas, criamos protocolo com o Ruby Clube de Elvas e com o próprio Clube de Futebol “O Elvas”, onde apoiamos as camadas jovens em ambos os clubes. O Clube de Futebol “Os Elvenses” é uma forma de dar continuidade a esse apoio”, refere.

“Nós, por norma, sempre nos envolvemos com a comunidade, como por exemplo também o apoio à Casa de Acolhimento “Os Cucos”. Aquilo que nós procuramos é tentar perceber quais são as reais necessidades que estas instituições têm e apoiar nesse sentido”, realça Ricardo Sá Nuno.

Já Manuel Martins, presidente do Clube de Futebol “Os Elvenses”, explica que este protocolo de colaboração teve início “desde novembro com o contacto que o próprio Ricardo Sá Nuno estabeleceu e ofereceu os equipamentos”. “É uma oferta que ele (Ricardo Sá Nuno) quer fazer ao Clube de Futebol “Os Elvenses” e nós agradecemos. É bom para todos. Nós não tínhamos dinheiro para equipamentos agora temos equipamentos novos para os mais pequenos”, adianta.   

Manuel Martins e candidatura ao cargo de presidente do Clube de Futebol “Os Elvenses”

Ainda no final desta tarde, no decorrer da entrega das camisolas com o símbolo do franchising às equipas de Traquinas e Petizes do Clube de Futebol “Os Elvenses”, Manuel Martins, revelou que já não se ia candidatar novamente ao cargo de presidente do clube “Os Elvenses”. Dia 26 temos eleições, eu não vou seguir, pelo menos como presidente, não sei se entrarei em alguma lista, mas como presidente já não. Já são muitos anos no clube e é como quem diz que venha malta nova, porque para mim já está tudo bem. É necessário pessoal novo com outras ideias e que isto siga para a frente”.

Portalegre: seminário sobre “Educação para o Futuro” na BioBIP no dia 26

O seminário sob o mote “Educação para o futuro: Reduzir Lacunas e Potenciar Competências com as Soft Skils” vai decorrer dia 26 de fevereiro, na sala 235 na BioBIP, no Campus Politécnico, às 9h30.

Este seminário tem o objetivo de contribuir para o debate entre IES e empregadores sobre o desenvolvimento das competências-chave dos alunos e as exigências do mercado de trabalho no futuro.

Especialistas e convidados irão discutir, entre outros assuntos: competências para o mercado de trabalho do futuro – a relevância das Soft Skills; construir pontes entre educação e mercado de trabalho; ferramentas para a empregabilidade ,e, apresentação dos resultados desenvolvidos no projeto.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição a partir do link.

Portalegre: ministra do Ambiente e Energia inaugura edifício Porta do Parque

O Centro de Interpretação do Complexo Turístico da Quinta da Saúde e Porta do Parque Natural da Serra de São Mamede, em Portalegre, foram inaugurados no passado sábado, 8 de fevereiro, na presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, e de muitos portalegrenses.

“A coexistência destas duas infraestruturas é demonstrativa da importância estratégica do Parque Natural da Serra de São Mamede como um dos principais ativos natural, paisagístico e turístico que importa preservar e valorizar”, diz a Câmara Municipal de Portalegre.

A expectativa da autarquia é que a Quinta da Saúde “possa voltar a ocupar o seu lugar como cartão-de-visita de Portalegre e montra dos seus produtos locais, ao mesmo tempo que evidencia uma forte componente de sensibilização para a preservação da biodiversidade, observação e interpretação da água na paisagem”.

Ilegalidades na Avaliação de Impacte Ambiental da Barragem do Pisão em destaque no Ambiente em FM

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco emitiu a 17 de janeiro a sentença do processo Pisão, no concelho do Crato, em que anulou a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) anexa ao Título Único Ambiental, emitido em setembro de 2022, e condenou a Agência Portuguesa do Ambiente a averbar no Título Único Ambiental a sentença de anulação.

A Quercus, juntamente com outras três Organizações Não-Governamentais, lideradas pelo GEOTA, apresentaram queixa ao tribunal acerca de diversos aspetos da DIA da Barragem do Pisão. O tribunal detetou diversas ilegalidades no processo o que provocou a anulação da sentença. Ou seja, o promotor da obra não acautelou diversas questões, cometendo ilegalidades que põem em causa todo o processo.

A Quercus mantém as críticas que tem feito desde o início do projeto, uma vez que a barragem e o regadio intensivo que vai promover, provocará grandes impactes ambientais.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre brilham no Interescolas 2025

A 20ª edição do Concurso Interescolas do Turismo de Portugal, realizada entre os dias 5 e 7 de fevereiro na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, terminou com grande sucesso para os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Dos nove alunos que representaram a escola, quatro conquistaram lugares no pódio, demonstrando talento, dedicação e excelência nas suas áreas de especialização.

O grande destaque vai para Leonardo Oliveira, que venceu a categoria de Gestão Hoteleira, garantindo o primeiro lugar. Também em evidência estiveram Carolina Rodrigues, que alcançou o 2.º lugar em Pasteleiro Júnior, Rute Condesso, distinguida com o 2.º lugar em Cozinheiro Bio, e Guilherme Velez, que conquistou o 3.º lugar no Decatlon.

Esta competição reuniu 150 alunos das 12 escolas do Turismo de Portugal, que competiram em 13 categorias distintas, desde Cozinha e Pastelaria a Gestão e Empreendedorismo. Os vencedores de cada categoria terão a oportunidade de representar Portugal em competições internacionais de prestígio: os Encontros Europeus da AEHT (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo), que se realizam na Suécia, e a Conferência Anual da EURHODIP (Associação Internacional para a Promoção da Formação em Hotelaria e Turismo), que terá lugar no País de Gales.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre esteve representada por nove alunos: André Servo (Cozinheiro Vegetariano), Carolina Rodrigues (Pasteleiro Júnior), Guilherme Velez (Decatlon), João Ramos (Taça Joaquim Janeiro), Leonardo Oliveira (Gestão Hoteleira), Marta Morais (Bar), Rute Condesso (Cozinheiro Bio), Sofia César (Empreendedorismo) e Tiago Papafina (Cozinheiro Aprendiz). Para além dos quatro alunos premiados, todos os participantes demonstraram profissionalismo e competência, elevando o nome da escola nesta competição exigente.

O Concurso Interescolas celebra 20 anos de promoção do talento e excelência na formação turística, reafirmando o compromisso do Turismo de Portugal com a qualificação e inovação no setor. O desempenho notável dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre reforça a qualidade da formação da instituição e o seu papel na preparação de futuros profissionais para a indústria do turismo.

Dezenas de campomaiorenses participam em Master Class solidária

O Pavilhão Municipal da Escola Secundária de Campo Maior foi palco, no passado sábado, dia 8 de fevereiro, de uma Master Class solidária, com o objetivo de arrecadar dinheiro em favor de Cátia Orelhas.

Durante esta Master Class, os professores Filipe Remudas, João Trindade, Leonel Bonito e Paula Jangita guiaram as dezenas de pessoas que se associaram à iniciativa nos exercícios desta manhã de desporto.

O momento contou com a presença do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha.

Rondão Almeida e os 24 anos da Rádio ELVAS: “que se repitam por muitos e muitos anos”

Neste dia, 10 de fevereiro, em que a Rádio Elvas celebra o seu 24º aniversário, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, começa por saudar os fundadores, aqueles que têm gerido os seus destinos e todos os colaboradores, que, aos longo destes 24 anos, “se têm empenhado em trazer para o público tudo aquilo que é a informação do que se vai passando no concelho”.

“Aquilo que desejo é que estes 24 anos se repitam por muitos e muitos anos, de forma a que a cidade de Elvas possa ter uma voz, que leva a todos nós aquilo que é a informação e aquilo que são os programas de entretenimento”, diz o autarca aos microfones da Rádio ELVAS.

Destacando o número de ouvintes que, diariamente, participa no programa “Discos Pedidos”, Rondão Almeida considera ainda ser “muito interessante que a Rádio ELVAS consiga estar em cima de todos os acontecimentos e ir ao encontro de tudo aquilo que os elvenses gostam de ouvir”.

Luís Rosinha: Rádio ELVAS tem sido “uma presença constante” na vida dos campomaiorenses

No dia em que a Rádio ELVAS celebra 24 anos desde o início das suas emissões regulares, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, deixa, a esta estação emissora, uma “mensagem de amizade”, em nome de todos os campomaiorenses.

“A Rádio ELVAS tem sido uma presença constante na vida de todos os nós, também com a questão da Rádio Campo Maior. O povo de Campo Maior revê-se naquilo que é o vosso trabalho diário e aproveito para deixar uma mensagem de carinho e de força a toda a administração e a todos os colaboradores: aos que estão e aos que já passaram”, diz o presidente.

Esperando que a resiliência destes 24 anos se possa manter por tantos outros, Luís Rosinha diz ainda que “Campo Maior estará sempre ao lado do trabalho” da Rádio ELVAS.

“Que nós, aqui em Campo Maior, continuemos a trocar informações convosco e que vocês continuem a fazer o excelente trabalho que fizeram nestes 24 anos”, remata o autarca.

Sor Carmen Maria dos Anjos celebra Profissão de Votos Simples no Mosteiro de Campo Maior

A Comunidade das Monjas Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição do Mosteiro de Campo Maior viveu, na manhã do passado sábado, dia 8 de fevereiro, a alegria da celebração da Profissão de Votos Simples da Sor Carmen Maria dos Anjos.

A Sor Carmen Maria dos Anjos, de 29 anos, é a mais nova de 12 irmãos, natural de Sevilha, mas viveu sempre na Diocese de Évora, para onde a família veio em missão no âmbito do Caminho Neocatecumenal.

“Depois de um tempo intenso de formação, de conhecimento de Deus, de si própria e da Comunidade no Noviciado, o Senhor chamou agora a Sor Carmen a dar um passo importante nesta sua caminhada: a consagração religiosa, entregando a sua vida a Deus, a exemplo de Nossa Senhora, através da profissão dos votos de Obediência, Sem-próprio, Castidade e Clausura, realizados por três anos nesta comunidade de Campo Maior da Ordem da Imaculada Conceição”, revela a Arquidiocese de Évora.

A Eucaristia, na qual a Sor Carmen fez a sua profissão religiosa, teve lugar na manhã deste dia 8 de fevereiro , na Igreja do Mosteiro em Campo Maior e foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.

Como forma de acompanhar esta irmã, celebrou-se na véspera, dia 7 de fevereiro, uma vigília de oração também na Igreja do Mosteiro.

O vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, esteve na Profissão de Votos Simples de Soror Carmen Maria dos Anjos.

24 aniversário de Rádio ELVAS

É dia de festa. A Rádio ELVAS assinala 24 anos de vida. Uma data que merece comemoração.

Mais do que recordar todos as etapas deste percurso, importa dizer que fomos testemunhas dos acontecimentos deste quase quarto de século da vida de Elvas, da região, e do Alentejo em geral.

Um passado que nos enche de orgulho, com o mesmo entusiasmo com que acompanhámos o projeto de candidatura, a atribuição da licença, a montagem dos estúdios, do emissor e das antenas, igual a cada dia de trabalho em que damos as noticias, recebemos as chamadas dos ouvintes e continuamos a ser voz de Elvas e do Alentejo, com a nossa música e boa disposição.

O Alentejo em FM começou com uma ideia simples, um projeto de rádio, e se alargou a cinco emissores que juntam ouvintes desde a fronteira espanhola até à beira Tejo, na maior cobertura de rádio no Alentejo, das estações independentes dos grupos nacionais, que com enorme resiliência e dedicação torna possível, dia após dia, 24 anos seguidos, estar com os melhores ouvintes do mundo.

A todos os que passaram por esta casa, estou grato pela colaboração, tal como a todas a empresas e instituições que investiram na divulgação dos seus eventos, produtos e serviços.

Parabéns Rádio ELVAS !

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio ELVAS