Trânsito cortado na estrada que liga Campo Maior a Degolados para remoção de camião

A Estrada Nacional 371, entre Campo Maior e Degolados, tem estado cortada ao trânsito, depois de ontem, 21 de janeiro, ao final da tarde, um pesado de mercadorias ter tombado na berma da via.

A estrada está cortada ao trânsito desde esse momento, sendo que os Bombeiros de Campo Maior informam que a circulação deverá ser possível, já a partir das 15 horas, após terminados os trabalhos de remoção da viatura da estrada.

Campo Maior: automóvel roubado à porta de casa do proprietário

Um automóvel ligeiro de passageiros foi roubado, esta quarta-feira, dia 22 de janeiro, em Campo Maior.

Trata-se de uma viatura de marca Audi (Allroad 3.0), com a matrícula 93-EM-19, de cor preta, que estava estacionada à porta de casa do proprietário.

A quem vir o automóvel ou que tenha alguma informação, o proprietário pede para que entre em contacto pelo 967 342 353.

CLDS “IUPI 5G Monforte” promove políticas de inclusão social

O CLDS, o Contrato Local de Desenvolvimento Social, de Monforte está de volta ao ativo, agora com a quinta Geração, denominado por “Integração: Unidos Promovemos a Inclusão 5G Monforte”, mais conhecido por IUPI.

Durante quatro anos, a operação aposta na colaboração entre parceiros para enfrentar o desemprego, criando soluções que promovam o emprego, a formação e a qualificação.

Helena Correia, coordenadora do CLDS 5G Monforte, indica que o programa anterior, intitulado de 4G, e o mais recente 5G, apresentam algumas diferenças. Enquanto “o CLDS 4G se caracterizou como um instrumento de combate à exclusão social com ações de proximidade, o CLDS 5G reforça a dimensão territorial como elemento essencial para a concretização de políticas de inclusão”. No entanto, realça, ambos os programas focam-se num único objetivo, “a promoção da inclusão social”.  

A “IUPI 5G Monforte” vai intervir no âmbito do Emprego, Formação e Qualificação (eixo 1), no Combate à Pobreza e à Exclusão Social das Crianças e dos Jovens (eixo 2) e, por fim, no Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social e de Cenários de Exceção (eixo 4).  

A quinta geração da operação “apresenta uma evolução e uma abordagem mais abrangente relativamente ao programa anterior, CLDS 4G”, reforça ainda a coordenadora da CLDS 5G Monforte.  

CLDS “IUPI 5G Monforte” está em função até 2028 e tem como entidade coordenadora a Câmara Municipal de Monforte.

Rastreio gratuito do Cancro da Mama em Elvas até 27 de fevereiro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza, até 27 de fevereiro, rastreios gratuitos do cancro da mama em Elvas.

Este rastreio destina-se a mulheres entre os 50 e os 69 anos, que são convidadas a realizar uma mamografia na unidade móvel, localizada junto ao Centro de Saúde, disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Com a realização destas mamografias, começa por explica coordenadora voluntária do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga, Cristina Bruno, procura-se detetar, “o mais precocemente possível, as fases pré-malignas ou pré-assintomáticas”, sendo este exame “diferente de todos os outros”, uma vez que “é de base populacional”.

O rastreio dirige-se a mulheres que não tenham qualquer alteração na mama, que não tenham próteses mamárias, que não tenham realizado mastectomia e que nunca tenham tido cancro da mama. Ainda que a faixa etária elegível para a realização do rastreio tenha já sido alargada a mulheres dos 45 aos 74 anos, a medida ainda não entrou em vigor.

As mulheres entre as idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos, refere Cristina Bruno, “são convidadas por carta, pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, a fazer o exame de diagnóstico”. Caso alguma mulher não receba a convocatória, “pode sempre apresentar-se na Unidade Móvel ou contactar o Grupo Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através dos números 915 999 890 ou 245 009 299”.

Feito o rastreio, o exame é estudado “por dois médicos radiologistas especialistas em senologia”. “Este exame é visto às escuras, ou seja, não há comunicação entre os dois médicos. No caso dos dois relatórios não coincidirem, a mulher é chamada para uma consulta clínica de aferição”, esclarece Cristina Bruno, lembrando que muitas mulheres ficam assustadas quando são convocadas para esta consulta. No entanto, “esta chamada não significa que tenha cancro, podendo apenas existir uma dúvida, que é muito importante clarificar”.  

Caso a suspeita do diagnóstico de cancro se confirme, a Liga Portuguesa Contra o Cancro “continua com o processo e encaminha a mulher para o hospital de referência da zona de residência”. 

O último rastreio, em Elvas, realizado em 2023, teve um taxa de participação de 64%: foram convocadas 3.489 mulheres , das quais apenas 2.248 compareceram. “Entre as 2.248 mulheres rastreadas, só sete foram encaminhadas para tratamento hospitalar”, revela ainda Cristina Bruno.

Cada mulher deverá realizar este rastreio de dois em dois anos. De recordar que o cancro da mama é o mais comum entre as mulheres. Em Portugal, anualmente, são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e aproximadamente 1.500 mulheres morrem com esta doença.

Mau tempo causa inundações nos concelhos de Elvas e Montemor-o-Novo

Devido ao agravamento do estado do tempo vivido nas últimas horas, causado pela depressão “Garoe”, a chuva e o vento acabaram por fazer alguns estragos, na região.

No concelho de Elvas, segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, foram registadas duas inundações, no Terreiro de João Domingues e na Rua Capela e Silva, na freguesia de Assunção. O alerta para as ocorrências foi dado entre as 6h30 e as 7 horas. As inundações não provocaram danos.

Já nos concelhos de Fronteira e Sousel foram registadas quatro quedas de árvores.

No que diz respeito ao distrito de Évora, de acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, em Montemor-o-Novo foi registada uma inundação, na sequência de um cano entupido na Quinta da Cruz. O alerta para a ocorrência foi dado às 00h10.

Todas as ocorrências estão resolvidas.

Portalegre: colisão em São Tiago provoca um ferido leve

Um ferido leve foi o resultado de um acidente, na tarde desta terça-feira, dia 21 de janeiro, em São Tiago, freguesia de Urra (Estrada Nacional 246 ao quilómetro 35), concelho de Portalegre.

O acidente resultou da colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um pesado de mercadorias. O alerta para a ocorrência foi dado às 16h25, sendo que a vítima, um homem de 22 anos, foi levado para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

Para o local foram mobilizados dez operacionais, entre Bombeiros Voluntários de Portalegre, GNR e Infraestruturas de Portugal, apoiados por quatro veículos.

Câmara de Campo Maior vai tornar mais cómodo o auditório do Centro Cultural

O auditório do Centro Cultural de Campo Maior vai ser alvo de uma remodelação, com a substituição de todas as cadeiras do espaço.

Com vista a tornar aquele espaço mais cómodo e confortável para todos aqueles que ali assistem aos mais diversos espetáculos, o investimento feito nesta intervenção, revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, situa-se “entre os 70 e os 75 mil euros”.

“Vamos substituir as cerca de 210 cadeiras do espaço, que já apresentavam algumas lacunas, também no sentido de dar mais condições àqueles que visitam o Centro Cultural. Eram cadeiras muito boas à data em que o Centro Cultural foi feito, mas o Centro Cultural já fez 21 anos e elas já precisavam de alguma manutenção, porque estavam constantemente a partir-se”, explica o autarca. A garantia, no final, é de um “um espaço quase de sofá”.

Sem datas ainda previstas para o início da intervenção, Luís Rosinha explica que a intenção é que esta venha a realizar-se numa “altura em que não haja muitos eventos culturais”. “Tentaremos faze-lo no menor espaço de tempo possível e numa altura em que possamos estar fechados, sem condicionar muito a agenda cultural municipal”, remata.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 98 milhões de euros

O sorteio do Euromilhões desta terça-feira, dia 21 de janeiro, não teve totalistas, sendo que na próxima sexta-feira vai estar em jogo um jackpot no valor de 98 milhões de euros.

Um segundo prémio de mais de 121 mil euros saiu a cinco apostadores no estrangeiro. Outros seis jogadores, um com aposta registada em Portugal, foram contemplados com o terceiro prémio, no valor de 23 mil euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 6, 8, 14, 27 e 41 e as estrelas 4 e 5.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.