Segundo a informação do Município de Estremoz e do Regimento de Cavalaria N.º 3, entre os dias 13 e 23 de janeiro de 2025, irão decorrer formações a jovens Quadros da Arma de Cavalaria, da Escola das Armas do Exército, no âmbito da Tática de Reconhecimento e Tática de Patrulhas.
Desta forma, alerta-se toda a população para a presença, movimentação e atividade militar no referido período.
Estremoz: Vão decorrer exercícios militares na Serra D’Ossa
Constrangimentos de Trânsito na XI.ª edição do Trilho dos Reis, em Portalegre
No próximo domingo, dia 12 de janeiro irá realizar-se mais uma edição da Prova de Trail “Trilho dos Reis”, na cidade de Portalegre. Devido ao grande fluxo de atletas e espetadores, o Comando Distrital de Portalegre da PSP dá a conhecer alguns constrangimentos de trânsito que se vão verificar, pelo tempo estritamente necessário à passagem dos atletas, nas seguintes artérias:
- No largo frente ao Mercado Municipal (Av. George Robinson) e nas artérias envolventes (Rua General Conde Jorge de Avillez), partida e chegada dos atletas – entre as 08H00 e as 20H00;
- Rua Cabeço de Mouro, Estrada da Serra e Avenida Luísa Grande (Bairro de São Bernardo) – entre as 08H45 e as 10H30;
- Estrada da Serra, Rua D. João II, rotunda D. João III com a Av. Frei Amador Arrais e Largo da Fontedeira (estando salvaguardado o acesso dos moradores) – entre as 11H00 e as 18H00.
Mais se informa que será condicionado o trânsito em diferentes artérias da cidade, que confluem com as acima indicadas.
Para qualquer informação adicional contatar o Comando Distrital da PSP, presencialmente ou através número de telefone 245 038 900.
Roberto Grilo nomeado vice-presidente da CCDR Alentejo pelo Governo
Roberto Grilo foi nomeado ontem, 9 de janeiro, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, pelo Governo, em Conselho de Ministros.
Depois de ter presido esta entidade entre julho de 2015 e novembro de 2020, Roberto Grilo irá agora assumir a pasta da Agricultura.
Esta nomeação decorre de uma mudança nas regras e nos estatutos das CCDR, sendo tutelada pelos ministérios da Agricultura e das Pescas e da Coesão.
Roberto Grilo, à semelhança dos outros três novos vice-presidentes das CCDR do Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Norte, passa a respoder, diretamente, ao ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.
Multibanco em Degolados já voltou ao normal funcionamento
O Multibanco do Largo Junta de Freguesia, em Degolados, no concelho de Campo Maior, já se encontra em normal estado de funcionamento novamente.
Em comunicado na página de Facebook, a Junta de Freguesia de Degolados “entende que o Multibanco é uma necessidade importante para todos em Degolados e está satisfeita pela retoma da funcionalidade habitual do ATM, tendo estado ele nas mãos das entidades competentes pela sua gestão”.
Garantia pública no crédito à habitação em destaque na DECO
A garantia pública nocrédito habitação é uma das medidas criada pelo Governo tendo em vista o combate à crise na habitação em Portugal. Um apoio concedido aos jovens que precisam de pedir um empréstimo bancário para comprarem a sua primeira casa. Mas há regras e requisitos a cumprir.
Só podem aceder a este benefício os casais em que os dois têm entre 18 e 35 anos.
Os requisitos cumulativos são verificados pela instituição de crédito. Assim, as instituições de crédito solicitarão aos jovens a documentação comprovativa emitida por entidades oficiais ou, caso tal não seja possível, através de declarações emitidas pelos próprios. É possível beneficiar da garantia pública até 31 de dezembro de 2026.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
Amanhã há mercado em Campo Maior
Este sábado, dia 11 de janeiro, realiza-se mais um mercado municipal em Campo Maior.
O mercado realiza-se, como habitualmente, no Campo da Feira, pelo que a Câmara Municipal solicita aos utentes da Bolsa de Estacionamento para que retirem as suas viaturas desse local, até às 18 horas hoje.
De relembrar que o Mercado Municipal decorre nos segundos sábados de cada mês.
Fundação António Gonçalves tem novos órgãos sociais
Os novos órgãos sociais da Fundação António Gonçalves, de Elvas, para o período 2025-2029, tomaram posse na passada quarta-feira, 8 de janeiro, na Quinta de São João, na freguesia de São Vicente e Ventosa.
Ao presidente do conselho de administração da fundação, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, juntam-se o secretário Frederico Zagalo, a tesoureira Maria José Peixoto e os vogais Carlos Santana e Pedro Ferreira. O Conselho Fiscal é agora formado por Sofia Silva (presidente), Bernardete Batista (secretária) e Vera Tapadinhas (vogal).
Na sessão, a ata de tomada de posse foi lida pelo secretário do conselho de administração cessante, João Paulo Carneiro, num espaço que foi pequeno para receber todos aqueles que se quiseram associar a este momento, que contou ainda com uma breve atuação das Roncas d’Elvas.
O arcebispo de Évora agradeceu o trabalho desenvolvido por toda a equipa cessante, assim como aos novos membros do conselho de administração e do conselho fiscal por aceitarem o desafio que lhes lançou. Este, disse ainda D. Francisco Senra Coelho, é um “novo capítulo na vida da fundação”, que tem já a obra de ampliação do lar de idosos, no centro histórico de Elvas, terminada e que será inaugurada “dentro de dois a três meses”. Os próximos desafios serão “a montagem do lar”, que agora passa a ser misto, contando mais 17 camas, incluindo seis suites para casais, assim como a transferência dos idosos da Quinta de São João para as renovadas instalações.
Assegurando que várias serão as dificuldades que terão pela frente, Frederico Zagalo, contudo, disse aos presentes que não tem dúvidas de que esta nova equipa tudo fará para ultrapassar os desafios, numa instituição com “40 anos de história ao serviço dos idosos”.
Presentes nesta cerimónia de tomada de posse, que terminou com um pequeno beberete, estiveram presentes diversas entidades, como os presidentes das Juntas de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, e de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante, a diretora do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha, Isabel Mascarenhas, o presidente da direção dos Bombeiros de Elvas, Amadeu Martins, o presidente da APPACDM de Elvas, Luís Mendes, a diretora clínica da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, Vera Escoto, e o provedor da Santa Casa de Campo Maior, José Jorge Pereira.
Posto de Turismo da Fonte Nova celebra primeiro aniversário este fim de semana
Este novo ano de 2025 começa em Campo Maior com diversas atividades em diferentes áreas, no que diz respeito à programação cultural do município.
Depois do concerto de Ano Novo da Banda 1º de Dezembro, no passado sábado, dia 4, este fim de semana, dias 11 e 12 de janeiro, a autarquia vai estar a celebrar o primeiro aniversário do Posto de Turismo da Fonte Nova, como explica a vereadora São Silveirinha, com “uma mostra de gastronomia e degustação de produtos regionais”.
Esta iniciativa está integrada na Agenda Cultural do Município de Campo Maior neste primeiro mês de 2025.