Estão concluídos os trabalhos de requalificação dos equipamentos da Biblioteca do Centro Escolar de Borba

Durante os primeiros dias do ano, concluíram-se os trabalhos de requalificação dos equipamentos da Biblioteca do Centro Escolar de Borba.

Este novo espaço, será agora, um local multimodal que obedece às normas e especificações técnicas da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).

Estando consciente da necessidade e da importância deste projeto, o Município investiu um valor aproximado de 5.500,00 euros. Com isto, permitirá aos jovens usufruírem de um ambiente agradável e confortável onde poderão colocar em prática o seu gosto pela leitura e pela escrita.

Encontro de Oração com Jovens este sábado à noite na Sé de Elvas

“Vivendo a Santidade” será mote para um encontro de oração com jovens, a ter lugar, na noite deste sábado, 11 de janeiro, na Igreja da antiga Sé de Elvas.

Esta, segundo revela o padre Ricardo Lameira, é uma iniciativa aberta a maiores de 15 anos, promovida pelo Departamento Diocesano da Juventude.

“Esta atividade convida a vivermos este tempo de oração, vivendo a santidade. Quem quiser, e conhecer miúdos a partir dos 15 anos até jovens aos 99 anos, então que nos sintamos todos acolhidos e desejosos no coração de Deus para podermos participar”, diz ainda o pároco.

Este encontro de oração tem início marcado para as 21h30.

Levantamento de prémios do quinto sorteio “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal” a partir desta quinta-feira

O quinto e último sorteio da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal”, em Campo Maior, decorreu esta quarta-feira, dia 8 de janeiro. Estiveram presentes o vereador, Paulo Pinheiro, a comerciante convidada Manuela Garcia e a munícipe convidada Isabel Cordeiro.

Os premiados podem levantar os seus prémios desta quinta-feira, dia 9 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior.

Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 28 de fevereiro nos comércios aderentes disponíveis no site do Município de Campo Maior.

Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa recebem novos equipamentos já este ano

No passado sábado, decorreu a festa de Natal dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, que contou com a presença do Presidente do Município, Inácio Esperança.

Durante o seu discurso, o Presidente anunciou que a Câmara Municipal irá oferecer, já este ano, vários apoios aos seus Bombeiros Voluntários, perfazendo um total de cerca de 240 mil euros.

Estes apoios à Corporação de Vila Viçosa , vão ser feitos através de uma candidatura com recurso a Fundos Comunitários, onde vai ser adquirido um VTTF (veículo tanque tático florestal), cujo o seu valor ronda os 300 mil euros, sendo a contrapartida que 25% ficará sob a responsabilidade da Autarquia, tal como a aquisição de uma tenda de posto de comando, orçamentada em 63 mil euros, também com a contrapartida da mesma ser assumida pelo Município.

No discurso, ainda foi destacado o apoio que é dado nas EIP- Equipas de Intervenção Permanente, que representam um investimento anual de cerca de 80 mil euros para o Município.

Para concluir a sua intervenção, o Presidente da Câmara também anunciou que ainda este ano, a Autarquia vai entregar aos Bombeiros de Vila Viçosa, uma nova ambulância, com o objetivo da Corporação consiga prestar um melhor serviço à população.

Prémio “Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade” com candidaturas abertas

As candidaturas à edição deste ano do prémio “Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade”, lançado pela Comissão Europeia, em 2021, encontram-se abertas até dia 7 de fevereiro.

Este é um prémio que procura reconhecer as melhores práticas que promovem a diversidade, em termos de sexo, idade, deficiência, identidade de género, religião e origem étnica como fonte de riqueza e inovação; que contribuem para políticas e sistemas inclusivos; e que promovem um sentimento de pertença para todos os seus cidadãos.  

O prémio conta com duas categorias principais: uma destinada a autoridades locais com menos de 50 mil habitantes e outra para aquelas que têm mais de 50 mil habitantes. Desta vez, há também um prémio especial a atribuir às autoridades locais que alcancem uma “habitação inclusiva”.

Os candidatos podem apresentar as suas candidaturas em linha (aqui), em todas as línguas oficiais da União Europeia, até às 11 horas de dia 7 de fevereiro. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 29 de abril.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Vila Viçosa: Doçaria Conventual de regresso ao Convento dos Agostinhos de 24 a 26 de janeiro

O Convento dos Agostinhos, em Vila Viçosa, será palco, entre os dias 24 e 26 de janeiro, da segunda edição da Feira de Doçaria Conventual, promovida pela Câmara Municipal.

De acordo com o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, a autarquia está neste momento a preparar, a todo o ritmo, este evento, que, contará com mais expositores face à edição passada.

“Estamos muito focados na organização desta iniciativa, que visa celebrar aquilo que é a doçaria conventual de Vila Viçosa e do país. Vamos ter depois também um vasto programa cultural associado à exposição dos doces”, revela o autarca.

“Temos um maior número de participantes, passando dos 14 para os 16, e estamos, neste momento, a definir com exatidão os materiais promocionais, para podermos depois fazer essa divulgação, de forma mais abrangente, quer no nosso contexto, quer na vizinha Espanha”, remata.

Degolados está sem multibanco. “Se a situação estivesse nas nossas mãos já estaria resolvida”, diz João Cirilo

Depois de uma avaria, Degolados está sem multibanco desde o passado dia 20 de dezembro o que, naturalmente, causa vários constrangimentos à população daquela freguesia do concelho de Campo Maior.

Assegurando ter efetuado algumas diligências, para que o problema seja resolvido com a maior brevidade possível, o presidente da Junta de Freguesia, João Cirilo, garante que está solidário com a população. “A caixa multibanco é uma mais-valia que temos cá e as pessoas já estão muito habituadas a fazer ali variadíssimos tipos de operações e, neste momento, está totalmente indisponível”, começa por dizer João Cirilo, dando conta que, desde logo, a Junta de Freguesia contactou a Caixa Agrícola de Campo Maior, que “foi a responsável pela instalação da máquina”.

“A Caixa Agrícola tentou contactar a SIBS, que é a responsável pela rede de multibanco, mas sem qualquer tipo de sucesso. Aquilo que se sabe é que o problema é com o router, que é da Vodafone”, adianta o presidente. Agora, aguarda-se que um técnico da Vodafone se desloque até Degolados para que possa resolver o problema. “É uma coisa que, infelizmente não está nas nossas mãos, porque se estivesse a situação já estaria resolvida, de certeza absoluta”, remata João Cirilo.

Na aldeia, ainda assim, há já quem pondere, se a situação não se resolver nos próximos dias, organizar uma manifestação.

Arkus leva a “História da Batalha das Linhas de Elvas” às escolas de 1º Ciclo do concelho

Até ao próximo dia 17 de janeiro, a associação juvenil Arkus vai andar a percorrer todas as escolas de 1º Ciclo do concelho de Elvas para apresentar, aos mais novos, a peça de teatro “A História da Batalha das Linhas de Elvas” e o conto de uma história cantada “Uma manhã de nevoeiro”.

“Dar a conhecer a história de Elvas, relacionada com o próprio 14 de Janeiro” e, com isso, dar a conhecer o património da cidade, “não só a nível cultural, mas também a nível musical”, diz o presidente da Arkus, o professor Carlos Beirão, é o grande objetivo da iniciativa. “Acho que a nossa presença é também uma forma de aproximarmos a nossa associação das escolas, através da própria história, que é o que nós pretendemos”, adianta.

Neste momento, a Arkus encontra-se a planificar todas as atividades a desenvolver ao longo deste ano, sempre com vista “a dar a conhecer a cultura e a dinamizar a própria cidade, que bem precisa”. A Arkus, que apesar de ter nascido com o teatro, recorda ainda Carlos Beirão, abrange agora uma grande quantidade de áreas. “A partir do momento em que a Câmara nos dá um espaço para desenvolvermos as nossas atividades, começámos a ter trabalhadores, começámos a planificar e agora estamos em todas as áreas: temos o concurso de poesia; o festival de teatro, que é dos mais antigos do país e que organizamos em parceria com a Escola Secundária D. Sancho II; vamos organizar os fados e outras coisas. Não podemos parar”, remata.  

As atividades da Arkus, integradas nas comemorações dos 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas, celebrados no feriado municipal da próxima terça-feira, 14 de janeiro, contam ainda com a colaboração dos serviços educativos dos Fortes da Graça e de Santa Luzia.

José Jorge Pereira: UCC será “responsabilidade acrescida” para a Santa Casa de Campo Maior

José Jorge Pereira tomou posse esta terça-feira, dia 7 de janeiro, como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, sucedendo no cargo a Luís Machado.

Entre os maiores desafios que terá pela frente, José Jorge Pereira destaca a Unidade de Cuidados Continuados (UCC), uma resposta “com grandes carências no distrito”. “Passamos a ter uma responsabilidade acrescida, porque estamos a falar de mais postos de trabalho e teremos de garantir que as vagas serão preenchidas, para tornar sustentável todo este projeto”, assegura.

“Acima de tudo é tentar perceber, através do dialogar com as entidades que já têm este tipo de dispositivos e equipamentos a funcionar, como é que nós podemos tirar alguma prática, para iniciarmos já com alguma aprendizagem nesse sentido”, acrescenta o novo provedor, lembrando, ainda assim, que o projeto ainda se encontra numa fase “muito embrionária”.  

O provedor adianta ainda que a candidatura da UCC, a instalar-se no antigo ciclo preparatório de Campo Maior, ao Plano Recuperação e Resiliência já foi entregue.

No que diz respeito à taxa de ocupação do Lar Santa Beatriz, tendo em conta a sua recente ampliação, com a disponibilização de mais dez camas, José Jorge Pereira revela que o objetivo principal é “manter o nível de excelência e garantir o conforto e bem-estar dos utentes”. Neste momento, revela ainda, o lar “está praticamente lotado”.

A entrevista completa a José Jorge Pereira, sobre o seu percurso na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, até chegar a provedor, e as expectativas para este mandato,  para ouvir no podcast abaixo: