Seguindo os passos do seu pai, Anselmina Caldeirão promete fazer “sempre o melhor” pela CURPI

Os novos órgãos sociais da CURPI de Campo Maior, liderados por Anselmina Caldeirão, tomaram posse esta segunda-feira, 6 de janeiro, numa tarde de grande festa na instituição.

Fazer “o melhor por esta casa” é a promessa da nova presidente. À semelhança daquilo que fez o seu pai, José Pedro Caldeirão, enquanto liderou os destinos da CURPI, Anselmina pretende “sempre olhar pelo próximo”. “Irei sempre seguir os passos do meu pai. Quero desejar-lhe as melhoras, porque ele não se encontra aqui, mas eu quero muito dar continuidade a este seu trabalho, porque ele teve uma relação sempre muito boa com toda a gente”, começa por dizer.

Feliz por ver a instituição cheia de gente neste dia, Anselmina aponta, desde logo, duas necessidades da instituição, para as quais espera a colaboração da Câmara Municipal: “temos uma piscina que precisa de uma remodelação e, ao nível de eletricidade, também precisamos de uma ajuda, porque pagamos muita luz, mensalmente”. “Acredito que vão olhar para a nossa casa, porque ela representa a pré-primária dos idosos, porque é aqui que eles se vão habituar a ter algumas regras”, adianta.

Quanto ao plano de atividades da CURPI para 2025, Anselmina garante que está traçado, sendo que, entretanto, irão surgir novas iniciativas. “Outras (atividades) são repetidas dos outros anos, mas também temos a nossa Academia Sénior, com cerca de 30 senhoras inscritas. Elas são muito dinâmicas”, remata.

Já para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, ao longo dos últimos anos, Anselmina Caldeirão tem vindo a ser a “força motriz” da CURPI: “tem dado muito dela para que este projeto se mantivesse como está hoje e é óbvio que esta sala cheia de gente mostra bem a satisfação que todos os utentes têm na condição da Anselmina como presidente, bem como todos os outros órgãos sociais”.

Desejando o maior sucesso a Anselmina nesta nova etapa, o autarca garante que o Município de Campo Maior continuará a ser um “parceiro de excelência” da instituição. Quantos aos pedidos já feitos, Luís Rosinha garante que o município tudo fará para apoiar a CURPI, seja ao nível da cobertura da piscina, seja no que toca à questão da eficiência energética.

Luís Rosinha deixa ainda uma mensagem ao antigo presidente da CURPI, José Pedro Caldeirão: “em nome de todos os campomaiorenses, quero agradecer estes mais de 20 anos dedicados a esta grande instituição que é a CURPI. José Pedro, obrigado, amigo”, remata.

A animar a festa, a par do Coro da Academia Sénior da CURPI, estiveram as Roncas d’Elvas, que, como recorda o professor Carlos Beirão, não pararam um único dia, durante esta época de Natal. “Foram mais de 50 atuações. Só hoje, já estivemos na Terrugem, estamos agora aqui em Campo Maior e ainda vamos a Arronches”, revela.

APEF lança desafio “Janeiro Sem Álcool”

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.

Sob o mote “Em janeiro, liga-te à vida!”, a ação nacional de consciencialização surge no âmbito do desafio “Janeiro Sem Álcool”, que decorrerá no primeiro mês de 2025, nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar os jovens para os danos relacionados com o álcool.

Para mais informações no site da APEF.

Arronches inicia novo ano com concerto à luz das velas

Foram cerca de duas centenas e meia aqueles que não perderam a oportunidade de participar num fim de tarde em que se fez magia no auditório do Centro Cultural de Arronches, com o ‘Concerto de Ano Novo à Luz das Velas’, que teve lugar neste domingo, dia 5 de janeiro..

Em palco, rodeados de velas que alumiavam a sala, os músicos da Orquestra Ibérica, liderados por Luís Zagalo, interpretaram temas de música clássica, intercalados com versões de músicas bem conhecidas do grande público, acompanhadas, neste caso, pela voz do tenor João Mendonza.

Entre as explicações fornecidas sobre o repertório escolhido, Luís Zagalo dirigiu algumas palavras ao público, com as quais desejou um feliz ano a todos os presentes, bem como à população em geral, não deixando de elogiar a forma como a autarquia trabalha com os artistas, bem como a hospitalidade da mesma na hora de receber os seus visitantes.

Por sua vez, a entusiasmada plateia que praticamente ocupava todo o anfiteatro, aplaudiu com vivacidade os músicos em palco no final de cada tema, prestando, no final, uma calorosa ovação de pé, demonstrativa do agrado perante tão belo espetáculo musical.

A Câmara Municipal de Arronches “não pode estar mais satisfeita por ter a oportunidade de promover espetáculos desta qualidade em Arronches e junto dos seus munícipes, a quem aproveita para desejar publicamente um próspero ano novo, repleto de realizações pessoais e profissionais”.

Estudantes do IPP promovem Startup Boot Academy

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Portalegre (IPP) acolhe, esta terça-feira, 7 de janeiro, o evento Startup Boot Academy.

No evento vão estar representadas startups de toda a região Alentejo, assim como a BIOBIP – a incubadora de empresas de Portalegre -, o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia de Évora e a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

O evento, integrado no projeto piloto “AlenComunica”, explica Diana Silva, da comissão organizadora, é promovido por alunos de Comunicação Organizacional do curso de Jornalismo e Comunicação, e tem como objetivo “contribuir para valorizar o ecossistema empresarial da região, destacando o dinamismo e a capacidade de inovação destas empresas, sejam elas emergentes ou já consolidadas”.

No decorrer da sessão, será proporcionado um momento de networking entre participantes e convidados, durante o intervalo para café, pensado para promover a interação.

O evento, a ter lugar no Auditório Abílio Amiguinho da ESECS, e que conta com uma mostra de produtos e serviços de diferentes startups, tem início marcado para as 14h30.

Mosteiro da Imaculada Conceição recebe concerto de Reis

O Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo maior, vai receber concerto de Reis esta segunda-feira, dia 6 de janeiro, às 21h.

Os músicos Cristel de Meudlder e Mathias Muller selecionaram para este concerto músicas de Natal de vários países do mundo. Neste concerto junta-se a Cristel de Meudlder e Mathias Muller as irmãs concepcionistas.

Consulta pública da proposta dos Orçamentos de Carbono decorre até 12 de janeiro

O Ministério do Ambiente e Energia submeteu a consulta pública a proposta de Orçamentos de Carbono para os períodos de 2023-2025 e 2026-2030.

Os Orçamentos de Carbono estabelecem limites máximos para as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) num determinado período, a par dos restantes instrumentos de política climática e as orientações internacionais, fazendo uma análise prospetiva da política climática para assegurar o cumprimento destes limites.

A proposta agora apresentada está em linha com o Plano Nacional de Energia e Clima 2030. O documento esclarece o racional e a metodologia utilizada, prevendo ainda a forma de monitorização e revisão dos orçamentos de carbono.

A proposta de Orçamentos de Carbono estará em consulta pública, até dia 12 de janeiro, na plataforma participa.pt, permitindo a receção e integração de contributos por parte de todos os interessados.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Centro Cultural de Campo Maior foi palco de concerto de Ano Novo

O Centro Cultural de Campo Maior foi palco do tradicional concerto de Ano Novo pela Associação de Cultura e Recreio Musical 1.º de Dezembro.

Num espetáculo que contou com a participação do Curso de Ballet Clássico do Projeto de Formação do Município, os músicos campomaiorenses apresentaram um concerto especialmente preparado para a ocasião, com músicas festivas enquadradas no espírito da época.

TVI procura figurantes para projeto de ficção a gravar em Elvas

Plural, produtora responsável pela ficção da TVI, vai começar a gravar, muito em breve, cenas de uma nova novela em Elvas, pelo que está, neste momento, à procura de figurantes. Em causa está “A Protegida”, novela que contará, no elenco, com atores como Matilde Reymão, Fernanda Serrano, Paulo Pires, Diogo Morgado, Alexandra Lencastre e Pedro Sousa.

As gravações da novela terão já arrancado em estúdio, sendo que tem estreia apontada para março. As filmagens devem terminar em maio.

Para figuração, podem candidatar-se “homens e mulheres, de todas as idades, para gravar em Elvas e arredores”. Os interessados só precisam de enviar email com idade, fotografia e contacto telefónico para pluralcasting@pluralportugal.pt.

Don Kapa e Dui MC preparam álbum em conjunto

Depois de terem já lançado vários temas em conjunto, como “Quando Fica Tarde”, “Liberdade”, “Ao Contrário” e “Não Atendo”, os rappers Don Kapa, de Elvas, e Dui MC, de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, preparam-se para editar um álbum, já em 2025.

“Vamos começar a trabalhar num primeiro álbum. Esse vai ser o nosso foco, porque alguns dos trabalhos com mais referência aqui do Alentejo é de nós dois juntos”, começa por dizer o músico de Borba.

Lembrando que o público tem “gostado sempre” do trabalho dos dois, Dui MC diz ainda que o apoio sentido tem sido “enorme”. “Acho que está mais que na altura de, no Alentejo, haver a afirmação de dois rappers como nós. Acho que é o passo que falta na nossa caminhada”, diz ainda o artista.

Já Don Kapa revela que “tem sido sempre fácil trabalhar” com Dui MC. “Todos os projetos que já fizemos têm surgido naturalmente e acho que o álbum é algo que tinha de ser trabalhado”, assegura.

Campo Maior: mostra de produtos no primeiro aniversário do Posto de Turismo da Fonte Nova

Este novo ano de 2025 começa em Campo Maior com diversas atividades em diferentes áreas, no que diz respeito à programação cultural do município.

Depois do concerto de Ano Novo da Banda 1º de Dezembro, no sábado, dia 4, no próximo fim de semana, dias 11 e 12 de janeiro, a autarquia vai estar a celebrar o primeiro aniversário do Posto de Turismo da Fonte Nova, como explica a vereadora São Silveirinha, com “uma mostra de gastronomia e degustação de produtos regionais”.

Já no dia 14, pelas 18 horas, no Centro Cultural, serão exibidas as curtas-metragens realizadas por alunos de Campo Maior, no âmbito do projeto “Alto Cinema”, da Cabeçudos.

Os trabalhos realizados por alunos de 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário são agora apresentados ao público e difundidos através de plataformas digitais num processo que valoriza a divulgação das mensagens e o papel e a dinâmica da autoria.

Estas são apenas duas das iniciativas que integram a Agenda Cultural do Município de Campo Maior neste primeiro mês de 2025.