GNR: Trotinete elétrica furtada no concelho de Elvas já foi recuperada

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior, no dia 30 de dezembro, recuperou uma trotinete elétrica, no concelho de Campo Maior.

Na sequência de uma denúncia relativa ao furto de uma trotinete elétrica, ocorrido no dia 24 de dezembro, no concelho de Elvas, os militares da Guarda desenvolveram diligências policiais que permitiram localizar o objeto furtado na via pública.
O bem foi restituído ao legítimo proprietário.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Alunos de Comunicação do IPP promovem startups do Alentejo

O Auditório Abílio Amiguinho, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Portalegre, será palco, na próxima terça-feira, 7 de janeiro, de um evento dedicado à promoção das startups do Alentejo.

Dinamizado pelos alunos de Comunicação Organizacional do curso de Jornalismo e Comunicação, o evento tem como objetivo contribuir para valorizar o ecossistema empresarial da região, destacando o dinamismo e a capacidade de inovação destas empresas, sejam elas emergentes ou já consolidadas.

Além de uma mostra onde as startups convidadas poderão divulgar as suas marcas e serviços, o programa contará com palestras de algumas entidades de referência no Alentejo. Entre os convidados confirmados estão a Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BIOBIP), o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), de Évora e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). Será proporcionado um momento de networking entre participantes e convidados, durante o intervalo para café, pensado para promover a interação.

A iniciativa está integrada num projeto piloto denominado AlenComunica, criado em 2023/2024 pelos alunos do curso em colaboração com docentes com o objetivo de promover e valorizar a área académica das Relações Públicas e a sua ligação com o setor profissional na região. Em 2024/2025, o projeto dá continuidade à sua missão, centrando-se na promoção e visibilidade das startups da região, destacando a inovação, o dinamismo e o impacto destas no desenvolvimento económico e social do Alentejo.

Alentejo 2030 ultrapassa os 100 milhões de euros de fundo aprovado em 2024

O Programa Regional Alentejo 2030 alcançou, no final de 2024, “um marco importante na sua trajetória, assumindo o compromisso inabalável com o desenvolvimento sustentável e a transformação estrutural da região”, revela a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) em comunicado.

No total, o Alentejo 2030 apresenta “já mais de 100 milhões de euros de fundo aprovado, refletindo a capacidade do programa em apoiar iniciativas alinhadas com as prioridadesregionais e locais. Este resultado atesta o impacto direto na promoção de inovação, criação de oportunidades em setores estratégicos e na resolução de desafios públicos que afetam o território do Alentejo”.

Até então, foram lançados 562 milhões de euros em 92 avisos, em áreas estratégicas como a inovação produtiva e de base local, o desenvolvimento sustentável, a qualificação dos recursos humanos e a criação de emprego, a inclusão social, e a criação de serviços de interesse geral, pilares fundamentais para a promoção da competitividade e da coesão territorial.

“Estes números são o reflexo de um trabalho consistente da equipa da Autoridade de Gestão, que visa capacitar cidadãos, empresas e instituições, contribuindo para uma região capaz de enfrentar os desafios futuros. O impacto das ações desenvolvidas esperta-se ser visível na melhoria das condições de vida, no reforço da economia regional e na preservação dos recursos naturais e culturais”, sublinha a CCDR Alentejo.

“À medida que avançamos para uma nova fase de execução, o Programa Regional Alentejo 2030 reafirma o seu compromisso de garantir uma aplicação equitativa e eficiente dos fundos europeus disponíveis, continuando a transformar desafios em oportunidades e a promover uma região mais forte e inclusiva”, lê-se ainda no referido comunicado.

Coruche: campanha “No Natal, Comércio Local” a decorrer até 6 de janeiro

Este ano, a Câmara Municipal de Coruche reforçou o apoio ao comércio local com a campanha “No Natal, Comércio Local”, oferecendo 55 prémios no valor total de 7.500 euros, ou seja, mais 25 prémios e mais 1.500 euros face à edição anterior.

A campanha, que teve início a 15 de novembro e que se estende até dia 6 de janeiro, resulta de uma parceria com a Associação de Comerciantes, contando também com a colaboração das juntas de freguesia do concelho.

Por cada 15 euros em compras realizadas nos estabelecimentos aderentes, os clientes recebem senhas de participação, carimbadas pelos comerciantes, até ao limite de 30 senhas (equivalente a 450 euros em compras). As senhas devem ser preenchidas e depositadas nas tômbolas localizadas no Posto de Turismo, no Museu Municipal de Coruche, na junta de freguesia da área de residência ou na Delegação Municipal do Couço.

Os valores dos prémios variam de 50 euros (do 31.º ao 55.º prémio) a mil euros (1.º prémio) e serão entregues aos vencedores mediante a apresentação de documento de identificação e da fatura correspondente à senha sorteada. O sorteio realiza-se no dia 10 de janeiro, pelas 14 horas, na Galeria do Mercado Municipal de Coruche.

“Espaço Europa”: inquérito sobre oferta educativa do Parlamento Europeu

Com o objetivo de obter o feedback dos professores, para melhorar a sua oferta educativa, em matéria de cidadania ativa e democracia parlamentar, o Parlamento Europeu lançou, recentemente, um inquérito.

Ao participar neste inquérito, que está disponível online (aqui), até dia 5 de janeiro, a comunidade educativa estará a ajudar a desenvolver melhores instrumentos e programas para apoiar professores e educadores não formais, que promovam a cidadania ativa entre os estudantes com idade igual ou superior a 11 anos.

O inquérito, que é constituído por questões simples, está disponível nas 24 línguas oficiais da União Europeia.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct. Para ouvor no podcast abaixo:

GNR: 20 vítimas mortais desde o início da Operação “Natal e Ano Novo”

Vinte pessoas morreram em acidentes rodoviários desde o início da Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” da Guarda Nacional Republicana (GNR), a 18 de dezembro.

Destas 20 pessoas, nove perderam a vida no período entre a meia-noite do dia 27 de dezembro e as 23h59 de ontem, 1 de janeiro, na sequência de 908 acidentes, que causaram ainda 24 feridos graves e 301 feridos leves. Três destas nove mortes foram registadas no distrito de Lisboa e as restantes nos distritos de Setúbal, Viseu, Leiria, Faro, Santarém e Braga.

Neste mesmo período, informa a GNR em comunicado, foram “fiscalizados 64.192 condutores, dos quais 700 conduziam com excesso de álcool e, destes, 338 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 124 pessoas por conduzirem sem habilitação legal”.

Das 12.786 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca “2.408 por excesso de velocidade; 362 excessos de álcool; 301 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 173 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 1.027 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 390 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório”.

A Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” termina esta quinta-feira, à meia-noite, sendo que até lá, a GNR irá “continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; utilização indevida do telemóvel; utilização correta do cinto de segurança e do SRC; falta de inspeção periódica obrigatória; falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; e Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem”.

Expositores enchem a Praça da República de Elvas com magia feita pelas próprias mãos

Os expositores vão estar a encher a Praça da República de Elvas de magia feita pelas próprias mãos até dia 5 de janeiro. Alguns comerciantes locais já fazem parte da mobília do “Elvas, cidade Natal” e apresentam um leque variado de produtos.

“Fraldas e babetes pintados, malas de feltro, tricot, croché e artigos em sabonete” são algumas peças que Belinha Barbado tem no seu expositor feitas à mão. “Antigamente fazia junto com a minha mãe, mas infelizmente faleceu e então passei a fazer sozinha estes artigos. Já faço estas peças há muitos anos” indica ainda Belinha Barbado.

A Feira de Natal da iniciativa “Elvas cidade Natal” vai estar na Praça da República da cidade até dia 5 de janeiro, das 10h às 13h e das 15h às 21h.

Campo Maior: música clássica e ballet no Concerto de Ano Novo da Banda 1º de Dezembro

Em Campo Maior, a chegada do novo ano é festejada no sábado à tarde, dia 4 de janeiro, com um concerto da Banda 1º de Dezembro, no Centro Cultural.

Neste espetáculo, à música clássica junta-se a dança, explica o maestro da banda, Francisco Pinto, que adianta que o concerto serve, sobretudo, dar as boas-vindas a 2025 e prestar cumprimentos ao município. “Vamos ter novamente ballet e trazer Viena de Áustria a Campo Maior. Já fizemos isso várias vezes e vamos voltar a trazer as valsas de Strauss para uma filarmónica”, diz o maestro.

Ao palco, com os músicos da banda, vão subir os alunos da professora Maria José Cid do Projeto de Formação de Ballet Clássico do Município de Campo Maior. Entre outros momentos do espetáculo, estes alunos irão dançar “Danúbio Azul”, à semelhança do que acontece em Viena de Áustria. “Só não temos aqueles salões, mas vão-se mostrar no Centro Cultural e acho que vai ser fo agrado de toda a gente”, assegura Francisco Pinto.

Destacando a dedicação dos músicos que compõem a filarmónica de Campo Maior, Francisco Pinto lembra ainda que é para o público e para a comunidade que a banda trabalha. “É só por gosto, porque eles não ganham nada. É de coração que estes músicos, ditos amadores, o fazem”, remata.

O início do espetáculo, no sábado, está marcado para as 16 horas. A entrada é gratuita.