Ministra leva “caderno de encargos” de Campo Maior após inaugurar obra de ampliação do Lar Santa Beatriz

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, foi esta segunda-feira, 16 de dezembro, a Campo Maior, inaugurar a obra de ampliação do Lar Santa Beatriz, da Santa Casa da Misericórdia, que passa agora a dar resposta a mais dez utentes, num total de 65.

Esta obra resulta de um investimento de mais de 1,8 milhões de euros, em que o Município de Campo Maior assumiu a contrapartida pública nacional, no valor de mais de 270 mil euros.

Para o provedor da Santa Casa de Campo Maior, Luís Machado, que recorda as “vicissitudes” enfrentadas no processo, como a pandemia e a escassez de dinheiro, este é um dia “muito feliz” para a instituição e para a vila. Para além da ampliação, explica o provedor, foi levado a cabo uma intervenção que permitiu a reabilitação de um edifício que estava “decrépito”. “Esgotos, canalizações e eletricidade: nada funcionava e tudo isso foi revisto e feito de novo”.

À ministra, Luís Machado apresentou ainda algumas reivindicações, até porque o financiamento do Governo a este tipo de instituições continua a ser curto. “É a precariedade em que vivem este tipo de instituições. Entre o dinheiro que o Estado nos dá e o dinheiro das pessoas, sendo que no interior as reformas são baixíssimas, esse montante junto não chega para pagar o custo da mensalidade de um utente em lar ou centro de dia”, garante. Garantindo que a instituição não quer ganhar dinheiro, Luís Machado explia o objetivo é que a Santa Casa “viva dignamente” e sem ter de andar a “fugir de fornecedores”.

Também o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, aproveitou a oportunidade para pedir um maior apoio do Governo, lembrando que, em breve, a autarquia vai estar a candidatar o projeto da Unidade de Cuidados Continuados ao Plano de Recuperação e Resiliência. Com isto, a ministra levou da vila, diz o autarca, “um verdadeiro caderno de encargos”. “Mas acho que temos de tentar chegar aos nossos governantes e deixar a nota daquilo que é o sentimento real, daquilo que é o contacto real com as instituições que estão no terreno”,

Quanto à obra de ampliação do lar da Santa Casa, Rosinha recorda um processo “delicado”, sendo “que a operação teve de ser partida em dois, entre aquilo que foi a remodelação e a posterior eficiência energética do espaço”. “Mas hoje é um dia para festejar, para estarmos satisfeitos e pensarmos já naquilo que possa ser já o próximo objetivo, aquilo que possa vir a continuar a ser um trabalho social que temos feito junto de todas as IPSS”, acrescenta.  

Já a ministra, questionada sobre o estudo levado a cabo pelo Governo sobre a componente da taxa social global, a chamada TSU, garante que o mesmo é “complexo”. “(Esta componente) há muito tempo que não é revista, julgo que há 13 anos, e deve ser revista com maior periodicidade. É o que vamos fazer, é só o que eu posso adiantar por agora”, disse ainda.

Segundo sorteio do “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal” decorreu na sexta-feira

O segundo sorteio da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal” teve lugar na passada sexta-feira, dia 13 de dezembro. Estiveram presentes no sorteio o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, a comerciante convidada Marina Saragoça e o munícipe convidado Joaquim Folgado.

Os premiados podem levantar os seus prémios a partir desta terça-feira, dia 17 de dezembro, no Centro Cultural de Campo Maior.

Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 28 de fevereiro nos comércios aderentes que podem ser consultados no site do Município de Campo Maior.

Víbora-cornuda em destaque no programa Ambiente em FM desta semana

Um bombeiro da corporação de Castelo de Vide ficou ferido com gravidade, há algumas semanas atrás, após ter sido atacado por uma víbora-cornuda. O bombeiro foi assistido no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, mas devido à gravidade da situação foi transferido para o Hospital de Santa Maria em Lisboa. Este incidente aconteceu devido ao facto do bombeiro ter tocado na víbora, o que não foi apurado na altura.

A víbora-cornuda tem no máximo 70 cm, tem uma cor cinzento-azulada com uma banda escura em forma de ziguezague ao longo do corpo e tem a cabeça triangular e uma saliência na ponta do nariz, que faz lembrar um corno.

Esta víbora é uma espécie protegida, por ser ameaçada e tem a classificação de vulnerável.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Produtos contrafeitos levam à detenção de cinco pessoas em Portalegre

Cinco pessoas foram detidas ontem, 15 de dezembro, em Portalegre, na sequência de uma operação desenvolvida pela PSP, no mercado mensal, com vista ao combate a ilícitos criminais previstos no Código de Propriedade Industrial, nomeadamente “contrafação, imitação e uso ilegal de marca”.

No decorrer da operação, foram detidos três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 21 e os 60 anos, e apreendidos 634 artigos, desde calçado, a roupa desportiva, sweatshirts e casacos, entre outros, avança o Comando Distrital de Portalegre da PSP em comunicado.

Os detidos foram notificados para comparecer esta segunda-feira, 16 de dezembro, no Tribunal de Portalegre.

Natal do Combatente em Campo Maior contou com a presença de mais de 100 pessoas

O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes organizou no dia 14 de dezembro o Natal do Combatente, que reuniu nas Piscinas Municipais mais de 100 pessoas, entre sócios, familiares e representantes de outras associações do concelho.

O momento contou com a presença do presidente do Município, Luís Rosinha, do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, do Deputado da Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, dos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, do presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Rodrigo, e de Jorge Romudas, em representação da Junta de S. João Baptista.

O almoço, que contou com o apoio do Município de Campo Maior, teve a animação de José Silva.

“Zezinha” homenageada no Centro Cultural de Campo Maior

A homenagem a Maria José Granadeiro, conhecida por todos por “Zezinha”, uma das caras mais conhecidas do ATL Arco-Íris e da Casa do Povo, falecida no passado dia 29 de novembro, decorreu na passada sexta-feira, dia 13 de dezembro, no Centro Cultural de Campo Maior, numa organização das suas colegas de trabalho.

A homenagem, contou com a presença de familiares, amigos, colegas de trabalho e inúmeros antigos utentes do ATL, nos quais a Zezinha deixou a sua marca.

Casa cheia para tomada de posse dos novos órgãos sociais da AADP em Arronches

Os novos órgãos sociais da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), liderados por Daniel Madeira, tomaram ontem, 15 de dezembro, posse, numa cerimónia realizada no Convento da Nossa Senhora da Luz, em Arronches.

Estiveram presentes, na sessão, mais de 50 pessoas, sendo que a abertura da mesma esteve a cargo do presidente da Câmara de Portalegre, João Crespo. Marcaram também presença Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ, Paulo Murta, técnico da Federação Portuguesa de Atletismo, o vereador do desporto da Câmara de Portalegre, Marco Cardoso, o vice-presidente da Câmara de Marvão, Luís Costa, o Professor Doutor Nelson Valente, em representação da Escola Superior de Biociências de Elvas e vários representantes de clubes associados e juízes.

Os novos órgãos sociais iniciaram funções, “deixando como objetivo alcançar os 500 praticantes da modalidade até ao final do mandato”, num trabalho que querem que “assente em transparência, dedicação e união”, revela a AADP em nota de imprensa.

“Vão procurar melhorar a atratividade das competições e a comunicação entre todos os intervenientes do atletismo. O regresso do investimento privado na modalidade será fundamental uma vez que a saúde financeira da associação é bastante débil”, lê-se ainda no referido comunicado.

A cerimónia de tomada de posse terminou com um agradecimento à anterior direção.

ÓRGÃOS SOCIAIS – AADP 25/27:

Assembleia Geral

Presidente – Jorge Velez

Vice Presidente – Sara Madeira

Secretário – Fabio Serrano

Direção

Presidente – Daniel Madeira

Vice-Presidente – Marco Vitória

Vice-Presidente – António Costa

Tesoureiro – David Ribeiro

Secretaria – Ana Teixeira

Vogal – Pedro Carvalho

Vogal – Patrícia Baptista

Conselho Fiscal

Presidente – José Presado

Vice-Presidente – Pedro Vaz

Secretário – Sofia Dinis

Conselho Jurisdicional

Presidente – Margarida Narciso

Vice-Presidente – Carlos Solano

Secretário – Vitor Ribeiro

Conselho de Arbitragem

Presidente – Miguel Costa

Vice-presidente – Jorge Martins

Secretária – Ana Silva

Vogal – Aureliano Videira

Vogal – Francisco Serrote

Depois de vários singles e EPs, rapper elvense Quintasz lança álbum “Survivor”

Quintasz, nome artístico do jovem rapper elvense Miguel Quintas, lançou em setembro o seu primeiro álbum, “Survivor”.

Composto por oito temas, o disco está disponível em várias plataformas digitais, como Youtube, Spotify e SoundCloud, onde também é possível escutar os seus primeiros três singles e dois EPs, todos apresentados ao público em 2023.

Em entrevista à Rádio Elvas, o artista de 19 anos, que tem em Travis Scott e Post Malone as suas principais influências e que vê agora o seu maior sonho tornado realidade, confessa que sempre teve por objetivo produzir um álbum: “desde que lancei as primeiras músicas, eu já queria fazer um projeto destes, mesmo sendo mais pequeno, em termos de influência, mas é um projeto que marcou a diferença, tendo em conta o patamar em que estava”.

Prometendo novos trabalhos em 2025, Quintasz explica ainda que todas as faixas deste álbum, ao qual se dedicou durante um ano, “têm um certo significado”. “Survivor”, garante ainda o músico, marca “uma mudança” na sua curta carreira.

A entrevista completa a Quintasz para ouvir no podcast abaixo:

Feirinha de Natal de Campo Maior traz vida ao artesanato até dia 22

A Feirinha de Natal em Campo Maior está a decorrer até dia 22 de dezembro na Praça Multimodal. Neste espaço podem ser adquiridos produtos feitos à mão pelos próprios comerciantes. 

Elisabete Tavares participa desde o ano passado, 2023, nesta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior, onde tem na sua banca, “Ponte de Luz”, peças de costura.

A artesã começa por dizer que estar na Feirinha de Natal e produzir este tipo de artigos “foi uma aventura”, na qual decidiu “enveredar”.  

Elisabete Tavares é professora de Educação Especial, no entanto, foi obrigada a parar de lecionar há três anos “devido a uma queda em serviço”, dedicando-se ao artesanato de modo “a manter a cabeça sã”, refere.

“Almofadas bordadas, saquinhos aromatizados e do pão e porta-chaves”, são alguns dos artigos que Elisabete Tavares tem na mesa. Para além do cubo “para as crianças a nível sensorial, no qual podem estimular a imaginação e a criatividade, sozinhas ou ao lado dos pais ou educador”, realça ainda a artesã.

O objetivo em fazer estas peças e participar na iniciativa do Município de Campo Maior, adianta ainda Elisabete Tavares, passa por “dar asas à imaginação e fazer de pequenos pontos artigos que chamem atenção do cliente”.  

A Feirinha de Natal em Campo Maior vai estar a decorrer até dia 22 de dezembro, na Praça Multimodal, em dias de semana das 18h às 20h e em fins de semana das 10h às 13h e das 14h às 19h.