A Igreja de São Bartolomeu, em Vila Viçosa, vai receber coros espanhóis, esta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 19h, para cantarem a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.
Vão estar presentes no evento o Coro de ‘La Ilusión’ de Cheles, o Coro de Nuestra Señora de los Santos de Táliga e o Coro de la Fundación Duquesa Viuda de Montpensier de Valencia del Mombuey.
O Dia da Imaculada Conceição é celebrado este domingo, dia 8 de dezembro, feriado nacional.
Os pratos de caça estão em grande destaque nas ementas de 13 restaurantes de Vila Viçosa, até ao próximo domingo, 8 de dezembro, no decorrer de mais uma semana do Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”.
O número de estabelecimentos aderentes a esta iniciativa é “cada vez mais significativo”, garante o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, que adianta que o objetivo da autarquia passa por “valorizar a caça”, associando a gastronomia à “componente das visitas culturais” a Vila Viçosa. “A ideia aqui é que os visitantes, para além das visitas ao Paço e a todo património edificado, possam também degustar as receitas típicas desta região”, acrescenta.
Numa “tradição anual” do concelho, esta semana gastronómica antecede “uma grande festividade em Vila Viçosa, no dia 8 de dezembro”, lembra o autarca, referindo-se às celebrações do Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.
Por outro lado, Tiago Salgueiro destaca o papel que o Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” vai ter na dinamização da “Cidade do Vinho 2025”. “As semanas gastronómicas vão ter um papel fundamental nessa dinamização e na programação que está prevista”, remata.
A União Europeia promove, no próximo dia 10 de dezembro, a partir das 8 horas, mais uma edição da feira virtual Study In Europe.
Nesta iniciativa, representantes de mais de 20 países europeus vão apresentar ofertas académicas e fornecer informações práticas sobre programas de mobilidade e oportunidades de estudo na Europa; bolsas de estudo e opções de financiamento; e a experiência única de ser um estudante internacional.
Este evento destina-se a alunos, pais e educadores interessados na educação europeia. As inscrições para participação nesta feira virtual são gratuitas.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
Dois homens, de 22 e 31 anos, foram ontem, 4 de dezembro, detidos no concelho de Campo Maior, por burla através da plataforma MB Way.
No âmbito de uma ação de patrulhamento, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR, os militares da Guarda, do Posto Territorial de Campo Maior, “detetaram dois indivíduos nas proximidades de uma máquina multibanco, os quais demonstravam um comportamento suspeito. Na sequência da ação e da abordagem aos mesmos, foi possível confirmar que os suspeitos tinham acabado de cometer uma burla, através da aplicação MBWay, motivo pelo qual foram de imediato detidos”.
Na sequência da detenção, a GNR apreendeu 320 euros em numerário e dois telemóveis. Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.
A III Rota de Natal, promovida pelo CUBO, realiza-se na tarde do próximo sábado, 7 de dezembro, no centro histórico de Elvas.
Inserida da programação do evento “Elvas Cidade Natal”, a iniciativa volta a contar com um cariz solidário. As inscrições, que ainda podem ser feitas através do email cubo_geral@gmail.com, têm um custo de 7,50 euros, sendo que os tradicionais gorros de Natal custam cinco euros, com metade desse valor a reverter em prol dos Bombeiros Voluntários de Elvas.
A concentração dos participantes, segundo explica a responsável pela atividade, Helena Charrua, está marcada, no sábado, na Praça da República, para as 17 horas. “Fazemos o check-in, entregamos os gorros e, por volta das 17h30, quando as luzes acenderem, damos início à caminhada”, explica.
Desta vez, a caminhada, de cinco quilómetros, conta com algumas novidades, com paragens para as atuações das Roncas d’Elvas e da Universidade Sénior e uma degustação de “alguns fritos e doces de Natal”. Para além disso, os participantes terão, uma vez mais, a oportunidade, no decorrer da caminhada de conhecer as iluminações de Natal da cidade.
Qualquer pessoa, mesmo que não queira participar na caminhada, pode comprar o gorro, para ajudar os Bombeiros. “O gorro pode ser comprado à parte, mas apelamos a que venham caminhar connosco, até porque será mais um passeio que uma caminhada, com muita animação, com muito convívio, acessível a qualquer pessoa e condição física”, remata Helena Charrua.
O Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior acaba de lançar uma música dedicada ao comendador Rui Nabeiro.
“O Homem do Café”, assim se chama o tema, e que conta com a participação especial de Olinda Moriano, segundo o professor de música e responsável pelo projeto, Alexandre Gomes, surge na sequência da série televisiva de homenagem ao comendador, sendo este mais um dos originais que têm gravado nos últimos tempos.
“A ideia partiu da minha parte e dos meus alunos, do Projeto de Formação. Estamos a criar muitas músicas originais e entretanto fiz a música, gravámos, em minha casa, e, para além dos alunos, convidei a Olinda Moriano para cantar connosco”, explica o responsável.
Com música e letra da autoria de Alexandre Gomes, neste tema, o grupo acaba por recordar a história de vida de Rui Nabeiro, com o intuito de “mostrar o quão importante foi para a vila de Campo Maior e para as pessoas”.
Dando conta que o tema foi já apresentado a João Manuel e Amélia Nabeiro, que se mostraram muito agradados com o resultado final, Alexandre Gomes explica que este trabalho demorou cerca de um mês a ser produzido, tendo sido necessário fazer algumas adaptações à letra inicial.
“O Homem do Café”, a par das outras músicas já lançadas pelo projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior, está já disponível no YouTube e no Spotify.