Skip to content

Recolha de Alimentos para Banco Alimentar

A Campanhas de recolha de alimentos para o Banco Alimentar está a decorrer este fim de semana, em todo o País e os supermercados de Elvas tem também os voluntários que colaboram na entrega de sacos e no incentivo à dádiva.

Estivemos na Loja Continente de Elvas, onde um grupo de escuteiros elvenses, se divide pelas duas portas e faz a recolha de alimentos.

Estas Campanhas de recolha de alimentos realizam-se duas vezes por ano, habitualmente nos últimos fins de semana de Maio e de Novembro.

O objetivo é angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço); incentivar a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa;e sensibilizar a comunidade para as carências alimentares que afetam muitas famílias.

As campanhas do Banco Alimentar revestem-se atualmente de três modalidades que se completam e complementam:

  • Campanha Saco, com voluntários presentes nas lojas que convidam à participação numa partilha do que vamos comprar para a nossa casa com famílias carenciadas.
  • Campanha Ajuda Vale, através de vales de produtos selecionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum). Cada vale representa uma unidade do produto (por exemplo, “1 litro de azeite”, “1 litro de leite”, etc.) e inclui um código de barras próprio, através do qual é efetuado o controlo das dádivas. Ao realizar o pagamento, o doador entrega o vale na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.
  • Campanha online, através da plataforma www.alimentestaideia.pt que permite a doação de alimentos online e assim a participação na Campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes. O pagamento é feito por Multibanco, tal como com qualquer outro pagamento de serviços ou compra online, ou cartão de crédito, usando a referência e o código que são enviados automaticamente por correio eletrónico, assim como o recibo de donativo com relevância fiscal, concluída a doação.

O produto da Campanha é distribuído localmente a pessoas com carências alimentares comprovadas através de mais de 2200 Instituições de Solidariedade Social parceiras, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores.

Este modelo de intervenção permite uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo.

Compartilhe este artigo: