Município de Arronches volta a promover campanha de apoio à economia local

Câmara Municipal de Arronches há cerca de dois anos, lançou pela primeira vez a campanha ‘Neste Natal apoie o Comércio Tradicional’, uma iniciativa que, aproveitando o espírito natalício, pretende alavancar a economia local, através do incentivo à aquisição de produtos nas lojas aderentes das três freguesias do concelho.

Esta ação de promoção do comércio de Assunção, Esperança e Mosteiros tem vindo a ser um sucesso em crescendo, como comprova o preenchimento de mais de 19 100 cupões na última edição, que se traduziram em mais de 280 mil euros de compras efetuadas nos estabelecimentos que colaboraram com a autarquia, o que significa um aumento de 40 mil euros em relação à edição transato.

Levando em consideração este impacto positivo, o Município de Arronches desafiou os comerciantes do concelho a repetir esta parceria e, perante as respostas afirmativas ao convite, vai avançar com a terceira edição da campanha ‘Neste Natal apoie o Comércio Tradicional’, que se distribuirá entre este domingo e 6 de janeiro de 2025.

Assim, por cada 20€ de compras efetuadas em qualquer loja aderente, o cliente terá a oportunidade de preencher um cupão que o habilita a um dos dez cabazes, compostos com produtos adquiridos nos espaços colaborantes, que serão sorteados numa sessão pública a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 9 de janeiro, pelas 15H30.

Os estabelecimentos aderentes, bem como as normas de participação para verificar a baixo:

Freguesia de Assunção

  • ‘A Loja do Caixinhas’;
  • Barbearia ‘Trapola’ / Nail ‘Joana Pena’
  • Bazar Chinês;
  • Cabeleireiro ‘Catarina Flores’;
  • Cabeleireiro ‘Glória’;
  • Cabeleireiro ‘Ricardina’;
  • Cabeleireiro ‘Rita’
  • Cabeleireiro ‘Salão Malmequer’;
  • Centro de Estética ‘Tutti Belli’;
  • Drogaria ‘Casa Bigares’;
  • Drogaria ‘Jovengrauto’;
  • Florista ‘Em Flor’;
  • Loja ‘As Bibis’;
  • Loja ‘Detalhes e Pormenores’;
  • Loja ‘Fernanda Taipas’;
  • Loja ‘JCC – Informática’;
  • Loja ‘Roupa Low Cost’;
  • Loja ‘Sabores Autênticos’;
  • Mercearia ‘João Cortes’;
  • Minimercado ‘Anita’;
  • Ourivesaria ‘Áurea’;
  • Padaria ‘Arguelles’;
  • Papelaria ‘Majó’;
  • Sapataria ‘Figueira’;
  • Supermercado ‘Amanhecer’;
  • Supermercado ‘Meu Super’;
  • Supermercado ‘MiniPreço’.

Freguesia de Esperança

  • Cabeleireiro ‘Sandra’;
  • Comércio ‘Casa Picado’ (Marco);
  • Loja ‘Docinho da Amora’;
  • Mercearia ‘Miminhos da Esperança’;
  • Minimercado ‘Célia’;
  • Padaria ‘Romofil’.

Freguesia de Mosteiros

  • Cabeleireiro ‘Vanda’;
  • Mercearia/Padaria ‘Casa Estrela’.

Normas de partipação aqui.

Feira do Livro Solidária de regresso à Biblioteca Municipal de Elvas

A já tradicional Feira do Livro Solidária está de regresso à Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, de 6 de dezembro a 6 de janeiro.

Neste período, é possível trocar um bem alimentar ou de alimentação animal por um livro, tendo a iniciativa como objetivo ajudar os que mais precisam, angariando alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome e para o Movimento Animal.

A atividade decorre na sala Polivalente da Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Recolha de Alimentos para Banco Alimentar

A Campanhas de recolha de alimentos para o Banco Alimentar está a decorrer este fim de semana, em todo o País e os supermercados de Elvas tem também os voluntários que colaboram na entrega de sacos e no incentivo à dádiva.

Estivemos na Loja Continente de Elvas, onde um grupo de escuteiros elvenses, se divide pelas duas portas e faz a recolha de alimentos.

Estas Campanhas de recolha de alimentos realizam-se duas vezes por ano, habitualmente nos últimos fins de semana de Maio e de Novembro.

O objetivo é angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço); incentivar a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa;e sensibilizar a comunidade para as carências alimentares que afetam muitas famílias.

As campanhas do Banco Alimentar revestem-se atualmente de três modalidades que se completam e complementam:

  • Campanha Saco, com voluntários presentes nas lojas que convidam à participação numa partilha do que vamos comprar para a nossa casa com famílias carenciadas.
  • Campanha Ajuda Vale, através de vales de produtos selecionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum). Cada vale representa uma unidade do produto (por exemplo, “1 litro de azeite”, “1 litro de leite”, etc.) e inclui um código de barras próprio, através do qual é efetuado o controlo das dádivas. Ao realizar o pagamento, o doador entrega o vale na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.
  • Campanha online, através da plataforma www.alimentestaideia.pt que permite a doação de alimentos online e assim a participação na Campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes. O pagamento é feito por Multibanco, tal como com qualquer outro pagamento de serviços ou compra online, ou cartão de crédito, usando a referência e o código que são enviados automaticamente por correio eletrónico, assim como o recibo de donativo com relevância fiscal, concluída a doação.

O produto da Campanha é distribuído localmente a pessoas com carências alimentares comprovadas através de mais de 2200 Instituições de Solidariedade Social parceiras, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores.

Este modelo de intervenção permite uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo.

21º aniversário do Centro Cultural comemorado com Fernando Mendes

As comemorações do 21.º aniversário do Centro Cultural de Campo Maior tiveram ontem à noite o seu ponto alto com a exibição da peça “Insónia”, um espetáculo de Fernando Mendes que subiu ao palco para dar vida a Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licores que vive com “a corda no pescoço” a nível familiar e financeiro.

Sendo um comum português de classe média que vive afogado em dívidas e créditos, certa noite Custódio parou para pensar na sua vida e teve uma terrível insónia onde se deparou a questionar tudo da sua vida e a tentar encontrar soluções para os problemas. O auditório do Centro Cultural assistiu a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio passou, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária de forma a conseguir voltar a dormir.

No fim do espetáculo, foi tempo de cantar os parabéns ao Centro Cultural, cortar o bolo e servir o champanhe, com o Presidente do Município, Luís Rosinha, a deixar uma mensagem de agradecimento a todos aqueles que, ao longo dos 21 anos, deram vida a este espaço que por sua vez, entretém o dia a dia dos campomaiorenses. Anabela Carrilho, em representação da Assembleia Municipal e os Vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino também marcaram presença na ocasião.

Portalegre acolhe a terceira edição do “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” na Igreja de São Francisco

A Câmara Municipal de Portalegre organiza, pelo terceiro ano consecutivo, o evento “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede”, que vai decorrer nos dias 6 e 7 de dezembro, na Igreja de São Francisco, em Portalegre. Este evento celebra o terroir e a tradição vitivinícola da região e reúne visitantes e especialistas para descobrir os aclamados Vinhos de Altitude de Portalegre.

O evento vai juntar mais de 20 produtores, oferecendo ao público a oportunidade de explorar o carácter único dos Vinhos de Altitude, produzidos num dos mais icónicos patrimónios naturais de Portugal. A Igreja de São Francisco, símbolo arquitetónico e histórico da cidade, proporciona o cenário ideal para uma experiência de degustação diferenciadora, que alia tradição e inovação.

Dando continuidade ao trabalho de promoção do património local, a Câmara Municipal de Portalegre pretende, através deste evento, destacar a autenticidade dos vinhos desta sub-região, com características singulares proporcionadas pela Serra de São Mamede, e reforçar o posicionamento do concelho como um destino enoturístico de excelência.

Ao longo dos dois dias, o programa do “Vinhos de Altitude, Serra de São Mamede” vai incluir atuações musicais, showcooking, degustações, harmonizações, colóquios, com provas orientadas e sobre vinhos e vinhas do terroir de Altitude. Este ano decorre, em simultâneo, o festival transfronteiriço “Tascas e Bodegas”, que pela proximidade à Igreja permite a circulação de visitantes, potenciando-se mutuamente na complementaridade das ofertas.

O “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” conta com a parceria da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, dos Vinhos do Alentejo e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, reforçando o compromisso de promover o território, valorizando a cultura e o saber fazer tradicional da região.

Bazar de Natal anima Mercado da Casa das Barcas em Elvas

Associação do Amigos do Cemitério dos Ingleses organiza um Bazar de Natal no Mercado Municipal da Casa das Barcas, neste domingo, 1 de dezembro, com o objetivo de vender velharias a preços simbólicos para angariar fundo para a Capela de São João da Corujeira e par o Cemitério dos Ingleses, em Elvas.

Até às 13 horas pode passar por lá

Tempo do Advento celebrado nas Igrejas de Elvas com recolha de alimentos e brinquedos

As igrejas de Elvas, a partir deste domingo, 1 de dezembro, serão espaço de recolha de bens para que, no Natal, cheguem àqueles que mais precisam.  

Esta recolha de produtos alimentares, a pensar nos mais desfavorecidos, sobretudo nas crianças e nos idosos, explica o padre Ricardo Lameira, inicia-se com o Tempo do Advento. “Vamos trazer para as nossas igrejas um cesto, para que possamos ir deixando as nossas ajudas alimentares. Logicamente que podemos trazer açúcar, arroz e essas coisas todas, porém, e sabendo que é mais caro, gostaria de que pudéssemos pensar nas crianças e nos idosos que já não conseguem comer comida ‘normal’ e que, à noite, não comem mais que cereais”, adianta o pároco.

Já a pensar nos filhos dos reclusos, o padre apela à oferta de brinquedos: “se os vossos filhos e os vossos netos tiverem brinquedos a mais lá em casa, tragam também”. A intenção é apoiar a Associação Fratelli Tutii, que se encarregará, depois, de fazer chegar esses brinquedos às crianças.   

Por outro lado, o pároco convida todos, a partir deste domingo, a visitarem a Igreja da Sé, na Praça da República, e a decorarem, com os seus enfeites, uma árvore de Natal que lá se encontra. “Vai lá estar uma árvore de Natal totalmente despidinha, e não é por falta de bugigangas. Mas este ano, nós gostaríamos que as bugigangas que pomos na árvore de Natal fosse uma das bugigangas da casa de cada um”, remata.

Concerto de aniversário da Banda 1º de Dezembro este domingo em Campo Maior

A Associação de Cultura e Recreio Musical 1º de Dezembro de Campo Maior celebra este domingo, 1 de dezembro, os seus 88 anos no próximo domingo, 1 de dezembro, com um concerto no Centro Cultural da vila.

Este concerto promete “muitas surpresas”, sendo que o ensaio geral e os últimos preparativos do espetáculo serão feitos ainda hoje, durante a manhã, tendo em conta a apresentação do espetáculo “Insónia” de Fernando Mendes, naquele espaço, na noite de ontem. Ainda assim, a banda vai procurar, logo pela manhã, manter a tradição de hastear a bandeira na sua sede e interpretar o Hino da Restauração. “Mas depois temos de ir montar o material todo e preparar tudo”, adianta Francisco Pinto.

Francisco Pinto revela ainda que com o concerto, com início às 16 horas, irá, entre outros, ser prestado um tributo a José Cid e aos grandes êxitos do rock português, com temas de Xutos & Pontapés, GNR, Táxi, Peste & Sida e Rui Veloso. “Vamos passar por essas lendas todas”, remata.

Azevia inaugura obra de requalificação da sede em dia de aniversário

A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, conhecida em Elvas por Azevia, juntou ontem uma pequena multidão de elvenses que foram assinalar o aniversário da coletividade, tal como vem sendo hábito nos últimos anos.

A Banda 14 de Janeiro tocou o hino da Sociedade primeiro e o hino da Restauração à meia-noite, com os presentes a acompanhar, sempre com grande animação.

Este ano, a 1º de Dezembro tem a sede renovada, já que o edifício foi adquirido pela Câmara em dezembro de 2023 e, entretanto, levou a cabo toda a obra de recuperação das instalações.

A reportagem da Rádio ELVAS esteve mais uma vez presente e o António Ferreira Góis contou-nos como foi a festa.  Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas destacou desde logo “está cá muita gente, como era de esperar, mais cedo numa situação muito diferente do ano passado, onde tinha havido aquele problema com o telhado da sede e estava a chover. Este ano, com esta noite e com o São Pedro a ajudar está aqui muita gente para comemorar. vamos fazer três me um, vamos fazer uma inauguração, vamos comemorar o aniversário e vamos homenagem o “Toni” (António Ferreira presidente da Azevia), tudo numa noite”.

Ouvimos Toni Ferreira que com muitas dificuldades físicas referiu “estar muito doente, sem quase conseguir falar. Agradeço a vossa presença. Era uma coisa que queríamos à tantos anos. Sou o sócio mais antigo e houve uma altura que o único sócio era eu”.

A Câmara Municipal de Elvas aprovou por unanimidade a atribuição do Diploma de Mérito Municipal a António Almerindo Conceição Ferreira, o popular “Toni Ferreira”, a alma da 1º de Dezembro, da Azevia.

A Azevia que assinalou mais um aniversário, desta vez, com a novidade de já ter a sua sede renovada, após a Câmara Municipal ter adquirido o edifício, ainda que a Vice presidente da coletividade Cláudia Ferreira tenha deixado o pedido expresso para que as obras seja concluídas numa segunda fase e a mensagem foi clara:um meio bolo de aniversário em que está representado um edifico com telhado, mas onde falta a outra metade.