Obra dedicada às eleições no Alentejo durante a I República apresentada em Arronches

O Convento de Nossa Senhora da Luz é, atualmente, um verdadeiro baluarte cultural e, fruto do empenho da autarquia em promover autores locais junto da comunidade da região, recebe com frequência a apresentação de obras literárias no espaço da infraestrutura destinado para o efeito.

Foi o que aconteceu na tarde do passado sábado, dia 23 de novembro, com António Ventura a regressar a Arronches para apresentar a obra coordenada por Manuel Baiôa, intitulada ‘As Eleições Legislativas no Alentejo Durante a I República’, estando ambos acompanhados, na mesa, pela vereadora do Município, Maria João Fernandes e pelo presidente da Associação Cívica e Cultural ‘Grémio Transtagano’, Luís Carapinha.

Iniciando a sessão, a autarca deu as boas-vindas a todos os presentes, aludindo à forma como a recuperação do Convento tem servido de alavanca para valorizar o concelho através, sobretudo, da vertente cultural e turística. Maria João Fernandes deixou ainda um agradecimento aos autores e à associação, finalizando com a disponibilização da autarquia em colaborar com quem tiver interesse em apresentar os seus trabalhos em Arronches.

Já Luís Carapinha, presidente do ‘Grémio Transtagano’, antes de elencar os objetivos da coletividade e de abordar aquilo que tem sido a atividade da mesma, manifestou a sua gratidão para com o Município por mais uma excelente receção e por todo o trabalho que tem sido desenvolvido em parceria entre as instituições.

Após saudar todos os presentes e antes de abordar o livro, António Ventura não quis deixar de dizer que o trabalho autárquico é de extrema importância para as populações e a recuperação do Convento e a forma como o mesmo tem sido utilizado é um exemplo daquilo que deve ser feito. O professor falou então sobre a obra, destacando o período sobre o qual o mesmo incide, nomeadamente entre 1910 e 1926, como fundamental para a história do país.

Finalmente, Manuel Baiôa, depois de se mostrar bastante satisfeito por voltar ao Alto Alentejo e, sobretudo, a Arronches, começou por elogiar o trabalho feito pelos seus colegas na elaboração do livro, o qual escreveu juntamente com António José Queiroz e Pedro Figueiredo Leal, explicando a metodologia utilizada em todos os processos e quais os estudos que foram analisados. O escritor fez ainda uma introdução sobre o tema tratado e nomeadamente a transição da monarquia para a república, como funcionavam na altura os processos eleitorais, falando até de Arronches como exemplo nesse período da história.

Alunos do CERN plantam três oliveiras no âmbito do projeto “O Azeite Vai à Escola”

Numa iniciativa integrada no projeto “O Azeite Vai à Escola”, do CEPAAL (Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo), cofinanciado pelo COI – Conselho Oleícola Internacional, os alunos do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN) plantaram três oliveiras no pátio do espaço.

“O Azeite Vai à Escola” é uma iniciativa desenvolvida com o apoio do Município de Campo Maior, e tem como principal objetivo educar e sensibilizar os alunos do 1.º ciclo para a importância do consumo de azeite, enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânica, bem como enquanto elemento característico da identidade e cultura de Portugal, e em particular da região Alentejo.

Bombeiros de Arronches promovem segunda edição das Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches promove esta sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de novembro, a segunda edição das Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches.

Este evento, de acordo com a organização, “conta com o apoio do INEM da Angels e do Município de Arronches e tem como objetivo reunir profissionais, voluntários e interessados da área da emergência médica e da Proteção Civil para discutir temas fundamentais, trocar experiências e aprimorar os conhecimentos relacionados ao serviço de emergência pré-hospitalar”.

A programação inclui palestras com especialistas da área, workshops práticos sobre técnicas de trauma, mesas de trabalho para debate e um curso de sensibilização relativamente aos AVCs.

Destinadas a profissionais da saúde, bombeiros, estudantes de saúde e demais interessados na área de emergência médica, estas jornadas decorrem amanhã entre as 14 horas e as 19h30 e, no sábdo, das 9 às 17h30.

Comissão Europeia e Conselho da Europa realizam estudo sobre situação dos jovens em meio rural

A Comissão Europeia e o Conselho da Europa estão a realizar um estudo sobre a situação dos jovens em meio rural.

Nesse sentido, está a decorrer um inquérito online, até 31 de dezembro, com vista a compreender as condições e experiências de vida destes jovens, em toda a Europa.

Este questionário (aqui) está inserido no âmbito da parceria entrea Comissão Europeia e o Conselho da Europa, no domínio da juventude (“Parceria Juvenil”) e realizado por uma equipa afiliada ao Grupo de Jovens Investigadores Europeus (PEYR).

Os interessados em responder ao inquérito têm que ter entre 18 e 30 anos e viver numa zona rural do seu país. Não existem respostas certas ou erradas, uma vez que o questionário se foca no que os jovens pensam sobre os diferentes tópicos incluídos nesta pesquisa. As respostas são anónimas, sendo que os interessados podem compartilhar o seu nome e e-mail se quiserem ser informados sobre os resultados deste trabalho.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

CEN festeja 70º aniversário com 1ª Gala a 7 de dezembro

O Clube Elvense de Natação (CEN) celebra o seu 70º aniversário, no próximo dia 7 de dezembro, com a realização da sua primeira gala, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

Nos anos anteriores, “o clube fazia um jantar de Natal”, começa por explicar o presidente do CEN, José Caldes, no entanto, e “com o passar do tempo, a direção sentiu a necessidade de agraciar mais as pessoas que lutam pelo clube”.

“Um espetáculo musical foi o foco” para marcar a diferença nesta primeira gala do clube, face aos tradicionais jantares de Natal. O objetivo principal “é dar algo mais aos atletas, sócios, treinadores e amigos, daé a importância das suas presenças no evento”.

A gala terá início às 19 horas. “Vamos ter uma receção, seguida do jantar e depois o espetáculo musical, com entrega de prémios pelo meio, agraciamento aos nossos sócios, e a gala seguirá pela noite dentro até às 2 horas”, realça o presidente do clube. A animação musical da festa vai estar a cargo das Roncas d´Elvas, Os Caya, Onda Flamengo e DJ Dinga.

As inscrições para a gala estão abertas até domingo, dia 1 de dezembro, e podem ser feitas através do email elvensenatacao@elvensenatacao.com ou do contacto 933 471 902. Toda a informação está disponível no site e na página de Facebook do clube.

Para crianças até aos cinco anos, a inscrição tem o custo de dez euros e dos seis aos 12 anos de 20 euros. A partir dos 12 anos, o acesso à festa custa 27 euros. Os atletas do clube não pagam.

A entrevista completa a José Caldes para ouvir no podcast abaixo:

Fernando Mendes apresenta “Insónia” no sábado no Centro Cultural de Campo Maior

O espetáculo “Insónia”, protagonizado por Fernando Mendes, sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, no sábado, às 21h30.

Em “Insónia”, Fernando Mendes apresenta-se a solo e dá vida a Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com a “corda ao pescoço, tanto financeiramente, como familiarmente. É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos. Certa noite, Custódio tem uma terrível insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções.
‘Insónia’ é um espetáculo para brincar com coisas sérias”.

Lembrando que este é o último espetáculo a ser apresentado ao público no âmbito das comemorações do 21º aniversário do Centro Cultural de Campo Maior, a vereadora São Silveirinha não tem dúvidas de que a peça irá “encher o auditório” daquele espaço municipal.

Os bilhetes para o espetáculo têm um custo de cinco euros e podem ser adquirido no Centro Cultural ou na Ticketline.