“O Elvas” venceu o Varzim SC por 2-1 e apurou-se para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Ao intervalo os poveiros venciam por 1-0, mas na segunda parte “O Elvas” realizou um excelente exibição e deu a volta ao marcador, primeiro com Desmond a chegar ao empate e depois Rúben Cardoso a fazer o segundo golo.
Com esta vitória, “O Elvas” conseguiu chegar a esta fase da prova ao fim de 35 anos e ganhou também direito a discutir a passagem aos quartos de final, com o Vitória de Guimarães.
A FNAM está a organizar o webinar: Raio X ao Orçamento de Estado para a Saúde que tem lugar terça-feira, dia 26 de novembro, às 21h.
A FNAM analisa o Orçamento de Estado para a Saúde com a participação do economista Eugénio Rosa, que nos dará, em primeira mão, a sua avaliação e fundamentação dos números que se podem decantar para 2025. O webinar contará ainda com Joana Bordalo e Sá (presidente da FNAM/SMN), Vitória Martins (Presidente do SMZC) e João Proença (presidente do SMZS).
A inscrição é gratuita e obrigatória e pode ser feita neste link.
O “Educ’Arte”, um programa de apoio ao estudo e ocupação de tempos livres vai se manter em funcionamento durante o período de férias natalícias, que decorrerá entre 18 de dezembro e 3 de janeiro, destinando-se, como habitualmente às crianças residentes no concelho ou que se encontram a frequentar o pré-escolar, primeiro e segundo ciclos nos estabelecimentos de ensino de Arronches.
Os encarregados de educação que não manifestaram interesse de matricular os seus educandos no supracitado período aquando da primeira inscrição de 2024/25, poderão fazê-lo a partir do próximo dia 27 de novembro no gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Arronches.
Interessados poderão fazer a matrícula na Câmara Municipal de Arronches, não sendo necessária a inscrição para quem já manifestou interesse no início do ano letivo.
De realçar que durante as férias, o Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres estará a funcionar entre as 09h e as 17h30 e os interessados poderão encontrar a ficha de inscrição e as normas de funcionamento através desta ligação.
O Estádio Municipal Francisco Palmeiro, em Arronches, tem novo relvado sintético que irá servir as equipas das várias coletividades, bem como receber competições jogadas por clubes de todo o país.
Inaugurado em 2009, “o estádio atualmente apresentava sinais de desgaste o que interferia com a performance dos jogos de futebol”, conforme realça o presidente da Câmara, João Crespo.
Com um investimento de cerca de 150 mil euros, o autarca destaca ainda que “o novo relvado sintético é de última geração e de qualificação FIFA”.
O campo vai ser pisado pela primeira vez com o novo relvado este sábado, dia 22 de novembro, com o jogo da equipa de futebol dos Benjamins Sub-10 do Atlético Clube de Arronches, às 10h30.
A Associação Cultural Agora Quer’Arte, de Campo Maior, repetiu ontem em Elvas o êxito que teve em casa, com sala cheia no Cine Teatro Municipal de Elvas.
Os jovens atores trouxeram à cena a revista à portuguesa “Agora Damos a Segunda”, no âmbito da edição 2024 do Mês do Teatro, num espetáculo acompanhado pela atuação ao vivo da Banda da Sociedade Musical 1° de Dezembro, também de Campo Maior.
O Mês do Teatro, promovido pelo Município de Elvas, encerra hoje domingo, com os alunos de Teatro da Escola Secundária D. Sancho II da Associação ARKUS a apresentar a peça “Querida Conta-me… o Teu Segredo”, às cinco da tarde, com entradas livres.
A campanha “Elvas, Comprar é Ganhar” iniciou no dia 15 de novembro, e irá decorrer nos estabelecimentos aderentes até ao dia 7 de janeiro. Até ao momento, são 42 os comerciantes que decidiram aderir a esta iniciativa em todo o concelho, e para saber a opinião dos diferentes comerciantes sobre esta campanha, a Rádio ELVAS saiu à rua.
Paula Guedes
Paula Guedes, gerente em “A Loja”, refere que aderiu a esta campanha porque considera importante “chamar mais pessoas para a cidade, porque o centro histórico neste momento precisa de pessoas, não há pessoas na rua nem no comércio, e creio que isto possa ser uma vantagem para chamar as pessoas”.
Angelino Gomes
Angelino Gomes, em representação da Elióptica, revela que “faz falta dinamizar o centro histórico, e estes eventos trazem sempre mais gente à cidade, daí ter aderido a esta campanha”.
José Batista
Por outro lado, José Batista, gerente do bar – pastelaria Pedras Lda, diz não ter aderido à iniciativa “Elvas, Comprar é Ganhar” por ser “muito burocrático”. “Não aderi porque tinha que ir recolher certidões, e é muito o tempo que nós perdemos com isso, e então acho que isso não merece a pena, seria uma certidão de divida às finanças e à segurança social, e acho que isso não compensa o tempo perdido”, refere ainda o gerente.
Outros comerciantes que não aderiram à campanha, não quiseram gravar declarações para o nosso inquérito, mas deram-nos as justificações para não participarem na campanha “Elvas, comprar é ganhar”, tendo dito que o processo “é muito burocrático, que não sabem quando é que vão ter o reembolso dos vouchers, e que as suas vendas habituais não atingem os dez euros, logo muitos clientes habituais não recebem o voucher”. Há quem também refira o facto de “a Câmara Municipal não ter explicado devidamente o processo de adesão”.
O “Atelier das Artes” está de volta à freguesia de Degolados, todas as segundas feiras, no Posto médico, antigo edifício do Centro de Dia e Lar.
Esta iniciativa visa a promover o convívio e ocupar os tempos livres dos seniores da freguesia. Este atelier é ministrado por duas técnicas do município “juntamente com as senhoras que se voluntariaram para a excussão de certos trabalhos. Cada uma delas leva os seus conhecimentos e com o auxílio dessas técnicas construírem determinados objetos alusivos a destinados temas” explica João Cirilo, presidente da junta de Degolados.
O “Atelier das Artes” decorre todas as segundas-feiras, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h, no edifício do antigo Centro de Dia e Lar da freguesia de Degolados.