1ª Caminhada Dr. Pintão Antunes do Clube do Diabético de Elvas realizou-se este sábado, com saída da Praça da República, numa homenagem ao médico falecido no ano passado, grande interessado pela área médica ligada à doença dos Diabetes e fundador do Clube.
1ª Caminhada Dr. Pintão Antunes do Clube do Diabético de Elvas
Pratos de Caça para degustar em Arronches até domingo
Pica-pau de lombo de veado, ensopado de javali e perdiz com cogumelos silvestres são alguns dos pratos que podem ser degustados na sexta edição da quinzena gastronómica dedicada à caça que está a decorrer em Arronches até este domingo, dia 24 de novembro.
“Essencialmente estas iniciativas oferecem a oportunidade aos restaurantes de apresentarem as suas iguarias, atraindo ao mesmo tempo mais visitantes a Arronches” realça João Crespo, presidente de Arronches.
“Cinco restaurantes aderiram à quinzena da caça” revela o autarca, indicando ainda que os pratos preparados para esta ocasião são “pica-pau de lombo de veado, ensopado de javali e perdiz com cogumelos silvestres”. João Crespo refere que a Quinzena Gastronómica do Porco foi “o ex-líbris das quinzenas, foi a primeira a começar e aquela que diz mais à vila, por ser um produto de Arronches”.
Luís Figueira é proprietário do restaurante “A Cabana” que tem portas abertas há 13 anos em Arronches. Com a paixão de cozinhar empregue na família, Luís Figueira “começou o negócio como uma casa de petiscos”, depois foi uma questão de adaptação “foram surgindo alguns pratos e após a pandemia esses pratos foram adaptados ao que as pessoas estavam à procura”.
O restaurante “A Cabana” participa desde o primeiro ano, na quinzena gastronómica dedicada à caça. Podem ser degustados no estabelecimento “pica- pau de lombo de veado, arroz de coelho, ensopado de javali e as coxinhas codorniz em cama de cogumelos silvestres”, indica Luís Figueira.
Para o proprietário esta quinzena “tem sempre alguma procura, principalmente pelo público que aprecia caça” para além de “promover os estabelecimentos de Arronches”.
Violenta choque frontal faz um ferido grave e um leve
Um rapaz de 19 anos ficou gravemente ferido e um homem de 62 anos foi considerado ferido leve, numa violenta colisão frontal verificada,esta manhã, entre Elvas e São Vicente entre duas viaturas ligeiras de passageiros.
O alerta foi dado às 8.36 horas deste sábado, segundo o Comando Sub Regional de Proteção Civil do Alto Alentejo, em Portalegre, a colisão foi perto do Monte de Alcobaça e os feridos tiveram que ser desencarcerados das viaturas pelos Bombeiros de Elvas que estiveram no local com um veiculo de Desencarceramento e três ambulâncias, para além da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Hospital de Santa Luzia de Elvas, da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre e a da Brigada de Trânsito da GNR. Os feridos foram transportados para o Hospital de Elvas.
No total estiveram a prestar assistência 19 operacionais, oito veículos e dois reboques. O acidente está em investigação por parte do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR.
Entretanto, a Rádio ELVAS sabe que o ferido grave irá ser transportado para o Hospital de Badajoz.
Arkus apresenta “Querida, Conta-me o Teu Segredo” no Mês do Teatro de Elvas este domingo
A associação juvenil Arkus e a Escola Secundária D. Sancho II levam ao palco do Cine-Teatro de Elvas, na tarde deste domingo, 24 de novembro, a peça “Querida, Conta-me o Teu Segredo”.
Trata-se de mais um espetáculo a ser apresentado ao público no Mês do Teatro, sendo que, garante Raquel Pirota, da Arkus, a associação juvenil não podia deixar de aceitar o convite da Câmara Municipal para participar no evento, até porque ela nasceu, em Elvas, precisamente com o teatro.
“Desta vez, em vez de ser mesmo o grupo do teatro, porque nós iniciamos a época do teatro em outubro e o grupo anterior já está na universidade, vamos apresentar o espetáculo com um grupo de alunos de uma turma de Português da escola secundária, em que o encenador é o professor Carlos Beirão”, explica a responsável.
“Querida, Conta-me o Teu Segredo” é uma comédia, de sátira aos reality shows, que foi já apresentada, no ano passado, no Festival Internacional de Teatro, o improvis’ARTE, promovido pela Arkus. “É a peça pronta possível, visto que a Arkus está agora a preparar as novas peças com os sete grupos de teatro que tem”, revela Raquel Pirota. “É uma peça muito engraçada e temos aqui atores amadores, mas com muito talento”, diz ainda a responsável sobre “Querida, Conta-me o Teu Segredo”.
Esta é a única peça que, neste Mês do Teatro, conta com entrada gratuita, no Cine-Teatro de Elvas. O início do espetáculo, neste domingo, está marcado para as 17 horas.
“Monólogos do Pénis” sobe ao palco do Centro Cultural este sábado
O espetáculo Monólogos do Pénis, interpretado por Gonçalo Diniz e Ricardo Carriço, vai decorrer este sábado, dia 23 de novembro, às 21h30, no Centro Cultural de Campo Maior.
Monólogos do Pénis é uma comédia satírica sobre o universo masculino que revela “o que, realmente, os homens falam sobre as mulheres.”
Luís Filipe Borges adapta os textos do autor brasileiro Carlos Eduardo Novaes à realidade portuguesa, interpretados por Gonçalo Diniz e Ricardo Carriço.
São Silveirinha, vereadora do Município de Campo Maior, indica que “esta comédia é idêntica à peça “Monólogos da Vagina”, que subiu ao palco do Centro Cultural há uns meses (dia 11 de março deste ano)”.
Para além do espetáculo “Monólogos do Pénis”, com Gonçalo Diniz e Ricardo Carriço, que vai decorrer este sábado, às 21h30, o programa de comemoração destes 21 anos do Centro Cultural inclui ainda a apresentação do espetáculo “Insónia”, de Fernando Mendes, no dia 30.
Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos na ticketline.