Recolha de sangue no Centro Comunitário de Campo Maior

O Município de Campo Maior promoveu hoje, dia 22 de novembro, no Centro Comunitário, uma recolha de sangue realizada pelo serviço de imunoterapia do Hospital de Santa Luzia de Elvas.

Durante a manhã foram muitos os campomaiorenses que passaram pelo espaço e ajudaram a salvar vidas.

História das Eleições Legislativas no Alentejo apresentada em Arronches

O novo livro coordenado por Manuel Baiôa será apresentado no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, este sábado, dia 23 de novembro, às 15 horas. O livro intitulado “As Eleições Legislativas no Alentejo durante a I República (1910-1926)” será apresentado pelo professor António Ventura.

Neste livro, os seus autores procuraram “retratar” pormenorizadamente as eleições legislativas na I República (1910-1926) nos seis círculos do Alentejo (Portalegre, Elvas, Estremoz, Évora, Beja e Aljustrel). Após análise da legislação eleitoral e da contextualização política em que o sufrágio decorreu, são abordadas as suas diversas etapas e contingências, nomeadamente a escolha dos candidatos, a campanha eleitoral, o clientelismo, os acordos, as fraudes e outras irregularidades.

Em termos quantitativos (e não só), este estudo faz a comparação com outros que o precederam, apresentando para algumas eleições novos e definitivos dados. Antes dos quadros gerais e da conclusão, é analisado o perfil social e político dos deputados eleitos no Alentejo durante a I República.

Manuel Baiôa nasceu em Vila Verde de Ficalho em 1969. É professor de História na Escola Secundária Diogo de Gouveia (Beja) e investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS.UE). Licenciado em Ensino de História pela Universidade de Évora e Mestre em História do XX pela F.C.S.H. da Universidade Nova de Lisboa. Em 2012 concluiu o Doutoramento em História Contemporânea pela Universidade de Évora. Publicou diversos artigos e livros sobre a I República e a Ditadura Militar.

Para mais informações e declarações de Manuel Baiôa contactar pode contactar o 965134437.

Reunião de trabalho sobre visitação em Áreas Protegidas em Portalegre

No passado dia 15 de novembro, teve lugar na sala do “Capítulo”, na Câmara Municipal de Portalegre, uma reunião de trabalho sobre Visitação em Áreas Protegidas. Este encontro foi articulado pela CCDR-A e contou com a participação de várias entidades envolvidas na atividade, nomeadamente: o ICNF, a Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), os municípios de Marvão, Portalegre, Castelo de Vide, Arronches e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

A reunião centrou-se à volta do nó problemático da monitorização de percursos pedestres, que é transversal ao planeamento urbano e rural, mas aplicado às áreas protegidas. Nos últimos anos, têm sido realizadas várias alterações à legislação no sentido de implementar e melhorar a eficácia do modelo de cogestão das áreas protegidas. Pelo que, devido à revisão desses mesmos modelos, as CCDR tornaram-se as entidades territorialmente competentes na Comissão de Cogestão.

Da ordem de trabalhos fez parte a apresentação de uma proposta de modelo de organização e introdução de dados, ajustado a diferentes realidades, consoante os perfis de visitantes identificados. O método proposto assenta na seleção estratégica de infraestruturas de contacto com os visitantes e respetiva articulação com os técnicos de apoio à cogestão, com vista à produção e envio desses dados.

No âmbito desta temática, a CIMAA tem vindo a divulgar o nosso território e as suas potencialidades através da marca Altamente Alentejo, onde se incluem exatamente este tipo de atividades, ao mesmo tempo que mune a área protegida do PNSSM com equipamentos de monitorização de rotas.

“Biorresíduos e Desperdício Alimentar” foi o tema da sessão no Centro Comunitário de Campo Maior

O Centro Comunitário de Campo Maior, recebeu hoje, 22 de novembro, uma sessão subordinada ao tema “Biorresíduos e Desperdício Alimentar”, dirigida aos grandes produtores de biorresíduos do concelho, nomeadamente os estabelecimentos do Canal HORECA (Hotelaria, Restaurantes, Cafés, Cantinas e similares). A sessão contou ainda com a presença de alunos da Escola Secundária e de elementos dos Clubes dos Maiores e da Academia Sénior da CURPI.

O presidente do Município, Luís Rosinha, abriu a sessão dando as boas-vindas a todos os participantes e fazendo um resumo do caminho percorrido até aqui nesta área.

Joana Costa, da empresa BIORUMO, Cláudia Simões, da VALNOR, e Paula Caldeira, técnica do Município de Campo Maior, apresentaram esta nova fase do projeto que irá integrar a recolha porta-a-porta de biorresíduos nestes estabelecimentos.

Esta sessão surge integrada no projeto “Recolha Seletiva de Biorresíduos do Município de Campo Maior, que surge na sequência da candidatura ao Programa RecolhaBIO, com financiamento do Fundo Ambiental e em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Estremoz: Encerramento das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 vai realizar-se este sábado

O Encerramento das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 vai decorrer este sábado, dia 23 de novembro, em Estremoz, a partir das 15h, junto ao Mural alusivo ao tema.

“Durante a tarde de sábado vão decorrer pequenos momentos dedicados ao 25 de abril” indica Sónia Caldeira, vereadora do Município.

O Mural do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, inaugurado em 1 de junho deste ano “vai receber a colocação de uma cápsula do tempo com trabalhos feitos pelos alunos das escolas de Estremoz, onde têm escrito as suas expectativas, como é o mundo até à data e como vai ser o mundo daqui a 25 anos. Passados esses anos (25 anos), as crianças de agora vão abrir novamente a cápsula do tempo e verem o que escreveram”, explica ainda a autarca.    

A celebração da data continua junto ao Mural com o descerramento da placa em “Memória do prisioneiro político natural e residente em Estremoz” e para culminar as comemorações, realça ainda Sónia Caldeira, às 16h30 “vai decorrer a apresentação do projeto Documentar Abril, no Teatro Bernardim Ribeiro, seguida de um concerto com o Coro Lopes Graça e o Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide””.

O Encerramento das Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 vai decorrer este sábado à tarde em Estremoz. A entrada para a apresentação e para o concerto no Teatro Bernardim Ribeiro é livre.

DECO: Pagamentos digitais como nova forma de pagamento

A inovação tecnológica e os novos hábitos de consumo têm mudado a forma como os portugueses se comportam na hora de pagar, até porque as soluções eletrónicas ao seu dispor são muitas. 

O desenvolvimento rápido e sofisticado de novas soluções de pagamento, o aparecimento de novos intervenientes e a evolução dos sistemas e das infraestruturas, têm de ser acompanhados de modo a garantir a segurança e acessibilidade de todos os consumidores ao mercado de pagamentos em Portugal. 

Assim, foi definida uma Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025 com o objetivo de contribuir para soluções de pagamentos mais seguras, eficientes e inovadoras no mercado português. A Estratégia tem quatro vetores de desenvolvimento: proximidade e transparência; inovação e eficiência; segurança e usabilidade; e resiliência e sustentabilidade. 

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

16 detidos pela GNR por tráfico de droga ouvidos no Tribunal de Elvas a partir desta sexta-feira

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve inicialmente 18 indivíduos, um dos quais em Elvas e três em Campo Maior, numa operação de combate ao tráfico de droga em vários concelhos, envolvendo buscas domiciliárias em Elvas, Campo Maior, Portalegre, Sousel, Estremoz e Évora.

Destes 18 detidos, dois foram colocados em liberdade, por não estarem incluídos nesta investigação, estando os 16 indivíduos recolhidos às celas da GNR por vários locais destes dois distrito e hoje, sexta-feira irão começar a ser ouvidos no Tribunal Judicial de Elvas, devendo os interrogatórios prolongar-se pela próxima semana.

Canabis e cocaína constam das drogas encontradas, para além de dinheiro, viaturas e uma arma fazem parte da apreensão realizada pelos militares da guarda.

Em Elvas, a PSP colaborou na prestação de segurança ao militares da GNR, na execução do mandato de buscas domiciliárias realizadas na Avenida da Europa.

Pequenos deputados ouvidos na 6ª Assembleia Municipal Infantojuvenil de Elvas

A Sexta Assembleia Municipal Infantojuvenil de Elvas realizou-se na passada quarta-feira, 20 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Esta iniciativa foi promovida pela CPCJ de Elvas em colaboração com o Município de Elvas no âmbito da comemoração do 35º aniversário da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças.

A edição deste ano contou com 28 deputados, do Agrupamento de Escolas Nº 1,2 e 3 e do Colégio Luso-britânico de Elvas. Entre si os alunos destas escolas escolheram os representantes, assim como os temas que consideravam mais importantes serem debatidos, como: a Educação, o Bullying, a Segurança e a Saúde.  

O objetivo desta ação, que ocorre desde 2019, passa “por reforçar o artigo 12º relativo à Opinião da Criança, referido na Convenção dos Direitos das Crianças, permitindo a participação ativa das crianças, dando-lhe voz e oportunidade de expressão” explica a presidente da CPCJ, Raquel Guerra.

“Esta assembleia visa a que as crianças tenham contacto com o mundo dos adultos e ao mesmo tempo possam conhecer Câmara Municipal” refere Anabela Cartas, vice-presidente do Município, uma vez que este espaço “é muito importante para que os alunos possam vir até aqui (à Câmara) transmitir as suas necessidades e através delas o Município possa atuar”.

Pensar, escrever e discutir sobre os temas que levaram a esta iniciativa, segundo a autarca “vai proporcionar uma experiência inesquecível para estas crianças, muitos de tenra idade”.

Para Anabela Cartas “este dia é fundamental para as crianças terem a consciência dos seus direitos para que possam ser respeitados, tal como, dos seus deveres. Quando os direitos e os deveres são trabalhados estamos a formar cidadãos muito mais conscientes”.

A Sexta Assembleia Municipal Infantil de Elvas contou com a  intervenção da CPCJ, do Agrupamento de Escolas Nº 1,2 e 3 e do Colégio Luso- britânico de Elvas, do Instituto da Segurança Social e das forças de segurança da GNR e PSP.

“Luz & Sombra” patente até final do mês na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior

A exposição “Luz & Sombra” do fotógrafo Ricardo Lourenço está patente na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior até ao final do mês de novembro. A mostra está aberta a toda a população e pode ser visitada durante o horário da escola, das 9h até às 17h.

“ Luz&Sombra é uma exposição de fotografias do fotógrafo naturalista Ricardo Lourenço e decidimos fazer aqui (na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior) a exposição para chamar a atenção aos alunos da importância da conservação das espécies que existem nesta região”, explica Elza Matos, diretora adjunta do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Elza Matos realça ainda que “a exposição vai estar patente na Biblioteca da Escola Secundária até ao final do mês de novembro, para que os alunos a possam visitar, assim como, a comunidade de Campo Maior durante o horário escolar, das 9 às 17 horas”.