A iniciativa “Castanhas com Afetos – Eternizar Abraços” vai realizar-se no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, na segunda-feira, dia 19 de novembro, às 14h.
Todos os anos no Centro Escolar, o Magusto do dia 11 de novembro faz-se com afetos entre os alunos e as famílias. Neste ano letivo, para além das castanhas, vai ser estampado os braços das famílias nas T shirts usadas pelas crianças.
Esta atividade terá a colaboração dos alunos dos cursos profissionais.
Depois de inaugurada, recentemente, a iluminação da Fortaleza de Juromenha, que deverá abrir ao público já em 2025 e onde se virá a instalar uma unidade hoteleira, o Município de Alandroal continua a apostar naquela povoação histórica.
Exemplo disso, e embora Juromenha “não possa crescer muito, porque tem um perímetro que exige bastante cuidado, no tipo de investimentos que se fazem”, diz o presidente da Câmara, João Grilo, são as obras de um loteamento e do centro náutico.
“Temos a perspetiva de lançar o concurso do Centro Náutico até final do ano ou nos primeiros meses de 2025”, sendo que a “obra terá de ser desenvolvida ao longo de um ano”, adianta o autarca. A obra do Centro Náutico de Juromenha conta com um financiamento de 400 mil euros do Turismo de Portugal para a construção de ancoradouro, rampa para barcos, zona de lazer e estacionamento. O centro contará ainda com restaurante e animação turística.
Relativamente ao loteamento, João Grilo revela que a intenção é que fique disponível durante o próximo ano. “Sabemos que há intenções privadas que virão atrás, mas dentro e fora da fortaleza iremos ter mais investimentos ligados à hotelaria”, remata.
O Coro Beato Aleixo Delgado celebra este domingo, 17 de novembro, o seu 10º aniversário com um concerto solidário, na Igreja de São Domingos, em Elvas, a partir das 16h30.
Para este espetáculo, e dada a importância da data, revela o padre e diretor do coro, Tiago Carlos, foi convidado o grupo Scala Coeli Ensemble, assim como os coros das igrejas Matriz de Montemor-o-Novo e Fronteira, que são “os coros filiais” do Coro Beato Aleixo Delgado.
O espetáculo inicia-se com o Scala Coeli Ensemble, formado por um quinteto de metais e uma soprano, que irão interpretar “temas religiosos, seja música instrumental ou vocal”. Segue-se a atuação do Coro Beato Aleixo Delgado e, no fim, “dois momentos chave”: primeiro com a união do coro elvense aos de Montemor e Fronteira e, depois, com o Scala Coeli Ensemble.
Quem quiser assistir a este concerto terá apenas de levar consigo um bem alimentar, sendo que todos os produtos angariados serão entregues, posteriormente ao Movimento Teresiano de Apostalado (MTA) de Elvas, que os fará chegar às famílias mais carenciadas do concelho. Desta forma, diz o padre, este concerto contempla a “prática da fé”.
A entrevista completa ao padre Tiago Carlos sobre o espetáculo e os dez anos do Coro Beato Aleixo Delgado para ouvir no podcast abaixo:
O Cine-Teatro Municipal de Elvas recebe o grande ator Ruy de Carvalho, este domingo, às cinco da tarde, para a peça “Ruy, A História Devida”. Neste mês de novembro, mês de um excelente programa de teatro, com seis peças na principal sala no centro histórico de Elvas.
Figura máxima do Teatro em Portugal, Ruy de Carvalho sobe ao palco, abre o coração e conta histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira.
Histórias de amor, histórias de humor e até mesmo histórias para nos emocionar. É Ruy de Carvalho como nunca o vimos e ouvimos!
Ao longo de cerca de uma hora, ninguém fica indiferente à sua faceta menos conhecida de contador de histórias.
E porque não é todos os dias que temos Ruy de Carvalho perto de nós, o público é convidado a fazer perguntas ao ator, fazendo desta experiência mais do que um espetáculo, mas intimista entre amigos. E que melhores amigos o Ruy podia ter para conversar senão o seu público?
O Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro assinalou neste sábado, 16 de novembro, o seu 21º aniversário.
Foi a 15 de novembro de 2003 que abriu portas aquele espaço museológico elvense, com base no espólio do colecionador e antigo presidente da Câmara Municipal João Carpinteiro, falecido a 1 de Novembro do ano passado.
O momento comemorativo contou com o tributo ao homem que esteve na génese do museu, várias intervenções e entrega de diplomas a instituições e pessoas que têm colaborado regularmente com o Museu de Fotografia.
Foram também entregues diplomas aos participantes na 11ª Maratona Fotográfica organizada pelo museu, cujos trabalhos podem ser apreciados desde hoje na sala de exposições temporárias do espaço do Largo Luís de Camões.
As “antiguidades” estão a dar palco até este domingo, ao Centro de Negócio Transfronteiriço de Elvas, em uma Feira de Antiguidades promovida pela Associação dos Promotores de Eventos. Neste evento a população têm a oportunidade de adquirir velharias, artigos vintage e de colecionismo num leque de 200 expositores.
No meio dos expositores na Feira de Antiguidades estava a comercial Sandra Raposo que vem diretamente de Cascais até Elvas com o negócio “Novo e Velho”. Sandra Raposo está neste ramo há 35 anos, onde vende “latões, porcelanas, madeiras e móveis”.
Já José Cerqueira está no comércio de feiras há 20 anos, agora, traz “às costas” das Caldas da Rainha até à cidade transfronteiriça peças que “vão de um euro aos sete mil euros”.
No caso de Romi, vem de Corroios até ao Alentejo com peças de antiguidades, e, por Romi nomeadas “peças de luxo” que pode ir do valor de “cinco euros até 1 300 euros”.
A Feira de antiguidade vai estar até este domingo, das 10h às 13h, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas. O evento trouxe vários expositores de toda a parte do país com peças de antiguidades, colecionismo e vintage.