Dois projetos apoiados pelas incubadoras de empresas do Politécnico de Portalegre venceram o Programa EDP Energia Solidária, destinado a entidades com e sem fins lucrativos, especialmente nas áreas de apoio social, inclusão e eficiência energética, e energias renováveis.
O projeto “ENERGIA 100 ID@DE” desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor, e o projeto “ECAS – Economia, Compostagem, Água e Sustentabilidade” da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, contaram com o apoio de dois técnicos do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego, e dois técnicos da BioBIP Energia, no desenvolvimento das candidaturas.
Das 94 candidaturas apresentadas, 13 venceram a edição deste ano e irão gerar respostas sociais através de soluções de eficiência energética, energias renováveis, inclusão energética, economia circular, proteção do património natural e da biodiversidade e mobilidade sustentável.
Estes projetos representam um investimento de cerca de um milhão de euros, por parte da Fundação EDP, e pretendem melhorar a qualidade de vida de pessoas em contexto de vulnerabilidade ou em risco de exclusão social, como famílias em situação de insegurança alimentar, seniores em situação de isolamento social, desempregados, vítimas de violência doméstica, pessoas portadoras de deficiência.
Para além do distrito de Portalegre, prevê-se que este apoio possa vir a ter um impacto positivo direto na vida de mais de seis mil pessoas em 12 distritos do país: Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Vila Real e Viseu.
A BioBIP e C.BIP, são duas das 15 incubadoras parceiras da Fundação EDP, e estiveram representadas na cerimónia de entrega dos prémios aos projetos vencedores, que decorreu no MAAT Central, em Lisboa.
Em 20 anos de EDP Energia Solidária, foram apoiados 430 projetos, que chegaram a mais de um um milhão e 500 mil beneficiários, num investimento de cerca de 19 milhões de euros.
O projeto “ENERGIA 100 ID@DE” desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor, propõe a instalação de um ginásio fisiátrico gerontológico, privilegiando o uso de equipamentos geradores de energia, com baterias carregáveis e utilizando a realidade virtual e aumentada como fator motivacional e disseminador da importância da transição energética justa. O projeto prevê ainda atividades intergeracionais como workshops sobre o tema e prática do exercício para famílias, idosos e crianças, challenge intergeracional, e um programa de educação ambiental para o pré-escolar.
O projeto “ECAS – Economia, Compostagem, Água e Sustentabilidade” da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, tem em vista um uso eficiente da água e valorização de subprodutos orgânicos numa escola profissional de desenvolvimento rural. Está ainda prevista a implementação de um sistema para gestão sustentável da água, com reaproveitamento da água dos duches dos cavalos (cerca de 65 cavalos=3250 litros/dia) para rega da horta e lavagens das instalações pecuárias, a instalação de um sistema de captação de água pluvial, com a instalação de algerozes nos edifícios, e a transformação do estrume dos cavalos em matéria orgânica enriquecida com a água armazenada dos duches dos cavalos.
Conheça todos os projetos em https://www.fundacaoedp.pt/pt/noticias/fundacao-edp-investe-em-13-novos-projetos-sociais-que-vao-apoiar-mais-de-6000-pessoas