Adega Mayor recebeu visitantes com caminhada e trail

Trail runners

Uma caminhada e um prova de trail animaram a tarde na Adega Mayor, neste sábado, dia 9 de Novembro, com a participação do @campo_maior_trail_runners.

Houve música, muitas castanhas e degustação de vinho, num Curso Vínico, que incluiu uma visita à adega, prova de vinhos e almoço harmonizado.

Grande prova de Cross Fit em Elvas

O Coliseu Comendador Rondão Almeida recebe este fim-de-semana o evento Badajoz Elvas Throwdown 2024, pelo terceiro ano consecutivo, uma das maiores provas de Cross Fit da Península Ibérica.

Os participantes no Badajoz Elvas Throwdown são maioritariamente espanhóis, mas também portugueses e de outras nacionalidades.

O Badajoz Elvas Throwdown encerra amanhã, domingo 10 de novembro, com a entrega de prémios agendada para as duas da tarde.

Abertura de Aviso de 3M€ para financiamento de equipamento de Ensino Superior

No âmbito do Programa Regional Alentejo 2030, foi aberto o aviso “Infraestruturas e equipamentos de Ensino Superior”, que disponibiliza apoio financeiro para a modernização e consolidação das infraestruturas e equipamentos pedagógicos de ensino superior politécnico. Este financiamento destina-se a reforçar as competências no âmbito das especializações regionais, promovendo as transições climática e digital.

O presente Aviso visa a requalificação de infraestruturas e a aquisição de equipamentos pedagógicos, especialmente destinados aos cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), garantindo que estas instituições respondam às necessidades crescentes de digitalização e adaptação climática.

O objetivo é melhorar a qualidade do ensino superior na região do Alentejo e contribuir para uma formação de qualidade, alinhada com as exigências do mercado de trabalho, promovendo uma maior empregabilidade.

As ações apoiadas pelo presente Aviso incluem a requalificação de infraestruturas pedagógicas para atender aos desafios das transições climática e digital, com o objetivo de reforçar competências regionais, o ajuste das infraestruturas a novas metodologias de ensino, com foco em práticas inclusivas e digitais, as melhorias nas condições de acessibilidade física das infraestruturas pedagógicas, a uniformização das condições formativas para garantir equidade no acesso à formação superior em todo o território, os investimentos em novos equipamentos pedagógicos, para apoiar novos cursos de curta duração ou programas adaptados às demandas do mercado a que se podem candidatar as instituições públicas de ensino superior politécnico da região do Alentejo, em conformidade com o Regulamento Específico de Valorização do Território e Infraestruturas Sociais (RE VTIS).

A dotação disponível é de 3.000.000,00 €, com uma taxa de cofinanciamento FEDER de até 85%. Este financiamento visa fortalecer o papel das instituições politécnicas no desenvolvimento regional, incentivando a inovação e a adequação das infraestruturas pedagógicas aos desafios futuros, com impactos positivos na qualidade do ensino e no sucesso profissional dos estudantes formados na região.

O período de candidaturas tem início no dia útil seguinte à data de publicação do aviso e decorrerá até 31 de janeiro de 2025.

Para mais informações consulte o site oficial do Programa Regional Alentejo 2030 (https://alentejo.portugal2030.pt/)

Campo Maior: São Martinho celebrado no CERN com “Castanhas com Afeto”

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior volta a promover, esta segunda-feira, 11 de novembro, em dia de São Martinho, a atividade “Castanhas com Afetos – Eternizar Abraços”. A iniciativa lugar no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN), a partir das 14 horas.

“Todos os anos no Centro Escolar, o Magusto do dia 11 de novembro faz-se com afetos entre os alunos e as famílias. Neste ano letivo, para além das castanhas, iremos eternizar abraços com a estampagem dos braços das famílias nas t-shirts usadas pelas crianças”, revela o Agrupamento de Escolas de Campo Maior em nota de imprensa.

Os alunos dos cursos profissionais do agrupamento integrarão a atividade, “desempenhando um papel importante no seu desenrolar.”

Filme “O Gangue dos Monstros” em exibição este domingo no Centro Cultural

O filme “O Gangue dos Monstros” vai ser exibido este domingo, dia 10 de novembro, às 16h, no Centro Cultural de Campo Maior.

Enredo: A pequena fantasma Elli precisa desesperadamente de um novo lar. O seu tio Chamberlain foi raptado por drones misteriosos e a velha mansão assombrada onde vivia com ele já não está habitável. Ao procurar o tio, Elli chega a um antigo comboio fantasma numa feira. O tio não está lá, mas Elli encontra uma ilustre comunidade de monstros que lá vivem clandestinamente: Martha, a Ieti, o vampiro Rolf e Knarf, uma espécie de Frankenstein. Nenhum dos três fica contente com a nova aquisição, especialmente porque correm o risco de atrair a atenção do mundo exterior. E os monstros não são bem-vindos no mundo exterior!

Os bilhetes para a sessão cinematográfica estão disponíveis na ticketline.

Circo de Natal inicia acordo de exploração do Coliseu de Elvas

O Município de Elvas e a empresa Ricardo Covões S.A. assinaram um contrato de exploração do Coliseu Comendador Rondão Almeida, por um período de 10 anos.

Este acordo não inclui qualquer pagamento por parte da firma concessionária que se compromete a trazer para Elvas, espetáculos que se realizem no Coliseu de Lisboa, local explorado pela Ricardo Covões S.A.

O primeiro espetáculo será o Circo de Natal do Coliseu de Lisboa que irá ser apresentado já em dezembro.

Maria do Carmo Covões, em representação da firma concessionária, disse à Rádio Elvas que “este acordo permitirá um parceria importante que irá trazer ao interior do País os melhores espetáculos”.

O presidente do Município de Elvas, Rondão Almeira, referiu no seu discurso que “este contrato é só mais uma peça que se junta à estratégia definida em 1994, quando se estudou a importância de Elvas, o centro desta grande região do Alentejo e da Estremadura espanhola, onde há mais de 20 anos começámos a executar esta estratégia de criar espaços para receber grandes eventos, com a construção do CNT”.

“O Município de Elvas já tem 26 espetáculos agendados que não irão ter qualquer problema de incompatibilidade” acrescentou Rondão Almeida “e os eventos que a empresa trouxer serão a forma de dar vida à maior sala de espetáculos e outros eventos entre Lisboa e Madrid”.

A Ricardo Covões irá ceder bilhetes, “250 ou 300” para a Câmara de Elvas entregar a funcionários e inscritos nos programas da idade de Ouro.

O Coliseu de Elvas é um espaço multiusos, onde se realizaram muitos espetáculos música, de bailado, competições desportivas e corridas de touros, programas de TV, entre outros eventos como congressos e seminários.

Vendas Novas celebra as migas e açordas com fim de semana gastronómico

O fim de semana, dias 9 a 10 de novembro, em Vendas Novas, vai ser dedicado às migas e às açordas.

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, com este fim de semana gastronómico, que conta com a adesão de 19 restaurantes, promovem-se duas iguarias que, mais que simples refeições, são uma ligação ao passado e à forma criativa como, ao longo dos tempos, se aproveitou o que a terra dá.

O objetivo da iniciativa, segundo o presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, “é dar a conhecer um pouco mais da gastronomia local, naquela senda de que em Vendas Novas há bifanas e muito mais”.

Os restaurantes aderentes à iniciativa espalham-se por todo o concelho: para além de Vendas Novas, há também estabelecimentos que participam neste fim de semana gastronómico em Bombel, Afeiteira e Landeira. “Variedade de opções não faltará para quem quiser participar nesta iniciativa”, garante o autarca.

E porque um bom prato merece um bom vinho, a Herdade da Ajuda junta-se a esta experiência, levando à mesa os melhores vinhos para acompanhar a refeição.

Para além disso, quem participar neste fim de semana gastronómico ainda pode sair a ganhar, uma vez que, por cada dez euros gastos na refeição, os clientes recebem uma senha para se habilitarem ao sorteio de um dos cinco vales de 50 euros. “Esses prémios serão sorteados, de modo público, com o conhecimento de todos, e depois poderão ser novamente descontados na restauração local. É mais um motivo para participarem nesta programação”, remata Valentino Salgado Cunha.

Clube do Diabético de Elvas comemora 29 anos dia 18 de novembro

O Clube do Diabético de Elvas celebra, este mês, o seu 29º aniversário, com diversas iniciativas, todas elas de homenagem ao seu antigo responsável técnico e fundador, falecido em outubro do ano passado: o médico Pintão Antunes.

Ao longo de 29 anos o clube pretendeu desenvolver ações de sensibilização do combate à diabetes. No entanto, o percurso desde a sua criação tem sofrido oscilações, mantendo em suspenso as atividades.

Este ano o clube volta a executar iniciativas para ajudar a combater a diabetes.

Para celebrar este aniversário, o clube vai realizar diversas atividades, nos próximos dias 18, 23 e 24. Já no dia 22, será prestada uma homenagem ao Dr. Pintão Antunes, na sala de reuniões da Fundação Mariana Martins.

As inscrições e pagamento para a caminhada e almoço de aniversário são feitas na sede da associação e estão abertas até domingo. Para sócios a caminhada e o almoço de aniversário têm o custo de 17 euros, enquanto para amigos tem o valor de 22 euros.

A entrevista completa aos membros do Clube do Diabético de Elvas, onde realçam a história da associação, a importância de combater a diabetes e as atividades que têm previstas realizar, para ouvir no podcast abaixo:

Quinzena das Sopas “dá movimento à vila” de Campo Maior até 15 de novembro

A Quinzena das Sopas está a decorrer até dia 15 de novembro, em Campo Maior. Nesta terceira edição, sete restaurantes aderiram à iniciativa. O restaurante Raizes do Alentejo faz parte desta atividade com diferentes tipos de sopa na ementa para todos os gostos.

De forma a promover as tradições gastronómicas locais e a apoiar e dinamizar a economia do concelho, o Município de Campo Maior promove esta iniciativa, que segundo São Silveirinha, vereadora da Câmara da Municipal, tem como intuito “ajudar a restauração do concelho”.

Nesta, que é uma Quinzena Gastronómica dedicada às sopas, e na qual participam seis restaurantes, vão estar em destaque iguarias como sopa de Cação, Sopa de Tomate e Açorda Alentejana com bacalhau.

O restaurante Raízes do Alentejo faz parte do leque de estabelecimentos que aderiram à iniciativa, sendo este o segundo ano em que o Raízes do Alentejo participa na Quinzena das Sopas. David Borrega, proprietário do restaurante Raízes do Alentejo, revela que esta atividade “dá movimento à vila”. O restaurante tem na ementa Sopas de Cação, Sopa de Tomate, Sopas s/pão e Canja à moda do Raízes, esta última “diferencia-se da tradicional canja, fica mais temperada”, indica ainda David Borrega.

A lista de restaurantes e as propostas que cada um apresenta nesta Quinzena das Sopas está disponível.