O grupo de Saúde e Desporto da ADS Extremadura Natural organiza a 1 de dezembro, em Badajoz, a primeira edição da “Corrida do Homem”.
A prova, que conta com três modalidades – corrida, caminhada e marcha nórdica –, terá a sua partida e meta na Puerta Trece e percorrerá a margem esquerda do Parque do Guadiana, num total de 8,5 quilómetros. Apenas a corrida terá uma vertente competitiva, sendo que os primeiros dez classificados, homens e mulheres, terão direito a prémios, num total de 800 euros.
As inscrições, que podem ser feitas presencialmente no Be Padel, em Badajoz, ou por WhatsApp (665 270 26), têm um custo de sete euros, sendo que 50% por cento dos lucros revertem em prol da Cruz Vermelha e os outros 50 para o projeto “BadaSports 24/30”, que a ADS Extremadura Natural deseja iniciar em 2025.
Esta será a primeira prova pontuável para o circuito “Silvestrada Pacense”, que inclui três competições: a Corrida do Homem, a Corrida Infantil de Natal e a São Silvestre Pacense. Em jogo estão prémios de 150, 100 e 50 euros, para os três primeiros homens e três primeiras mulheres que, participando e finalizando as três provas, entre as vinte primeiras posições, obtenham as melhores classificações.
As inscrições encerram a 25 de novembro ou até se esgotarem os 500 dorsais.
O melhor de Portugal e Espanha, sobretudo do Alentejo e da Extremadura, volta a ser o mote da Fehispor, feira que, já na sua 33ª edição, abriu as suas portas, ao final da manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz.
Turismo, economia, cultura e gastronomia são os ingredientes do certame que, segundo o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, serve para “pensar o futuro” deste território fronteiriço, tendo sempre por base “o compromisso assumido” com a região. O evento, adianta, não é nada mais que um “ponto de encontro anual”, no qual se procura manter a relação comercial e profissional estabelecida entre os dois lados da fronteira.
Presente na inauguração do certame esteve a Cônsul Geral de Portugal em Sevilha, Cláudia Boesch, que ali encontrou “um lugar que une Portugal e Espanha”. Pela primeira vez na Fehispor, e dizendo-se “surpreendida” com a adesão de participantes e com o número de edições que certame já leva, Cláudia Boesch destaca ainda o espírito de “conexão e vizinhança” que se vive na raia.
Já o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, garante ser “obrigatória” a presença da vila e do município neste evento. “Estamos sempre aqui ao lado do Ayuntamiento de Badajoz, também na perspetiva de virmos cá divulgar o nosso território. Campo Maior está sempre disponível para receber as pessoas de fora e é isso que vimos cá demonstrar, com imensos espaços museológicos”, acrescenta.
A Delta Cafés continua a ser uma parceira do evento, que, como lembra o presidente do conselho de administração da empresa, João Manuel Nabeiro, agrega o que “de bom” se faz em Portugal e Espanha. “É um momento de comunhão, em que as pessoas traçam os seus planos, apresentam os seus produtos e satisfazem-se com a alegria desta feira”, diz aos nossos microfones.
A cidade de Elvas, representada no evento ao lado de Campo Maior e de Badajoz, integrando a stand da EuroBEC, lembra a vereadora Vitória Branco, está presente no certame desde a sua primeira edição. Embora a população de Badajoz, de forma geral, conheça Elvas, a intenção do município, garante a autarca, é que, para além da restauração, os visitantes possam conhecer também a componente monumental da cidade.
Para o Município de Estremoz é “fundamental” estar presente no evento, garante o presidente José Daniel Sádio, tendo em conta a intenção de afirmar este como “um concelho central”. Desta vez, a autarquia apostou, sobretudo, na promoção da Cidade do Vinho 2025 no evento, de acordo com a vice-presidente Sónia Caldeira.
Também a Câmara de Vila Viçosa está representada no certame, para dar a conhecer, para além do seu património e a sua gastronomia, o seu novo roteiro-mapa turístico, explica o vice-presidente Tiago Salgueiro. “O que pretendemos fazer é divulgar o que Vila Viçosa tem, em termos patrimoniais, e que se torna bastante apetecível para o mercado espanhol”, garante.
Até domingo, para além dos muitos expositores e stands institucionais, não faltam os mais diversos atrativos para o público, como várias exposições, como a de comemoração dos 65 anos da Barbie, um concurso de cortadores de presunto, uma nova edição da Turiberia e o II Encontro de Jovens Empresários.
A obra de reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, é inaugurada amanhã, sexta-feira, 8 de novembro, pelas 10 horas, na presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias. Até domingo, dia 10, serão várias as atividades culturais promovidas naquele renovado equipamento, que se encontra encerrado há já vários anos.
Não tendo dúvidas de que este espaço vai permitir “dar uma maior projeção” à programação cultural da autarquia, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, garante que aquele é um “equipamento fundamental” para Vila Viçosa. “Aconteceram alguns imprevistos no decurso das intervenções que foram sendo feitas, sobretudo o trágico incêndio que ocorreu no ano passado, mas isso não nos impediu de darmos continuidade ao projeto de requalificação, com o apoio de várias instituições, e estamos em condições de poder proceder à reabertura já no próximo mês de novembro”, revela.
Entre amanhã e domingo, o objetivo da Câmara Municipal é “permitir que a população conheça toda a intervenção que teve lugar”. Por outro lado, diz Tiago Salgueiro, a autarquia pretende que, daqui por diante, a população passe a usufruir de “uma programação cultural diferente, através de uma agenda específica”. Essa programação, garante, está já a ser preparada.
Até então, e durante mais de uma década, com o cineteatro encerrado, recorda ainda o autarca, a Câmara Municipal viu-se obrigada a procurar alternativas para poder realizar vários eventos, desde colóquios, a workshops, sessões de cinema e concertos. “Foi necessário, muitas vezes, recorrer à imaginação, para poder utilizar outros espaços alternativos que, do ponto de vista logístico, tinham maiores implicações para os próprios serviços do Município”, assegura.
Com a reabertura do cineteatro, que tem uma “localização excecional”, vai ser possível “dinamizar, de forma diferente, tudo aquilo que é a oferta cultural em Vila Viçosa”, diz ainda Tiago Salgueiro, que garante que o espaço terá agora uma “nova vida, também em termos de programação cultural”.
Depois da inauguração, o Cineteatro Florbela Espanca acolhe no sábado à noite um concerto da Banda da Força Aérea, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da Evocação do “Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria”. Já no domingo, será exibido, em três sessões, o filme “A Bruxa do Castelo de Vila Viçosa”.
Decorrem até ao próximo dia 29 de novembro as candidaturas para a fase de pré-seleção nacional da edição deste ano do concurso Marca do Património Europeu, uma das iniciativas mais valiosas da União Europeia, que visa reforçar o sentimento de pertença e de identidade à União por parte dos cidadãos europeus.
Esta é uma iniciativa que distingue sítios com elevado valor simbólico para a identidade e história da Europa, promovendo uma melhor compreensão e visibilidade de elementos significativos, quer dos valores em que assenta a União Europeia, quer da história e património cultural europeus.
Podem candidatar-se a esta Marca do Património Europeu locais naturais, subaquáticos, arqueológicos, industriais ou urbanos, os monumentos, as paisagens de interesse cultural, os memoriais, os produtos e bens culturais e o património imaterial. Para todas estas categorias, também pode ser considerado o património contemporâneo. Os produtos e bens culturais, bem como o património imaterial, têm de estar ligados a um espaço físico claramente identificável, onde as ações de informação e atividades educativas serão desenvolvidas.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:
Eva Oliveira é candidata a Miss Alentejo, um dos muitos eventos promovidos, em todo o país, pela CNB, para eleger as finalistas a Miss Portugal, isto, depois de já este ano ter representado Elvas na final nacional do concurso de beleza, em Castelo Branco.
Se voltar a chegar à final da Miss Portugal, Eva vai estar a competir em casa, uma vez que a última etapa do concurso terá lugar, no próximo ano, na cidade Património Mundial. Eva confessa que, no ano passado, ao ter chegado tão longe, acabou por concretizar “um sonho” antigo.
Para ser coroada Miss Popular ou Miss Fotogenia Alentejo, Eva Oliveira precisa da ajuda de todos, através de uma votação que é feita via telefone (760 459 199) e através do site da CNB (aqui). A gala da Miss Alentejo está marcada para o próximo dia 30 de novembro, sendo que a organização ainda não revelou em que localidade se vai realizar. Certo é que a final nacional da Miss Portugal, em 2025, terá lugar em Elvas.
A entrevista completa a Eva Oliveira, onde recorda como se apaixonou por esta área da moda, o momento em que deixou para trás o seu sonho, após o casamento e a maternidade, e até à forma inesperada como regressou às passerelles, já depois dos 40 anos, para ouvir no podcast abaixo:
O “Atelier das Artes” está de volta à freguesia de Degolados, todas as segundas feiras, no Posto médico, antigo edifício do Centro de Dia e Lar.
Esta iniciativa visa a promover o convívio e ocupar os tempos livres dos seniores da freguesia. Este atelier é ministrado por duas técnicas do município “juntamente com as senhoras que se voluntariaram para a excussão de certos trabalhos. Cada uma delas leva os seus conhecimentos e com o auxílio dessas técnicas construírem determinados objetos alusivos a destinados temas” explica João Cirilo, presidente da junta de Degolados.
O “Atelier das Artes” decorre todas as segundas-feiras, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h, no edifício do antigo Centro de Dia e Lar da freguesia de Degolados.