“O Elvas” perdeu em Coimbra com o União local, por 2-0, naquela que foi a primeira derrota da equipa esta época.
O jogo ficou marcado por duas expulsões, João do Carmo na primeira parte e Almara, no segundo tempo.
O União de Coimbra marcou logo aos 5 minutos, por Traquina e depois foi dominado pelos elvenses que procuraram o empate, em vários lances perto da baliza local. Na segunda parte, já depois da segunda expulsão, a equipa da casa fechou o marcador aos 66 minutos por intermédio de Nuno André num remate frontal.
“A Terra Treme”, um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, com o pretende alertar e sensibilizar a população para como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, vai realizar-se em Campo Maior, no próximo dia 5 de novembro (terça-feira), pelas 11h05.
Os três gestos de baixar, proteger e aguardar são a melhor resposta para qualquer um se proteger em caso de sismo. O exercício ajudará a conhecer e praticar estes gestos que podem salvar vidas.
Mais informações disponíveis no site “A Terra Treme“.
A XXVI edição do Critério de Corta-Mato Paulo Guerra tem início a 16 de novembro, em Vila Viçosa, num total de sete provas. Para esta primeira prova, a ter lugar no Parque de Feiras de Vila Viçosa, as inscrições estão abertas até dia 14 de novembro.
A prova é promovida pela Associação de Atletismo de Évora (AAE), em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e o apoio dos Municípios do Alentejo Central e Clubes filiados praticantes da modalidade.
Para além de Vila Viçosa, recebem a prova Portel, Évora, Redondo, Landeira (Vendas Novas), Alandroal e Reguengos de Monsaraz.
Através desta competição pretende-se motivar a participação de atletas e clubes filiados na Associação de Atletismo de Évora neste tipo de provas, envolver os municípios do Alentejo Central, com o seu contributo para o êxito da iniciativa e para a divulgação da modalidade, e os estabelecimentos de ensino locais, promovendo o Desporto Escolar.
Paulo Guerra representou o Grupo Desportivo Diana e o Lusitano Arraiolense, tornando-se uma figura a nível mundial ao conquistar, na época de corta-mato 98/99, a medalha de bronze no Mundial da especialidade.
As inscrições para atletas que não estejam inscritos na Associação de Atletismo de Évora estão disponíveis até dia 14 de novembro, ao meio-dia, através do email ass.atletismo.evora@sapo.pt.
Em véspera de feriado de Todos os Santos e em noite de Halloween, a 31 de outubro (quinta-feira), o Celeiro, em Arronches, volta a ser palco de mais uma Noite das Sopas, numa organização da Associação Freestyle Iceshow.
Desta vez, o evento conta com animação musical a cargo do Duo Lunar e com sopas diferentes, face a edições passadas, à exceção daquelas que as pessoas mais gostam, como a sopa de tomate e a sopa de cação, de acordo com o presidente da associação, Marco Vitória. “Vamos ter ainda canja, caldo de verde e sopa de grão e vamos ter também bifanas e pão com chouriço, para as pessoas comprarem, tal como as sobremesas e bebida para acompanhar”, adianta. O objetivo, garante o responsável, é “manter o mesmo nível de qualidade” de outros anos, nesta que é já a oitava edição do evento.
Durante o evento, o público poderá degustar as sopas disponíveis, todas as vezes que quiser, entre as 19 e as 22 horas. A entrada, adianta Marco Vitória, tem um custo de seis euros, sendo que as pulseiras estão já disponíveis em venda antecipada. As crianças, até aos 12 anos, não pagam. As pulseiras de acesso podem ser adquiridas junto dos responsáveis da associação ou através de um dos seguintes contactados: 926 399 009 e 960 260 587.
Tal como tem vindo a acontecer, a Noite das Sopas volta a ser um evento ecológico, através dos copos reutilizáveis que são colocados ao dispor do público. Os eco-copos serão ainda, à semelhança da taça, que todos os participantes levam para casa, mais uma recordação que irão ter deste evento. Os copos são entregues à entrada, juntamente com a taça e servirá para todas as bebidas adquiridas ao longo do evento.
O dinheiro angariado com o evento, explica ainda o presidente da associação, servirá para financiar a aquisição de alguns equipamentos e várias atividades desenvolvidas com os atletas.
Esta manhã de domingo não foi possivel transmitir a missa diretamente do Santuário da Piedade devido a uma avaria.
O equipamento danificado foi entretanto substituido e esperamos poder já no proximo domingo realizar a transmissão da eucaristia dominical, a prtir do Snatuário do Senhor Jesus da Piedade, através dos emissores da Rádio ELVAS, Radio Nova Antena em Montemor-o-Novo e Rádio Campo Maior.
A todos enviamos as nossas desculpas e desejamos um bom domingo.
As comemorações do Mês da Música em Elvas chegam ao fim este domingo, 27 de outubro, com o espetáculo “Ecos de Abril”, que junta em palco o maestro Vitorino d’Almeida e o poeta Aurelino Costa.
“O concerto que encerra o Mês da Música traz, pela 33ª vez, a Elvas, o maestro António Vitorino d’Almeida, num formato que, de certa forma, se associa também, com uma natureza renovada, às comemorações do 25 de Abril”, começa por explicar o diretor artístico deste Mês da Música, Luís Zagalo.
Para além de autor da banda sonora e ator no filme “Capitães de Abril”, Vitorino d’Almeida, lembra Luís Zagalo, assume-se como protagonista neste contexto da Revolução dos Cravos porque, à época, encontrava-se em Viena, onde escreve a obra canónica, no contexto da música portuguesa, “Inquietações sobre uma Manhã de Abril”. “Estas múltiplas visões são convocadas neste contexto de um concerto a que chamámos ‘Ecos de Abril’”, revela o diretor artístico.
A Vitorino d’Almeida, em palco, junta-se o poeta Aurelino Costa. “É um dos grandes declamadores que conheço e que nos trará também uma outra visão complementar, que é como é que a poesia abordou e encarou o 25 de Abril”, revela Luís Zagalo, que não tem dúvidas de que, com este espetáculo, o Mês da Música em Elvas encerra com “chave de ouro”.
Os bilhetes para este espetáculo, com início este domingo às 18 horas, podem ser adquiridos na Ticketline ou no no cineteatro municipal de Elvas, a partir das 17 horas.
O projeto My SAD tem como principal objetivo dar apoio domiciliário aos idosos do Centro de Dia do Lar Santa Beatriz. Neste que é um programa financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
My SAD, que teve início no princípio deste ano, atua em três linhas centrais: a Cuidadora São, o podcast elaborado pela instituição e a psicomotricidade.
A Cuidadora São é uma linha de apoio que atua 24h e está diretamente ligada à ERPI “qualquer utente de apoio domiciliário pode ligar para a instituição com alguma dúvida, alguma questão ou alguma urgência” conforme explica Alexandra Mamede, animadora sociocultural do Lar Santa Beatriz. “Temos utentes que realmente aquilo que sentimos é que o apoio domiciliário precisava de mais para além da alimentação e das higienes. Tentamos criar algo que conseguíssemos manter ao longo do tempo e que conseguisse colmatar esta linha do isolamento social”.
Para além de ter a linha 24h, a cuidadora São, segundo a animadora sociocultural do Lar Santa Beatriz, também tem uma enfermeira que está ligada ao projeto que “dá apoio através da linha e pode fazer visitas ao domicílio” e o voluntariado social que atualmente conta com sete voluntários que estão diretamente ligados aos utentes de domicílio que “fazem contactos periódicos, alguns diários e outros semanais em que alertam as pessoas para as temperaturas, para a necessidade de beber água e estabelecem amizades”.
De modo a que os idosos que estejam no domicílio não fiquem sedentários, é trabalhada também a psicomotricidade. “Reparamos que os nossos utentes no domicílio estavam muito parados, então, temos uma psicomotricista que vai ao domicílio, cria um plano, trabalha esse plano com os utentes e semanalmente vai aos domicílios verificar se os exercícios estão a ser praticados e como estão a ser feitos” explica ainda Alexandra Mamede.
Outra vertente do projeto destina-se ao podcast elaborado pela instituição que serve, segundo a animadora sociocultural do Lar Santa Beatriz, para “alerta, informação, estratégias” e que pode ser consultado na página do Facebook do Lar Santa Beatriz.