Erradicação da Pobreza motiva exposição no Centro Cultural de Arronches

O Município de Arronches, contando com a colaboração das instituições locais, voltou a assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social e o Dia Municipal para a Igualdade, com a inauguração de uma exposição no Centro Cultural de Arronches, na tarde desta terça-feira, dia 22 de outubro.

Entre os parceiros do Município nesta iniciativa encontram-se as Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, a Academia Sénior de Arronches, o Agrupamento de Escolas de Arronches, a Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, a Associação Cultural e Desportiva “Os Amigos de Esperança”, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches, a Associação de Solidariedade Social “Coração Delta”, a Associação Freestyle Iceshow Arronches, o Atlético Clube de Arronches, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arronches, o Centro de Bem-Estar Social de Arronches, o Centro de Saúde de Arronches, o Centro Social Bom Jesus de Esperança, o Centro Social de Mosteiros, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Escola de Música de Arronches, o Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portalegre, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Portalegre e a Santa Casa da Misericórdia de Arronches.

Antes de convidar todos os presentes no auditório do espaço a contemplar a exposição patente no átrio, o presidente do Município, João Crespo, acompanhado pela vereadora Maria João Fernandes e pela técnica do gabinete de Ação Social, Sónia Pires, dirigiu algumas palavras aos presentes. O líder do executivo agradeceu a presença de todos aqueles que se encontravam na plateia, endereçando igualmente uma palavra de gratidão muito especial a todas as instituições que colaboraram com a Câmara Municipal, e que elaboraram trabalhos de grande qualidade para sensibilizar a comunidade. João Crespo terminou a sua intervenção afirmando que apesar de este dia ser de sensibilização, é realmente importante estar todos os dias disponível para ajudar quem mais precisa.

Por sua vez, a técnica Sónia Pires explicou o que é a EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, o seu funcionamento e os objetivos da instituição, tais como, entre outros, acabar com os maus tratos sociais e institucionais ou agir em conjunto em prol de sociedades mais justas pacíficas e inclusivas. Por fim e antes da visualização de um vídeo elaborado com as crianças do Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres “Educ’arte” e com os alunos da Academia Sénior de Arronches, foi lida a mensagem remetida pela Rede Europeia Anti-Pobreza.

Mês do Teatro conta seis peças no Cine-Teatro de Elvas em novembro

Em novembro o teatro vai ser o mote para seis peças no Cine-Teatro Municipal de Elvas, integradas no Mês do Teatro.

A calendarização, que inclui seis produções locais e nacionais, inicia-se a 2 de novembro, sábado, pelas 21h30, com a representação “Despedida de Casados”, pela Caixa de Cena produções, que tem como atores Kapinha e Mafalda Teixeira, e termina a 30 de novembro, com “Pénis – Uma espécie de musical”, da mesma produtora, e que tem Rui Santos, DAGU e Ricardo Castro como elenco.

A 9 de novembro, sábado, às 21h30, sobe a palco “La Lengua de Salomé”, pelo Teatro Molesto, enquanto no dia 17 de novembro, domingo, pelas 17h00, Ruy de Carvalho dá vida a “Ruy – A História Devida”.

No dia 23 de novembro, sábado, pelas 21h30, a Associação Cultural Agora Quer’Arte sobe ao palco com “Agora Damos a Segunda”, e no domingo, 24 de novembro, pelas 17h00, a ARKUS – Associação Juvenil e alunos do 12º B da Escola Secundária D. Sancho II, apresentam a peça “Querida, Conta-me o Teu Segredo”.

Os bilhetes para as peças podem ser adquiridos na Ticketline.pt e no Cine-Teatro Municipal, uma hora antes do espetáculo, à exceção do dia 24, em que a entrada é gratuita.

CIMAA participa em comemoração solidária em Portalegre

O Município de Portalegre, o Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, e os restantes parceiros comemoraram o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social e o Dia Municipal sobre a Igualdade, numa sessão realizada na passada segunda-feira, dia 21 de outubro, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) juntou-se a este evento enquanto entidade parceira, tendo contribuído com um coração repleto de palavras de encorajamento, elaborado pelos seus colaboradores. O coração ficará exposto no átrio da Câmara Municipal de Portalegre.

Sob o lema “Diferentes por fora, Iguais por dentro”, a comemoração foi composta pela visita à exposição, mas sobretudo por um momento de reflexão, onde foi exibido um vídeo com depoimentos de utentes das várias instituições que integram a Rede Europeia Anti-Pobreza.

Livro com testemunhos de quem viveu o 25 de Abril apresentado em Arronches

A Associação Salgueiro Maia apresenta o livro “ O Meu 25 de Abril”, que conta com contributos de quem viveu, viu ou sentiu a Revolução do 25 de Abril de 1974, no próximo sábado, 26 de outubro, em Arronches.

A apresentação da obra, a cargo do Coronel João Andrade da Silva (na imagem), vai ter lugar no Convento de Nossa Senhora da Luz, pelas 16h30.

Rui Miguel Nabeiro e Delta lideram ranking de reputação em Portugal

O CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, ocupa pela quarta vez consecutiva a primeira posição do ranking de líderes, sendo o líder com melhor reputação no território nacional, de acordo com os resultados do Merco Empresas e Líderes 2024. Também o Grupo Nabeiro-Delta Cafés surge no topo da lista do ranking das empresas com melhor reputação em Portugal.

Com o Grupo Nabeiro-Delta Cafés a ocupar a primeira posição do ranking das empresas e Rui Miguel Nabeiro o primeiro lugar do ranking de líderes, comprova-se a correlação direta entre a reputação do líder e da sua empresa.

No ranking de líderes, e depois de Rui Miguel Nabeiro, surgem os nomes de Cláudia Azevedo (Sonae), Paulo Macedo (Caixa Geral de Depósitos), Pedro Soares dos Santos (Jerónimo Martins), Paula Amorim (GALP) e Miguel Stilwell d’Andrade (EDP). Há 29 mulheres líderes no top 100.

Atrás do Grupo Nabeiro, no ranking das empresas com melhor reputação, surgem a Sonae, EDP, IKEA, Jerónimo Martins, GALP, Microsoft, Mercadona, LIDL e Vodafone.

Estes rankings, do Merco, são o resultado de uma análise exaustiva e detalhada que tem por base mais de 2.310 inquéritos, seis avaliações e 17 fontes de informação.  Este ano, foram também divulgadas as empresas com as melhores equipas de comunicação, segundo a opinião dos jornalistas. Os profissionais dos media destacaram a Mercadona, o Santander e a Inditex como as empresas líderes neste domínio.

Esta quinta edição do ranking contou com a participação de 258 executivos de grandes empresas, 340 especialistas do mundo empresarial (37 diretores de comunicação e líderes de opinião, 35 jornalistas de negócios, 30 membros do governo, 40 professores de negócios, 47 analistas financeiros, 36 gestores de redes sociais, 37 gestores de ONG, 40 líderes sindicais e 38 dirigentes de associações de consumidores), 883 estudantes universitários (Merco Talento Universitário) e 800 cidadãos (Merco Sociedade).

O Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) é um instrumento de avaliação da reputação de origem universitária, lançado em Espanha em 1999, que possui uma metodologia multi-stakeholder e que se tornou um dos monitores de referência a nível mundial. Atualmente, a Merco produz o Merco Empresas, o Merco Líderes, o Merco Responsabilidade ESG, o Merco Talento, o Merco Sociedade, o Merco Talento Universitário, o Merco Digital e o Monitor de Reputação em Saúde (MRS). Está presente em Espanha, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Brasil, México, Peru, Costa Rica, Panamá, Portugal, Itália, Uruguai, Guatemala, República Dominicana, Paraguai, Honduras e El Salvador, sendo o monitor líder na América Latina.

Portugal e Espanha voltam a unir-se em mais uma edição da FEHISPOR

O turismo, a gastronomia e a cultura de Portugal e Espanha voltam a ser os ingredientes do certame hispano-luso FEHISPOR, a ter lugar nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, de 7 a 10 de novembro.

Nesta 33ª edição do evento, o público volta a ter à sua disposição, num só espaço, aos mais diversos stands dedicados, entre outros, ao turismo, ao artesanato, às celebrações e à gastronomia dos dois países, com especial enfoque nas regiões do Alentejo e da Extremadura.

Com um objetivo claro de levar o público a descobrir o melhor de ambos os lados da raia, a programação deste ano da FEHISPOR inclui a segunda edição do encontro hispano-luso de jovens empreendedores e uma exposição única dedicada à boneca mais famosa do mundo. A 8 de novembo, no decorrer do encontro de jovens empreendedores, que conta com mesas redondas, os empresários da raia terão possibilidade de estreitar laços, gerar sinergias e fazer negócio.

A Turiberia volta a ser outras das grandes apostas do evento, onde é dado a conhecer aos visitantes os destinos mais interessantes dos dois países irmãos, bem como as suas atrações e o seu rico património cultural e natural.

CIMAA representada em evento de Sistemas de Informação Geográfica em Belém

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve presente na passada quinta-feira, 17 de outubro, no Encontro de Utilizadores Esri, que decorreu no Centro Cultural de Belém. Considerado o maior evento de Sistemas de Informação Geográfica de Portugal, promoveu as ferramentas e soluções que a empresa tem vindo a desenvolver e também permitiu a partilha de conhecimentos entre os vários atores presentes.

O encontro contou com a participação de entidades relevantes no âmbito nacional, como o Instituto Geográfico do Exército e instituições do foro académico, que fornecem formação na respetiva área de estudos, mas também possibilitou o networking entre empresas privadas e a administração pública, que aproveitaram para apresentar as novidades que têm desenvolvido no âmbito da georreferenciação.

A CIMAA faz uso dos serviços da ESRI no que diz respeito ao Sistema de Informação Geográfica utilizado, do qual resulta o SIGAA – Serviço de Informação Geográfica do Alto Alentejo – direcionado essencialmente para os munícipes e técnicos municipais, para a consulta de informação georreferenciada e produção de mapas.

Ao longo do encontro foram apresentadas novas soluções, tecnologias e aplicações desenvolvidas pela empresa que vão ao encontro, entre outros, das necessidades da administração pública, no âmbito da promoção da digitalização, da parte do governo central.

Os temas abordados tocaram em muitos conceitos que estão em fase de implementação, como são os exemplos da “Plataforma de Gestão Urbana” e respetivos “Verticais”. Mas também foram abordados conceitos menos conhecidos como “Digital Twins”, que consiste na criação de uma cidade virtual (digital) igual a uma cidade real, com a integração de múltiplas variáveis, modelação 3D e outros mecanismos, para que se disponha de um território digital o mais semelhante ao real possível, onde seja possível aplicar diferentes cenários e perceber os resultados que deles poderá advir.

Cozinha dos Ganhões regressa de 28 de novembro a 1 de dezembro a Estremoz

30.ª edição da Cozinha dos Ganhões, em Estremoz, irá decorrer de 28 de novembro a 1 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições. 

A Cozinha dos Ganhões, segundo Sónia Caldeira, vereadora da Câmara Municipal de Estremoz, é considerado “um dos maiores certames gastronómicos da região do Alentejo”, sendo que, este evento “já tem uma tradição no concelho de Estremoz e conta com stands que as pessoas podem visitar e até comprar algumas coisas relacionadas com o artesanato contemporâneo e artesanato tradicional”.

Na feira vão existir oito “tasquinhas”, para as quais apenas serão aceites inscrições de empresas com sede nos concelhos limítrofes, no entanto “não havendo inscrições suficientes por parte dos restaurantes do município, haverá então abertura para integrar restaurantes de outros concelhos” refere Sónia Caldeira. 

Estão abertas as inscrições até ao dia 25 de outubro para participação de stands na 30.ª edição da Cozinha dos Ganhões.

Podem inscrever-se como participantes os restaurantes, doceiros, artesãos, comerciantes e produtores regionais com sede no concelho de Estremoz. No site do município de Estremoz estão disponíveis as Condições Gerais de Participação no certame e a Ficha de Inscrição, que pode ser entregue no secretariado do Sector de Gestão do Parque de Feiras e Eventos Temáticos, localizado no Pavilhão A do Parque de Feiras de Estremoz, ou remetido para o email eventos@cm-estremoz.pt.

Para além dos expositores dedicados à gastronomia, a animação musical também será apreciada ao longo dos dias, sendo que, a maior aposta pertencerá à música tradicional portuguesa e “em grupos que circulem pelas tasquinhas animando cada um dos espaços ao longo da feira e ao final do dia um ou outro concerto”, indica ainda a vereadora da Câmara Municipal de Estremoz.

 A Cozinha dos Ganhões recebe não apenas munícipes como público de várias zonas do país, e, até de Espanha, ajudando assim a desenvolver a economia local.

Paralelamente à Cozinha dos Ganhões, no pavilhão C do Parque de Feiras e Exposições, vai decorrer também a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza.

Esta parte do evento, como conta a vereadora da Câmara Municipal de Estremoz, é uma iniciativa organizada pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e não só “acrescenta novos públicos” como também “estão ligados à gastronomia”. “Este ano, na Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza estão a tentar para que seja feita uma exposição relativa às questões da caça, que irá estar patente durante os dias da feira”, revela ainda Sónia Caldeira. Os expositores interessados em participar no evento, devem inscrever-se pelo número de telefone 969 979 469.

A 30.ª edição da Cozinha dos Ganhões vai decorrer de 28 de novembro a 1 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

“Ronca”: Mostra de Cinema de Elvas procura obras de cineastas alentejanos

O Coletivo Artístico 7350 está à procura de obras de cineastas alentejanos ou de produção alentejana para a segunda edição da “Ronca”, a Mostra de Cinema de Elvas, a realizar-se, ao que tudo indica, em março de 2025, no Auditório São Mateus.

Com candidaturas abertas até 1 de janeiro, o responsável pelo evento, Luís Eduardo Graça, revela que os interessados podem apresentar as suas propostas a uma de três secções: “Ronca”, “Ronca Estudante” e “Eurocidade”, através da plataforma FilmFreeway.

A secção “Ronca” é destinada a curtas de ficção ou documentais nacionais, com duração até 30 minutos, onde a banda sonora seja um elemento relevante e fundamental.À secção “Ronca Estudante” podem ser apresentadas curtas de ficção ou documentais nacionais produzidas por estudantes das áreas criativas, com duração até 30 minutos. Os projetos de ficção ou documentais produzidas no Alentejo ou sobre uma história alentejana devem ser inscritos na secção “Eurocidade”.

Uma outra das secções de filmes desta mostra, que não tem candidaturas abertas, adianta o responsável, será dedicada à música, ou não fosse a “Ronca” um evento dedicado à relação do cinema português com as bandas sonoras. Na primeira edição do evento, esta secção foi dedicada a Vasco Santana e às comédias à portuguesa. “Em 2025, vai ser outro tema musical, que também é característico em Portugal”, adianta Luís Eduardo Graça.

As dinâmicas da edição de estreia da “Ronca”, incluindo a apresentação de curtas musicadas por artistas elvenses, vão-se manter no próximo ano, embora com uma tema central diferente. Recordando que, na primeira edição da Ronca, participaram cerca de 600 pessoas, Luís Eduardo Graça promete “uma melhor programação” do evento no próximo ano.

Se a primeira edição do evento foi organizada por “um grupo informal”, esta segunda já tem na sua base uma produtora cultural – o Coletivo Artístico 7350 – que, para além da Ronca, irá promover outras iniciativas culturais em Elvas.

Cimeira Luso-Espanhola define regras para gestão de rios partilhados

Os recursos hídricos são o tema central da agenda da XXXV Cimeira Luso-Espanhola, que decorre esta quarta-feira, 23 de outubro, em Faro, com a presença dos chefes de governo português e espanhol, Luís Montenegro e Pedro Sánchez, para além vários ministros dos dois países.

Estando previstas 13 reuniões bilaterais, durante a cimeira serão assinados acordos históricos entre os dois países, um deles relativo aos rios partilhados por Portugal e Espanha, com a definição regras para a sua gestão.

Já esta manhã, Montenegro e Sánchez foram recebidos com honras militares no Palácio Fialho, e estiveram na Câmara Municipal de Faro, ainda antes de iniciarem um encontro a dois, no Museu Municipal.

A sessão plenária da cimeira está prevista para as 11h15 e a assinatura de acordos para as 13 horas. De seguida, Luís Montenegro e Pedro Sánchez falam à comunicação social, numa conferência de imprensa conjunta.

Após o almoço, os dois chefes de governo participam ainda na sessão de encerramento de um fórum empresarial, na Universidade do Algarve.