“O Elvas” venceu o Torreense por 3-2 e segue na Taça de Portugal

“O Elvas” recebeu e venceu por 3-2 o Torreense, da Segunda Liga Portuguesa e segue em frente na Taça de Portugal.

Os azul-e-ouro marcaram um dos golos mais rápidos da prova aos 26 segundo por intermédio de Lewis Enoh, empatando o Torrense aos 11 minutos por Pozo. Em joga parecida com a do golo inaugural, Desmond sofreu penalti que o defesa colombiano goleador de O Elvas converteu no 2-1, resultado ao intervalo.

Na segunda parte, Balanta empatou para a equipa de Torres Vedras aos 59 minutos, obrigando a partida a seguir para prolongamento, onde Yombi fez o 3-2 final aos 106 minutos.

“O Elvas” eliminou a equipa de dois escalões acima no futebol português, numa tarde onde o Lusitano de Évora, também do Campeonato de Portugal, fez história ao vencer o Estoril, da primeira Liga, no desempate por grandes penalidades.

Agrupamento de Escolas de Monforte assinala Dia para a Erradicação da Pobreza

Monforte assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social e o Dia Municipal para a Igualdade na próxima terça-feira, dia 22 de outubro, no Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, pelas 10 horas.

A data é assinalada um pouco por todo o distrito, com atividades promovidas pelas Redes Sociais dos vários concelhos e o Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN).  

O objetivo passa por promover o trabalho em parceria entre organizações públicas e privadas, tendo em vista a partilha de experiências e a construção de sinergias a nível local, contribuir para a desconstrução de estereótipos ainda existentes relativamente a alguns grupos sociais, promover o debate acerca de diferentes temáticas sociais e refletir na sociedade que se pretende construir para o futuro.

Noite das Sopas de Arronches de regresso ao Celeiro no final do mês

A “8ª Noite das Sopas de Arronches”, organizada pela Associação Freestyle Iceshow Arronches, realiza-se a 31 de outubro, quinta-feira, no edifício “O Celeiro”, a partir das 19 horas.

A entrada no evento tem um custo de seis euros, valor que inclui a aquisição da taça, ecocopo e a prova de todas as sopas, entre as 19 e as 22 horas. A entrada é gratuita a menores de 12 anos. A animação musical estará a cargo do Duo Lunar.

À semelhança da edição anterior, a organização optou por tornar este evento um pouco mais ecológico, pelo que coloca à disposição do público copos reutilizáveis. “Esta é uma medida que permitirá reduzir 80% dos resíduos produzidos pelos habituais copos de plástico”. Os ecocopo têm a particularidade de ser produzidos em polipropileno, uns dos materiais mais recicláveis. Será ainda, à semelhança da taça, que todos os participantes levam para casa, mais uma recordação que irão ter deste evento. O copo será entregue à entrada, juntamente com a taça e servirá para todas as bebidas adquiridas ao longo do evento.

As pulseiras de acesso à noite das sopas podem ser adquiridas junto dos responsáveis da associação ou através de um dos seguintes contactados: 926 399 009 e 960 260 587.

Festival internacional de Balões de Ar Quente está de regresso em novembro

A 27º Edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) vai decorrer entre os dias 7 e 13 de novembro e promete sobrevoar os terrenos do Alto Alentejo.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente teve a sua primeira edição em 1997. O propósito desta iniciativa, segundo Maria Inês Soares, responsável do Festival Internacional de Balões de Ar Quente, passa pela “divulgação da prática da modalidade em Portugal, nomeadamente no Alentejo, e também para a comunicação desta região interior principalmente em época baixa, mais concretamente, no verão de São Martinho”.

O evento é anualmente organizado pela Publibalão e Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo e, após 26 edições, está de volta entre os dias 7 e 13 de novembro, a percorrer os céus de Monforte, Fronteira, Ponte Sôr, Montargil, Alter do Chão e a Fundação Abreu Callado, em Benavila. “Iremos contar com maioritariamente dois voos por dia, às 7h em primeiro e o segundo voo às 14h30. No dia 9 de novembro, em Ponte Sôr, às 19h45, teremos o habitual espetáculo Night Glow em que os balões estão insuflados e ao ritmo da música eles iluminam. Este é um espetáculo aberto ao público” explica Maria Inês Soares.

Este ano os acessos aos voos vão ter a particularidade em apoiar os Bombeiros Voluntários das localidades aderentes ao evento com a aquisição da pulseira solidária “através da plataforma de reservas da página do evento em fibaq.com, em que poderão fazer a inscrição mediante um valor de um donativo”, explica ainda Maria Inês Soares.   

Cada balão transporta uma história, como a história do voo, que conforme conta Maria Inês Soares “cada voo é diferente, é único e existe sempre uma história por detrás de um voo, quer o seu percurso quer a forma como começou”.   

Câmara de Elvas incentiva às compras no comércio local com prémios até 1.500€

O Município de Elvas vai apoiar, já este Natal, as compras no comércio local, com a campanha “Elvas, Comprar é Ganhar”. Quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes à campanha em todo o concelho, entre 15 de novembro a 7 de janeiro, fica habilitado a ganhar vouchers para gastar no comércio local.

Lembrando que todo o dinheiro atribuído aos munícipes, ao nível dos diferentes programas sociais da Câmara Municipal, num valor total de “cerca de um milhão de euros” tem vindo “a ficar todo na economia local”, o presidente Rondão Almeida assegura que a ajuda a este setor tem sido “uma das principais preocupações” do executivo. “Mas chegámos a uma conclusão: é pouco”, garante, dando conta que é nesse sentido que surge esta campanha.

Na campanha “Elvas, Comprar é Ganhar”, a ter lugar, não só na época de Natal, como também na da Páscoa, a Câmara Municipal faz um investimento total de 150 mil euros, “que irão para o bolso dos elvenses”. “Os elvenses têm de se começar a habituar a fazer as suas compras, sempre que possível, no comércio local, se é que não querem, de uma vez por todas, ver a cidade completamente deserta”, remata o autarca.

Nesta campanha, explica por sua vez o vereador Cláudio Monteiro, podem participar todos os estabelecimentos de comércio a retalho e serviços do concelho de Elvas, com área inferior a 750m2 e inseridos em superfícies comerciais. Contudo, há produtos e serviços que ficam de fora, na altura da atribuição dos vouchers, como o álcool, o tabaco, os combustíveis (com exceção do gás) e “as comunicações e o pré-pago”. “Tudo o resto está englobado”, assegura.

Neste momento, uma equipa da Câmara Municipal “está a entrar em contacto com as empresas do concelho de Elvas”, para dar a conhecer o programa e para explicar como se podem inscrever na campanha, preenchendo o devido formulário. “Mais tarde, vai outra equipa entregar o dístico” de estabelecimento aderente.

A cada estabelecimento comercial aderente a autarquia irá atribuir gratuitamente um total de 200 cupões, sendo que cada cliente que faça uma compra igual ou superior a dez euros tem direito a um cupão, até um máximo de dez cupões por fatura. Estes cupões, depois de preenchidos, devem ser depositados na tômbola que irá estar instalada no Posto de Turismo da Praça da República, sendo, posteriormente, sorteados 150 prémios por cada sorteio (realizados a 13 de dezembro e 10 de janeiro), no valor total de 37.500 euros cada.

Os prémios atribuídos vão desde os 60 aos 1.500 euros, convertidos em vales de 20 euros. Com isto, a Câmara Municipal permite que “qualquer vencedor possa gastar dinheiro em diferentes empresas e não apenas em uma”, explica Cláudio Monteiro.

O prémio será entregue em vales de compras, sendo estes válidos apenas nos estabelecimentos comerciais aderentes à iniciativa, e os resultados dos sorteios divulgados nas várias plataformas digitais do Município de Elvas, no prazo máximo de cinco dias úteis seguintes ao da realização do sorteio.

Todas as informações sobre as normas do programa “Elvas, Comprar é Ganhar” estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Elvas.

Caminhada do “Outubro Rosa” no dia 26 em Campo Maior

Campo Maior caminha, no próximo dia 26, no âmbito do chamado “Outubro Rosa”, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama e apoiar a investigação nesta área.

Para participar na iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Campo Maior, os interessados devem fazer a sua inscrição, com a aquisição da tshirt do “Outubro Rosa”, que tem o custo de cinco euros.

As inscrições, que podem ser feitas no Centro Comunitário da vila, como revela a vereadora São Silveirinha, têm estado a decorrer “muito bem”, até porque, diz a autarca, o povo de Campo Maior é “muito solidário”. “As pessoas que se quiserem inscrever vão sempre a tempo de o fazer, até mesmo no próprio dia”, acrescenta.

“É uma questão de ajudarmos, contribuindo com cinco euros. Nunca é demais darmos a mão por esta causa tão nobre, que é alertarmos para estas questões que, cada vez, nos tocam mais e que, cada vez, estão mais próximas de nós”, remata São Silveirinha.

Esta caminhada tem início às 10 horas, no dia 26, no Jardim Municipal de Campo Maior.