Dias para a Erradicação da Pobreza e Igualdade assinalados no distrito

As Redes Sociais do distrito de Portalegre, juntamente com a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), têm vindo a criar diversas ações e dinâmicas de sensibilização para temáticas ligadas à igualdade, exclusão social e pobreza, de modo a assinalar, simultaneamente, o Dia Municipal para a Igualdade e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Tal como em anos anteriores, o Núcleo Distrital de Portalegre da EPAN procura promover e organizar uma atividade de rua, em local estratégico de cada concelho, onde todas as instituições e sociedade civil possam estar representadas. Esta atividade irá ter lugar nos vários concelhos do distrito, no próximo dia 22 de outubro (terça-feira), pelas 14 horas.

Apenas o concelho de Portalegre irá assinalar este dia a 21 de outubro (segunda-feira), pelas 14 horas, nas instalações da Câmara Municipal de Portalegre, por questões logísticas.

O desenvolvimento de iniciativas desta natureza “é percebido como tendo um impacto significativo na opinião pública, fomentando, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias ao nível local”, refere o Núcleo Distrital de Portalegre da EPAN em comunicado.

“Queremos que se trate de um Dia de Sensibilização e de Reflexão entre os cidadãos do distrito de Portalegre, onde os concelhos deste distrito estejam em sintonia e onde todos, à mesma hora estejam a assinalar a nossa determinação na promoção da Igualdade e no Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, lê-se ainda no referido comunicado.

Simulacro comprova funcionalidade da estrutura do Porto Manes em Arronches

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Arronches promoveu na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, o primeiro teste às novas infraestruturas da ponte do Porto Manes, procurando afinar os procedimentos em caso de necessidade de remover o gradeamento da ponte em situações de urgência.

Como responsável máximo pela Proteção Civil no concelho, o presidente do Município de Arronches, João Crespo esteve no terreno, liderando os trabalhos juntamente com o vice-presidente Paulo Furtado, com o coordenador municipal de Proteção Civil, Nelson Velez, com o técnico da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, Eduardo Picado e com o presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Pedro Fernandes.

A estes juntaram-se os colaboradores dos serviços operacionais da autarquia, o comandante do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Arronches, Ricardo Pinto, e o comandante do Posto Territorial de Arronches da Guarda Nacional Republicana, António Castanho, acompanhado pelos agentes que garantiram a segurança na circulação rodoviária.

Dado o sinal para o início do simulacro, todos os envolvidos colocaram-se em movimento, desde a partida das viaturas do parque operacional ao corte do trânsito. Posteriormente, os colaboradores dos serviços operacionais procederam à remoção do gradeamento da ponte, pelo que este primeiro teste foi satisfatório, ainda que haja processos que podem e que irão ser melhorados, conforme referido pela equipa que liderou o processo no briefing com que terminou esta ação, no qual ficou ainda referido que o executivo autárquico se mantém seguro de que, após consultados os técnicos da Câmara Municipal e diferentes entidades externas, optou pela opção que mais se adequa àquela infraestrutura.

O referido sistema resultou em situação real, uma vez que, perante o forte caudal do Rio Caia, fruto da intensa e insistente chuva registada na madrugada de hoje, dia 16 de outubro, as grades foram retiradas pelos serviços municipais, encontrando-se atualmente o trânsito interrompido no Porto Manes.

Câmara de Arronches aprova Plano Municipal de Ação Climática

A primeira reunião ordinária de outubro da Câmara Municipal de Arronches realizou-se na passada segunda-feira, dia 14, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde esteve todo o executivo autárquico, composto pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pelos vereadores Maria João Fernandes, João Luís Feiteira e Nuno Costa.

Os eleitos aprovaram o Plano Municipal de Ação Climática, que seguirá agora para apreciação da Assembleia Municipal na sua próxima sessão. Este é um documento que está alinhado com os objetivos nacionais e regionais de ação climática, e que conta com a colaboração das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Comunidades Intermunicipais e outras entidades locais e regionais.

Este plano aborda de forma integrada as vulnerabilidades climáticas do concelho, e propõe soluções para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, para contribuir para a neutralidade carbónica e para promover a adaptação às alterações climáticas.

Antes da aprovação do Plano Municipal de Ação Climática, e da discussão dos pontos constantes na ordem do dia, discutiram-se temas que marcam a atualidade do concelho, começando o presidente da autarquia por referir o sucesso que foi a festa da comemoração do Dia do Idoso.

O vereador Nuno Costa abordou dois assuntos relacionados com a escola, explicando a sua opinião acerca dos períodos de greve dos funcionários não-docentes, e interrogando depois se há alguma perspetiva de se realizar uma intervenção no Centro Escolar Nossa Senhora da Luz, que possa servir como proteção aos alunos durante este inverno. Em relação a esta última questão, João Crespo afirmou que o processo se encontra em andamento, solicitando à chefe da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, Dulce Bigares, que informasse o executivo acerca do ponto de situação do projeto.

Passando à discussão dos pontos que pertenciam à agenda programada, os autarcas começaram por deferir uma série de apoios a instituições do concelho e da região que se traduzem, na atribuição de apoios financeiros e subsídios, na cedência gratuita de espaços municipais, e na concessão de transporte para a realização das suas atividades. A título individual, também os munícipes foram contemplados, sendo atribuído mais dois apoios, um ao abrigo do Programa Municipal de Reabilitação de Fogos, e outro ao abrigo do Programa “Arronches Jovem”, na modalidade de Apoio à Infância.

Aproveitando a apresentação do livro “João Rolo – Uma História de Vida”, em Arronches, no próximo sábado, ficou determinado que a Câmara irá adquirir dez exemplares que irá disponibilizar brevemente aos munícipes na sua Biblioteca Municipal.

Finalmente, antes do deferimento de três novas concessões e catorze renovações do Cartão Municipal do Idoso, foi ainda aprovada a atribuição de apoio económico de caráter eventual a um munícipe.

Cineteatro vai dar “nova vida” à cultura em Vila Viçosa, diz Tiago Salgueiro

O Cineteatro Municipal Florbela Espanca, em Vila Viçosa, reabre ao público já no mês de novembro, com um conjunto de atividades culturais agendado para os dias 8, 9 e 10.

Não tendo dúvidas de que este espaço vai permitir “dar uma maior projeção” à programação cultural da autarquia, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, garante que aquele é um “equipamento fundamental” para Vila Viçosa. “Aconteceram alguns imprevistos no decurso das intervenções que foram sendo feitas, sobretudo o trágico incêndio que ocorreu no ano passado, mas isso não nos impediu de darmos continuidade ao projeto de requalificação, com o apoio de várias instituições, e estamos em condições de poder proceder à reabertura já no próximo mês de novembro”, revela.

Entre os dias 8 e 10 de novembro, o objetivo da Câmara Municipal é “permitir que a população conheça toda a intervenção que teve lugar”. Por outro lado, diz Tiago Salgueiro, a autarquia pretende que, daqui por diante, a população passe a usufruir de “uma programação cultural diferente, através de uma agenda específica”. Essa programação, garante, está já a ser preparada.

Até então, e durante mais de uma década, com o cineteatro encerrado, recorda ainda o autarca, a Câmara Municipal viu-se obrigada a procurar alternativas para poder realizar vários eventos, desde colóquios, a workshops, sessões de cinema e concertos. “Foi necessário, muitas vezes, recorrer à imaginação, para poder utilizar outros espaços alternativos que, do ponto de vista logístico, tinham maiores implicações para os próprios serviços do Município”, assegura.

Com a reabertura do cineteatro, que tem uma “localização excecional”, vai ser possível “dinamizar, de forma diferente, tudo aquilo que é a oferta cultural em Vila Viçosa”, diz ainda Tiago Salgueiro, que garante que o espaço terá agora uma “nova vida, também em termos de programação cultural”.

Susana Lemos dá a conhecer “Corpo-Luz_Matéria” na Casa da Cultura de Elvas

A natureza humana é o mote para a exposição “Corpo-Luz_Matéria”, da autoria de Susana Lemos, inaugurada na tarde da passada sexta-feira, 11 de outubro, na Casa da Cultura de Elvas.

Numa mostra que vai desde a pintura ao desenho, e que inclui ainda a apresentação de cadernos de campo e objetos, como caixas de luz, a artista plástica, a expor pela primeira vez na cidade, apresenta em Elvas trabalhos “mais atuais” e outros, que estando também ligados à temática, já têm “mais alguns anos”. “Todas estas obras têm este fio comum, que é a incidência sobre a natureza humana, as ligações entre os seres. Daí (na exposição), aparecerem uns seres, uns bichos, uns anjos… eles têm formas muito diversificadas”, explica Susana Lemos.

Esta exposição, face a outras que Susana Lemos já realizou, conta com uma particularidade: a de apresentar os chamados cadernos de campo, que, nas palavras, da artista, são os “bastidores da obra”. A título individual, a artista não expunha há desde 2019. “Já estava com muitas saudades”, garante ainda.

Susana Lemos, para além de artista, é também professora. Diz que pinta e desenha “desde sempre”, mais “conscientemente” desde os seus 13 anos. “Tive períodos mais ativos e outros menos, mas a minha vida tem sido sempre pontuada por estas práticas”, remata.

Já o vereador Cláudio Monteiro, que diz que esta é uma mostra de arte “completamente diferente” de todas as outras que já estiveram patentes na Casa da Cultura, revela que, só este ano, já foram apresentadas, naquele espaço, 13 exposições. Convidando todos a conhecer o trabalho de Susana Lemos, o autarca revela ainda que esta é a mostra que antecede a exposição integrada no evento “Elvas Cidade Natal”.

A exposição“Corpo-Luz_Matéria” está disponível para visita, na Casa da Cultura de Elvas, até dia 9 de novembro.

Campomaiorense Luís Chavado cumpre sonho de participar na Baja Portalegre

A concretizar um sonho antigo, o campomaiorense Luís Chavado vai participar, este ano, pela primeira vez, na Baja Portalegre.

A competir na categoria Hobby/Promoção, o piloto, que tem visto esse seu desejo adiado por diversas vezes, e que chegou a afastar-se desta área desportiva, conta que corre em motos de cross desde muito novo: “desde os seis anos que sempre tive motos de campo, motos de cross, e sempre tive o sonho de vir a fazer a Baja Portalegre”.

Por mais que tenha deixado as motos de lado, “entre os 13 e os 20 anos” – altura em que se dedicou ao futebol –, Luís Chavado voltou, entretanto, a este “mundo”. Nos últimos anos, já com ambição de participar naquela que é a mais antiga prova de Todo Terreno nacional, o sonho foi adiado durante algum tempo: primeiro devido à pandemia e, depois, por duas lesões.

Desta vez, com o incentivo da família e os amigos, e depois da adequada preparação, o piloto está prestes a entrar em prova. Por outro lado, os apoios da Câmara Municipal de Campo Maior e das juntas de freguesia de São João Batista e de Nossa Senhora da Expectação foram fundamentais para que Luís Chavado pudesse fazer a sua inscrição na prova.

Luís Chavado vai estar entre os quase 400 concorrentes que vão disputar a Baja Portalegre 500. A competição decorre entre esta quinta-feira e sábado, de 17 a 19 de outubro, num percurso de centenas de quilómetros, não só no Alto Alentejo, mas também no Ribatejo.

Prometendo emoção e espectáculo a milhares de espectadores, o evento, que é organizado pelo Automóvel Club de Portugal, integra o calendário da Taça do Mundo FIA de Bajas e inclui provas dos campeonatos nacionais de TT e a European Cup SuperFinale.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 51 milhões

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 15 de outubro, do Euromilhões, sendo que na próxima sexta-feira, dia 18, vai estar em jogo um jackpot no valor de 51 milhões de euros.

Um segundo prémio de mais de 508 mil euros saiu a um apostador no estrangeiro. Outros cinco jogadores, com aposta registada também fora de Portugal, foram contemplados com o terceiro prémio, no valor de 23 mil euros. Em Portugal, o melhor resultado foi um quinto prémio.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 2, 15, 32, 36 e 48 e as estrelas 3 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Mais de 20 inundações registadas no Alto Alentejo

No Alto Alentejo, as chuvas fortes da noite e madrugada passadas resultaram num total de 21 inundações, em habitações e vias públicas. Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, foram também registadas várias quedas de árvores.

Em Elvas, registou-se uma inundação na via pública e uma queda de árvore. Já em Campo Maior, a água acabou por entrar em duas habitações, localizadas na Rua João Minas.

Arronches e Nisa – onde uma estrada acabou mesmo por abater – foram os concelhos mais afetados do distrito, tendo registado um total de cinco inundações cada.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Alentejo tem ainda registo de inundações em Avis (quatro), Monforte (duas), Sousel (uma) e Alter do Chão (uma). Em Portalegre, há registo apenas de uma queda de árvore.

Já no Alentejo Central, cinco pessoas, devido a inundações nas suas habitações, ficaram desalojadas: três em Montemor-o-Novo e duas em Igrejinha, no concelho de Arraiolos. No distrito de Évora, foram registadas, durante a noite, um total de 16 inundações. Arraiolos, Mora e Montemor-o-Novo foram os concelhos mais afetados.