Hugo Hilário faz “balanço muito positivo do Air Summit 24”

O Portugal Air Summit 2024 chega ao fim este sábado, com a realização das actividades mais lúdicas do certame, em especial as demonstrações de acrobacias realizadas durante a tarde e que levaram milhares de pessoas ao Aeródromo de Ponte de Sor.

O presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, fez para a Rádio ELVAS “balanço positivo, trata-se de um motivo de orgulho sabermos que este instrumento promocional do nosso investimento municipal do Aeródromo de Ponte de Sor e do Cluster da Aeronáutica mais uma vez respondeu às expectativas, pois tivemos dois dias de conferências com vários painéis com personalidades de grande qualidade a debater os temas que dizem respeito ao espaço, à defesa, à aeronáutica e ao aeroespacial, de onde destacava a discussão que se fez sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, entre tantas outras temáticas abordadas”.

O autarca de Ponte de Sor quis ainda enfatizar “o dia de hoje (sábado) que é o dia de festa, de celebrarmos também estas conquistas dos últimos tempos, num cluster que cresceu em 10 anos em numero de empresas quer em numero de postos de trabalho e o Air Summit tem sido um contributo muito importante”.

“Super Wings: Velocidade Máxima” exibido este domingo em Campo Maior

O filme de animação “Super Wings: Velocidade Máxima” vai ser exibido este domingo, dia 13 de outubro, às 17h, no Centro Cultural de Campo Maior.

Enredo: Jett, um dos membros dos Super Wings, é o avião mais veloz do mundo, mas não quer limitar-se a entregar encomendas. Quer ser tão popular como os seus colegas Super Wings. Quando Billy Willy rapta um grupo de reféns inocentes, Jett decide ajudar a jovem Fei a salvar a mãe e a reunir toda a família.

Os bilhetes estão disponíveis no Centro Cultural e na TicketLine e têm o valor de 3,50 euros.

Candidata à liderança da JS em campanha no distrito de Portalegre este domingo

Sofia Pereira, candidata à liderança da Juventude Socialista (JS), realiza neste domingo, dia 13 de outubro, um conjunto de atividades no distrito de Portalegre, com o objetivo de fortalecer os laços com a comunidade local e promover o desenvolvimento regional sustentável.

O programa deste dia de campanha arranca com uma reunião com as associações florestais de Gavião e Belver, na Incubadora de Empresas de Gavião, para debater as questões ambientais e o papel das florestas no combate às alterações climáticas (9h30). Segue-se a apresentação pública da candidatura no auditório do IPDJ de Portalegre, onde Sofia Pereira apresentará as linhas estratégicas da sua candidatura e a sua visão para o futuro da Juventude Socialista (11h30).

A candidata vai depois participar num almoço, no “Akademikus Bar”, onde estará reunida com jovens e representantes locais, promovendo o diálogo sobre educação, empregabilidade e habitação. Às 15 horas, Sofia Pereira visita as obras da Residência de Estudantes do Politécnico de Portalegre, com foco no apoio à vida estudantil e à melhoria das infraestruturas educativas.

O dia termina com uma visita, marcada para as 17 horas, ao Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, onde serão discutidas oportunidades de empreendedorismo jovem e inovação no setor agrícola.

Yoga de regresso ao Forte de Santa Luzia para duas sessões

O Forte de Santa Luzia, em Elvas, acolhe já na tarde deste sábado, 12 de outubro, bem como no próximo dia 27 (domingo), duas sessões de yoga.

As atividades decorrem pelas 17h30 e são realizadas pelo “Áshrama Elvas – Centro do Yoga”. A participação é gratuita, bastando aos interessados aparecer no local e hora indicados.

O objetivo é levar esta prática milenar a toda a população de Elvas, contribuindo assim para a sua saúde, para o seu bem-estar e felicidade.

Qualquer esclarecimento adicional pode ser feito junto da diretora do centro, Tânia Melo, pelo telefone 966 450 173 ou através do email asyogaelvas@gmail.com.

Dia nacional de Espanha assinalado este sábado

Foto:Cadena SER/Carlos Alvarez

A capital espanhola, Madrid acolhe este sábado as comemorações do 12 de outubro, “Día da Fiesta Nacional”. O Governo, na sua quase totalidade, assiste ao desfile das Forças Armadas, este ano debaixo de chuva intensa, cerimónia presidida pelos reis Felipe VI e Letizia, acompanhados da princesa Leonor. No total, 4.092 militares, 85 aeronaves, 266 veículos motorizados, 210 cavalos e algumas dezenas de cães, participam no desfile no centro da cidade.

A data foi instituída como o Dia da Hispanidade e assinala o momento da chegada à América por Cristóvão Colombo, em 1492.

Normalmente na região, o feriado nacional é uma oportunidade de visitar Portugal, embora as condições meteorológicas tenham limitado a procura, até porque não se trata de um dia de semana, mas de um sábado.

Último dia do Portugal Air Summit em Ponte de Sor

O último dia de conferências do Portugal Air Summit – dedicado a temas de Defesa e de Sustentabilidade – contou com a presença do Ministro da Defesa, Nuno Melo, que abriu o programa desta sexta-feira com uma intervenção que destacou a importância do investimento nesta área, nomeadamente numa altura marcada pelos conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente. O governante ressalvou que “o setor estratégico do novo espaço está em crescimento e voltado para a cooperação. Uma nova era que nos traz desafios e abre portas no setor aeroespacial – áreas em que Portugal se posiciona e Ponte de Sor é protagonista de mudança.”

O Ministro destacou ainda a importância do Portugal Air Summit, no contexto de desenvolvimento e investimento económico no Interior do país. “A importância e dimensão deste evento é prova de que um município do Interior pode ser polo para a atração de empresas, investimento e de mudança. A economia tem na Defesa muitas oportunidades e o lema do Air Summit mostra esse espírito.”

Ainda neste âmbito, o Vice-Chefe do Estado Maior da Força Áerea, Tenente-General Eurico Justino Craveiro, abordou a estratégia dos próximos anos da Força Aérea Portuguesa, onde destacou a aquisição dos ‘caças’ F-35, como um grande passo na evolução da defesa do espaço aéreo português.

Neste segundo dia de conferências, esteve também em destaque a inovação e a tecnologia, sobretudo quando aliadas a uma maior eficácia de técnicas de defesa. Pedro Petiz, Head of Innovation da Tekever, abordou a presença da empresa com drones de reconhecimento na Ucrânia, como exemplo de que muitas vezes os conflitos internacionais acabam por ser um motor de maior pesquisa de inovação. “A inovação é circular. Abrir espaço para novas tecnologias é um abrir portas a outras tantas”, referiu.

No que diz respeito à sustentabilidade e energias renováveis na aeronáutica, José Fragnan, da Heart Aerospace, apresentou o primeiro avião híbrido de passageiros, cuja produção poderá passar por Ponte de Sor. A empresa sueca, fundada em 2018, reforçou a importância da existência “de um ecossistema favorável à aviação elétrica, para que estas empresas se fixem nos territórios”.

Por outro lado, no painel onde foram discutidas as energias renováveis para uma aviação mais ecológica, representantes da GALP, Vinci Energies, GASIN e ANAC Brasil relembraram a importância de se atingir a neutralidade carbónica até 2050, através de um maior uso biocombustíveis na aviação, de forma a que energias limpas façam parte dos nossos aeroportos.

Mário Chaves, COO TAP, abordou o futuro das companhias aéreas, referindo que “uma das marcas mais importantes que a TAP tem hoje é a sua frota, que é uma das mais modernas da Europa e com menor emissão de CO2.” O responsável revelou ainda o reforço da operação da companhia aérea no Brasil e nos EUA.

Num dos painéis da tarde – Transformando Aeroportos para um Futuro Sustentável – foi debatida a importância de um trabalho conjunto no caminho da sustentabilidade e ainda dos desafios que ainda se impõe neste campo, em várias áreas, mas sobretudo na mobilidade elétrica.

Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, encerrou as conferências do Portugal Air Summit, juntamente com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, e Pedro Siza Vieira, antigo ministro.

O ex-ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital destacou a importância deste setor e a “pujança desta cimeira”, como algo muito simbólico da transformação da economia portuguesa neste setor, sublinhando o “crescimento muito significativo do volume de negócios na indústria aeronáutica, que mostra que este setor é cada vez mais um valor acrescentado.” Pedro Siza Vieira elogiou o território de Ponte de Sor, onde “o Portugal Air Summit não está isolado. Apoia-se e alavanca um conjunto de empresas que foram capazes de criar valor, criar emprego qualificado e atrair mais gente a esta terra.”

Hugo Espírito Santo, Secretário de Estado das Infraestruturas, ressalvou que o setor da aeronáutica enfrenta desafios “de décadas, do ponto de vista da sustentabilidade, das rotas aéreas, depois do período que passou durante a pandemia”. Por isso, o governante destacou quatro pontos de ação fundamentais: desenvolver e requalificar a rede de infraestruturas aeroportuárias; diversificação e globalização das companhias aéreas a operar em Portugal, de forma a incrementar o turismo e economia; potenciar um ecossistema que promova tudo o que rodeia o setor e os aeroportos, como a aposta na formação, na sustentabilidade e nos combustíveis renováveis e, ainda, continuar a manter todo o espiríto de desenvolvimento na aeronáutica e aeroespacial. 

O  Presidente da Câmara de Ponte de Sor não tem dúvidas de que o concelho “afirma-se definitivamente como uma âncora do cluster aeronáutico português. Provámos, mais uma vez, que uma cidade do Interior de Portugal pode ser um polo estratégico de inovação, com capacidade para atrair empresas, investidores, projetos e recursos especializados, afirmando a sua relevância no mapa da economia nacional e ganhando uma projeção global num contexto fortemente internacionalizado.” Hugo Hilário deixou ainda uma garantia: “O nosso compromisso é continuar a criar as melhores condições para que a indústria aeronáutica e aeroespacial continue a prosperar em Ponte de Sor, garantindo um futuro de progresso e desenvolvimento.”

Airshows, animação e atividades para toda a família

A partir das 12h00 deste sábado, a animação e as atividades lúdicas vão marcar o terceiro e último dia deste Portugal Air Summit. Um programa repleto adrenalina, espetáculos aéros e diversão para toda a família. De manhã até à noite, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

Manhã:

– final da prova de atletismo que parte do Campo da Restauração junto à Câmara Municipal e que terá meta em plena pista de aviação do Aeródromo Municipal;

– corrida aérea com a The Race Team com os pilotos da ex Red Bull Air Race –  Juan Vellarde, Nicolas Ivanoff, Martin Sonka, Mika Brageot e Petr Kopfstein – que vão estar em preparação para o campeonato World Air Race Championship.

Tarde: Air Show

– vários momentos de acrobacias aéreas;

– passagens de aeronaves como um Flyby daTAP e um KC390 e F16 da Força Aérea.

Sunset:

– Espetáculo com paraquedistas;

– Espetáculo de drones;

– Night show com AeroSparx, com espetáculo de luzes e fogo de artifício.

Alentejo Walking Festival promete meter toda a região a caminhar a 19 e 20 de outubro

O Alentejo Walking Festival promete meter toda a região a caminhar nos próximos dias 19 e 20 de outubro. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o objetivo de dinamizar a plenitude dos percursos pedestres da zona.

Este, que é o maior festival de passeios pedestres de Portugal, procura levar os participantes a partir à descoberta do território alentejano a nível natural e cultural.

Os itinerários estão todos sinalizados pelos municípios do Alentejo e esta iniciativa surge “para apresentar, para dar, de uma forma organizada e estruturada, visibilidade aos 47 municípios com os seus passeios pedestres”, realça Pedro Beato, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“Nos dias 19 e 20 de outubro vamos ter uma grande ação, de todo o Alentejo a caminhar, num total 55 percursos, que estão disponíveis para inscrições no nosso site. Temos recebido muitas inscrições, sendo que alguns itinerários já estão esgotados, o que revela bem o interesse que os nossos passeios pedestres têm”, revela ainda Pedro Beato.

Em Elvas, a caminhada decorre no dia 19 de outubro, com concentração às 9h30, junto à porta exterior do Forte da Graça, cujo percurso tem um total de seis quilómetros. Já em Campo Maior, o passeio pedestre, com uma distância de 7,5 quilómetros, realiza-se no dia 20 de outubro, com o encontro dos participantes marcado, às 9h30, no Largo do Barata.

Outro objetivo da iniciativa é o contacto entre empresas, uma vez que o Alentejo Walking Festival vai contar com o contributo de especialistas de turismo de natureza. Estes especialistas pertencem a 12 empresas nacionais, que foram “convidadas para conhecerem os trilhos que existem e também para conhecerem empresas locais para que possam fazer negócios”, explica Pedro Beato. Estarão também presentes quatro jornalistas estrangeiros “que vão estar a acompanhar a primeira fase do festival, para dar cobertura mediática internacional sobre o mesmo, na expectativa que suscite mais interesse de operadores internacionais”.

O programa do festival começou na quinta-feira, dia 10 de outubro, com a realização da “Conferência de Turismo de Passeios Pedestres”, no auditório da União de Freguesias, em Montemor-o-Novo. Este domingo, 13 de outubro, o turismo literário será mote para um passeio pedestre em Cabrela, também no concelho de Montemor-o-Novo.

Todas as informações sobre o Alentejo Walking Festival para conhecer no site oficial.

Museu Aberto de Campo Maior é palco de concerto da Banda 1º de Dezembro este sábado

A Banda 1º de Dezembro celebra este sábado, 12 de outubro, o Dia Mundial da Música, com um concerto no Museu Aberto de Campo Maior, depois de já ter, no passado dia 1, assinalado a data com uma atuação de um trio de saxofones, na sede da coletividade.

Este sábado, no espetáculo do Ensemble de Sopros, constituído por 22 músicos, de acordo com o maestro da banda, serão apresentados temas de grandes compositores como Beethoven e Strauss. Mas a intenção, garante Francisco Pinto, é que a filarmónica “toque todos os géneros musicais”.

“Uma vez que estamos no Mês da Música e queremos celebrar o Dia Mundial da Música vamos àqueles grandes compositores. Nunca ninguém (nenhuma filarmónia) tocou ópera e nós vamos tocar um excerto de uma ópera, que é ‘O Fortuna – Carmina Burana’”, adianta o maestro.

Por outro lado, e com vista a atrair aqueles que se possam interessar por música, Francisco Pinto revela que os ensaios da banda são sempre abertos à população.

O início do espetáculo, que conta com entradas livres do público, está marcado, este sábado, para as 16 horas.