Espetáculo de stand up comedy anima Arcos a 16 de novembro

A Associação Recreativa e Cultural de Arcos (ARCA), em Estremoz, vai realizar no dia 16 de novembro, sábado, pelas 21h30, a 11ª edição do espetáculo de stand up comedy “ARCA COMEDY”.

O espetáculo, para maiores de 16 anos, realiza-se na Junta de Freguesia de Arcos e conta com as atuações de João Pedro Pereira, Carlos Moura, John Mendes e Pedro Neves.

Os bilhetes têm um valor de 15 euros, com direito à habitual “tapa” alentejana (vinho, queijo, chouriço e pão), e podem ser adquiridos no Café “O Fresquinho”, Café “O Pires” e na Junta de Freguesia de Arcos.

Roteiro Literário percorreu Ouguela

O Roteiro Literário decorreu na localidade de Ouguela, no concelho de Campo Maior, no passado dia 22 de outubro. Sensibilizar e apelar à responsabilidade individual e coletiva no combate às baixas literacias foram as principais motivações para o passeio cultural.

Promovida pelo CICRN – Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro, em parceria com o CEAN – Centro Educativo Alice Nabeiro e com o apoio do GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura, a iniciativa teve um percurso de quatro quilómetros.

O trajeto contou com várias paragens para leituras de textos e pequenas encenações, onde foram reveladas histórias e lendas que têm como elo de ligação a aldeia histórica de seu nome Ouguela, local que recebeu os muitos caminheiros que fizeram questão de marcar presença. 

Com base em autores ou personagens literárias cuja história se cruza com os recantos da mágica aldeia de Ouguela foram criados e recriados momentos literários e dramáticos pelos alunos do CEAN.

Este Roteiro pretendeu ser uma oferta educativa, cultural e desportiva que aprofunde as raízes da identidade raiana com recurso a uma paisagem singular, uma aldeia única e um enquadramento histórico e literário pouco conhecido.

Inscrições para voar no Festival de Balões de Ar Quente já abriram

Já se encontram abertas as inscrições para voar no Festival Internacional Balões de Ar Quente, que regressa pelo 27º ano consecutivo ao Alto Alentejo e que reunirá participantes oriundos de diversos países europeus.

Esta 27ª edição do festival terá lugar em Alter do Chão, Fronteira, Monforte, Ponte de Sor e a Fundação Abreu Callado, em Benavila, no concelho de Avis, de 7 a 13 de de novembro. Nesta edição, o evento contará com a participação de 30 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica).  

O 27º Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população também está convidada a viver a inesquecível experiência de voar, através da aquisição de pulseiras solidárias, cujas receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários das localidades aderentes. O valor das pulseiras será entre 75 e 90 euros e já estão disponíveis para aquisição.  

A única forma de adquirir as pulseiras solidárias, limitadas à capacidade dos balões participantes, é através do site oficial do evento – www.fibaq.com 

COMO VOAR

“Este é um festival que promete levar ao céu todos aqueles que se atreverem a sonhar e a voar num balão de ar quente” – refere, Maria Inês Soares da organização – “ A nossa preocupação social e ambiental está, uma vez mais presente no FIBAQ, pelo que os voos a realizar estarão associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para os Bombeiros Voluntários dos concelhos aderentes.”

Para realizar um dos 11 voos livres no âmbito do festival, os interessados devem adquirir uma pulseira solidária AQUI.

Recomenda-se, ainda, uma leitura atenta das regras de segurança e inscrição disponíveis AQUI. 

Conheça aqui o programa de voos livres e horários de meeting point:
 
7/11 –  Monforte
Voo da manhã: 7h 
Voo da tarde: 14:30h 

8/11 –  Fronteira
Voo da manhã: 7h 
Voo da tarde: 14:30h 

9/11 –  Ponte de Sor
Voo da manhã: 7:30h 
Voo da tarde: 14h 
Night Glow: 19:45h

10/11 – Montargil 
Voo da manhã: 7h 
Voo da tarde: 14:30h 

12/11 – Alter do Chão 
Voo da manhã: 7h 
Voo da tarde: 14:30h 

13/11 – Fundação Abreu Callado – Benavila  
Voo da manhã: 7:30h

Nesta edição, a organização proporciona gratuitamente um Night Glow, sem ser necessária aquisição de pulseira, no dia 9 de novembro, pelas 19h45, em Ponte de Sor.

Este espetáculo noturno é muitas vezes considerado o clímax de um festival de balões de ar quente, e consiste nos pilotos prepararem os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espetáculo visual único que conjuga luz, cor e música.

A organização do festival cabe à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo.
 
Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio-gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que “é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 26 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo”. Assim, os objetivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas”, conclui.

Esperadas centenas de pessoas na Noite das Sopas em Arronches

Em véspera de feriado de Todos os Santos e em dia de Halloween, esta quinta-feira, 31 de outubro, o Celeiro, em Arronches, volta a ser palco de mais uma Noite das Sopas, numa organização da Associação Freestyle Iceshow.

Desta vez, o evento conta com animação musical a cargo do Duo Lunar e com sopas diferentes, face a edições passadas, à exceção daquelas que as pessoas mais gostam, como a sopa de tomate e a sopa de cação, de acordo com o presidente da associação, Marco Vitória. “Vamos ter ainda canja, caldo de verde e sopa de grão e vamos ter também bifanas e pão com chouriço, para as pessoas comprarem, tal como as sobremesas e bebida para acompanhar”, adianta. O objetivo, garante o responsável, é “manter o mesmo nível de qualidade” de outros anos, nesta que é já a oitava edição do evento e na qual são esperadas mais de 600 pessoas.

Durante o evento, o público poderá degustar as sopas disponíveis, todas as vezes que quiser, entre as 19 e as 22 horas. A entrada, adianta Marco Vitória, tem um custo de seis euros. As crianças, até aos 12 anos, não pagam.

Tal como tem vindo a acontecer, a Noite das Sopas volta a ser um evento ecológico, através dos copos reutilizáveis que são colocados ao dispor do público. Os eco-copos serão ainda, à semelhança da taça, que todos os participantes levam para casa, mais uma recordação que irão ter deste evento. Os copos são entregues à entrada, juntamente com a taça e servirá para todas as bebidas adquiridas ao longo do evento.  

O dinheiro angariado com o evento, explica ainda o presidente da associação, servirá para financiar a aquisição de alguns equipamentos e várias atividades desenvolvidas com os atletas.

O início do evento está marcado para as 19 horas.

Museu Militar de Elvas celebra 15º aniversário

O Museu Militar de Elvas celebrou esta quinta-feira, dia 31 de outubro, o seu 15º aniversário, com uma cerimónia solene, seguida da inauguração de algumas salas temáticas do Museu Militar, recentemente requalificadas, e de uma exposição de pintura do Dr. Sameiro Correia.

No decorrer da sessão solene, presidida pelo diretor de História e Cultura Militar, Major-General Ramalhôa Cavaleiro, foram distinguidos três oficiais e ex-diretores dos museus militares.

A requalificação feita pelos militares das salas temáticas foi uma das conquistas ao longo do último ano. Este é um espaço que, segundo o Diretor do Museu Militar de Elvas, coronel Nuno Duarte, “necessita sempre de dinamismo”. A Sala Peninsular, a Sala de Miniaturas, a sala de apresentação do museu e ainda a sala/pavilhão onde estão as viaturas da II Guerra Mundial, foram as divisões que passaram pela restauração.

De todos os momentos vividos ao longo destes 15 anos, o diretor do Museu Militar de Elvas, destaca o princípio “pelo facto de adequar uma unidade de regimental para um museu militar foi um trabalho de excelência e de muita qualidade”. Para o diretor do Museu Militar de Elvas as perspetivas futuras para este espaço passam por promover o seu crescimento, ser mais abrangente e trazer mais pessoas até este local.

Presente também na cerimónia comemorativa, o diretor de História e Cultura Militar, Major-General Ramalhôa Cavaleiro, realça que “o Museu Militar de Elvas é um dos pilares da direção”. Este espaço militar da cidade de Elvas, salienta ainda o diretor de História e Cultura Militar “simboliza muito, tendo um valor sentimental, histórico e cultural a todos os títulos notáveis”.

Tendo em conta a história da cidade fronteiriça, Graça Luna Pais, presidente da Assembleia Municipal, distingue que “este aniversário deve representar tudo para Elvas, ou não fosse esta conhecida como uma cidade de militares”.

Na cerimónia solene de aniversário do Museu Militar de Elvas esteve também presente o Tenente-General, Paulo Pereira, vice-chefe do Estado-Maior do Exército.

Museu Militar de Elvas ao longo de 15 anos tem feito permanecer viva a história da cidade e de Portugal.

Câmara de Arraiolos adquire terrenos para habitação

A presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, assinou, no passado dia 25 de outubro, o Contrato-Promessa Compra e Venda, referende à aquisição da Tapada de S. Joaquim, em Arraiolos, para a construção de um loteamento habitacional.

Esta medida está inserida na contínua ação municipal para que, no concelho de Arraiolos, existam condições de construção de habitação a custos mais acessíveis.

“Este é um passo para ajudar ao desenvolvimento social e económico do concelho, bem como para combater a desertificação e o despovoamento, contribuindo para a fixação de população, dando resposta às dificuldades existentes no acesso à habitação”, referiu Sílvia Pinto, no final deste ato.

A Câmara Municipal tem em curso a elaboração da Carta Municipal de Habitação, desenvolveu a Estratégia Local de Habitação no âmbito do 1.º Direito, existindo também, no município, o “Programa Municipal de Apoio à Reabilitação de Habitações Degradadas para Estratos Sociais Desfavorecidos”.

CE apela ao não transporte de plantas exóticas de fora da UE

A Comissão Europeia (CE) tem vindo a sensibilizar, através da campanha #PlantHealth4Life, os turistas para que não tragam, das suas viagens a países de fora da União Europeia (UE), plantas exóticas.

Um simples bolbo, folha ou semente podem trazer consigo pragas que podem ser bastante invasoras, afetando as plantas locais, levando à devastação de culturas agrícolas e ao desequilíbrio dos próprios ecossistemas naturais.Isto, por sua vez, para além de uma possível perda de alimentos, vai obrigar a um custo mais elevado no controlo fitossanitário.

Esta campanha, que em Portugal está a ser coordenada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Espetáculo da Banda DFB no segundo dia da Mostra Gastronómica de Arraiolos

Esta quinta-feira, 31 de outubro, a animação musical do segundo dia da 23ª Mostra Gastronómica de Arraiolos, do 15º Festival da Empada de Arraiolos e da Feira do Tapete de Arraiolos vai estar a cargo da Banda DFB – Diana Ferreira Banda.

A abertura do Arraiolos Multiusos é feita ao meio-dia, sendo que, pelas 13 horas haverá animação musical com “Moda para todo o gosto”. Segue-se uma demonstração da confeção da Empada de Arraiolos, às 15 horas, e um showcooking com Tiago Ribeiro, às 17h30.

O espetáculo da Banda DFB está marcado para as 22h30, seguindo-se a atuação do DJ Johnny Q.

Município de Arronches abre concursos públicos para obras no concelho

A segunda reunião de outubro do executivo autárquico da Câmara Municipal de Arronches, composto pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pelos vereadores Maria João Fernandes, João Luís Feiteira e Nuno Costa, realizou-se na tarde da passada segunda-feira, 28 de outubro, nas instalações da Junta de Freguesia de Esperança.

Antes do início da discussão dos assuntos agendados, o presidente da autarquia colocou os restantes autarcas a par dos temas que marcam a atualidade do concelho, referindo primeiro a participação dos pilotos do concelho na Baja Portalegre 500, em especial de Ricardo Silva que venceu a classe Hobby e fazendo, depois, um balanço do simulacro que o Município levou a efeito no Porto Manes, bem como dos fenómenos meteorológicos que se fizeram sentir no concelho e das consequências dos mesmos.

Os primeiros pontos da ordem de trabalhos resultaram na concessão de apoios a associações do concelho e a munícipes, sendo que, no primeiro caso, foi concedido transporte e permitida a utilização de espaços municipais de forma gratuita para a realização das suas atividades e, no segundo, foram atribuídos mais dois apoios ao abrigo do Programa “Arronches Jovem”, um na modalidade de apoio à habitação e outro na modalidade de apoio à infância.

O grande destaque desta reunião foi a aprovação dos concursos públicos para a realização de duas empreitadas a realizar no concelho de Arronches, mais concretamente, a Reabilitação do Sistema de Açudes na freguesia de Mosteiros e a Requalificação de Espaço Público, junto à Rua General Humberto Delgado, na freguesia de Assunção, tendo a chefe da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, Dulce Bigares, esclarecido quaisquer dúvidas que os projetos suscitaram.

De realçar também o tratamento de dois pontos relacionados com a habitação, com o executivo a concordar, primeiro, com a alienação de 13 lotes do Loteamento de São Bento, em Mosteiros, os quais irão a hasta pública na reunião de dia 25 de novembro e, depois, com a atribuição de três habitações em regime de arrendamento apoiado, sitas na Rua do Arco, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – PRR e 1.o Direito.

Seguidamente ficou deferida a atribuição de subsídios à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches e ao Grupo Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal, os quais se destinarão, respetivamente, à aquisição de uma viatura para instalação do equipamento de salvamento e desencarceramento e ao pagamento do seguro de saúde dos colaboradores da autarquia.

A terminar, os eleitos manifestaram-se a favor das propostas de atribuição de apoio financeiro à Associação “Esperança sobre Rodas” pela participação na Baja Portalegre 500, de atribuição de donativo ao Grupo de Humanização do Hospital Dr. José Maria Grande para a realização de uma festa de Natal para os doentes em situação de internamento na instituição, e de atribuição de apoio ao Regimento de Cavalaria N.o 3 de Estremoz através da aquisição e posterior entrega de material de equitação, para o XLI Concurso Nacional Combinado dos “Dragões de Olivença”.