Politécnico de Portalegre acolhe Conferência Internacional sobre Food Studies

De 2 a 4 de outubro, o Politécnico de Portalegre acolhe a 14ª Conferência Internacional sobre Food Studies, que pela primeira vez se realiza em Portugal.

A iniciativa é organizada pela coordenação do mestrado em Design de Identidade Digital da ESTGD-IPPortalegre e a Food Studies Research Network, fórum de discussão sedeado nos Estados Unidos, que agrega instituições de ensino superior e entidades do ramo alimentar, de vários países.

A conferência terá lugar no Campus Politécnico de Portalegre e online, estando confirmada a presença de uma centena de investigadores de todo o mundo.

Com foco na valorização do património cultural, gastronómico e territorial, neste evento serão abordados temas relacionados com a produção de alimentos e sustentabilidade; alimentação, nutrição e saúde; políticas e culturas alimentares.

A maioria das conferências promovida pela Food Studies Research Network tem sido realizada na América do Norte, tendo a do ano passado decorrido no México, na Universidade de Guadalajara.

O programa completo do evento para conhecer aqui.

Campomaiorense Luís Silveirinha apresenta os seus desenhos no IPP

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e a vereadora São Silveirinha marcaram presença na inauguração da exposição “Desenhos 2022-2024”, do artista campomaiorense Luís Silveirinha, na passada sexta-feira, dia 13 de setembro, no Espaço de Exposições dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre.

A mostra, que vai estar patente até ao próximo dia 25 de outubro, inclui um conjunto de desenhos relacionados com a natureza e a capacidade de criar formas, que foram construídos desde 2022 até este ano e estiveram expostos em vários pontos do país, nomeadamente na Bienal de Arte de Vila Nova de Gaia, no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e no BraçoPerna44 em Lisboa.

Na cerimónia também marcaram presença António Cachola, colecionador de arte, e Albano Silva, presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA, entre outras entidades.

Município de Arronches investe até 182 mil euros em Bolsas de Estudo

O Município de Arronches disponibiliza, este ano, um total de 60 bolsas de estudo, aos alunos do concelho que frequentem o Ensino Superior, num investimento máximo de 182 mil euros.

Desta vez, explica o presidente da Câmara, João Crespo, serão atribuídas 50 bolsas para alunos que frequentem licenciaturas ou mestrados, com as restantes dez a serem distribuídas por estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

“É claramente uma aposta do município no apoio aos alunos que decidem prosseguir estudos para o Ensino Superior”, diz o autarca.

Os valores das bolsas a atribuir a cada aluno, que podem ser superiores a 250 euros por mês, explica ainda João Crespo, variam, em função dos rendimentos dos agregados familiares e tendo em conta se os estudantes já recebem, ou não, outros apoios, como as bolsas da Direção-Geral do Ensino Superior.

As candidaturas às bolsas decorrem até 31 de outubro, sendo que, para tal, os estudantes devem preencher o requerimento disponibilizado pela autarquia para o efeito, no seu site, fazendo-o chegar depois até à Câmara Municipal.

Feira de São Mateus com garraiadas e configuração diferente do tabuleiro superior

A partir de sexta-feira, 20 de setembro, todos os caminhos vão dar ao Parque da Piedade. A celebrar 450 anos desde a sua primeira edição, a Feira de São Mateus promete voltar a trazer muita gente até Elvas, para momentos de diversão, de reencontros, de convívio e de fé, dadas também as celebrações em honra do Senhor Jesus da Piedade.

De acordo com Carlos Damião, o juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, entidade responsável pela organização do evento, o certame, que desta vez contará com várias garraiadas, volta a realizar-se dentro dos mesmos moldes do ano anterior. “A feira é, mais ou menos, igual à de 2023: temos os expositores, que são mais ou menos os mesmos, porque o parque também não alberga mais; as diversões são mais ou menos as mesmas; temos os stands de automóveis; os bares; e várias garraiadas”, começa por dizer.

Ainda assim, o tabuleiro superior do Parque da Piedade, desta vez, adianta Carlos Damião, terá uma configuração diferente, “para encher o espaço que estava vazio”. “Antigamente, tínhamos lá muitos expositores, mas decidimos terminar com esse espaço. Este ano, fizemos um novo mapa: de um lado ficam os stands de automóveis e, do outro lado, ficam as diversões, que ficam com quatro ou cinco ruas”, adianta Carlos Damião. Também os bares voltam a estar concentrados no tabuleiro superior do parque, espaço onde terão lugar as garraiadas.

Como manda a tradição, os festejos iniciam-se na sexta-feira, dia 20, com a Procissão dos Pendões, às 18 horas, desde a Sé até ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade. Presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, esta procissão, lembra o juiz da Confraria, “é a maior da zona sul, que é acompanhada por milhares de pessoas”.

As missas mais importantes realizadas no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, no decorrer da festa, garante Carlos Damião, são as de sábado, dia 21, domingo, dia 22, e segunda-feira, dia 23, às 11 horas. Ainda assim, todas as noites, a partir das 21 horas, haverá eucaristia.

Detido em Campo Maior por violência doméstica fica em prisão preventiva

Um homem de 43 anos foi detido, no concelho de Campo Maior, pela GNR, na passada quinta-feira, 12 de setembro, pelo crime de violência doméstica.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, informa o Comando Territorial de Portalegre da GNR, os militares da Guarda apuraram que o agressor exercia violência psicológica e física contra a vítima, sua namorada de 41 anos.

O detido, já com antecedentes criminais pelo mesmo ilícito, foi presente no Tribunal Judicial de Elvas, na sexta-feira, dia 13 de setembro, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A ação, levada a cabo pelo Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), contou com o reforço dos militares do Destacamento Territorial da GNR de Elvas e do Posto Territorial de Campo Maior.

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

Oficina da Flor de Papel volta a ser aposta nas escolas de Campo Maior

Já de regresso à escola, as crianças e jovens de Campo Maior vão voltar, neste novo ano letivo, a aprender, com quem sabe e mantém viva a tradição, a manusear o papel para criar as famosas flores das Festas do Povo.

Nesse sentido, a Oficina da Flor de Papel e da Pandeireta volta a ser uma aposta da autarquia, porque, garante a vereadora São Silveirinha, passar a maior tradição de Campo Maior aos mais novos é de “extrema importância”. “É uma aposta que é para continuar, porque as flores de papel, que tanto nos simbolizam, são a nossa maior tradição”, assegura.

As monitoras da Câmara Municipal, que acompanham as crianças, adianta a vereadora, já notam “evolução” nos alunos com quem começaram a trabalhar há dois anos.

Relativamente às Festas do Povo, a autarca admite ter “esperança” que se possam realizar já no próximo ano, com apoio, não só dos mais velhos, mas também das crianças que, nas escolas, têm frequentado esta Oficina da Flor de Papel.