Monforte: Central Solar Fotovoltaica de Santas inaugurada no dia 26

A Central Solar Fotovoltaica de Santas, em Santo Aleixo, no concelho de Monforte, vai ser inaugurada no próximo dia 26 de setembro (quinta-feira), a partir das 14h15. Esta, que é uma das maiores centrais fotovoltaicas do país, resulta de um investimento superior a cem milhões de euros, pela Akuo Renováveis Portugal.

O projeto de Santas, a primeira central solar fotovoltaica de Akuo em Portugal, tem uma potência total instalada de 180 MWp, e com capacidade para fornecer energia verde a mais de cem mil casas. Esta central promete contribuir para que Portugal seja líder europeu no que toca a energias renováveis.

No dia 26, está prevista para as 14h15 a chegada dos convidados, com a tour pela central agendada para 15 minutos depois.

Às 15 horas, Eric Scotto, presidente e cofundador da Akuo, dará as boas-vindas aos presentes, seguindo-se uma mesa redonda com os presidentes das Câmaras de Monforte, Borba e Estremoz, sobre “Energia renovável ao serviço dos municípios”.

Segue-se, às 15h50, o anúncio da AkuoCoop, e às 16 horas, uma intervenção do Governo (ainda a confirmar). O fecho da cerimónia está previsto para as 16h30, com o corte da fita.

Fim de semana de muita atividade desportiva em Campo Maior

Em mais um dia do Mês do Desporto, em Campo Maior, uma iniciativa da Câmara Municipal, a programação do passado sábado, 14 de setembro, contou com várias atividades.

As Piscinas Municipais receberam o “Dia GEDA”, que para além de ser um evento inserido nesta iniciativa, serviu para comemorar o 25.º aniversário do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura. Sendo esta uma associação dedicada à promoção de atividades ao ar livre, sustentabilidade e consciência ambiental, durante o dia todos os que passaram pelas Piscinas Municipais puderam fazer escalada, slide, canoagem, tiro ao arco, paintball, birdwatching e slackline.

No sábado, decorreu ainda o Kids Urban Run, uma caminhada de cinco quilómetros, bem como workshops de Suporte Básico de Vida e Trauma e de Geocaching.

Já na Praça Multimodal decorreu a 1.ª Exposição Overland, organizada pelo Grupo TT Toca do Lobo, uma modalidade de campismo em autonomia, que a associação levou todos os campomaiorenses a conhecer de que forma e que acessórios usam para equipar os carros. À noite houve baile a cargo do Duo Carlos Alferes e Rui Teodoro. A exposição continuou ontem, domingo, dia 15 de setembro, desta vez com atividades dedicadas aos mais novos com insufláveis, pinturas faciais e uma ação de sensibilização de segurança rodoviária da Guarda Nacional Republicana.

O presidente do Município, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo, estiveram presentes nas iniciativas.

Município de Campo Maior dá as boas-vindas ao novo ano letivo

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, juntamente com o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, acompanhou o arranque do início do ano letivo 2024/2025, na passada sexta-feira, dia 13 de setembro.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha também se juntaram ao autarca, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e na Escola Secundária de Campo Maior, para dar as boas-vindas a todos os alunos, docentes e não docentes e desejar boa sorte para o ano de estudos que se avizinha.

Dia da Preservação da Camada de Ozono celebra-se a 16 de setembro

Celebra-se esta segunda-feira, 16 de setembro, o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono. A data serve para recordar a importância que a camada de ozono representa para o Planeta Terra.

A camada de Ozono é a barreira necessária que evita que os raios ultravioleta atinjam diretamente a Terra, regula as alterações climáticas e tem uma influência fundamental na proteção da saúde humana e animal, bem como no equilíbrio dos ecossistemas.

Neste dia celebram-se as conquistas do Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de ozono. ​Ao banir estas substâncias e permitir que a camada do ozono recupere lentamente, esta resolução protege milhões de pessoas contra problemas de saúde, bem como os ecossistemas e combate as alterações climáticas – já que muitas substâncias que destroem a camada de ozono também são gases que aquecem o planeta.

É este o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Campo Maior: Projeto de Dança Oriental dá-se a conhecer no Mês do Desporto

Inserido na programação do Desporto em Campo Maior 2024, o Jardim Municipal da vila acolheu, na passada sexta-feira, dia 13 de setembro, um workshop de Fusão Afro e Oriental, organizado pelo Projeto de Formação de Dança Oriental do Município e liderado pela professora Letícia Garcia.

O workshop teve como principal objetivo dar a conhecer aos participantes o trabalho desenvolvido nas aulas desta modalidade, sendo que as danças orientais e africanas são consideradas como um momento de partilha e celebração entre as comunidades.

Paulo Pinheiro, vereador da Câmara Municipal de Campo Maior, esteve presente na sessão.

Secundária de Elvas vai ter projeto-piloto de Inteligência Artificial

Os elvenses Marta Inácio e David Gabriel, com o objetivo de preparar os jovens para os avanços da inteligência artificial, têm preparado um projeto-piloto para implementar na Escola Secundária D. Sancho II: um projeto que pode ganhar uma força maior, caso venha a sagrar-se vencedor da edição deste ano do Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal.

A proposta, começa por revelar Marta Inácio, é de criação de um Laboratório de Inteligência Artificial, que nasce, sobretudo, da necessidade de fazer face à falta de formação que existe em torno de ferramentas como o famoso ChatGPT. “O que nós percebemos é que há, efetivamente, falta de formação de como utilizar este tipo de ferramentas, que já existem, que já estão cá e que os nossos alunos estão a utilizá-las na escola: foi nessa base que decidimos criar o projeto”, explica.

Neste projeto, será David Gabriel, que é docente no ISCTE, em Lisboa, quem assumirá a componente mais prática, ensinando os jovens a desenvolver estas tecnologias, através de programação. Já Marta Inácio será a responsável pelas questões mais relacionadas com a ética, ou não tivessem estas ferramentas, em muitos casos, um impacto direto, e nem sempre positivo, na vida das pessoas.

“Nós queremos que eles pensem o que é que está por trás de desenvolver uma ferramenta deste género, como é que podemos criar bases de dados que são representativas da sociedade que temos e como é que geramos informação falsa, que muitas vezes acontece neste tipo de ferramentas”, adianta Marta Inácio. As sessões terão por base também um “jogo gigante”, sendo que, no final, haverá um prémio, “ainda a definir”. Numa fase posterior, a intenção é que este projeto venha a incluir formação de professores.

As votações ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas (aqui) encontram-se abertas até 30 de setembro.

Grupo Parlamentar do PS visita escolas para avaliar abertura do ano letivo

Ricardo Pinheiro, enquanto deputado do PS na Assembleia da República, visita na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro, a Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, em Sousel.

Esta é apenas uma das visitas agendadas para o dia de hoje, pelos deputados do Grupo Parlamentar do PS, nesta abertura de ano letivo. As visitas incluem escolas e agrupamentos escolares em pelo menos quinze dos 18 distritos do país.

A presidente do Grupo Parlamentar, Alexandra Leitão, irá visitar a Escola Secundária Doutor Solano de Abreu, em Abrantes, às 15 horas.

O Partido Socialista “tem defendido a escola pública como componente essencial do direito à educação, aquisição de competências e fator impulsionador do elevador social, pelo que a valorização dos recursos humanos, docentes e não docentes, e a requalificação dos equipamentos são duas dimensões cruciais para o êxito deste objetivo”.

II Trail Vila de Campo Maior promete surpreender participantes

É com a segunda edição do Trail Vila de Campo Maior, promovida pelo grupo Campo Maior Trail Runners e marcada para dias 5 e 6 de outubro, que chega ao fim o Mês do Desporto.

Com uma prova “nova”, garante Carlos Pepê, da organização, a intenção é “surpreender os atletas” com percursos diferentes daqueles que foram percorridos no ano passado, para que se possa mostrar “a diversidade do território”.

Com inscrições mais baratas, face à primeira edição, tendo em conta “o conjunto interessante de patrocinadores” que conseguiu reunir, a organização quis manter o mesmo número de atletas em prova.

Para além de um mini trail, que foi “um sucesso no ano passado”, o trail curto e trail longo, a iniciativa desportiva, no dia 6 de outubro, inclui também uma caminhada. “Vamos manter tudo aquilo que fizemos de bem no ano passado, como servir um almoço de grãos, ter a nossa arena junto às piscinas municipais e vamos ter também algumas surpresas na envolvente que vamos dar ao percurso”, explica Carlos Pepê.

O dia 5 será dedicado aos mais novos, com a final do Kids Urban Run. “Já vamos na terceira edição e este ano termina o circuito concelhio com essa mesma prova. Começamos no dia 5, na Casa da Flor, com o secretariado aberto para todas as distâncias, e fazemos a festa dos mais pequeninos”, adianta o responsável.

Entretanto, as inscrições para a prova encontram-se abertas, sendo que para o Kids Urban Run são gratuitas. Para as restantes provas, as inscrições são feitas através do portal “O Meu Tempo” (aqui).