Município de Campo Maior promove aula aberta de Total Mix

O Município de Campo Maior organizou ontem, dia 11 de setembro, uma aula aberta de Total Mix, no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, no âmbito da programação do “Desporto em Campo Maior 2024” e liderada pela técnica Paula Jangita.

A sessão contou com uma série de exercícios combinados de diversas modalidades na área do fitness, como por exemplo “step”, “localizada”, “Pump” e “Gap”, que contribuem para o bem-estar físico, psicológico e social dos participantes.

A vereadora São Silveirinha esteve presente e realizou a atividade junto com as demais participantes.

Feira das Cebolas promete quatro dias de muita animação em Portalegre

A tradicional Feira das Cebolas está de regresso, já esta quinta-feira, 12 de setembro, ao Parque de Feiras e Exposições de Portalegre. Até domingo, dia 15, e com a animação musical a cargo de Tony Carreira, Chaito y Palo Santos, Miguel Azevedo e Mishlawi, o evento volta a ser uma oportunidade de promoção das mais diversas atividades económicas do concelho.

A feira, que conta com os mais variados atrativos e que resulta de uma parceria do Município com a NERPOR e a Associação de Agricultores do Distrito, garante a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, “tem muito significado para Portalegre”. Nos mesmos moldes do ano anterior, o evento volta a contemplar a tradicional “exposição agropecuária, muitos expositores, tasquinhas, restaurantes, muita animação e atividades”, garante a autarca, que não tem dúvidas de que estão reunidas as condições para mais uma “excelente” edição da Feira das Cebolas.

De entrada gratuita, o evento volta a dar espaço aos empresários do concelho que se quiseram associar, até porque, diz Fermlinda Carvalho, um concelho só se desenvolve com base numa “economia muito forte”. Considerando que este será um “grande momento para Portalegre”, a Câmara Municipal pretende que a Feira das Cebolas seja também uma festa para quem visita a cidade.

Marcam presença no evento cerca de 130 stands, dois restaurantes e duas centenas de vendedores ambulantes e carrosséis. A par dos expositores e espetáculos musicais, destaque, no decorrer do evento, para a realização de showcookings com os chefs José Júlio Vintém e João Mourato, uma Gala Equestre, na sexta-feira, e a tradicional Corrida de Touros, no sábado.

O espetáculo de Chaito y Palo Santos com Miguel Azevedo está marcado, esta quinta-feira, para as 22 horas. Segue-se Mishlawi, na sexta-feira, e, por fim, Tony Carreira, no sábado.

O evento é inaugurado esta quinta-feira, pelas 18 horas, na presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Europe Direct Alto Alentejo procura testemunhos Erasmus

O Europe Direct Alto Alentejo vai juntar-se à celebração europeia dos Dias Erasmus, uma iniciativa que decorre por toda a Europa, entre 14 e 19 de outubro, para homenagear este programa da União Europeia (UE).

O Europe Direct convida antigos e atuais participantes Erasmus, sem limite de idade, originários ou residentes no Alto Alentejo, ou que foram estudantes no Alto Alentejo, a partilhar um testemunho sobre a sua experiência. Sendo que este ano se celebra o 20º aniversário da maior adesão de países de Leste à UE, o Europe Direct gostaria de reunir um número alargado de testemunhos relativos a esses países, mas não limitado apenas a estes.

Os testemunhos serão partilhados nas redes sociais do Europe Direct Alto Alentejo – Instagram, Facebook e LinkedIn – durante a semana de 14 a 19 de outubro.

Os interessados em colaborar, devem enviar, até 20 de setembro, um pequeno texto, a relatar a sua experiência, acompanhado de uma foto, preferencialmente tirada durante o período de mobilidade, para o e-mail europedirect@ipportalegre.pt

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Combatentes alertam para “assunto importante” com exposição em Elvas

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes apresenta a exposição “A Coragem pela Defesa da Paz”, no próximo sábado, 14 de setembro, pelas 17 horas, na sala do Coro Alto do Hotel Vila Galé Collection Elvas.

Com a mostra, que conta com o contributo de cerca de 40 artistas portugueses e espanhóis, procura-se “sensibilizar e motivar as pessoas para um assunto atual e importante”, começa por explicar o presidente do núcleo, o sargento-mor José Miguêns. A intenção é também a de atrair os mais novos, até porque “as crianças são o futuro. Sem paz não há futuro e elas são o projeto de vida no futuro”.

Aos 24 pintores e escultores que participam nesta mostra, que conta com curadoria de Céu Peguinho, juntam-se ainda vários poetas, músicos e cantores.

A mostra fica patente ao público até 5 de outubro, numa “altura de grande procura por Elvas, devido às celebrações das festas da cidade”, lembra José Miguêns, que não tem dúvidas de que “a disponibilidade e a generosidade dos artistas vai contribuir para o sucesso desta exposição”.

Trinta anos depois, Luís Silveirinha regressa ao IPP para apresentar a sua arte

Cerca de três décadas depois, o artista plástico campomaiorense Luís Silveirinha regressa ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), onde se formou, para apresentar uma exposição de desenho.

A mostra inclui um conjunto de desenhos, relacionados com a temática da natureza, que foram realizados desde 2022 até aqui e que já estiveram em exposição em diferentes partes do país, incluindo na Bienal de Vila Nova de Gaia e na Galeria “Braço Perna 44”, em Lisboa. Dizendo-se “orgulhoso” deste convite, Luís Silveirinha garante que abraçou, desde logo, o desafio que lhe foi lançado pelo IPP.

“É um apanhado (de trabalhos) de um período em que eu estive ligado a um fazer muito relacionado com a natureza e com a descoberta das formas, que estariam, ou não, ligadas à natureza, mas no encalce de um investigador que, no século XIX, parte para a América, deixando a Europa, para ir à procura da flora existente nesse novo continente”, adianta o artista.

Luís Silveirinha, que apresentou, recentemente, o seu trabalho em Campo Maior, onde não expunha há várias décadas, garante ser curioso este seu regresso “às raízes”. “É curioso este regresso, depois de todo este trabalho de 30 anos que andei a fazer por fora, a esse espaço (IPP), que também me albergou, de alguma maneira, e que criou em mim esta vontade de criar”, assegura.

As próprias flores características das famosas Festas do Povo de Campo Maior também têm alguma presença nos trabalhos do artista. “Esta forma de fazer flores também se veio a desenvolver neste trabalho que eu agora vou apresentar. Tudo aquilo a que eu assisti, enquanto vivi em Campo Maior, está em mim. É algo de que eu não posso fugir”, remata.

A exposição “Desenhos 2022-2024”, de Luís Silveirinha, é inaugurada esta sexta-feira, 13 de setembro, pelas 18 horas, nos Serviços Centrais do Politécnico de Portalegre, onde fica patente até 25 de outubro.