A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deferiu na passada sexta-feira, 30 de agosto, a Declaração de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE) relativa à componente da Central Fotovoltaica que integra o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, faz saber a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em comunicado.
“Sublinhamos que, a partir deste momento, todas as componentes deste projeto estão em conformidade ambiental. Neste projeto estruturante da nossa região, como todos os promovidos pela CIMAA, continuamos empenhados no cumprimento de todas as normativas ambientais incontornáveis, contribuindo desta forma para a produção de eletricidade limpa e renovável e reduzindo a pegada ecológica, através de uma Central Fotovoltaica”, lê-se no referido comunicado.
A Central Fotovoltaica terá as seguintes caraterísticas: Central Fotovoltaica terrestre de 77 MWp/51MWp (1.a Fase/2.a Fase); Central Fotovoltaica flutuante de 10 MWp; Total de energia verde produzida de 138MWp; suprime mais de 50% das necessidades de consumo energético do Alto Alentejo.
A DCAPE é uma decisão vinculativa, não podendo um projeto sujeito a Avaliação de Impacte Ambiental em fase de estudo prévio ou anteprojeto ser licenciado, nem executado, na ausência de uma DCAPE conforme ou conforme condicionada.


O trabalho vencedor da terceira edição do Prémio Literário Hugo Santos, instituído pelo Município de Campo Maior, é “O Perdurável Inventário de Efémeros”, de Yanis Barbacena, pseudónimo de Joaquim Fernando R. Fitas.
No próximo domingo, 8 de setembro, festeja-se o dia da Extremadura espanhola, desta vez, segundo a Quercus, com mais um motivo para celebrar, tendo em conta o anúncio de encerramento da Central Nuclear de Almaraz, na província de Cáceres, junto ao Tejo, a cerca de cem quilómetros da fronteira com Portugal.
Já entrámos em setembro e a época balnear aproxima-se do fim. Desde o feriado de 10 de junho que as piscinas municipais de Elvas têm sido um espaço privilegiado para muitas idas a banhos, mas também para momentos de descontração e convívio de famílias e de grupos de amigos.
O Núcleo do Sporting Clube de Portugal em Campo Maior promoveu no passado sábado, 31 de agosto, um almoço convívio na sua sede, bem como uma sardinhada solidária, cuja receita reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários da vila.


















Setembro é Mês do Desporto em Campo Maior. A iniciativa que, no ano passado, se resumiu a uma semana, ganha agora uma nova dimensão.