Central Fotovoltaica da Barragem do Pisão com luz verde da Agência do Ambiente

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deferiu na passada sexta-feira, 30 de agosto, a Declaração de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE) relativa à componente da Central Fotovoltaica que integra o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, faz saber a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em comunicado.

“Sublinhamos que, a partir deste momento, todas as componentes deste projeto estão em conformidade ambiental. Neste projeto estruturante da nossa região, como todos os promovidos pela CIMAA, continuamos empenhados no cumprimento de todas as normativas ambientais incontornáveis, contribuindo desta forma para a produção de eletricidade limpa e renovável e reduzindo a pegada ecológica, através de uma Central Fotovoltaica”, lê-se no referido comunicado.

A Central Fotovoltaica terá as seguintes caraterísticas: Central Fotovoltaica terrestre de 77 MWp/51MWp (1.a Fase/2.a Fase);  Central Fotovoltaica flutuante de 10 MWp; Total de energia verde produzida de 138MWp; suprime mais de 50% das necessidades de consumo energético do Alto Alentejo.

A DCAPE é uma decisão vinculativa, não podendo um projeto sujeito a Avaliação de Impacte Ambiental em fase de estudo prévio ou anteprojeto ser licenciado, nem executado, na ausência de uma DCAPE conforme ou conforme condicionada.

Fernando Fitas vence terceira edição do prémio literário Hugo Santos

O trabalho vencedor da terceira edição do Prémio Literário Hugo Santos, instituído pelo Município de Campo Maior, é “O Perdurável Inventário de Efémeros”, de Yanis Barbacena, pseudónimo de Joaquim Fernando R. Fitas.

O autor, natural de Campo Maior, verá o seu trabalho publicado em livro, numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior, e receberá um prémio monetário no valor de 1.500 euros.

O Prémio Literário Hugo Santos, de acordo com o Município de Campo Maior, “tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a língua portuguesa e promover e incentivar a criação literária, mas é também, e sobretudo, uma homenagem ao homem e ao escritor que lhe dá nome”.

Sinopse da obra vencedora: “Mais do que um exercício de linguagem, ‘Perdurável inventário de efémeros’ constitui um repositório de afectos e memórias, um estendal de lonjuras que habitam o olhar – de maneira perene –, esculpidas pelo vazio, tecidas pela ausência daqueles que não voltam, mas que permanecem nessa espécie de casa a que convencionámos chamar o coração”.

“Uma Casa de Papel Onde Morar”, de Nuno Garcia Lopes, foi a obra vencedora deste prémio, na sua primeira edição, em 2022. No ano passado, a vitória foi para Rute Simões Ribeiro, com “Do Corpo o Homem”.

Encerramento da Central Nuclear de Almaraz em destaque no Ambiente em FM

No próximo domingo, 8 de setembro, festeja-se o dia da Extremadura espanhola, desta vez, segundo a Quercus, com mais um motivo para celebrar, tendo em conta o anúncio de encerramento da Central Nuclear de Almaraz, na província de Cáceres, junto ao Tejo, a cerca de cem quilómetros da fronteira com Portugal.

A Central de Almaraz, segundo a associação ambientalista, continua “a revelar-se um potencial perigo, em especial para toda a região transfronteiriça, dado que já ultrapassou o seu período normal de funcionamento e, não obstante, viu prolongado em 2010 o seu funcionamento por dez anos e, a seguir, por mais oito”.

A Quercus vem a lutar há muitos anos, com o Movimento Ibérico Antinuclear, pelo encerramento desta central, sendo que se chegou a verificar a contaminação radioativa dos sedimentos do rio Tejo, em Portugal, provenientes de Almaraz.

A cessação da exploração da Unidade I de Almaraz está prevista para novembro de 2027 e a da Unidade II para outubro de 2028.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Elvenses e turistas desfrutam das piscinas de Elvas na reta final da época balnear

Já entrámos em setembro e a época balnear aproxima-se do fim. Desde o feriado de 10 de junho que as piscinas municipais de Elvas têm sido um espaço privilegiado para muitas idas a banhos, mas também para momentos de descontração e convívio de famílias e de grupos de amigos.

E há quem venha de longe. É o caso de Luzia Oliveira, e o marido, Manuel, que sendo naturais do Porto, a Rádio ELVAS foi encontrá-los a aproveitar este equipamento de lazer. Contam que, durante as suas férias, percorrem o Alentejo, região de que gostam muito. “Andamos a correr o Alentejo todo e o Ribatejo e gostamos imenso da paisagem. Já no ano passado aqui estivemos”, revela Manuel. Quando a calor aperta, diz por sua vez, Luzia, nada melhor que aproveitar para um mergulho nas piscinas da cidade, que considera “muito jeitosas”.

No que toca aos elvenses, sobretudo durante a semana, a piscina tem sido ponto de encontro para os jovens. Rita Ferreira, por exemplo, frequenta a piscina sempre na companhia dos amigos e da irmã. Ainda que prefira praia, diz gostar muito deste equipamento municipal, onde, habitualmente, passa o dia inteiro.

Já João Santos, jovem brasileiro a residir em Elvas há cerca de dois anos, diz encontrar sempre “um ambiente bom” nas piscinas. “Prefiro a piscina à praia, porque (em Portugal) a água é muito gelada”, diz ainda, assegurando que, por estes dias, tem procurado aproveitar ao máximo as suas férias, antes do regresso às aulas.

Campo Maior: Núcleo do Sporting angaria verbas para os bombeiros com sardinhada

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal em Campo Maior promoveu no passado sábado, 31 de agosto, um almoço convívio na sua sede, bem como uma sardinhada solidária, cuja receita reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários da vila.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e Anabela Carrilho, em representação da Assembleia Municipal, juntaram-se à comunidade leonina de Campo Maior e a outros representantes de associações locais para um momento de partilha e aproveitaram para cumprimentar e desejar as maiores felicidades aos novos corpos sociais do Núcleo, liderados pelo presidente da direção, Hugo Muacho.

O presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo, também se juntou a todos os presentes nesta tarde de convívio.

Semana passa a Mês do Desporto em Campo Maior

Setembro é Mês do Desporto em Campo Maior. A iniciativa que, no ano passado, se resumiu a uma semana, ganha agora uma nova dimensão.

Como explica o presidente da Câmara, Luís Rosinha, e tendo em conta a disponibilidade das associações desportivas do concelho, procura-se, desta vez, “diluir as diversas atividades no tempo”, depois de, em 2023, a iniciativa se ter revelado “muito densa”.

“A imagem deste Mês do Desporto tem muito que ver com as associações que nos acompanham. A iniciativa é da Câmara de Municipal, mas sem todas as associações que se querem juntar a nós seria impossível fazê-la”, explica o autarca.

A dinâmica do desporto, em Campo Maior, diz ainda Luís Rosinha, “vai crescendo e tendo variadíssimas atividades”. “Vamos ter aqui uma montra, durante um mês, para que todos possam escolher qual o desporto que vão fazer daqui em diante, numa altura de reentre escolar”, remata.

Ao longo de todo o mês, a partir do próximo sábado, dia 7 de setembro, não vão faltar as mais diversas atividades desportivas. A iniciativa só termina a 6 de outubro, com a realização do II Trail Vila de Campo Maior, promovido pelo Campo Maior Trail Runners.