A primeira edição da FARRA – Festa da Arte em Rede da Região Alentejo chegou ao fim este domingo, 25 de agosto.
Ao longo de cerca de dois meses, três dezenas de espaços expositivos, em Elvas, mostraram obras de arte contemporânea de dezenas de artistas.
A iniciativa terminou com uma finissage, que incluiu uma visita guiada ao Forte da Graça, performances de Nuno Sousa Vieira, Daniel Moreira e Rita Castro Neves no Museu Militar, e de Gisela Casimiro e Maria do Mar e Phill Minton, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, e uma visita guiada ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
Milhares de pessoas passaram pelos diversos espaços assim como visitaram as mostras que se encontram patentes ao público noutros concelhos fora de Elvas.
A FARRA contou com parceria da Appleton – Associação Cultural, o Centro de Arte Oliva e o Córtex Frontal e teve também a participação de 14 coleções, incluindo a Coleção de Arte Contemporânea do Estado, 13 entidades sem fins lucrativos e dois museus.


A Casa Florbela Espanca, em Vila Viçosa, foi palco, no passado sábado, 24 de agosto, de uma sessão de poesia e de canto lírico, promovida no âmbito das comemorações dos 130 anos de nascimento da poetisa.
Os Jardins Botânicos Reais de Kew, no Reino Unido, sequenciaram o ADN de mais de 9.500 espécies de plantas com flor, incluindo espécies ameaçadas e outras já extintas. E há uma cientista portuguesa envolvida nesta investigação, que contribui para a “árvore da vida” das plantas”.
O calor que se tem feito sentir nas últimas semanas tem conduzido muita gente até às piscinas municipais de Elvas, que, como tem sido hábito, continuam a ser a escolha de muitos: não só dos elvenses, mas também de pessoas dos concelhos limítrofes e até de Badajoz.
Fundado há 25 anos, o Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) de Campo Maior vai celebrar esta importante data a 14 de setembro, com um conjunto de atividades.
Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado na madrugada desta segunda-feira, 26 de agosto, ao largo de Sines.