Clubes de Verão de Campo Maior contaram com almoço temático

Os Clubes de Verão do Município de Campo Maior estão a chegar ao fim e os monitores prepararam algo especial para as crianças que lhes deram vida nos últimos meses.

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o vereador Paulo Pinheiro e representantes de várias instituições que contribuíram para o sucesso desta atividade juntaram-se aos pequenos agricultores e aos monitores para um almoço temático relacionado com “A Quinta”. No fim, ainda houve tempo para se cantar os parabéns aos Clubes de Verão.

No último dia, as crianças deslocaram-se até à cidade vizinha de Badajoz para se refrescarem no Parque Aquático “Lusiberia” e, assim, passarem bons momentos com muitas brincadeiras dentro e fora de água.

Mora: crianças com programa de atividades no Fluviário e no Museu do Megalismo

A Câmara Municipal de Mora tem a decorrer dois programas de atividades, para ocupar os mais jovens, nestas férias de verão, em dois dos espaços mais emblemáticos do concelho: o Fluviário e o Museu Interativo do Megalitismo.

A presidente da Câmara, Paula Chuço, revela que o objetivo, acima de tudo, é dar a conhecer aos mais novos o que se faz nestes dois espaços, sendo que, no caso do Fluviário de Mora, as atividades “livres e gratuitas para todos os visitantes”, desenvolvem-se ao longo dos espaços de exposição e na Sala de Aula, sob o mote “Águas transparentes para umas férias diferentes”.

No Museu Interativo do Megalitismo, os mais novos podem, entre outras atividades, “esculpir uma placa de grés, caçar e pescar que nem um pré-histórico, colar fragmentos cerâmicos, fazer pinturas rupestres com carvão e ocre e ainda criar um colar com contas em xisto”.

Estes dois programas decorrem até 12 de setembro.

Catarina Pereira anima Noites de Verão na Praça da República de Elvas

A campomaiorense Catarina Pereira é a reponsável por animar o público, na noite desta sexta-feira, 23 de agosto, com um concerto na Praça da República de Elvas.

O espetáculo, com início marcado para as 21h30, insere-se na programação das “Noites de Verão”, promovida pela Câmara Municipal de Elvas.

A entrada é gratuita.

Contrato para construção de Rede de Rega do Xévora assinado no dia 27

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, assinam, na próxima terça-feira, 27 de agosto, o contrato da Empreitada de Construção da Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora.

Está prevista a chegada à barragem do Abrilongo e visita ao local da empreitada às 11 horas, com a assinatura do contrato a realizar-se no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA) de Campo Maior, uma hora depois.

DECO: Garantia pública de crédito à habitação para jovens

Os jovens que estão à procura da primeira casa vão poder, em breve, recorrer a garantia pública do Estado para obter um financiamento até 100% no seu crédito à habitação. Esta medida vem juntar-se a outras desenhadas pelo Governo para promover o acesso dos jovens à primeira habitação, como a isenção de IMT e Imposto do Selo na compra de uma casa.

O decreto-lei que estabelece as condições para a implementação desta medida foi publicado a 10 de julho e tem critérios de acesso como uma idade máxima de 35 anos (inclusive) ou rendimentos que não ultrapassem os 81 199 euros brutos anuais. Descubra o que já se sabe sobre a garantia estatal no crédito à habitação para jovens até aos 35 anos.

Com esta garantia, à partida, o Estado assume a responsabilidade de eventuais pagamentos em falta, até ao limite definido dos 15% do valor do imóvel. Contudo, caso o comprador não cumpra o pagamento de prestações a que se comprometeu e o Estado venha a ser chamado a pagar a parte que garantiu, o jovem fica sempre com a obrigação de devolver esse valor ao Estado, embora não se saiba ainda em que moldes essa devolução será feita.

À partida, a garantia poderá ser aplicada parcialmente, ou seja, apenas à parte que corresponde ao elemento abrangido pelo benefício. Mas só a regulamentação a ser publicada até 11 de setembro confirmará esta possibilidade.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação Para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Palco da Fama entre as novidades da edição deste ano da Expo São Mateus

O Palco da Fama é uma das maiores novidades deste ano da Expo São Mateus, que se realiza de 20 a 29 de setembro, no Parque da Piedade, numa organização da Câmara Municipal de Elvas.

Quem quiser mostrar o seu talento, seja ele qual for, garante o vereador Cláudio Monteiro (na imagem), terá oportunidade de se apresentar ao público, no período de transição entre os espetáculos dos dois palcos (Palco da Feira e Palco São Mateus), depois de realizado um casting.

“Vamos abrir um casting e isto não é só para cantores, é para quem quiser dançar, contar anedotas, para quem quiser mostrar o seu talento”, explica o vereador, que convida todos os interessados a seguir as redes sociais da Câmara Municipal de Elvas, para saber como fazer para chegar até este palco. Na Expo São Mateus, todos aqueles que tenham talento terão oportunidade de ter os seus “15 minutos de fama”.

Entre as outras novidades da edição deste ano do certame, Cláudio Monteiro destaca a apresentação de dois espetáculos infantis – “Masha e o Urso” e “Miraculous” – no dia 22 à tarde. A Expo São Mateus volta a contar com os atrativos de outros anos, com zona de exposição e restauração, num espaço “reestruturado”, em que, desta feita, se destaca também a Kids Friendly. “A Kids Friendly é um espaço infantil, para as crianças, porque esta é uma edição para a família, para os amigos, para os abraços e os reencontros”, adianta Cláudio Monteiro.

A promessa é de dez dias de “muita cor e alegria”, com a participação de um total de “36 grupos musicais e 75 horas de animação”.

Quanto ao cartaz do evento, pelo palco principal, o Palco São Mateus, passam, no dia 20, Jorge Goes e David Antunes & The Midnight Band (concerto que terá Herman José como convidado); no dia 21, os Rumo ao Sul e Nininho Vaz Maia; no dia 26, Soversion e Fernando Daniel; no dia 27, Chocko e Soraia Ramos; e no dia 28, Fado Luz e Resistência. No dia 22 serão apresentados os espetáculos infantis “Masha e o Urso” e “Miraculous”. Os concertos iniciam-se pelas 22 horas, à exceção do dia 22, domingo, em que os espetáculos têm início às 18 horas.

Já o Palco da Feira vai funcionar do primeiro ao último dia do evento. Atuam o Grupo Voz Amiga da Terrugem, no dia 20; Xumbo Torto, no dia 21; e Duo Hélio & Eurico, no dia 22. No dia 23, a noite será de fados; no dia 24, atuam Jorge e Célia; no dia 25, o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa e as Roncas d’Elvas; no dia 26, o grupo AR Musical; no dia 27, a Brigada 14 de Janeiro; no dia 28, Moura Encantada; e, por fim, no dia 29, João Tocha. Estes espetáculos iniciam-se às 21 horas, menos o último, com início marcado para as 16 horas.

A animação acontece também fora do palco com a participação de duas bandas musicais: a Bandalheira Street e a Charanga Zuluband.

Passeio da variante à zona industrial de Campo Maior vai ganhando forma

A obra de construção do novo passeio da variante à zona industrial de Campo Maior continua a ganhar forma. Este é um projeto que vai requalificar toda aquela zona, “dotando-a da segurança e mobilidade necessárias para todos aqueles que a frequentam no seu dia a dia”, garante a Câmara Municipal.

A intervenção terá a extensão de 1.320 metros, “vai fazer a ligação entre o passeio norte da Estrada Nacional 371 com a Rua Dr. Tello da Gama e vem assim suprir uma carência no sentido de delimitar o espaço dedicado aos peões e ao trânsito rodoviário”.

Este é “um espaço bastante utilizado por dezenas de campomaiorenses que todos os dias ali realizam as suas caminhadas”.

Autarca de Campo Maior apela a investimento privado na hotelaria

A falta de hotéis, residenciais e mais alojamentos locais em Campo Maior é uma das maiores queixas que são feitas pelos empresários, principalmente aquando da realização de feiras e outras iniciativas, uma vez que isso impede que os turistas pernoitem na vila.

Luís Rosinha, o presidente da câmara municipal, concorda em absoluto com as reclamações mas, ainda assim, refere o caminho feito, com mais de vinte alojamentos locais criados no concelho, e apela ao investimento privado.

O autarca promete continuar a alimentar o crescimento dos alojamentos locais na vila e no concelho, sem perder de vista a promoção feita para atrair investimentos.

“Concordo em absoluto com os nossos comerciantes e homens da restauração. Efetivamente, é um caminho que tem sido feito. Do ponto de vista do alojamento local, há uns anos atrás, não tínhamos nenhuma cama e, neste momento, já temos mais de vinte alojamentos locais instalados no concelho”, refere Luís Rosinha: “É um caminho que se vai fazendo, a Câmara Municipal de Campo Maior fez esta promoção ao longo dos anos, do ponto de vista daquilo que são as preocupações de quem nos visita”.

O presidente refere ainda que “agora também carece aqui de um bocadinho do ponto de vista do investimento privado”. “É isso que continuamos a alimentar, tal como fazemos com as quinzenas que realizamos com os restaurantes”, conclui o autarca.