Clubes de Verão de Campo Maior com Festa Branca e DJ no Centro Comunitário

Os Clubes de Verão do município de Campo Maior têm proporcionado várias atividades às cem crianças integrantes do projeto, que termina no final de agosto.

Nesta última semana, no Centro Comunitário, as monitoras prepararam uma Festa Branca com cocktails, gomas, comida e música com o DJ Pekedy.

Para além disso, os Clubes de Verão deslocaram-se a Arronches, onde passaram um dia repleto de boa disposição nas piscinas municipais, e visitaram o Parque Guadiana, em Badajoz, onde estiveram em contato com a natureza.

Município de Arronches já iniciou obra do Parque Ecológico de Esperança

O Município de Arronches já iniciou os trabalhos de construção do Parque Ecológico e Urbano de Esperança, entre o Loteamento das Pratas e a Piscina Municipal daquela freguesia.

A construção deste parque tem por base a reconversão de um espaço com uma área de mais de 15 mil metros quadrados, que se encontrava inutilizado, com a criação de uma zona verde, de recreio e lazer.

Com “expectativas altas” para esta obra, diz o vice-presidente da Câmara, Paulo Furtado, esta intervenção resulta de um investimento superior a 650 mil euros. “Nós queremos criar uma zona que seja verde, porque na Esperança falta uma zona aprazível, para passear, para estar junto à natureza, com água, para que as pessoas possam desfrutar da paisagem”, adianta.

Embora Esperança esteja integrada na zona do Parque da Serra de São Mamede, assegura o autarca, “faltava uma zona verde e um pulmão” à freguesia, sobretudo na zona do casario.

A obra, adjudicada à Agrocinco – Construções S.A., que se prevê que esteja concluída em meados de 2025, arrancou no final do mês passado.

Comissão Europeia procura peritos agrícolas para grupos de trabalho

No âmbito da Rede da Política Agrícola Comum(PAC), a Comissão Europeia está à procura de peritos para três grupos de trabalho, um deles na produção de proteínas vegetais e desafios das alterações climáticas.

Outro grupo servirá para refletir sobre os recursos genéticos das plantas perenes, no intuito de conservar estas plantas para enfrentar futuras perdas de biodiversidade. O terceiro grupo de trabalho irá procurar soluções alternativas para uma diferenciação dos produtos pecuários, isto é, novos modelos de negócio deste setor.

Estes grupos de trabalho “servem para sentar, refletir e trocar opiniões” e vão funcionar de outubro deste ano a setembro de 2025. Os candidatos deverão estar disponíveis para reuniões que vão decorrer já em novembro. Como renumeração, os especialistas vão ter os reembolsos das despesas das viagens e também uma taxa diária para a presença e a preparação das reuniões.

As candidaturas estão abertas até 16 de setembro. Qualquer outra informação está disponível no site do Europe Direct Alto Alentejo.

É este o tema em destaque, esta semana, no programa Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

José Manuel Santos confiante que 2024 será “um bom ano turístico” no Alentejo

2024 tem sido um ano “desafiante e exigente” para o setor do turismo, na região Alentejo.

Com perspetivas de continuação de um bom verão, apesar de “uma competição grande entre destinos nacionais e internacionais” e de um “abrandamento na procura em algumas zonas da região”, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, assegura que 2024 tem sido “um ano turístico razoável”.

“Estamos confiantes que vamos ter um bom ano turístico. Há algum abrandamento na procura, nalguns destinos e unidades, mas o português está muito sensível ao ‘last minute’ e ao impulso do preço, pelo que confio que vamos recuperar até final do verão e que vamos ter um bom ano turístico”, adianta o responsável.

Lembrando a “grande competição de destinos internacionais, com preços mais baratos”, José Manuel Santos assegura que é necessário “afirmar, cada vez mais, o Alentejo como um destino de qualidade”, capaz de atrair “segmentos de mercado com bom poder aquisitivo, que gostam de estar na região, que gostam dos nossos eventos e que podem ajudar a ter uma boa ocupação, durante o verão e todo o ano, na nossa hotelaria”.

ATL Arco-Íris de Campo Maior “longe das redes sociais” este verão

O ATL Arco-Íris, Instituição Pública de Solidariedade Social (IPSS) de Campo Maior, está de portas abertas durante todo o ano, onde oitenta crianças experimentam atividades diferentes da sua atual realidade e, nesta altura do verão, às quartas e sextas-feiras, passam o dia na Piscina Municipal da vila.

Porém, explica Patrícia Pinto, monitora do ATL, “o que mais gostam é de tudo o que tenha a ver com água”.

Nos outros dias, os meninos com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos, divididos em grupos de trabalho, “desenvolvem muitas outras atividades como passeios ao exterior, jogos de concentração, gincanas, expressão plástica e dramática, tarde de cinema, entre outras. Assim, experimentam outras realidades longe das consolas, jogos de telemóvel e redes sociais”, garante Patrícia Pinto.