Contentores subterrâneos de Vila Viçosa com nova instalação

O Município de Vila Viçosa procedeu à relocalização de alguns contentores subterrâneos, instalados em anos anteriores, na Rua Florbela Espanca.

Esta intervenção pretende valorizar o legado da poetisa calipolense Florbela Espanca, retirando da porta do seu Museu, a bateria de contentores erradamente ali instalada.

A instalação dos referidos contentores foi alvo de várias queixas aquando da sua instalação, quer a nível nacional, quer a nível internacional. Agora essa problemática será resolvida, deslocando parte dos contentores para a Rua Dr. Couto Jardim.

Artista borbense lança novo sucesso

Jovem borbense, Dui MC lançou na passada sexta-feira, dia 16 de agosto mais um projecto, em dueto com Infante.

Este novo lançamento intitulado “Terra Árida” promete ser mais um dos seus sucessos.

Empreitada de pavimentação de estradas custa 1,5 milhões à Câmara de Elvas

O Município de Elvas já deu início à primeira fase da empreitada de pavimentação de arruamentos e vias rodoviárias no concelho.

O presidente da Câmara, Rondão Almeida, explica que há um conjunto de ruas que se encontram em mau estado, pelo que serão dotadas de novo pavimento. “Começámos logo na estrada que liga a zona de Santa Eulália a Vila Fernando e vamos entrar por alguns dos bairros da cidade, como o da Boa-Fé, que tem muitas ruas num estado já de degradação, e aquele bairro junto à Quinta dos Arcos, que tem duas ruas também degradadas”, revela o autarca.

Para além de várias ruas, também algumas rotundas da cidade serão intervencionadas. “Há zonas da própria avenida central, que nasce nas piscinas municipais e que vai até às Sochinhas, que este ano vão ser saneadas”, adianta Rondão Almeida.

A segunda fase de intervenção irá arrancar no primeiro trimestre de 2025 e terá como alvo toda essa avenida central, bem como toda a circular à cidade. O investimento total de milhão e meio de euros, a ser feito, divide-se, em igual parte (750 mil euros), entre as duas fases de intervenção.

Assegurando que o estado de algumas das estrada e ruas se deve, entre outros, à colocação de gás em alguns do bairros da cidade, Rondão Almeida apela aos cuidados das empresas de gás, água e electricidade, no sentido de “deixarem os pavimentos tal como os encontram”, depois de feita a reparação.

Campomaiorense Duarte Pereira transforma madeira e resina em tábuas de corte

É através de madeira e resina que Duarte Pereira produz diversos produtos, como tábuas de corte, que tem vindo a dar a conhecer aos visitantes da Feira de Santa Maria de Agosto, no Jardim Municipal de Campo Maior.

Aquilo que começou por ser “uma brincadeira”, explica este campomaiorense, tornou-se entretanto a sua ocupação a tempo inteiro. “Fui evoluindo e agora dedico-me a isto a cem por centro”, revela.

As tábuas de cozinha que Duarte Pereira tem em exposição na feira são feitas “com o grão final da madeira virado para cima, que é mais resistente ao corte”. Depois, adianta o artesão, “é feita toda uma colagem”. Garantindo que não foi fácil chegar até ao produto final, Duarte Pereira enfrentou “sozinho todo um processo de aprendizagem”.

A Wood & Company, de Duarte Pereira, é apenas de várias empresas que marcam presença nesta edição da Feira de Santa Maria de Agosto.