Detetadas descargas ilegais de águas residuais em Vendas Novas

A GNR detetou recentemente descargas ilegais de águas residuais para linha de água e solo, no concelho de Vendas Novas, por funcionamento irregular de duas estações elevatórias.

“Principalmente numa das estações elevatórias que temos na cidade, temos tido, com alguma regularidade, um problema na capacidade de vazão para a elevatória seguinte, o que faz com que tenham existido ocorrências de ‘bypass’, ou seja, no fundo a quantidade de águas residuais que a elevatória não dá vazão acabam por ser emitidas para a linha de água”, começa por explicar Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas. “Tem sido algo que nos tem preocupado, mas nós enquanto município estamos a acompanhar a situação com a empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), que é quem gere o sistema de águas residuais, e já está em vista uma possível solução para o problema”, assegura.

“O que está a acontecer é numa linha de água para espaço rural, que não afeta o abastecimento de água, nem o consumo humano. Para já não nos parece que haja aqui um problema grave de saúde pública, mas obviamente que não é a solução ideal”, acrescenta o autarca.

O tempo de resolução do problema em questão “dependerá em muito da contratação pública e também das intervenções, porque eventualmente será necessário a substituição de condutas”, remata o presidente da autarquia.

Baile com Rui Teodoro e Carlos Alferes esta sexta-feira em Campo Maior

Esta sexta-feira, dia 16 de agosto, na Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior, há atuação da Banda à Solta, às 18 horas.

Segue-se um espetáculo do Projeto de Formação de Música do Município, pelas 22 horas.

Mais tarde, às 23 horas, Rui Teodoro e Carlos Alferes promovem um baile, com a noite a terminar ao som dos Funk2you, na zona de bares.

DECO: saiba o que fazer em caso de perder a carteira

Perder a carteira, com documentos e cartões bancários no seu interior, pode ter implicações graves.

Nesse sentido, a DECO aconselha a participar-se o sucedido às entidades policiais e guardar o respetivo comprovativo.

Devem ser contactadas as entidades emissoras, para cancelar os cartões e, se for caso disso, bloquear provisoriamente o acesso à respetiva conta bancária. A partir desse momento, todas as operações ilícitas utilizando os dados pessoais e instrumentos de pagamento deixarão de ser da responsabilidade, passando a ser da instituição bancária.

Deve-se informar também o Banco de Portugal para se ficar mais protegido de situações financeiras ilícitas.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação Para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Mais de um milhão para loteamentos em São Vicente e Terrugem

A Câmara Municipal de Elvas, com o objetivo de dar resposta à falta de habitação, não só na sede de concelho, mas também nas freguesias rurais, lançou já a concurso as empreitadas para os loteamentos municipais de São Vicente e Terrugem.

As obras a realizar, “sem qualquer apoio de fundos comunitários”, e resultado de um investimento de cerca de um milhão e 200 mil euros, explica o presidente da Câmara, Rondão Almeida, procuram ser uma alternativa para quem quer habitar fora da cidade.

Com isto, a autarquia tenta também “corresponder às necessidades de procura” que se têm verificado em ambas as freguesias. “Hoje, começa-se a notar que as pessoas têm, outra vez, interesse em viver nas freguesias rurais, talvez porque os valores das rendas ou dos terrenos sejam mais acessíveis”, diz ainda.

Em São Vicente, adianta o autarca, está prevista a construção de 14 lotes e na Terrugem de 87.

Artesãos aproveitam feira para promover os seus artigos em Campo Maior

A Feira de Santa Maria de Agosto, que vem a animar Campo Maior desde o fim de semana passado, termina no domingo, 18 de agosto, com os artesãos da terra a aproveitarem estes últimos dias para promoverem os seus produtos.

Quem adquirir os produtos bordados à mão por Alexandra Guerra, por exemplo, levará consigo uma lembrança de Campo Maior. “São bordados com dizeres da nossa terra, para se ficarmos com uma recordação de Campo Maior e para guardarmos as nossas coisinhas. São sacos, são bolsas”, adianta.

Mais que divulgar os seus produtos, Alexandra Guerra aproveita a ocasião para, junto dos visitantes, promover Campo Maior. “Quem leva um saquinho, fica com uma recordação de Campo Maior”, garante, revelando ainda que participou, nesta feira, pela primeira vez, no ano passado.

Já a Artesana Cloth tem vindo, no jardim municipal, a dar a conhecer os seus artigos de bebé, até aos três anos, e várias recordações de Campo Maior, como pandeireitas, sempre com “boa disposição e muita alegria”.

Distrito de Portalegre sob aviso laranja e perigo máximo de incêndio rural

Devido ao muito calor, com valores elevados da temperatura máxima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Portalegre, Évora e Beja sob aviso laranja até às 18h00 desta sexta-feira, passando depois a amarelo até às nove da noite de domingo, 18 de agosto.

Portalegre encontra-se em perigo máximo de incêndio rural. De resto, toda a região do Alentejo está em perigo elevado de incêndio.

Para esta sexta-feira, dia 16, o IPMA prevê céu limpo e uma pequena subida da temperatura, com Elvas, Évora e Beja a poderem chegar aos 40ºC por volta das 16 horas.