“Principalmente numa das estações elevatórias que temos na cidade, temos tido, com alguma regularidade, um problema na capacidade de vazão para a elevatória seguinte, o que faz com que tenham existido ocorrências de ‘bypass’, ou seja, no fundo a quantidade de águas residuais que a elevatória não dá vazão acabam por ser emitidas para a linha de água”, começa por explicar Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas. “Tem sido algo que nos tem preocupado, mas nós enquanto município estamos a acompanhar a situação com a empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), que é quem gere o sistema de águas residuais, e já está em vista uma possível solução para o problema”, assegura.
“O que está a acontecer é numa linha de água para espaço rural, que não afeta o abastecimento de água, nem o consumo humano. Para já não nos parece que haja aqui um problema grave de saúde pública, mas obviamente que não é a solução ideal”, acrescenta o autarca.
O tempo de resolução do problema em questão “dependerá em muito da contratação pública e também das intervenções, porque eventualmente será necessário a substituição de condutas”, remata o presidente da autarquia.

A GNR detetou recentemente descargas ilegais de águas residuais para linha de água e solo, no concelho de Vendas Novas, por funcionamento irregular de duas estações elevatórias.
Esta sexta-feira, dia 16 de agosto, na Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior, há atuação da Banda à Solta, às 18 horas.
Perder a carteira, com documentos e cartões bancários no seu interior, pode ter implicações graves.
A Câmara Municipal de Elvas, com o objetivo de dar resposta à falta de habitação, não só na sede de concelho, mas também nas freguesias rurais, lançou já a concurso as empreitadas para os loteamentos municipais de São Vicente e Terrugem.
A Feira de Santa Maria de Agosto, que vem a animar Campo Maior desde o fim de semana passado, termina no domingo, 18 de agosto, com os artesãos da terra a aproveitarem estes últimos dias para promoverem os seus produtos.
Devido ao muito calor, com valores elevados da temperatura máxima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Portalegre, Évora e Beja sob aviso laranja até às 18h00 desta sexta-feira, passando depois a amarelo até às nove da noite de domingo, 18 de agosto.