Câmara de Portalegre investe mais de 140 mil euros na pavimentação da Zona Industrial

A Câmara Municipal de Portalegre assinou, na passada terça-feira, 27 de agosto, o auto de consignação da empreitada de “Pavimentação de passeios e arruamentos na Zona Industrial de Portalegre”. O contrato foi assinado pela presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho e por Ricardo Martinho, em representação da Urbigav – Construções e Engenharia, S.A.

A empreitada prevê a execução de desmatação, desenraizamento e remoção do solo arável para vazadouro e a aplicação e execução de passeios, incluindo sumidouros e a reformulação do ramal de descarga de águas pluviais, nas ruas Mestre João Serra, Engenheiro Luís Mira Amaral, José Maria Gandum Antunes, Mestre Joaquim Alberto Martinho e Avenida das Indústrias.

Os trabalhos, que representam um investimento no valor de 140.160 euros, deverão ser executados no prazo de 120 dias.

Arronches acolhe 31ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo

O Jardim do Fosso, em Arronches, será palco, no próximo sábado, 7 de setembro, da 31ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo.

O evento, organizado pela Associação de Criadores de Ovinos Ile-de-France, conta com o apoio do Município de Arronches.

Regida pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internationale e do Clube Português de Canicultura, a exposição é aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas em Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela Fédération Cynologique Internationale.

O início do evento está marcado para as 10 horas.

Jorge Palma, Carlão e Ricardo Ribeiro nas Festas do Concelho de Vendas Novas

Vendas Novas celebra os seus 62 anos como concelho no dia 7 de setembro, sendo que a Câmara Municipal preparou um programa de festividades, a decorrer entre os dias 6 e 8, na Parada D. Pedro V.

A programação do evento, que contempla as mais diversas atividades, a pensar em todas as idades, conta com espetáculos de artistas de renome. “Teremos Jorge Palma na sexta-feira, Carlão no sábado e Fado EM’ Cante, uma parceria entre o Ricardo Ribeiro e o grupo local “Era Uma Vez …o Cante”, no domingo. Ao longo do dia teremos vários DJs, grupos de bailes e ranchos folclóricos”, começa por revelar Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas.

As festas “serão de entrada completamente gratuita, no centro da cidade, junto à Câmara Municipal”. “Podem aparecer desde as 18horas de sexta-feira até ao final de domingo, teremos também after party, junto ao Mercado Municipal, pela madrugada a fora e largadas também junto à Câmara Municipal, portanto, toda esta zona central da cidade estará em festa durante estes três dias”, acrescenta o autarca.

As atividades desportivas têm também um lugar de destaque, com uma caminhada pelo campo do Regimento de Artilharia n.º 5, um passeio de BTT e um passeio de motorizadas. Haverá também um torneio de basket 3×3, gincana de bicicletas, apresentações das classes de dança Mfitness e diversas aulas abertas, incluindo zumba, yoga kids, cycling, step, aeróbica e dance kids.

As tradições e a cultura locais serão celebradas com as atuações dos grupos etnográficos da terra, nomeadamente o Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, o Rancho Folclórico das Piçarras, o Rancho Folclórico de Landeira e o Grupo de Cantares e Música Popular Portuguesa Reformados de Vendas Novas, trazendo à festa as raízes culturais da região.

Os mais pequenos também têm um espaço especial nas festividades, com a habitual tarde da criança, repleta de atividades como festa da espuma, insufláveis e outros divertimentos gratuitos.

A gastronomia não poderia faltar, com especial destaque para a promoção da marca “Bifanas de Vendas Novas”, que contará com atividades especiais para celebrar este ex-líbris da terra e com a presença de sete casas na zona de tasquinhas, prontas a saciar a vontade dos presentes.

Restaurantes, artesanato, doçaria, produtos locais e divertimentos infantis farão parte do evento, oferecendo aos visitantes uma experiência completa e enriquecedora.

Elvas: espetáculo de 7 Saias este sábado à noite nas festas da Boa-Fé

As Festas em Honra do Senhor Jesus da Boa-Fé, em Elvas, iniciam-se, este sábado, dia 31 de agosto, com eucaristia às 11 horas, em sufrágio pelos falecidos da paróquia.

O Torneio dos Hortelões, no pavilhão da Escola Básica da Boa-Fé, prossegue a partir das 21 horas.

A festa continua ao som do grupo 7 Saias e do Duo Jorge e Célia, a partir das 22 horas. À meia-noite há nova garraiada e animação com o Dj Dinga e Funk2You.

O evento, organizado pela Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Núcleo do Sporting de Campo Maior promove sardinhada solidária

Em dia de jogo grande, entre Sporting e FC Porto, o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Campo Maior promove uma sardinhada solidária.

O evento, a ter lugar este sábado, 31 de agosto, como explica o presidente da coletividade, Hugo Muacho, serve para ajudar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior. “Queremos ajudar uma causa muito importante, mais importante que o jogo – diria eu –, para ajudar uma associação que tanto faz por Campo Maior”, começa por dizer, convidando “todos os campomaiorenses – não só os sportinguistas – para ajudar e para passar uma bela tarde de convívio”.

Toda a verba angariada pelo núcleo, no decorrer do evento, será canalizada para os soldados da paz da vila. Ainda assim, a entrada é “totalmente gratuita”. “O dinheiro adquirido com esse evento, com aquilo que for consumido, irá reverter todo para os bombeiros, através de equipamentos que iremos depois adquirir”, explica Hugo Muacho.

A promessa é de “muita música e animação” durante a sardinhada, que tem início às 17h30 e que decorre no espaço exterior do núcleo. A partir das 20h30, as atenções centram-se no jogo entre leões e dragões.

PSP alerta para o aumento de “fake news”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) tem detetado e recebido alertas de cidadãos e de órgãos de comunicação social sobre a circulação de informação falsa, tanto por “ouvi dizer que”, como por intermédio de mensagens ou publicações nas redes sociais (Facebook, Instagram e X).

Esta (des)informação, geralmente de origem desconhecida, reporta factos que não ocorreram ou altera a versão original dos mesmos, tornando-os exacerbados, e potenciam o alarme social, gerando um sentimento de insegurança na população.

O aumento da literacia digital e o uso generalizado das redes sociais, que atualmente é transversal a quase todas as faixas etárias, permite que a disseminação destas informações/notícias falsas seja ainda mais rápida, de forma gratuita e sem barreiras geográficas.

A PSP mantém-se atenta ao fenómeno da disseminação de informação falsa (vulgarmente conhecida por fake news), alerta ciclicamente a população e propõe comportamentos preventivos, principalmente por intermédio das suas contas oficiais nas redes sociais. A PSP colabora ainda de forma permanente com a comunicação social, amplificando estes alertas e contribuindo com informação oficial que permite corroborar ou infirmar certas notícias cuja divulgação e partilha se tornam virais.

Apesar de não haver uma contabilização quantitativa do número de notícias falsas que já foram necessárias desconstruir nos últimos anos, a PSP tem a perceção de que a difusão da desinformação tem aumentado, devido ao número de vezes em que somos questionados pela comunicação social, e até pelos cidadãos, sobre determinadas notícias que se encontram a circular. Além disso, com vista à desconstrução de informação/notícias falsas, difundimos ainda diversos alertas pelas redes sociais, bem como comunicados de imprensa, sobre informação errónea ou falsa potenciadoras de alarme social.

A PSP encontra-se permanentemente disponível para acolher as dúvidas de todos os cidadãos e apela à confirmação da informação antes de esta ser partilhada ou reencaminhada.

Quando tiver contacto com alguma informação ou notícia que lhe suscite dúvidas, a PSP aconselha:

Avalie a fonte – faça uma pesquisa sobre o emissor da informação, a sua missão e contacto. Saia da notícia e pesquise mais sobre o site. Muitos conteúdos têm links para outros artigos; clique e veja se são credíveis. Caso o emissor inicial não seja identificável, suspeite da veracidade da informação.

– Verifique o autor – faça uma breve pesquisa sobre a existência do autor.

– Verifique a data – circulam na internet muitos artigos antigos que perdem a relevância e a atualidade.

– Leia toda a história – títulos apelativos chamam a atenção mas podem induzir em erro sobre o conteúdo. Leia a notícia toda.

– Fontes de apoio – verifique se fontes oficiais, como a PSP ou órgãos de comunicação social, divulgam informação idêntica.

– É uma piada? – se a notícia/informação lhe parecer estranho, pode tratar-se de uma sátira. Pesquise o site e a sua missão.

Comitiva de São Tomé e Príncipe de visita ao Politécnico de Portalegre

O Instituto Politécnico de Portalegre recebeu a visita de uma comitiva de São Tomé e Príncipe, constituída por técnicos governamentais das áreas da conservação da natureza, ambiente e energia.

No encontro que decorreu a 27 de agosto, na BioBIP, foram dados a conhecer os projetos do âmbito das energias renováveis, em desenvolvimento no Politécnico de Portalegre e no Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias (CoLAB BIOREF), bem como o próprio centro de experimentação semi-industrial na área da bioenergia.

A comitiva foi recebida por Paulo Brito, coordenador do VALORIZA – Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos, Paulo Brito, e elementos do polo do CoLAB BIOREF, sediado no Campus Politécnico, tendo a visita sido organizada por solicitação do Centro da Biomassa para a Energia (CBE), no âmbito de uma parceria com São Tomé e Príncipe.

Para o Politécnico de Portalegre, “esta foi mais uma oportunidade para incremento da proximidade com o país de origem de muitos dos seus estudantes internacionais”.

Festas da Cidade de Estremoz têm início ao som de Micaela

As Festas da Cidade de Estremoz e da Exaltação da Santa Cruz têm início esta sexta-feira, dia 30 de agosto, pelas 18 horas, com uma salva de foguetes e morteiros.

Mais tarde, pelas 21 horas, realiza-se uma procissão com as imagens veneradas de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, desde a Igreja dos Congregados até à Igreja de São Francisco.

Pelas 22 horas inicia-se uma corrida de toiros, bem como a abertura do arraial, com divertimentos, rifas, bares, quermesses e a atuação do Grupo de Revista da Academia Sénior de Estremoz, as “Velhas Gaiteiras”.

Às 23 horas é Micaela quem sobe ao palco, com a animação a prosseguir, noite fora, ao som do DJ CYER GI.

Este evento, organizado pela Câmara Municipal e a Paróquia de Santo André, conta com o apoio da União de Freguesias de Estremoz.

DECO: isenção de IMT e Imposto do Selo na compra da primeira casa

Desde de 1 de agosto que os jovens até 35 anos podem ter isenção de IMT e Imposto do Selo na compra da primeira habitação própria e permanente.

A isenção aplica-se a jovens até aos 35 anos, inclusive, à data da escritura da compra da habitação e que, no ano da aquisição, não sejam considerados dependentes para efeitos de IRS, mesmo que até à compra de casa ainda residam com os pais. Também não podem ser proprietários, nem ter sido proprietários de qualquer habitação, à data da compra da casa ou em qualquer momento nos três anos anteriores.

A isenção total de IMT e de Imposto do Selo é atribuída apenas a imóveis até 316.772 euros. Apenas as casas adquiridas para primeira habitação própria e permanente de jovens até 35 anos podem ser abrangidas pela isenção.

Tudo para saber sobre o assunto, na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação Para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Rondão Almeida e a habitação em Elvas: “hoje temos obras por todo o lado”

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, recentemente, um conjunto de empreitadas, entre as quais se destaca a reabilitação de imóveis no centro histórico da cidade, num investimento de cinco milhões de euros.

Neste momento, a autarquia tem já “mais de 120 novos fogos”, de acordo com o presidente Rondão Almeida, que lembra que a falta de habitação é um problema que afeta todo o país. “Falei desde o primeiro dia em que tomei posse (neste assunto). Agarrei numa estratégia, que teve de ser toda remexida, porque não havia projetos nenhuns. Os projetos começaram a ser feitos e hoje temos obras por todo o lado”, garante.

Assegurando que a aposta neste setor da habitação é para continuar, até junho de 2026, para que a autarquia atinja os objetivos a que se propôs, Rondão Almeida explica que os 120 novos fogos resultam, por um lado, da recuperação de casas adquiridas, e, por outro, de obras realizadas de raiz.

O autarca dá também conta da aprovação de “alguns projetos extremamente interessantes e de grande investimento”, que serão candidatados ao programa comunitário Portugal 2030. “Temos preparadas quatro candidaturas, que andam à volta de cinco a seis milhões de euros”, adianta.

Com a promessa de um investimento “muito grande em obras”, com “mais de 40 frentes de trabalho”, Rondão Almeida explica que se irá proceder, entre outros, à segunda fase de recuperação do Aqueduto da Amoreira e à reabilitação total do cineteatro municipal, da Casa António Sardinha e da Avenida da Piedade. O autarca destaca também o trabalho relativo às calçadas das freguesias de Santa Eulália e Vila Boim e aos loteamentos em São Vicente, Santa Eulália e Terrugem.