A Câmara Municipal de Évora, através do vice-presidente, Alexandre Varela, assinou recentemente mais de meia centena de Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo (CPDD) com diversos agentes desportivos do concelho.
Estes CPDD, que têm uma verba global superior a 800 mil euros previstos no Orçamento da autarquia para 2024, destinam-se às medidas de apoio à atividade no âmbito da sensibilização, saúde e lazer, bem como de apoio à atividade desportiva federada e organizada.
Este apoio, que se reveste de uma componente financeira, inclui também uma componente logística, como a cedência de equipamentos desportivos (pavilhões, complexo desportivo, piscinas e outros), transportes e outros bens públicos.
Para além destes contratos, a autarquia estabeleceu ainda um CPDD com o Clube de Ténis de Évora, três para a cedência de salas para sedes (Núcleo de Árbitros de Évora, Grupo Motard O Templo, Clube de Badminton de Évora), e um Contrato Patrocínio Desportivo com a atleta de patinagem Madalena Figueiredo.
Nesta cerimónia foram também assinados 11 protocolos com associações juvenis do concelho que no total significam mais de 39 mil euros em apoio financeiro. Este investimento visa promover o desenvolvimento de atividades culturais, desportivas e sociais, fortalecendo o papel das associações na comunidade local.
As associações beneficiadas abrangem uma diversidade de áreas, desde tunas, escoteiros ou associações de estudantes. Este apoio financeiro permitirá a realização de projetos que visam o envolvimento dos jovens em iniciativas que promovam a cidadania ativa e o desenvolvimento pessoal com assinalável incidência nas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril de 1974.


A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) assinou um memorando de compromisso com a Direção-Geral da Educação cujo objetivo é prevenir e combater a pobreza infantil, “formalizando assim um passo importante para a diminuição dos índices de pobreza no Alto Alentejo”.
Com as obras concluídas, a nova residência de estudantes da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), no antigo Lagar dos Lopes, no centro histórico da cidade, será inaugurada no decorrer do mês de setembro.
Após a pausa de ontem, a Volta a Portugal regressa esta terça-feira, 30 de julho, à estrada, com a quinta etapa a ligar Penedono a Bragança, num total de 176,8 quilómetros.
Os utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, têm vindo a produzir sacos sustentáveis, decorados com motivos alusivos a Elvas e a Campo Maior: produtos que a instituição está agora colocar no mercado.
Oriundos de todo o país e muitos de vários países da Europa, cerca de um milhar de ciclo-desportistas marcou presença na 17ª Etapa da Volta RTP, que ontem, 29 de julho percorreu diversas estradas do concelho da Guarda.