Monforte representado por Maria Caetano nos Jogos Olímpicos de Paris

Representando Portugal na modalidade de dressage (ensino), nos Jogos Olímpicos de Paris, depois de já ter estado em Tóquio, em 2020, a cavaleira monfortense Maria Caetano é a única repetente no equestre olímpico.

Maria Caetano, filha do cavaleiro Paulo Caetano, terminou na oitava posição o Grand Prix Special, em Tóquio, juntamente com Rodrigo Torres e João Miguel Torrão. Está agora de volta, com Rita Ralão Duarte e João Moreira, todos na competição de equipas e na prova individual, tendo António do Vale e Jeannette Jenny como cavaleiros de reserva.

Os Jogos Olímpicos decorrem até 11 de agosto, com as competições desta modalidade a serem disputadas entre amanhã, 27 de julho, 6 de agosto.

Wet Bed Gang, Rui Veloso e Calema na Feira Franca de Avis

Wet Bed Gang, Rui Veloso e Calema são os cabeça de cartaz de mais uma edição da Feira Franca de Avis, que decorre entre hoje e domingo, de 26 a 28 de julho.

Artesanato, exposições, tasquinhas, animação e muita música fazem deste um evento que, de ano para ano, tem vindo “a crescer” e que tem “atraído sempre um número grande de visitantes”, de acordo com o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva. Desta feita, a feira conta com entradas gratuitas, com o objetivo de que “todas as famílias possam desfrutar” do certame, que volta a contar com um “programa bastante eclético, que atende a diversos interesses musicais e a diversas faixas etárias”.

A feira franca, lembra o autarca, volta a ser um “espaço de celebração” daquilo que de melhor se faz no concelho de Avis, a vários níveis: desde a gastronomia, até aos produtores locais, passando pelo artesanato e pelos artistas da terra. Nuno Silva explica ainda que este é um evento que, sendo “diferente de todos os outros” que se realizam em outras localidades, tem em vista o desenvolvimento económico de Avis, contribuindo também para o fortalecimento de laços.

Hoje, na primeira noite da Feira Franca de Avis, atuam Wet Bed Gang, Karetus, Lon3r Johny, Van Zee, Harold e DJ Peat. Amanhã, sábado, a programação do evento contempla espetáculos de Rui Veloso, Buba Espinho, Deejay Telio, MT80, Kratus e DJ Joseph. Calema, Zé Pedro Sousa e DJ André Gaspar são os responsáveis por animar o público na derradeira noite do certame, no domingo.

A Feira Franca, que tem lugar no Parque de Feiras e Exposições de Avis, é organizada pela Câmara Municipal, com o apoio das várias Juntas de Freguesia do concelho e de associações locais.

Consolidação de créditos em destaque na rubrica da DECO

Confrontados com um elevado endividamento ou com dificuldades em cumprir com o pagamento das suas prestações mensais, os consumidores consideram a consolidação de créditos como uma solução viável, no intuito de reequilibrar os seus orçamentos familiares.

Mas coloca-se a dúvida: será que a consolidação de créditos contribui para a reorganização das finanças dos consumidores ou agravará a sua situação financeira?

A DECO esclarece esta e outras questões, dando conta que o crédito consolidado poderá “assumir-se como uma operação favorável para redução da taxa de esforço do agregado familiar, principalmente perante créditos sujeitos a elevadas taxas de juro e, consequentemente, de maior custo a longo prazo”.

Saiba tudo sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Paraquedistas do Alto Alentejo reunidos este sábado para comemoração de aniversário

A Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo comemora este sábado, 27 de julho, 14 anos de existência, com a realização do seu 13º encontro, em Elvas.

Com a iniciativa, explica o presidente da associação, Carlos Dores, pretende-se reunir os associados em mais um momento de confraternização, antecedido de uma cerimónia de homenagem aos mortos.

“Vai ser muito simples. Como o tempo está muito quente e não podemos estar a sobrecarregar as pessoas com espaços parados, ali ao sol. Vamos fazer a cerimónia de homenagem aos mortos e por volta das 18 horas, no Monumento ao Combatente, junto aos estádios de futebol, e depois vimos para cima, para a sede dos paraquedistas, onde temos às 19h30 um lanche ajantarado, uma sardinhada e uma grelhada mista”, revela Carlos Dores.

O mais “importante e engraçado” neste encontro de celebração do aniversário da associação, diz ainda Carlos Dores, é o reencontro de paraquedistas que só se vêem nestas ocasiões. “O nosso objetivo é, desde o princípio, juntar a família paraquedista, ou seja, tentar reunir todos aqueles que passaram pelas fileiras dos paraquedistas e que são, na maior parte, residentes no concelho de Elvas”, adianta o responsável, que assegura que o convite é sempre estendido a paraquedistas de outros pontos do país.

“JABA 2023” em exposição no espaço.arte até final do mês

Uma exposição de trabalhos do XVII Certame Transfronteiriço de Jovens Criadores “JABA 2023”, promovido pelo Município de Badajoz, encontra-se disponível para visita no espaço.arte, em Campo Maior, até ao próximo dia 31.

Com obras que vão desde a banda desenhada, ao audiovisual, passando pela fotografia, fotojornalismo, escultura, pintura e desenho, esta exposição inclui um trabalho de design gráfico do jovem campomaiorense Diogo Silva, vencedor na respetiva categoria, do concurso de 2022.

“Eu acho que seria muito importante que as pessoas passassem pelo espaço.arte, para ver o que os nossos jovens fazem nas diversas modalidades”, começa por dizer a vereadora na Câmara de Campo Maior São Silveirinha. Por outro lado, a autarca explica que, com a exposição, procura-se incentivar os mais novos a, no futuro, participarem neste concurso, uma vez tratar-se “já quase de um projeto da Eurocidade EuroBEC”.

A mostra na galeria municipal de Campo Maior foi inaugurada no decorrer do festival Raya, a 11 de julho. De recordar que o Certame Transfronteiriço de Jovens Criadores tem como objetivo promover e potenciar a criatividade artística dos jovens entre os 13 e os 35 anos, residentes na Extremadura e no Alentejo.

Colin Stüssi vence primeira etapa da Volta e veste a Camisola Amarela

O ciclista suíço Colin Stüssi, da Vorarlberg, venceu ontem, 25 de julho, a primeira etapa da Volta a Portugal, no alto do Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo.

Nesta primeira etapa, que arrancou da Mealhada, Colin Stüssi chegou isolado à meta, com o tempo de 04:15.20 horas. António Carvalho, da ABTF-Feirense, foi segundo, e Luís Fernandes, da Credibom-LA Alumínios-MarcosCar, terceiro.

Colin Stüssi assumiu também ontem liderança da classificação geral, com 32 segundos de vantagem para António Carvalho e 58 segundos sobre Luís Fernandes.

Hoje, 26 de julho, a segunda etapa da prova liga Santarém a Marvila, em Lisboa, numa distância de 164,5 quilómetros