Hybrid Theory ocupam hoje o palco da FAE de Arronches 2024

Hybrid Theory são os cabeças de cartaz do segundo dia da 13ª edição da Feira das Atividades Económicas de Arronches (FAE) 2024.

Este tributo dos Linkin Park vai apresentar sucessos como “In the end”, “Numb”, “What I´ive done” e “Talking to myself”, estas são algumas da músicas que vão ser interpretadas por este grupo, na noite de hoje às 22h30.

Hybrid Theory ocupam hoje o palco da FAE de Arronches 2024

Hybrid Theory são os cabeças de cartaz do segundo dia da 13ª edição da Feira das Atividades Económicas de Arronches (FAE) 2024.

Este tributo dos Linkin Park vai apresentar sucessos como “In the end”, “Numb”, “What I´ive done” e “Talking to myself”, estas são algumas da músicas que vão ser interpretadas por este grupo, na noite de hoje às 22h30.

32.º Festival Sete Sóis Sete Luas chega a Elvas

O 32.º Festival Sete Sóis Sete Luas 2024 tem início esta semana, na Praça da República de Elvas e na cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Como já é habitual, a edição deste ano trará muita animação e entretenimento através da música e da gastronomia, com uma série de atividades e momentos musicais a decorrer até 20 de julho.

O começo deste festival foi marcado por um Laboratório de Gastronomia com a chef Gaia Zec, que se realizou a 10 de julho. No entanto, estas experiências de sabores não ficam por aqui, já que a chef croata regressa hoje, às 17 horas, para a realização de novo Laboratório e Experiência de Sabores da Croácia. Estas atividades gastronómicas, assim como as posteriores, estão sujeitas a inscrição prévia e têm um número de vagas limitado.

Este Festival Sete Sóis Sete Luas não é apenas feito de culinária, pelo que aliada à comida vem também a música.

Hoje ás 21h30, a Praça da República será o palco do grupo 7Sóis Revolution Orkestra, composto por artistas de vários países, que não só celebrarão a diversidade cultural com a população elvense, mas também os 50 anos da Revolução dos Cravos, com um reportório musical inspirado em sucessos da revolução.

Secundária de Campo Maior lidera o distrito de Portalegre

A Escola Secundária de Campo Maior lidera o distrito de Portalegre, com 11,73 de média, à frente da Escola Secundaria de Ponte Sor com uma média de 10,96; da Mouzinho da Silveira, em Portalegre, com 10,89 de média; e da Secundária Dom Sancho II de Elvas com 10,70; apenas com a Secundária de São Lourenço com 10,45 no último lugar da lista.

Campo Maior consegue melhores resultados, ultrapassando as escolas de Portalegre, Elvas e Ponte de Sor, conseguindo a primeira posição que no ano passado era da Mouzinho da Silveira, em Portalegre.

Os rankings ordenam todas as escolas pela média obtida pelos alunos na 1.ª fase dos exames nacionais realizados no ano letivo 2022/2023. Os estudantes do Secundário só tiveram de fazer as provas necessárias para concorrer ao Ensino Superior e os alunos do 9.º ano realizaram exames nacionais a Português e Matemática que voltaram a contar para a nota final. No caso do Secundário, as classificações continuaram a não ter peso na nota final da disciplina. Por defeito, este ranking ordena as escolas onde se realizou um mínimo de 100 provas no Secundário e de 50 no caso do Básico. Em alguns casos, o desempate é feito por centésimas

 

Vale a pena pedir um empréstimo para viajar? A DECO esclarece

Muitas famílias têm um orçamento limitado, o que dificulta as escolhas nas férias, sendo que contrair um crédito para viajar pode não ser uma boa opção. Nesse sentido, a DECO apresenta algumas dicas para se conseguir ir de férias, mesmo que se não consiga pagá-las a pronto.

Segundo a DECO, pedir um crédito para viajar nas férias nunca é boa opção. O ideal é poupar o máximo para pagar as despesas a pronto ou socorrer-se de meios de pagamento sem juros.

Sobretudo no verão, “as agências de viagens multiplicam-se em ofertas de pacotes de férias. Se encontrou o que procurava e a agência não cobra juros pelo pagamento em prestações, esta pode ser uma boa opção. Já agora, fique atento ao preço das viagens: “0% de juros” nem sempre é sinónimo de pacote mais barato. Antes de contratar, pergunte o preço em várias agências e faça contas”.

Alguns bancos e instituições de crédito também concedem créditos para viagens, mas podem não compensar. A DECO aconselha a que o consumidor analise as condições, compare a TAEG (taxa anual de encargos efetiva global) e escolha o crédito que apresentar a menor taxa, pois nesta estão refletidos todos os custos do financiamento.

Outra forma de fazer férias sem juros é usar o cartão de crédito e liquidar a dívida nos 20 a 50 dias seguintes, para que não sejam cobrados juros. Contudo, esta modalidade fica limitada ao valor do crédito disponibilizado pelo banco (plafond). Se o seu cartão tiver um programa de cashback, o consumidor recebe uma percentagem da despesa. A maioria associa também pacotes de seguros, que cobrem alguns imprevistos. As coberturas mais importantes são assistência em viagem, despesas de tratamento e acidentes pessoais.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da Associação para a Defesa do Consumidor, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da DECO. Para ouvir no podcast abaixo:

Herdade do Freixo do Meio em Montemor distinguida pelos Prémios Mesa Marcada

A Herdade do Freixo do Meio, no concelho de Montemor-o-Novo, foi distinguida nos Prémios Mesa Marcada, na categoria de “Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2023”.

Estes prémios foram criados em 2009, por Miguel Pires e Duarte Calvão, autores do site Mesa Marcada, e desde então tornaram-se uma referência no panorama gastronómico nacional.

Para Alfredo Sendim, proprietário da Herdade do Freixo do Meio, é “uma grande honra e privilégio” receber esta distinção, porque, segundo diz, “é bom perceber que os críticos que estão por detrás deste prémio são, em Portugal, a voz mais séria em termos de avaliação de gastronomia no nosso país, por isso é importante o nosso trabalho ser reconhecido por eles”. O proprietário da Herdade do Freixo do Meio considera ainda que estes prémios são “mais sérios do que uma estrela Michelin”.

A Herdade do Freixo do Meio aposta na agricultura biológica e num método de produção sustentável. Alfredo Sendim revela que, “mais do que produzir uma série de produtos, estes são recolhidos do sistema natural da área protegida privada do Montado Freixo do Meio, tentando entender o sistema e alinhando-se com ele”.

De entre os vários produtos produzidos, Alfredo Sendim destaca a bolota e exemplifica os vários alimentos que são feitos a partir deste fruto: “pão, café, brownie, bolo de chocolate, hambúrgueres de bolota. O proprietário da Herdade do Freixo do Meio considera ainda que a bolota é “uma variável incontornável na transição alimentar”.

A sessão de atribuição dos Prémios Mesa Marcada decorre esta segunda-feira, dia 22, no Centro de Congressos do Estoril, onde serão distinguidos vários chefs.

Vila Boim concentra serviços da GNR, CTT e Freguesia

A Junta de Freguesia Vila Boim e Terrugem conta em Vila Boim, na Rua de Elvas, nº 60, com um edifício renovado e agora multi-serviços, no mesmo local com GNR, Posto de Correios e Junta de Freguesia.

Neste local, antes funcionava o atendimento da GNR e depois de feita a reabilitação deste espaço, revela José Guerra, tesoureiro da união de freguesias, é possível facilitar bastante a vida à população.

Depois de um protocolo assinado, foi feita “a reabilitação deste espaço, que estava bastante danificado e também havia a possibilidade de se extinguir a presença dos militares na freguesia, algo com o qual o executivo nunca concordou, por isso, chegou-se a um acordo, em que a Junta Freguesia, os CTT e a GNR manter-se-iam, naquele mesmo edifício”, revela José Guerra tesoureiro da união de freguesias, garantindo que este é um dia “muito importante” para Vila Boim.

José Guerra dá ainda conta de como está organizado este novo espaço: “no lado direito funcionam os serviços da Junta de Freguesia e Posto de Correios, já do lado direito funcionam os serviços da GNR; no piso superior há uma sala de reuniões, espaço de refeições e ainda um gabinete para o tesoureiro da Junta de freguesia, e sala de espera para a realização de análises”.

Este edifício é assim “uma mais-valia para a população que, sendo muito envelhecida já tinha alguma dificuldades em se deslocar ao antigo edifício, pelo que este como está mais central, facilita bastante”, garante José Guerra.

Esta obra, para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, foi “muito bem pensada, para dotar um único edifício de todos os serviços, no coração da vila”. O autarca adianta ainda que o antigo edifício da junta servirá para “balneários das novas piscinas municipais de Vila Boim”.

Maninho e DJ Kura no Festival Raya esta sexta-feira à noite

O Festival Raya, em Campo Maior, entra esta sexta-feira, 12 de julho, no seu segundo e último fim de semana de espetáculos. Hoje, o maior destaque vai para as atuações de Maninho e DJ Kura.

Ainda antes do espetáculo de Maninho, serão os jovens do Projeto de Formação do Município de Campo Maior a subirem ao palco. Após o espetáculo de Kura, a animação do festival será assegurado pelo DJ Pekedy.

As portas abrem portas às 21 horas. Os bilhetes têm um custo de seis euros.