Programa “Juventude em Movimento” de Borba tem nova valência em regime de voluntariado 

O Município de Borba está a promover mais uma edição do programa “Juventude em Movimento”, através do qual procura ocupar os jovens residentes do concelho, que estejam integrados no sistema de ensino ou de formação profissional, durante as férias de verão, com diversas atividades.

Este projeto, que antes era destinado apenas a jovens dos 15 aos 25 anos, que recebem uma bolsa “meramente simbólica” pelo trabalho desenvolvido, dá agora também resposta à faixa etária dos 13 e 14 anos, colmatando uma “lacuna” que existia até então. Segundo explica a vereadora Sofia Dias, estes jovens, que já não têm lugar na Oficina da Criança, que promove atividades no verão para crianças até aos 12 anos, têm agora oportunidade de participar neste programa, em regime de voluntariado.

Estes jovens dos 13 e 14 anos, ao contrário do que acontece com os mais velhos, não recebem uma bolsa monetária, mas têm direito a várias regalias, como a entrada gratuita nas piscinas municipais e diversos brindes.

Durante dez dias úteis, entre este mês de julho e agosto, os jovens terão oportunidade de desempenhar diversas tarefas em vários serviços municipais, com uma ocupação de quatro horas diárias. Ao mesmo tempo que ocupam parte do seu período de férias, estes jovens têm ainda a possibilidade de desenvolver o seu “espírito de cidadania, aumentar a sua capacidade de participação social e cívica na comunidade”.

População de Campo Maior sensibilizada para adesão à compostagem doméstica

Nos passados dias 25, 26 e 27 de junho, decorreu em Campo Maior uma Campanha de Informação e Sensibilização para adesão à Compostagem Doméstica, com visitas porta-a-porta a cerca de 550 habitações.

Pretendeu-se com esta campanha informar todos os residentes, que tenham condições para realizar a compostagem doméstica, isto é, que tenham habitação térrea ou rés-do-chão, com jardim ou quintal em terra, não pavimentado, com o espaço suficiente para poder colocar o compostor.

Esta ação permitiu aumentar, até ao momento, o número de inscrições de 20 para 80 participantes.

Após a inscrição, os interessados podem levantar o seu compostor e balde para separação dos biorresíduos, bem como folheto informativo nas instalações do Armazém Municipal.

As Juntas de Freguesia de São João Baptista e de Nossa Senhora da Expectação foram também informadas, com a entrega de um cartaz de divulgação, através do qual todos os interessados podem fazer a sua inscrição neste projeto.

Esta iniciativa tem como objetivo valorizar os resíduos orgânicos/biorresíduos, que são os restos alimentares crus, dos legumes, vegetais e frutas, dando-lhe um fim útil, com a sua transformação em composto, um adubo natural, retirando-os do circuito do lixo comum, reduzindo a quantidade de resíduos encaminhados para aterro.

Quem reside nas freguesias de São João Baptista e de Nossa Senhora da Expectação pode aderir à Compostagem Doméstica aqui.

Clubes de Verão já animam férias das crianças de Campo Maior

A edição deste ano dos Clubes de Verão do Município de Campo Maior teve a sua abertura oficial na tarde de ontem, 1 de julho, no Centro Comunitário da vila, numa cerimónia que contou com as presenças do presidente Luís Rosinha e da vereadora São Silveirinha.

Sob o tema “A Quinta”, são cerca de cem pequenos “agricultores”, dos seis aos 12 anos, que durante os meses do verão se irão divertir, ao mesmo tempo que descobrem e adquirem conhecimento com as diversas atividades preparadas pelas monitoras dos Clubes.

Nesta sessão de abertura, as técnicas responsáveis explicaram às crianças e aos encarregados de educação o funcionamento dos Clubes de Verão, bem como as suas regras, para que tudo corra da melhor forma nos próximos dois meses.

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, deu as boas-vindas a todos os presentes e desejou um bom começo das atividades desta componente de apoio à família.

Oito pessoas detidas no distrito a conduzir sob efeito do álcool

Oito pessoas foram detidas em flagrante, pela GNR, na semana passada, por condução sob o efeito de álcool, informa o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Portalegre.

Entre os dias 24 e 30 de junho, foram detetadas pela GNR 90 infrações ao nível de fiscalização de trânsito, das quais esta força de segurança destaca sete por falta de inspeção periódica obrigatória, cinco por faltam ou incorreta utilização do cinto de segurança ou sistemas de retenção para crianças, sete relacionadas com iluminação e sinalização, três por falta de seguro, três por falta de seguro de responsabilidade civil e oito por excesso de velocidade.

A GNR levantou ainda dez autos de contraordenação, relativos à proteção da natureza e do ambiente. No âmbito da sinistralidade rodoviária foram registados seis acidentes, dos quais resultaram três feridos leves.

A GNR realizou ainda 11 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 130 idosos; e dez no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 112 comerciantes.

Bilhetes para Festival Raya já à venda

Já se encontram à venda os bilhetes para a edição deste ano do Festival Raya, em Campo Maior, que está de regresso já na sexta-feira, dia 5 de julho.

O bilhete geral, que dá acesso às quatro noites de música, no recinto do festival, no parque de estacionamento das Piscinas Municipais da vila, tem um custo de 20 euros. Os bilhetes diários custam seis euros.

De recordar que, na primeira noite, na sexta-feira, dia 5, atuam B3L2, Van Zee, DJ Zinko e Funk2You, enquanto na segunda, no sábado, dia 6, sobem ao palco Catarina Pereira, Diogo Piçarra, Cromos da Noite e DJ Dinga. Para a noite de 12 de julho (sexta-feira), estão previstas as atuações do Projeto de Formação do Município de Campo Maior, Maninho, DJ Kura e DJ Pekedy. Por fim, no dia 13, atuam XP Covers, Ivandro, Quarto Escuro e DJ V1na.

A abertura de portas do festival, em todas as noites, acontece às 21 horas. Os bilhetes podem ser adquiridos no Centro Cultural de Campo Maior ou na Ticketline.

Elvas volta aos tempos medievais a partir de quinta-feira

O coração da cidade de Elvas volta entre quinta-feira e domingo, de 4 a 7 de julho, a recuar no tempo, com a realização de mais um festival medieval.

A grande novidade, este ano, é o regresso dos torneios a cavalo, junto ao castelo, num evento herdado dos tempos de vereação de Elsa Grilo, e que, de acordo com o presidente da Câmara, Rondão Almeida, resulta de um “investimento substancial”. E por mais que considere que este é daqueles certames que, na região, já se vão copiando, o festival medieval, garante o autarca, é “um grande evento”.

Por outro lado, Rondão Almeida diz lamentar que algumas pessoas sejam capazes de levar uma “imagem negativa de Elvas para fora”, apelando para que sintam, “com orgulho”, aquilo que se vai fazendo na cidade.

A abertura desta edição do festival medieval de Elvas acontece na quinta-feira, com início na Rua da Cadeia, seguindo o cortejo até à Praça da República, ao som de grupos musicais cristãos e árabes.

As tasquinhas voltam a estar concentradas na Rua da Cadeia e Praça da República, sendo que o programa do evento contempla animação de rua, falcoaria, danças, animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros e passeios de camelo, além de um programa de animação diário.