Santos Populares começam a ser celebrados em Campo Maior este sábado

Os Santos Populares começam a ser celebrados, em Campo Maior, já este sábado, 8 junho, com a realização do primeiro arraial ibérico.

Com início às 20 horas, este arraial, promovido no âmbito do Festival Sons do Guadiana, tem lugar no Bairro Ibérico.

As festas dedicadas aos Santos Populares prosseguem, no dia 22 e 23, com o tradicional arraial de São Joãozinho, na Ermida de São Joãozinho. Com início, às 21h30, a primeira noite será animada por Marta Ferreira e a segunda pelo Duo Musical Rui Teodoro e Carlos Alferes.

Em festa, Arronches celebra São João até final do mês

Até final do mês, Arronches vai estar a celebrar o São João, numa programação que inclui as mais diversas iniciativas: desde os bailes, às sardinhadas, ao espetáculos musicais, às exposições e aos torneios e atividades desportivas.

Estas comemorações, que têm o seu ponto alto nos dias 23 e 24, por ocasião do feriado municipal, arrancam já esta sexta-feira à noite, 7 de junho, com as tradicionais largadas de touros, no Rossio, numa organização do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, que celebram 25 anos de existência.

Segundo o presidente da Câmara, João Crespo, junho é sempre “mês de festa” em Arronches, com um “programa diversificado, com muita animação e cheirinho a Santos Populares”.

“Começamos esta sexta-feira, com as largadas de touros, e vamos por aí fora, até dia 30, com um programa muito virado para o bailarico, muito virado também para a parte cultural, onde temos desde a apresentações de livros até à inauguração de exposições, umas ao ar livre, outras na nossa galeria municipal”, adianta o autarca.

João Crespo lembra também que, todos os anos, o município faz sempre questão de oferecer as sardinhas e o vinho, não só aos residentes, mas também a quem visita Arronches por esta ocasião.

Quanto ao feriado municipal, ainda que se celebre no dia 24, as comemorações arrancam logo no dia anterior, com um concerto de Raquel Tavares, no Jardim do Fosso. À meia-noite, haverá um apontamento de fogo de artifício, com as cerimónias protocolares a terem lugar no própria dia 24.

A programação completa do São João em Arronches para conhecer no cartaz abaixo:

Inauguração de “O Tapete está na Rua” em Arraiolos (c/fotos)

Exposições, artesanato, recriações históricas e produtos locais são alguns dos atrativos da edição deste ano de “O Tapete está na Rua”, que teve início esta quinta-feira, 6 de maio.

No que toca aos espetáculos musicais, destaque para as atuações de Carolina de Deus, Pedro Abrunhosa, Rita Rocha e Sara Correia.

“O Tapete está na Rua”, no centro histórico de Arraiolos, até segunda-feira, feriado de 10 de junho.

Veja as fotos da inauguração:

 

Campomaiorenses deram sangue esta sexta-feira no Centro Comunitário

O Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia de Elvas promoveu, na manhã desta sexta-feira, 7 de junho, em parceira com a Câmara Municipal de Campo Maior, uma recolha de sangue no Centro Comunitário da vila.

O presidente da Câmara, Luís Rosinha, deu o exemplo e foi o primeiro a dar sangue. A brigada decorreu entre as 10 e as 13 horas.

DECO alerta para a urgência de se poupar energia

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Energia, comemorado no passado dia 29 de maio, a DECO alerta para a urgência de se poupar energia, não só para reduzir a fatura mensal dos consumidores, mas também para ajudar a mitigar as alterações climáticas.

Para ajudar os consumidores a poupar energia, a DECO desenvolveu a plataforma EVA (disponível aqui), com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Com a informação e aconselhamento da EVA, o consumidor consegue reduzir a sua conta de eletricidade e gás até 40%.

Nesta plataforma, o cidadão encontra a ACADEMIA EVA que oferece cursos gratuitos que descomplicam a otimização do uso de energia em casa, capacitando os consumidores a fazer escolhas informadas e economicamente vantajosas.

Só no ano passado, a DECO recebeu 14.488 reclamações sobre o setor da energia. Os temas mais reclamados foram os seguintes: faturação excessiva; prescrição dos consumos; tarifários, preços, ofertas e campanhas promocionais – incumprimento contratual; serviços adicionais; e mudança de comercializador.

A eficiência energética contribui para um ambiente mais saudável e sustentável e promove um uso mais consciente e responsável dos recursos energéticos. Adotar práticas de consumo eficiente permite ao consumidor pagar menos na fatura da eletricidade e gás e ajuda a construir futuro melhor e mais sustentável para todos.

Este é o tema desta semana da rubrica semanal da DECO, com jurista na DECO Alentejo Ana Sofia Rosa. O programa na íntegra para ouvir no podcast abaixo:

Adiada sessão de hidroginástica dos Jogos do Alto Alentejo em Elvas

Devido à previsão de chuva, de períodos de céu nublado e de descida de temperatura, amanhã, sábado, 8 de junho, a sessão de hidroginástica sénior, que iria ter lugar nas Piscinas Municipais Descobertas de Elvas, foi adiada.

A iniciativa, inserida na programação dos Jogos do Alto Alentejo, fica agora agendada para o próximo dia 22 de junho (sábado), segundo informa a Câmara Municipal.

Van Zee na primeira noite do Festival Raya

Van Zee é o primeiro nome confirmado na edição deste ano do Festival Raya, em Campo Maior.

O festival, que o Município de Campo Maior dedica aos mais jovens, decorre de 5 a 13 de julho, no parque de estacionamento das Piscinas Municipais da vila.

A atuação do artista que dá voz a sucessos como “Bênção”, “Tempo” e “Alma Nua” está agendada logo para o primeiro dia do evento.

Fotografias do Prémio Santiago Castelo expostas em Campo Maior

Uma exposição das obras finalistas do VII Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo 2023, um prémio de fotografia em que o território da Europa serve como ponto de partida para a criatividade dos fotógrafos, abriu ao público, esta quinta-feira, 6 de junho, no Museu Aberto de Campo Maior.

Este concurso é organizado pelo Centro UNESCO da Extremadura, com a colaboração da Comunidade de Trabalho EUROACE, sendo a exposição promovida pela CCDR Alentejo, com o apoio do Município de Campo Maior.

Marcaram presença na abertura, para além da vereadora São Silveirinha e do presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grilo, a vice-presidente do Centro UNESCO da Extremadura, Esperanza Dias; a vice-presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira; o diretor do CEMART, em representação da Junta da Extremadura, Antonio Manuel Marin; e Carla Coimbra, da CCDR Centro.

A mostra está disponível para visita, no Museu Aberto, até dia 9 de julho.

Depois do restaurante, Casa do Benfica de Campo Maior aposta em loja oficial

Agora com a sua sede aberta todos os dias, e com serviço de restauração, a Casa do Benfica de Campo Maior quer continuar a alargar a sua oferta.

Nesse sentido, e segundo revela o presidente da coletividade, Miguel Minas, está-se a trabalhar para se conseguir, a partir de Campo Maior, e tendo uma store (loja oficial), vender merchandising do clube, bem como bilhetes para os jogos.

“Vamos agora avançar com a store, que é a nossa próxima época, porque é uma das valências que todas as Casas do Benfica têm. Queremos ter bilhética, para proporcionar aos nossos sócios a aquisição de bilhetes, pagamento de quotas do SLB e pagamento do Red Pass”.

Proporcionando estas “regalias”, a intenção é “crescer ainda mais em número de sócios”, garante Miguel Minas. Por outro lado, o objetivo da coletividade é envolver toda a comunidade nos eventos que a Casa do Benfica nº1 no mundo vai organizando.

Grupo Nabeiro chama a atenção para uma “vida sustentável e segura”

“Vive e age de forma sustentável e segura” foi mote para uma iniciativa promovida pelo Grupo Nabeiro, esta quinta-feira, 6 de junho, e que serviu para assinalar o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial da Segurança Alimentar.

A iniciativa, que teve lugar na Herdade das Argamassas, foi desenvolvida em parceria com Município de Campo Maior, a Sociedade Ponto Verde, o Eletrão e os Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

O espaço recebeu um conjunto de atividades, dirigidas aos colaborados da Novadelta e a centenas de alunos, que foram sensibilizados para a proteção e preservação do ambiente, para os princípios da reciclagem e o seu impacto na natureza, para a segurança alimentar e no trabalho, bem como para a partilha de conhecimentos entre gerações e o espírito de equipa.

Em representação da Câmara Municipal de Campo Maior, marcou presença no evento a vereadora São Silveirinha.