Direitos e deveres de empregadores e trabalhadores esclarecidos em Campo Maior

A Associação Empresarial de Elvas e o Núcleo Empresarial da Região do Alto Alentejo, com o apoio do Município de Campo Maior e a colaboração da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), promoveram esta terça-feira, 4 de junho, uma sessão de esclarecimento sobre “Direitos e Deveres de Empregadores e Trabalhadores”, no Centro Cultural de Campo Maior.

A sessão teve como principal objetivo esclarecer sobre deveres e obrigações para ambas as partes da relação de trabalho, tanto para o trabalhador como para o empregador.

Foram explorados os principais direitos e deveres dos empregadores e trabalhadores, que constam do Código do Trabalho, informação crucial para uma relação laboral saudável, com uma abordagem do retrato das principais irregularidades detectadas no decurso das intervenções inspetivas e consequências legais.

Coube ao presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, abrir a sessão.

Centro Interpretativo do Castelo de Alandroal será “mais um foco de atração para a vila”

A obra do Centro Interpretativo do Castelo de Alandroal vai avançar, num investimento de cerca de um milhão de euros.

Este Centro Interpretativo será “mais um foco de atração para a vila”, garante o presidente da Câmara, João Grilo, adiantando que o edifício, que já existe dentro do Castelo e será agora renovado, vai contar com uma zona museológica, para mostrar a diversidade cultural, arqueológica e etnográfica do concelho, jardim, cafetaria e zona de lazer”.

Prevê-se que esta obra do Centro Interpretativo do Castelo esteja concluída até ao final deste ano.

FARRA arranca a 28 de junho em Elvas

A Festa da Arte em Rede da Região Alentejo, a FARRA, promovida pelo Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), em parceria com outras instituições, terá o seu núcleo central de programação em vários espaços da Cidade Património Mundial, de 28 de junho a 25 de agosto.

A abertura desses espaços expositivos está marcada para as 10 horas de dia 28 de junho (sexta-feira). No dia seguinte, sábado, 29 de junho, terá lugar no cineteatro municipal de Elvas a sessão protocolar, pelas 11 horas, enquanto a festa inaugural está marcada para as 22 horas, no Museu Militar.

Este evento multi e transdisciplinar de artes visuais irá articular um programa de residências, 30 exposições inéditas, um programa de performance, dez laboratórios de mediação, o ciclo Território Falante, uma Biblioteca de Arte, e edição de um catálogo.

Grupo Nabeiro celebra Dias do Ambiente e da Segurança Alimentar

Sob o mote “Vive e age de forma sustentável e segura”, o Grupo Nabeiro assinala o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial da Segurança Alimentar na quinta-feira, dia 6 de junho, em Campo Maior, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, o Eletrão, o Município de Campo Maior e os Bombeiros de Campo Maior.

A iniciativa é dirigida aos colaboradores da Novadelta e à população escolar de Campo Maior, estimando-se a participação de cerca de 300 crianças, com idades entre os três e os 12 anos, do Centro Educativo Alice Nabeiro e do Agrupamento Escolar.

A partir das 10 e até às 17 horas, o parque de estacionamento do Centro de Ciência do Café recebe um conjunto de atividades que sensibilizam para a proteção e a preservação do ambiente e da segurança alimentar, bem como fomentam o espírito de equipa e a partilha de conhecimentos entre diferentes gerações.

E porque a Novadelta também é certificada nos referenciais da qualidade e saúde e segurança no trabalho, estes temas são também retratados, de uma forma lúdica e pedagógica, nas atividades planeadas para este dia.

A iniciativa inclui um peddy paper que desafia a partilhar os conhecimentos e as boas práticas em diversas temáticas como a gestão de resíduos, segurança alimentar e segurança no trabalho.

Para este dia a Sociedade Ponto Verde preparou o Recicla Mania, um jogo de tabuleiro gigante que integra os princípios essenciais da reciclagem, bem como jogos interativos e um atelier de pintura.

A reciclagem de resíduos eletrónicos e de pilhas será um tema desenvolvido pelo Eletrão e a sensibilização para a proteção da floresta conta com a colaboração dos Bombeiros de Campo Maior.

A Direção de Sistemas de Gestão Integrados e Certificações, entidade do Grupo Nabeiro responsável pela redução dos impactos ambientais, pelo controlo da segurança, saúde e segurança alimentar, dinamizará um quiz sobre qualidade e segurança alimentar.

Abastecimento de água interrompido esta quinta-feira em Campo Maior

No seguimento das obras de melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior, a Aquamaior irá se realizar intervenções na rede de abastecimento de água na próxima quinta-fera, dia 6 de junho.

Durante o período de intervenção, será interrompido o abastecimento de água das 9 à 19 horas.

“Agradecemos toda a compreensão e colaboração, por parte da população e tentaremos realizar os trabalhos no mais curto espaço de tempo, para causar o menor constrangimento possível”, diz a Aquamaior em comunicado.

Ruas e locais afetados pela intervenção:

IPP tem feito uma “aposta muito séria” em Elvas, garante diretora da ESBE

A antiga Escola Superior Agrária de Elvas mudou recentemente de designação – hoje chamada de Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) – para poder vir a aumentar a sua oferta formativa.

Nesse sentido, e porque a atual escola, na Avenida 14 de Janeiro, já não tem espaço suficiente para acolher todos os alunos nas melhores condições, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) irá fazer as obras necessárias no antigo Ciclo de Santa Luzia, para tornar aquele antigo estabelecimento de ensino numa extensão das suas instalações. Muito em breve, será também inaugurada a nova residência de estudantes, no antigo Lagar dos Lopes.

Satisfeita com estas conquistas, a diretora da ESBE, Rute Santos, e não esquecendo “o apoio importante” do Município de Elvas, assegura que, a par de Portalegre, o IPP tem feito também, na cidade fronteiriça, uma “aposta muito séria”. “O Politécnico tem procurado fortalecer a sua oferta formativa, tem tentado abrir mais áreas de formar e dar melhores condições de ensino e de aprendizagem aos nossos estudantes, porque isso é fundamental”, começa por dizer a professora. O objetivo passa também por “tornar a cidade mais atrativa”, com o IPP a pretender que Elvas seja “um destino escolhido” pelos estudantes para fazerem a sua formação.

“Há ainda muito para fazer, mas temos confiança que vamos conseguir”, assegura Rute Santos, adiantando que, neste momento, foram já submetidas à Agência da Acreditação do Ensino Superior as candidaturas para a abertura de uma licenciatura em Desporto e de dois doutoramentos, em Agricultura Sustentável e Economia Circular. Este dois doutoramentos, no caso de virem a receber “luz verde”, serão lecionados “em parceria com outras instituições de ensino superior”.

No caso da licenciatura, o previsto é que possa começar a ser lecionada em 2025/2026. Quanto aos doutoramentos, Rute Santos adianta que a formação em Agricultura Sustentável será lecionada em parceria com o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e o de Economia Circular com a Universidade de Évora. “Aguardamos estes processos. Nós fizemos a nossa parte, que foi candidatá-los. Agora é aguardar que tudo corra pelo melhor”, remata a diretora.

De recordar que, atualmente, na ESBE, são lecionadas três licenciaturas – Agronomia, Equinicultura e Enfermagem Veterinária; dois mestrados – Agricultura Sustentável e Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia; e cinco Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) – Cuidados Veterinários, Desporto e Atividade Física, Desporto e Formação Equestre, Tecnologias de Produção Agropecuária e Viticultura e Enologia.

Município de Campo Maior investe 340 mil euros em obra do ATL Arco-Íris

O Município de Campo Maior vai apoiar, com 340 mil euros, a Casa do Povo, na primeira fase de requalificação e ampliação do edifício onde funciona o ATL Arco-Íris.

Explicando que, nesta primeira fase, será remodelado o rés-do-chão do edifício, com a criação de salas com “outras condições”, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, adianta que o projeto para esta obra, que tem vindo a sofrer algumas alterações, tinha já sido idealizado “há largos anos”.

Após várias candidaturas, “foi atribuída à Casa do Povo uma verba de praticamente 70 mil euros, resultando de um Fundo de Socorro, por parte da Segurança Social”. “Ganhámos alguma margem para poder começar a fazer a obra, sabendo nós que esta era uma obra de grande monta e que ultrapassaria, no edifício por completo, os 500 mil euros”, explica o autarca.

Depois de várias reuniões entre autarquia e a direção da Casa do Povo, adianta Rosinha, foi-se adaptando o projeto, pelo que, nesta primeira fase, será apenas remodelado o rés-do-chão do edifício, que irá ser “totalmente recuperado” e equipado com “salas com condições modernas e atrativas”.

Considerando esta uma obra importante, Luís Rosinha diz ainda que aquele espaço, até aqui “inutilizado”, vai permitir que o ATL possa receber mais que as 85 crianças que tem, atualmente, ao seu encargo.

O protocolo que estabelece este apoio do município foi assinado por Luís Rosinha e o presidente da direção da Casa do Povo, José Borrega, e o vice-presidente, José Leão, no final de abril. O investimento total feito nesta obra será de aproximadamente 455 mil euros.