Atividades desportivas para todos os gostos e idades em mais uma FIDMOZ

Está a chegar a terceira edição da Feira Internacional do Desporto de Estremoz, a FIDMOZ, evento que decorre entre sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de julho, numa organização da Câmara Municipal.

Destacando a realização de mais um “Estremoz Fun Running”, no decorrer do evento, a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira, revela que as atividades a serem desenvolvidas acabam por se estender “a vários espaços da cidade”, por mais que o certame se centre no Parque de Feiras e Exposições.

Na FIDMOZ, que tem também integrado o Festival da Juventude, adianta a autarca, procura-se “reunir todas as associações desportivas do concelho”.

Artes marciais, street basket, snooker, cicloturismo, BTT, dança, natação para bebés, orientação, hóquei em patins, ténis e patinagem artística são apenas algumas das modalidades em destaque na FIDMOZ, que é inaugurada na próxima sexta-feira, dia 5, pelas 18h30. O público é convidado a participar e a assistir a este conjunto alargado de atividades.

As noites de sexta-feira e sábado serão dedicadas à juventude, com diversos concertos e a atuação de Djs. O Festival da Juventude conta, na primeira noite, com as atuações de Djs D&G, Corda Bamba & Tiago Grila, Quarto Escuro e Dj Santy. Na segunda noite, sobem ao palco do festival HIITZ, Pegadinha, Dupla Mete Cá Sets e Djs D&G.

Central Nuclear de Almaraz vai encerrar

A empresa pública espanhola responsável pela gestão dos resíduos radioativos, a ENRESA, anunciou o início do processo de concurso para serviços de engenharia, com vista ao desmantelamento da Central Nuclear de Almaraz, em Cáceres, junto ao Tejo, a cerca de cem quilómetros da fronteira com Portugal.

O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA), que acolhe “com satisfação” a notícia, recorda, em comunicado, que vem a lutar “há muitos anos pelo encerramento desta central que constitui um perigo para Espanha e também para Portugal”.

De acordo com o programa de operação e desmantelamento de instalações nucleares em Espanha, inserido no VII Plano Geral de Resíduos Radioativos, a data de cessação da exploração das unidades I e II de Almaraz está fixada em novembro de 2027 e outubro de 2028, respetivamente.

O MIA espera agora que “seja feito um plano social para a reconversão profissional dos trabalhadores da central e que possam ser criados empregos verdes e dignos para todos”.

Câmara de Arronches consegue financiamento de 272 mil euros para habitação

Com contratos assinados, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de quase um milhão, no que toca à sua Estratégia Local de Habitação, o Município de Arronches conseguiu, recentemente, um financiamento de mais de 272 mil euros.

Este valor, segundo explica o presidente da Câmara, João Crespo, serve para financiar cinco habitações, já construídas, na freguesia de Esperança, dado que o município, tendo em conta a sua gestão financeira, conseguiu avançar com as obras mesmo antes de receber as verbas do Estado.

Havendo ainda um investimento de mais de um milhão de euros a fazer, para dar por concluída esta Estratégia Local de Habitação, com cinco habitações para construir em Arronches e outras 79 para reabilitar, João Crespo explica que a autarquia vai agora “aguardar pela abertura de novos avisos do PRR”.

O contrato relativo ao financiamento dos 272 mil euros foi assinado pelo autarca, a 11 de junho, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, na cerimónia referetente ao programa ‘Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação’, na presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Núcleo de Treinadores de Portalegre escolhe Pedro Hipólito como treinador do ano

O treinador da equipa sénior de “O Elvas” CAD Pedro Hipólito foi escolhido com Treinador do Ano, com 45% dos votos pelo treinadores do Núcleo de Treinadores de Portalegre, tendo o prémio sido recebido em sua representação por Bruno Silva, os prémios foram entregues por Paulo Martins da Associação de Árbitros de Portalegre.

A vila de Fronteira recebeu este sábado no novíssimo Centro Polivalente de Atividades Sociais, a GALA DO TREINADOR, organização do Núcleo de Treinadores de Futebol do Distrito de Portalegre.

Na introdução da Gala, o presidente Emanuel Baleizão fez referencia “ao trabalho dos treinadores em prol da melhoria do futebol distrital”.  Seguidamente usou da palavra o presidente da Câmara de Fronteira  Rogério Silva que “deu as boas vindas a todos presentes, lembrando que o trabalho do treinador é formar homens e mulheres para a vida e que os políticos estão para ajudar nas infraestrutura”.

Depois do jantar foi a vez da entrega de prémios aos campeões distritais de Futebol e Futsal.

Ainda antes da se saber quem seriam os TREINADORES DO ANO, foram homenageados técnicos de outros tempos com muitos jogos, entre eles estavam Vítor Nozes, Jorge Almeida e Manuel Henriques.

No final os momentos mais aguardados da noite com a distinção de treinador do ano em Futsal foi para  Luís Alves do G.D.R. Domingão de Ponte de Sor, com 70% dos votos.

No futebol, o prémio foi para o treinador da equipa sénior de “O Elvas” CAD, Pedro Hipólito, com 45% dos votos (recebeu o prémio em sua representação Bruno Silva), os prémios foram entregues por Paulo Martins da Associação de Árbitros de Portalegre.

Excelente organização por parte do Núcleo de Treinadores do Distrito de Portalegre onde não faltou a camaradagem entre todos os presentes.

A Rádio ELVAS esteve presente com a reportagem de Carlos Falcato.

Bandidos do Cante em concerto em Elvas este domingo à noite

Os Bandidos do Cante apresentam-se, na noite deste domingo, 30 de junho, em concerto, na Praça da República de Elvas, a partir das 21h30.

Este espetáculo, para além de integrado nas comemorações do 12º aniversário da classificação de Elvas a Património Mundial, serve também para assinalar os dez anos da classificação do Cante Alentejo enquanto Património da UNESCO.

Os Bandidos do Cante, grupo formado por cinco jovens alentejanos, integram a nova geração de coletivos de vozes que tem aberto caminho à renovação do Cante Alentejano, enquanto expressão musical e à possibilidade da sua inclusão em projetos diferenciados, por via da força, da forma e da estética, que lhes confere profundidade e unicidade vocal.

Logo após o concerto dos Bandidos do Cante, pelas 23 horas, há novo espetáculo multimédia projetado na Sé de Elvas, e às 23h10 um espetáculo pirotécnico que coloca o ponto final nas comemorações do aniversário da classificação atribuída a Elvas pela UNESCO.

Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva realiza-se este ano no Alentejo

Ourique, no distrito de Beja, recebe a 14 e 15 de novembro o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural.

As inscrições para participantes estão já abertas (aqui) e destinam-se a agricultores, técnicos, estudantes e todos os outros interessados de ambos os países, nas diversas matérias abordadas, muitas das quais comuns a ambos os lados da fronteira.

“Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional” é o tema desta edição que vai refletir, em várias mesas redondas, sobre a renovação geracional, sanidade animal, produção em extensivo e ecossistema gerador de valor, promoção e comercialização de produtos de montado e a Política Agrícola Comum.

O congresso é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias da Extremadura e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas, contando com o apoio da Câmara Municipal de Ourique e da Associação de Criadores de Porco Alentejano.

The Gift com concerto “inclusivo” este sábado à noite em Elvas

Os The Gift apresentam, na noite deste sábado, 29 de junho, na Praça da República de Elvas, um concerto integrado na sua nova digressão, “Coral Histórico”.

Com “Coral Histórico”, e que tal como o grupo revelas nas suas redes sociais, os The Gift prociram, “apresentar um espetáculo imersivo em espaços que dignifiquem, que alimentem, que deixem propagar as ondas emocionais desta música.”

Entretanto, a vocalista da banda de Alcobaça, Sónia Tavares, através de um vídeo publicado na sua conta de Instagram, convida todos a assistir a este espetáculo, em Elvas, adiantando tratar-se de um “concerto inclusivo”, com língua gestual e audiodescrição, para que também a comunidade de cegos e surdos possam assistir.

O espetáculo desta noite, que decorre no âmbito das comemorações do 12º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial pela UNESCO, tem início às 22 horas.

Campo Maior celebra 12 anos de Loja e Lavandaria Social

A Loja e a Lavandaria Social de Campo Maior celebraram esta sexta-feira, 28 de junho, o seu 12º aniversário, com a data a ser assinalada com um convívio que reuniu os funcionários e os utentes do espaço, assim como representantes das entidades parceiras.

Durante a manhã, para além das tradicionais saias de Campo Maior, cantaram-se os parabéns, e o presidente do Município, Luís Rosinha, teve oportunidade de saudar todos aqueles que diariamente frequentam o espaço, pois são eles que dão sentido a este projeto.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, também estiveram presentes neste momento.

“Fora da Casca” promete muita animação de 5 a 7 de julho em Alandroal

O caracol, a caracoleta e o lagostim voltam a ser os protagonistas do festival “Fora da Casca”, que está de regresso, já na próxima sexta-feira, 5 de julho, ao Castelo de Alandroal.

Aos petiscos, até domingo, dia 7, junta-se a animação musical e a transmissão dos jogos do Europeu de Futebol, neste “festival de verão”, que, segundo o presidente da Câmara, João Grilo, é um dos eventos “mais bem recebidos”, não só pela população do concelho, mas também pelos visitantes. E porque este é um evento promovido com a participação das associações do concelho, que preparam as mais diversas iguarias para servir ao público, João Grilo explica que, com o seu trabalho, as coletividades “ganham a sua própria autonomia” para, posteriormente, “desenvolverem os seus projetos”.

No que toca à programação do evento, na sexta-feira, dia 5, a partir das 22 horas, é apresentado o espetáculo “Canta Alentejo”, de Luís Simenta, seguindo-se a atuação dos Djs MDK.

No sábado, dia 6, pelas 17 horas, e integrado nas comemorações do aniversário da Banda do Centro Cultural de Alandroal, realiza-se mais um Encontro de Bandas Filarmónicas. Às 22 horas, a animação musical fica a cargo do grupo 5Castas. A partir da meia-noite, é o DJ Cuba que promete animar o público.

Os “Bandidos do Cante” são os responsáveis por animar o festival, no domingo, dia 7, a partir das 19 horas.

Elvas celebra 12º aniversário da classificação como Património Mundial

O 12º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial vai ser assinalado este sábado e domingo, dias 29 e 30 de junho, com espetáculos de música, luz, vídeo e pirotecnia.

O espetáculo LUX Elvas 2024 vai ter lugar na Praça da República e contempla dois concertos e espetáculos multimédia com projeção na Sé,  encerrando com momentos de pirotecnia.

Este sábado, pelas 22 horas, realiza-se o concerto “Coral Histórico”, dos The Gift: um concerto onde a música se une ao património. Da história patrimonial do nosso país, surgiu o mapa perfeito para deixar que soem as canções deste Coral. Um espetáculo imersivo em espaços que dignifiquem, que alimentem, que deixem propagar as ondas emocionais deste disco, levando um “coro clássico” com 20 pessoas a “eletrónica dos The Gift” e a “voz única de Sónia Tavares” aos espaços patrimoniais que têm História dentro. Fazer da junção de música e história um momento único e intemporal é o propósito da digressão “Coral Histórico”.

Pelas 23h35 há espetáculo multimédia projetado na Sé, seguindo-se um espetáculo pirotécnico, que encerra este primeiro dia.

Amanhã, domingo, dia 30, pelas 21h30 atuam os Bandidos do Cante. Comemorando dez anos de classificação do cante alentejano como património da UNESCO, os Bandidos do Cante são filhos dos filhos da terra, que são gente diferente, do chão da planície onde o sol perde de vista o tempo, os dias se alargam nos relógios e o horizonte não tem pressa de chegar. Integram a nova geração de coletivos de vozes que tem aberto caminho à renovação do Cante Alentejano, enquanto expressão musical e à possibilidade da sua inclusão em projetos diferenciados, por via da força, da forma e da estética, que lhes confere profundidade e unicidade vocal.

Pelas 23 horas há novo espetáculo multimédia projetado na Sé e, às 23h10, um espetáculo pirotécnico coloca o ponto final nas comemorações do aniversário da classificação atribuída pela UNESCO.